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    Quando vender?

    boas,

    do ponto de vista financeiro, quando é que se deve vender 1 carro q comprámos novo? supondo q após esse carro vamos comprar outro novo.

    há quem diga q o melhor é trocar de 2 em 2 anos, de 4 em 4 ou mesmo aguentar o mais tempo possível (sendo que, neste caso, dps o preço de venda é mt baixo)

    opiniões sff :P

    #2
    ao fim de 15 anos.

    Comentário


      #3
      Nos primeiros anos é quando desvaloriza mais... mas por outro lado passados 2 anos o carro rende mais do que com 4 anos, logo é só fazer as contas (como o outro ).

      Comentário


        #4
        mínimo 10 anos. Mas concordo com os 15 anos.
        Só tive 3 carros na minha vida. Sempre novos.
        1º 12anos (abate)
        2º 10 anos (ainda o tenho)
        3º 7 anos (idem)

        Comentário


          #5
          ao fim de 2 anos o carro aproximadamente desvalorizou teoricamente (repito, teoricamente) 50% a partir daí desvaloriza cada x menos

          1º ano 30%
          2º ano 20%
          3º ano 10%
          (a desvalorização é sempre sobre o valor do ano anterior!)


          isto depois varia de marca para marca.... um tasco francês a gasolina desvaloriza mais do que um alemão a diesel

          Comentário


            #6
            Enquanto durar nao vai embora ..
            Mas isto sou eu que nao gosto(nem posso) andar sempre a trocar..
            cumps,,,

            Comentário


              #7
              Esta pergunta é sempre complicada.´
              Porque 1 veiculo desvaloriza sempre.
              Eu cá em casa comprei os 2 carros com 3 anos e são para manter no minimo 5 anos (em principio 1 deles é até durar).

              Com 3 anos comprei por 60..65% do valor de novo e já se sabe que qualquer carro ao fim de 10..12 anos vale muito pouco (indo a 1 extremo..ve o valor de a4 tdi de 96).

              Daí não entender o comprar novo a não ser para manter 12+3 anos minimo.
              É 1 discussão financeira complicada.

              Se falarmos de alguem que faça 60 000 kms/ano esta conversa dos 10 anos não tem sentido.
              Eu falo no meu caso que fazemos 25 e 10 000 kms/ano.

              Cada caso tem de ser tratado individualmente.

              Agora respondendo a pergunta: As empresas de renting trocam os carros ao fim de 2...3 anos...

              Comentário


                #8
                Em primeiro lugar, depende dos carros, da utilização que se lhes dá e da oportunidade de negócio.

                No entanto, para se perder o menos possível, normalmente só tendo o carro até começar a cair de maduro.

                No entanto, depende das oportunidades. No meu caso, comprei em 10/2004 um C3 1.4 Hdi Sx Pack Entreprise novo e vendi-o em 10/2006 com 68000kms. Neste negócio, após deduzir o IVA inicial e depois entregar ao estado a parte correspondente á venda, "perdi" 2719€.

                Acho que nunca mais consigo fazer igual.

                PS: E ainda dizem que os Citroen desvalorizam muito.

                Comentário


                  #9
                  penso que neste casso depende de muitos factores tais como os km anuais que se faça, é normal que um carro com 2 anos e 80mil km se venda melhor que um com 4 anos e 160mil km. entre outros factores, como o combustivel por exemplo comprar um carro de um conbustivel e fazer x mil km anuais e depois passar a fazer mais (ou) menos km que o previsto, tudo depende de muita coisa.

                  cumprimentos

                  Comentário


                    #10
                    Do ponto de vista financeiro o ideal é maior tempo possível.

                    Imaginemos 2 cenários:

                    1º- 1 carro custa hoje 20.000 euros e é mantido 12 anos. Em 12 anos gasta-se 20.000 euros em carro.

                    2º - Compra-se um carro de 20.000 euros. Passado 4 anos vende-se por 10.000 euros. Compra-se outro por 22.000 euros. Vende-se passados outros 4 anos por 11.000 euros.

                    Neste exercício simples, no segundo exemplo o custo de ter esses dois carros foi de 21.000 euros, ou seja, mais do que o primeiro exemplo em 12 anos.

                    Comentário


                      #11
                      Pessoalmente, penso que 5 anos é uma boa altura para trocar.

                      Comentário


                        #12
                        bom, bom é ter carro da empresa!

                        Comentário


                          #13
                          Eu faço por trocar de 4 em 4 anos isto se o carro nao me der dor de cabeça... senao ao final de 6 meses vai á vida como ja aconteceu.

                          Comentário


                            #14
                            aqui o meu 1º bolinhas (golf IV) já conta com 8 anos.... e espero nunca o vender....

