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Ralenti às 3000 rpm e agora não pega...

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    Ralenti às 3000 rpm e agora não pega...

    Infelizmente hoje tenho de abrir o meu primeiro tópico aqui nas boxes...

    Hoje de manhã ao ligar o carro [Punto 75 - '96], o carro ao pegar fez um barulho estranho, ficando depois com o ralenti nas 3000 rpm. Desliguei-o logo de seguida e depois disso nunca mais pegou.

    Isto já me tinha acontecido aqui há tempos, e passadas umas horas quando ia chamar o reboque o carro já funcionou normalmente nunca mais dando sinal de ter qualquer problema... Na altura pensei que tivesse sido causado por gasolina de má qualidade ou resíduos do depósito pois tinha o carro quase na reserva e tinha posto gasolina numa bomba que não me inspira grande confiança. Desta vez tenho o depósito a mais de meio e a última vez que pus gasolina foi na bomba onde abasteço sempre e sem problemas.

    Alguém faz ideia do que se possa passar?

    PS: Não me parece muito relevante, mas o carro fez na semana passada a revisão dos 150k Km...

    #2
    Originalmente Colocado por Petrolhead Ver Post
    Infelizmente hoje tenho de abrir o meu primeiro tópico aqui nas boxes...

    Hoje de manhã ao ligar o carro [Punto 75 - '96], o carro ao pegar fez um barulho estranho, ficando depois com o ralenti nas 3000 rpm. Desliguei-o logo de seguida e depois disso nunca mais pegou.

    Isto já me tinha acontecido aqui há tempos, e passadas umas horas quando ia chamar o reboque o carro já funcionou normalmente nunca mais dando sinal de ter qualquer problema... Na altura pensei que tivesse sido causado por gasolina de má qualidade ou resíduos do depósito pois tinha o carro quase na reserva e tinha posto gasolina numa bomba que não me inspira grande confiança. Desta vez tenho o depósito a mais de meio e a última vez que pus gasolina foi na bomba onde abasteço sempre e sem problemas.

    Alguém faz ideia do que se possa passar?

    PS: Não me parece muito relevante, mas o carro fez na semana passada a revisão dos 150k Km...


    Pode ser muita coisa!!??
    Eu quando tinha o meu punto 75 tambem de 96! Aconteçeu-me o mesmo!!!
    Foi para o mecanico e o que ele tinha ???tava todo desafinado!!!
    Motivo???
    Deixava muitas vezes o carro na reserva ,entrou bastante ar para o motor e pimba!!!!
    Este motor é multiponto por isso é que desafina com mais facilidade!!!
    Paguei 20€€ ligou-se á máquina e ficou bom novamente!

    Comentário


      #3
      mas experimentaste bombar no acelerador enquanto tentavas pegar o carro? é que no meu ex xantia eu muitas vezes tinha problemas no sensor/válvula de ralenti e acontecia que o carro ficava com o ralenti ás 2500RPM ou então ficava sem ralenti, e quando acontecia esta última, era sempre preciso pegá-lo como se pega um oldschool carburado, ou seja, pedalzinho para baixo enquanto se roda a chave.


      é só uma ideia...

      Comentário


        #4
        Será do actuador do ralenti que está com problemas ?

        Originalmente Colocado por Petrolhead Ver Post
        Infelizmente hoje tenho de abrir o meu primeiro tópico aqui nas boxes...

        Hoje de manhã ao ligar o carro [Punto 75 - '96], o carro ao pegar fez um barulho estranho, ficando depois com o ralenti nas 3000 rpm. Desliguei-o logo de seguida e depois disso nunca mais pegou.

        Isto já me tinha acontecido aqui há tempos, e passadas umas horas quando ia chamar o reboque o carro já funcionou normalmente nunca mais dando sinal de ter qualquer problema... Na altura pensei que tivesse sido causado por gasolina de má qualidade ou resíduos do depósito pois tinha o carro quase na reserva e tinha posto gasolina numa bomba que não me inspira grande confiança. Desta vez tenho o depósito a mais de meio e a última vez que pus gasolina foi na bomba onde abasteço sempre e sem problemas.

        Alguém faz ideia do que se possa passar?

        PS: Não me parece muito relevante, mas o carro fez na semana passada a revisão dos 150k Km...
        Ligue o carro a um scanner de erros. Muito provavelmente vai indicar que o motor passo a passo do ralenti está avariado. Pode retirar o dito actuador e tentar dar-lhe um limpesa.

        Comentário


          #5
          Obrigado a todos pela ajuda! Tal como da primeira vez o carro voltou a funcionar passadas umas horas... Seja como for, ficar apeado de manhã não foi muito agradável. Ainda não pude passar pela FIAT para verem o que poderá ser, mas acho estranho que sendo algo electrónico não fosse detectado na revisão. Não é normal ligarem o carro à máquina para ver se há algum problema?? Mea culpa por não me ter lembrado de pedir para verem do que se poderia tratar antes da revisão (visto que já me tinha acontecido há uns tempos)

          Originalmente Colocado por João bernardo Ver Post
          Pode ser muita coisa!!??
          Eu quando tinha o meu punto 75 tambem de 96! Aconteçeu-me o mesmo!!!
          Foi para o mecanico e o que ele tinha ???tava todo desafinado!!!
          Motivo???
          Deixava muitas vezes o carro na reserva ,entrou bastante ar para o motor e pimba!!!!
          Este motor é multiponto por isso é que desafina com mais facilidade!!!
          Paguei 20€€ ligou-se á máquina e ficou bom novamente!
          Que estranho! Sempre ouvi a expressão desafinar para carros carburados, mas também é verdade que ando sempre com menos de meio depósito Quando for à oficina vou colocar essa hipótese também.

          Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
          mas experimentaste bombar no acelerador enquanto tentavas pegar o carro? é que no meu ex xantia eu muitas vezes tinha problemas no sensor/válvula de ralenti e acontecia que o carro ficava com o ralenti ás 2500RPM ou então ficava sem ralenti, e quando acontecia esta última, era sempre preciso pegá-lo como se pega um oldschool carburado, ou seja, pedalzinho para baixo enquanto se roda a chave.


          é só uma ideia...
          Sim, tentei fazer isso, mas não resultou... O carro há uns meses teve de trocar o sensor de rotações, suponho que seja a mesma coisa que sensor de ralenti, não? Talvez defeito na peça que foi colocada?

          Originalmente Colocado por LxXsi Ver Post
          Ligue o carro a um scanner de erros. Muito provavelmente vai indicar que o motor passo a passo do ralenti está avariado. Pode retirar o dito actuador e tentar dar-lhe um limpesa.
          Também pensei nessa hipótese, mas o motor passo a passo do ralenti permite uma entrada tão grande de ar que eleve a rotação para as 3000 rpm? Mais uma hipótese a colocar quando for à oficina!

          Bem, obrigado a todos pela ajuda! Sei que falar sobre a possível avaria não resolve o problema, mas é sempre melhor ter uma ideia do que se poderá passar!

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