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    Grupo Fiat - Nova tecnologia

    Carro-conceito não tem limpador de pára-brisas

    graças à nanotecnologia

    Os carros-conceito sempre trazem novidades tecnológicas, algumas apenas para o futuro e outras já prontas, viáveis tecnicamente mas não economicamente. Outras, porém, parecem já prontas para chegar ao mercado.

    Sem limpador de pára-brisas
    A principal novidade do Fioravanti Hidra, apresentado no Salão de Genebra, pode passar despercebida ao visitante menos atento: ele não possui limpadores de pára-brisas.


    E graças à nanotecnologia, que permitiu a criação de um revestimento especial que, aliado à aerodinâmica do veículo, não deixa que nenhum tipo de sujeita, e nem mesmo a chuva mais forte, atrapalhe a visão do motorista.


    Vidro em quatro camadas
    O pára-brisas nanotecnológico é feito com um vidro especial com quatro tratamentos superficiais que alteram suas características em nível molecular. A camada mais externa, que entra em contato com o ar, é feita de dióxido de titânio. Além de servir como filtro solar, seu principal efeito é tornar o vidro hidrofóbico, ou seja, capaz de repelir a água.


    Circuito elétrico transparente
    A segunda camada opera nas extremidades do vidro, expulsando a poeira acumulada à medida em que o vento retira o pó que cai sobre toda a área do pára-brisas. Os eletrodos são ativos, agindo eletrostaticamente a partir da ativação pelos sensores instalados na terceira camada.


    Por último, a quarta camada é na verdade um circuito elétrico transparente, capaz de conduzir a energia necessária para alimentar os sensores da terceira camada e ativar a segunda.

    -------------

    O Engenheiro Italiano Leonardo Fioravanti actualmente a trabalhar para a FIAT sempre teve o sonho de desenvolver este sistema para acabar de vez com as escovas.

    http://www.autoblog.com/2008/02/25/g...hidra-concept/

    #2
    Essa de remover o pó faz-me confusão. Quem souber um pouco de aerodinâmica sabe perfeitamente que a velocidade do ar no vidro é ZERO.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Hugo Pereira Ver Post
      Essa de remover o pó faz-me confusão. Quem souber um pouco de aerodinâmica sabe perfeitamente que a velocidade do ar no vidro é ZERO.
      Ahh????? Então porque é que as escovas quando se vai a maior velocidade custam mais a ir para baixo? Porque é que quando temos algo no vidro, como por exemplo uma folha de uma árvore e começamos a andar ela é imediatamente lançada para trás???

      Posso não saber muito de aerodinâmica, mas essa tua afirmação, não sei...... Elucida-me



      Cumprimentos
      Editado pela última vez por robertomp; 08 May 2008, 10:17.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Hugo Pereira Ver Post
        Essa de remover o pó faz-me confusão. Quem souber um pouco de aerodinâmica sabe perfeitamente que a velocidade do ar no vidro é ZERO.
        Com o carro parado, queres tu dizer?!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por xiapadai Ver Post
          Carro-conceito não tem limpador de pára-brisas

          graças à nanotecnologia

          Os carros-conceito sempre trazem novidades tecnológicas, algumas apenas para o futuro e outras já prontas, viáveis tecnicamente mas não economicamente. Outras, porém, parecem já prontas para chegar ao mercado.

          Sem limpador de pára-brisas
          A principal novidade do Fioravanti Hidra, apresentado no Salão de Genebra, pode passar despercebida ao visitante menos atento: ele não possui limpadores de pára-brisas.


          E graças à nanotecnologia, que permitiu a criação de um revestimento especial que, aliado à aerodinâmica do veículo, não deixa que nenhum tipo de sujeita, e nem mesmo a chuva mais forte, atrapalhe a visão do motorista.


          Vidro em quatro camadas
          O pára-brisas nanotecnológico é feito com um vidro especial com quatro tratamentos superficiais que alteram suas características em nível molecular. A camada mais externa, que entra em contato com o ar, é feita de dióxido de titânio. Além de servir como filtro solar, seu principal efeito é tornar o vidro hidrofóbico, ou seja, capaz de repelir a água.


          Circuito elétrico transparente
          A segunda camada opera nas extremidades do vidro, expulsando a poeira acumulada à medida em que o vento retira o pó que cai sobre toda a área do pára-brisas. Os eletrodos são ativos, agindo eletrostaticamente a partir da ativação pelos sensores instalados na terceira camada.