                            Comentário


                              #15
                              A teoria mais comum é quando atinge 50% do seu valor comercial (4/5 anos)!!!
                              Discordo....acho que o deves vender em 2 situações:

                              -quando começa a dar muita despesa e os custos não compensam os benefícios
                              -quando deixa de ter valor comercial, cerca de 12/14 anos (dependendo do modelo)

                              Comentário


                                #16
                                e no caso de vender um diesel pra comprar um hybrido?
                                comprei um mercedes c220 CDI em 2005 por 37.000€ o carro é do ano 2003,kando comprei tinha 14.000 km's.
                                na altura fazia diariamente 100km's em AE e os consumos eram 5.5l/100km's.
                                hoje tem 80.000 km's e nas actuais viagens esta a fazer medias de 8L, e em caso de retoma num stand vale 20.000€,como hoje ja estou mais perto do trabalho apenas faço 20km's diarios em estrda nacional.
                                com o hybrido irei fazer medias de 4.5l e como grande parte da viagem será feita a eletrico logo os 100km's iram demorar a fazer.
                                o hybrido é usado,tem 17.000km's e garantia de marca ate 2012 e custa 26.000€ - full extras.
                                será bom negocio, ou será melhor manter o diesel.
                                sei que a desvalorização daki pra frente será menor,mas o diesel esta a aumentar + do k a gasolina e daki a um ano?será k ainda haverá procura destes carros a diesel?
                                kal a vossa opinião,obrigado.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                  Do ponto de vista financeiro o ideal é maior tempo possível.

                                  Imaginemos 2 cenários:

                                  1º- 1 carro custa hoje 20.000 euros e é mantido 12 anos. Em 12 anos gasta-se 20.000 euros em carro.

                                  2º - Compra-se um carro de 20.000 euros. Passado 4 anos vende-se por 10.000 euros. Compra-se outro por 22.000 euros. Vende-se passados outros 4 anos por 11.000 euros.

                                  Neste exercício simples, no segundo exemplo o custo de ter esses dois carros foi de 21.000 euros, ou seja, mais do que o primeiro exemplo em 12 anos.
                                  Exactamente a análise que faço. O ideal é manter o carro em posse o maior tempo possível... obviamente que, na maior parte dos casos, o individuo ao fim de 4 ou 5 anos já está farto do carro, ou quer trocar porque saíu um modelo novo, etc, etc... mas isso não é boa gestão do ponto de vista económico !

                                  Comentário


                                    #18
                                    Aqui tenho de voltar a intervir. Porque penso que não respondo ao post (peço desculpa) mas antes de se comprar 1 carro tem de se perguntar muitas questões.

                                    No post do FACC (#17) ele diz que a pessoa se farta do carro. Ora nem mais. Eu comprei um 206 hdi van 68 cvs. Tenho 27 anos faço 80 kms/dia e sabia que não é carro para mais de 6/7 anos (até pode ser menos).

                                    Por isso é que comprei usado com 3 anos e 50 000 kms. Não critico quem compre novo para vender ao fim de 2 anos se financeiramente o puder fazer.

                                    Agora na generalidade dos portugueses duvido que assim seja.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por FACC Ver Post
                                      Exactamente a análise que faço. O ideal é manter o carro em posse o maior tempo possível... obviamente que, na maior parte dos casos, o individuo ao fim de 4 ou 5 anos já está farto do carro, ou quer trocar porque saíu um modelo novo, etc, etc... mas isso não é boa gestão do ponto de vista económico !
                                      Exacto !

                                      Os automóveis de um modo geral pouco têm de racional.
                                      Mesmo considerando um carro com 12 anos e 300.000 kms, será que o valor de reparações não compensaria os kms que ainda pode fazer ??

                                      Esta é a filosofia dos táxis, vão reparando à medida que avaria e levam-nos ao maior desgaste possível.

                                      Só que a maioria das pessoas (onde eu me incluo) farta-se do carro ou apaixona-se por um novo modelo.
                                      A indústria automóvel é perita em criar-nos desejos de ter algo novo, diferente, com mais meia-duzia de mariquices.

                                      Por isso penso que talvez faça pouco sentido em falar de racionalidade e carros para a maioria das pessoas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Do ponto de vista financeiro, quando se perde menos dinheiro, é quando se fica com o carro o máximo de anos possível, disto não há dúvidas.

                                        Mas depois, existem sempre outras agravantes, tais como o facto de passados esses 15 anos por exemplo, o carro valer uma insignificancia. Por outro lado, se o venderes com 3 ou 4 anos, ficas com algum dinheiro na mão, mas também perdes muito.

                                        Espero que me tenha feito explicar.

                                        Cumps

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                          Exacto !

                                          Os automóveis de um modo geral pouco têm de racional.
                                          Mesmo considerando um carro com 12 anos e 300.000 kms, será que o valor de reparações não compensaria os kms que ainda pode fazer ??

                                          Esta é a filosofia dos táxis, vão reparando à medida que avaria e levam-nos ao maior desgaste possível.

                                          Só que a maioria das pessoas (onde eu me incluo) farta-se do carro ou apaixona-se por um novo modelo.
                                          A indústria automóvel é perita em criar-nos desejos de ter algo novo, diferente, com mais meia-duzia de mariquices.

                                          Por isso penso que talvez faça pouco sentido em falar de racionalidade e carros para a maioria das pessoas.
                                          Acho que ficou tudo dito...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MAZDA 6 Ver Post
                                            Do ponto de vista financeiro, quando se perde menos dinheiro, é quando se fica com o carro o máximo de anos possível, disto não há dúvidas.