          Por último, a quarta camada é na verdade um circuito elétrico transparente, capaz de conduzir a energia necessária para alimentar os sensores da terceira camada e ativar a segunda.

          -------------

          O Engenheiro Italiano Leonardo Fioravanti actualmente a trabalhar para a FIAT sempre teve o sonho de desenvolver este sistema para acabar de vez com as escovas.

          http://www.autoblog.com/2008/02/25/g...hidra-concept/

          Noticia com demasiadas incorrecções

          Leonardo Fioravanti não trabalha para a Fiat. A Fioravanti é um estudio independente, da mesma forma que a Italdesign e a Pininfarina
          É designer e não é engenheiro.

          Desde que saiu da Pininfarina, há 2 décadas, ele tem dedicado a criar soluções de design e introdução de novas tecnologias no mundo automóvel.
          Por exemplo, o tecto do Ferrari 575 Superamerica é da autoria dele.

          Enquanto esteve na Pininfarina, criou um dos ícones da Ferrari... o Daytona.

          Convém corrigir o titulo para não induzir o pessoal em erro.

          Comentário


            #6
            A velocidade no vidro é zero, mas a partir de uma certa distância esta já é diferente de zero.
            Quando o vosso carro tem pó vocês podem ir a 500km/h que o pó não sai (esta é +- a distância limite para a qual a velocidade é zero).

            cump

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por xiapadai Ver Post
              Grupo Fiat - Nova tecnologia

              O Engenheiro Italiano Leonardo Fioravanti actualmente a trabalhar para a FIAT sempre teve o sonho de desenvolver este sistema para acabar de vez com as escovas.

              http://www.autoblog.com/2008/02/25/g...hidra-concept/
              Lendo o artigo em nehum sítio há qualquer referência à Fiat, isto é de uma companhia Fioravanti que se dedica principalmente ao design, também há tecnologias semelhantes (vidros que repelem a água, etc.) a serem desenvolvidas em outros sítios

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                A velocidade no vidro é zero, mas a partir de uma certa distância esta já é diferente de zero.
                Quando o vosso carro tem pó vocês podem ir a 500km/h que o pó não sai (esta é +- a distância limite para a qual a velocidade é zero).

                cump
                É isso mesmo. Para explicar isso em mais detalhe teria que colocar aqui um diagrama de velocidades... mas acho que não lhe iriam ligar alguma.

                Comentário


                  #9
                  Estas coisas são sempre um grande avanço tecnológico, mas o preço de um silmples vidro destes ia disparar.
                  São custos muito altos que nem todos podem suportar.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                    Estas coisas são sempre um grande avanço tecnológico, mas o preço de um silmples vidro destes ia disparar.
                    São custos muito altos que nem todos podem suportar.
                    Faz-se como tem acontecido com maior parte das tecnologias.
                    Disponibilidade inicial em modelos de topo, para ir abatendo custos de desenvolvimento e progressiva expansão para segmentos mais baixos, ao mesmo que a tecnologia evolui e os custos descem

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                      A velocidade no vidro é zero, mas a partir de uma certa distância esta já é diferente de zero.
                      Quando o vosso carro tem pó vocês podem ir a 500km/h que o pó não sai (esta é +- a distância limite para a qual a velocidade é zero).

                      cump
                      E que distância é essa???

                      Se for menor que o tamanho de um grão de pó...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                        Faz-se como tem acontecido com maior parte das tecnologias.
                        Disponibilidade inicial em modelos de topo, para ir abatendo custos de desenvolvimento e progressiva expansão para segmentos mais baixos, ao mesmo que a tecnologia evolui e os custos descem
                        Claro, teria sempre que começar por cima.
                        A questão é que a tecnologia ao longo dos anos evolui, mas o preço acaba por disparar na mesma.
                        E a classe média/baixa vai sempre existir.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                          Noticia com demasiadas incorrecções

                          Leonardo Fioravanti não trabalha para a Fiat. A Fioravanti é um estudio independente, da mesma forma que a Italdesign e a Pininfarina
                          É designer e não é engenheiro.

                          Desde que saiu da Pininfarina, há 2 décadas, ele tem dedicado a criar soluções de design e introdução de novas tecnologias no mundo automóvel.
                          Por exemplo, o tecto do Ferrari 575 Superamerica é da autoria dele.

                          Enquanto esteve na Pininfarina, criou um dos ícones da Ferrari... o Daytona.

                          Convém corrigir o titulo para não induzir o pessoal em erro.
                          Este senhor saio da Pininfarina e agora trabalha para a FIAT alias foi a entrada dele que levou a saida do Frank.Sthep.


                          E ele é um engenheiro.

                          "
                          He studied mechanical engineering at the Politecnico di Milano, specializing in aerodynamics and car body design. Before founding Fioravanti Srl, he worked twenty-four years with Pininfarina, followed by a position at Ferrari and the director's role at the Centro Stile Alfa Romeo.
                          Fioravanti designed the Ferrari Dino, the Ferrari Daytona, the Ferrari P5 and P6, the Ferrari 512 Berlinetta Boxer, the Ferrari 365 GT4 2+2 (the forerunner of the Ferrari 400), the Ferrari 308 GTB, and the Ferrari 288 GTO."


                          Actualmente está a frente do design da FIAT.
                          Editado pela última vez por xiapadai; 08 May 2008, 11:00.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                            Estas coisas são sempre um grande avanço tecnológico, mas o preço de um silmples vidro destes ia disparar.
                            São custos muito altos que nem todos podem suportar.
                            Sim se aplicarem essa tecnologia será em supercarros, em carros para o povo uma coisa dessas é para já e daqui a muitos anos uma miragem.

                            Comentário


                              #15
                              Exacto.
                              Leonardo Fioravanti é um belo Eng. Mecânico.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por xiapadai Ver Post
                                Sim se aplicarem essa tecnologia será em supercarros, em carros para o povo uma coisa dessas é para já e daqui a muitos anos uma miragem.
                                Espero que sim!
                                Senão eu não suportava os custos de tais carros.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                  A velocidade no vidro é zero, mas a partir de uma certa distância esta já é diferente de zero.
                                  Quando o vosso carro tem pó vocês podem ir a 500km/h que o pó não sai (esta é +- a distância limite para a qual a velocidade é zero).

                                  cump
                                  E essa distância é puramente aerodinâmica ou tem a ver com algum tipo de tensão superficial associada com os materiais?

                                  Cumprimentos
                                  Editado pela última vez por robertomp; 08 May 2008, 11:20.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por xiapadai Ver Post
                                    Este senhor saio da Pininfarina e agora trabalha para a FIAT alias foi a entrada dele que levou a saida do Frank.Sthep.


                                    E ele é um engenheiro.

                                    "
                                    He studied mechanical engineering at the Politecnico di Milano, specializing in aerodynamics and car body design. Before founding Fioravanti Srl, he worked twenty-four years with Pininfarina, followed by a position at Ferrari and the director's role at the Centro Stile Alfa Romeo.
                                    Fioravanti designed the Ferrari Dino, the Ferrari Daytona, the Ferrari P5 and P6, the Ferrari 512 Berlinetta Boxer, the Ferrari 365 GT4 2+2 (the forerunner of the Ferrari 400), the Ferrari 308 GTB, and the Ferrari 288 GTO."


                                    Actualmente está a frente do design da FIAT.
                                    continuas enganado
                                    (ok, o homem é engenheiro)

                                    quem substituiu o Stephenson foi o Christopher Reitz, ocupando o seu lugar como director de design na Alfa Romeo.
                                    O boss dos boss's do design no grupo Fiat é o ex-Pininfarina, Lorenzo Ramaciotti

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Hugo Pereira Ver Post
                                      É isso mesmo. Para explicar isso em mais detalhe teria que colocar aqui um diagrama de velocidades... mas acho que não lhe iriam ligar alguma.
                                      Eu iria...

                                      Cumprimentos

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por xiapadai Ver Post
                                        Este senhor saio da Pininfarina e agora trabalha para a FIAT alias foi a entrada dele que levou a saida do Frank.Sthep.


                                        E ele é um engenheiro.

                                        "
                                        He studied mechanical engineering at the Politecnico di Milano, specializing in aerodynamics and car body design. Before founding Fioravanti Srl, he worked twenty-four years with Pininfarina, followed by a position at Ferrari and the director's role at the Centro Stile Alfa Romeo.
                                        Fioravanti designed the Ferrari Dino, the Ferrari Daytona, the Ferrari P5 and P6, the Ferrari 512 Berlinetta Boxer, the Ferrari 365 GT4 2+2 (the forerunner of the Ferrari 400), the Ferrari 308 GTB, and the Ferrari 288 GTO."


                                        Actualmente está a frente do design da FIAT.
                                        Como é que um engenheiro mecânico pode ficar à frente de um departamento de design??