                                            Mas depois, existem sempre outras agravantes, tais como o facto de passados esses 15 anos por exemplo, o carro valer uma insignificancia. Por outro lado, se o venderes com 3 ou 4 anos, ficas com algum dinheiro na mão, mas também perdes muito.

                                            Espero que me tenha feito explicar.

                                            Cumps
                                            Ficando o carro muitos anos e pretendendo um novo, é dar para abate e/ou aproveitar uma promoção das marcas para estes casos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Não esquecer que é sempre necessário ponderar as despesas adicionais que eventualmente a viatura possa trazer, em particular a substituição de peças muito desgastadas e caras.....

                                              Comentário


                                                #24
                                                Os carros são quase sempre mau negócio.

                                                Mas deviam pensar pq os rentings, normalmente, n passam os 4 anos, será questões fiscais?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  N percebo esta vossa fixação c o abate! Por duas razões:

                                                  - Nem tdos podemos comprar carros novos;
                                                  - Há vários casos de carros, que mesmo c a idade de 15 anos, tem um valor superior ao de abate.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                    N percebo esta vossa fixação c o abate! Por duas razões:

                                                    - Nem tdos podemos comprar carros novos;
                                                    - Há vários casos de carros, que mesmo c a idade de 15 anos, tem um valor superior ao de abate.
                                                    Depende dos casos Aqui em casa comprou-se um corsa com desconto (trabalhador Opel)+carro de abate (custou 50€ à dois anos)...daqui por dois anos quando se vender o corsa a desvalorização para este caso específico vai ser muito pequena. Depois é só repetir o processo...apesar de actualmente começar a ser complicado comprar chassos que consigam andar por 50€.

                                                    Por norma os carros cá de casa são trocados de 4 em 4 anos com excepção de um Z3 de 96 que é para ficar e do actual carro do meu pai E220cdi que está com 6 anos e deverá durar pelo menos mais 2/3 anos.
                                                    Editado pela última vez por ; 05 May 2008, 13:39.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                      N percebo esta vossa fixação c o abate! Por duas razões:

                                                      - Nem tdos podemos comprar carros novos;
                                                      - Há vários casos de carros, que mesmo c a idade de 15 anos, tem um valor superior ao de abate.
                                                      O abate é uma opção...

                                                      Um corsa A de 92 não deve valer muito mais, por ex.

                                                      Agora claro que depende do carro, e do que tu queres fazer/comprar.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        o maior tempo possível..

                                                        Sem duvida que a nivel financeiro o custo de ter um carro é menor se o tivermos o máximo de tempo possível. Vejamos o custo anual de ter o carro..

                                                        - Compra-se um carro novo por 25.000 €, tem-se o carro durante 15anos, o que dá 1667 € por ano (25.000€ / 15 anos). Tendo em conta valor residual =0

                                                        - Compra-se um carro novo por 25.000 €, tem-se o carro durante 4 anos, vende-se por 12.500€ ao fim dos 4 anos. O custo de ter o carro durante os 4 anos foi (25.000€ - 12.500 €) = 12.500 € . Logo, o custo anual de ter o carro foi (12.500€ / 4 anos) = 3125 € .

                                                        Ou seja, neste caso,
                                                        Manter o carro por 15 anos = 1667€ por ano
                                                        Trocá-lo ao fim de 4 anos = 3125€ por ano

                                                        A questão de começarem a dar problemas e terem custos de manutenção elevados é relativa,
                                                        O meu pai teve um Fiat comprado novo durante 17 anos e só ao fim dos 17 anos é que deu problemas.. por isso foi trocado, senão ainda lá andava!
                                                        Eu tenho um Seat com 15 anos e 250.000 kms e não tenho razão de queixa, é só material de desgaste e pouco +. Ainda vai fazer uns bons aninhos na minha mão.
                                                        Conheço pessoal que tem carros com menos de 6 anos e já tem problemas! E alguns até tratam muito bem os carros. É tdo uma questão de sorte!
                                                        Editado pela última vez por figon; 05 May 2008, 17:37.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                          No meu caso, comprei em 10/2004 um C3 1.4 Hdi Sx Pack Entreprise novo e vendi-o em 10/2006 com 68000kms. Neste negócio, após deduzir o IVA inicial e depois entregar ao estado a parte correspondente á venda, "perdi" 2719€.
                                                          Como é que funciona esta situação? O carro em questão havia sido comprado novo? É que tenho um comercial que pretendo vender, mas comprei usado...

                                                          Cumps.

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                                                            #30
                                                            Acho que é subjectivo... Matematicamente, pensando numa função, tens que pensar no ponto em que a linha do valor do carro e a linha do "jeito" que o carro te faz nesse momento se cruzam. A meu ver 2 anos é uma estupidez, 4/5 anos já é uma idade bastante aceitável e é quando alguém com possibilidades deveria começar a pensar em dar reforma ao carro. Carros com essa idade, ainda que dependendo muito de muita coisa, conseguem ser trocados por um valor aceitável.

                                                            Comentário

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