                                        (e é saiu)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                          continuas enganado
                                          (ok, o homem é engenheiro)

                                          quem substituiu o Stephenson foi o Christopher Reitz, ocupando o seu lugar como director de design na Alfa Romeo.
                                          O boss dos boss's do design no grupo Fiat é o ex-Pininfarina, Lorenzo Ramaciotti
                                          Tens razão enganei-me ai, mas li na quattroroute que agora trabalhava para a FIAT,mas vou mudar o titulo. Alias ele afinal é este senhor quem trabalha no sistema.

                                          Já agora como é que consigo alterar o titulo,apareçe-me bloqueado??
                                          Editado pela última vez por xiapadai; 08 May 2008, 11:23.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                            Como é que um engenheiro mecânico pode ficar à frente de um departamento de design??

                                            (e é saiu)
                                            é uma excelente opção, já que a bagagem de conhecimentos técnicos é sem dúvida valiosa quando se pega no lápis para esboçar formas viáveis e refrear os devaneios dos verdadeiros estilistas.

                                            Não é assim tão raro termos engenheiros de formação a entrarem no campo do design, obtendo formação extra e vice-versa.

                                            Para se ser bom designer, convém ter boas noções sobre engenharia, materiais, sistemas produtivos.


                                            Não é à toa que alguns modelos que são referências visuais tenham a marca de engenheiros, como por exemplo o Jaguar E-Type.

                                            Um dos últimos grandes exemplos de Engineering Design é o Mini de 1959, e que por ter sido concebido de raiz por um engenheiro, acabou por determinar a forma icónica que conhecemos hoje em dia.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                              Como é que um engenheiro mecânico pode ficar à frente de um departamento de design??

                                              (e é saiu)

                                              Simples. Da mesma maneira que pode estar um gestor, por exemplo. Na verdade acaba por ser mais um cargo de gestão do que outra coisa.

                                              E, já agora, "design" não significa "fazer uns rabiscos bonitos". "Design" significa "concepção e projecto". Parecem-me excelentes tarefas para entregar a um engenheiro.

                                              Comentário


                                                #24
                                                São boas noticias. Assim já ninguém vai fotografar Cromas com escovas "penduradas"!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por robertomp Ver Post
                                                  E essa distância é puramente aerodinâmica ou tem a ver com algum tipo de tensão superficial associada com os materiais?

                                                  Cumprimentos
                                                  É puramente aerodinamica.
                                                  Colocando um diagrama de velocidades era mais fácil visualizar, mas agora não tenho nenhum .



                                                  cumprimentos

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Isto é um diagrama de velocidades. E isto passa-se com qualquer corpo, a qualquer velocidade.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por joao Ver Post
                                                      E que distância é essa???

                                                      Se for menor que o tamanho de um grão de pó...
                                                      A distância não sei, mas é maior que o tamanho de um grão de pó .
                                                      Eu vou verificar os meus apontamentos de mecânica de fluidos para ver se encontro mais informações sobre o assunto.


                                                      cump

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Hugo Pereira Ver Post
                                                        Isto é um diagrama de velocidades. E isto passa-se com qualquer corpo, a qualquer velocidade.
                                                        É mesmo isto .
                                                        1º temos V=0, depois as camadas de escoamento laminar e turbulento, respectivamente.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                                          é uma excelente opção, já que a bagagem de conhecimentos técnicos é sem dúvida valiosa quando se pega no lápis para esboçar formas viáveis e refrear os devaneios dos verdadeiros estilistas.

                                                          Não é assim tão raro termos engenheiros de formação a entrarem no campo do design, obtendo formação extra e vice-versa.

                                                          Para se ser bom designer, convém ter boas noções sobre engenharia, materiais, sistemas produtivos.


                                                          Não é à toa que alguns modelos que são referências visuais tenham a marca de engenheiros, como por exemplo o Jaguar E-Type.

                                                          Um dos últimos grandes exemplos de Engineering Design é o Mini de 1959, e que por ter sido concebido de raiz por um engenheiro, acabou por determinar a forma icónica que conhecemos hoje em dia.
                                                          Sim, Sir Alex Isigonis, uma das figuras mais controversas do seu tempo!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                                            É mesmo isto .
                                                            1º temos V=0, depois as camadas de escoamento laminar e turbulento, respectivamente.
                                                            Ah..saudades do descolamento da camada limite...

                                                            Comentário

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