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Carro a gasóleo ainda compensa? -RTP1

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    Carro a gasóleo ainda compensa? -RTP1

    Hoje, no jornal da tarde, deram uma reportagem sobre esta temática. Vejo no radapé: "especialistas explicam se carros a gasóleo ainda compensam". Ponho mais alto e percebo que os "especialistas" entrevistados eram vendedores de stands... Deve dar logo outra vez.

    Vendedores=Especialistas?

    Algo não me parece bem... o q acham?

    #2
    Depende do vendedor e dos carros em causa.

    Se for um BM 320D vs BM 320I a resposta é óbvia!

    Se por exemplo pegares num A170 vs A180 CDI a resposta já não pode ser igual, ainda para mais com a diferença que há agora entre os dois combustíveis . . .

    É uma questão de contas, mas isso não é inocente e deve ter razão de ser aparecer essa noticia agora

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por luis.filipe Ver Post
      Depende do vendedor e dos carros em causa.

      Se for um BM 320D vs BM 320I a resposta é óbvia!

      Se por exemplo pegares num A170 vs A180 CDI a resposta já não pode ser igual, ainda para mais com a diferença que há agora entre os dois combustíveis . . .

      É uma questão de contas, mas isso não é inocente e deve ter razão de ser aparecer essa noticia agora
      Pois claro.

      Por isso é que os ditos especialistas envolvidos são comerciais...

      Escusavam era de reduzir esse assunto e aplicá-lo a todos os veículos... pelo menos uma televisão...

      Comentário


        #4
        Tb vi isso muito a fugir...

        Claro que está relacionado com o aumento do preço do combustivel. De resto é a velha história de sempre.

        O carro a gasolina custa 5 mil, o diesel 6mil, faz-se 30 mil km's ano, ves quanto vais gastar em combustivel em cada um deles...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por BigMac Ver Post
          Pois claro.

          Por isso é que os ditos especialistas envolvidos são comerciais...

          Escusavam era de reduzir esse assunto e aplicá-lo a todos os veículos... pelo menos uma televisão...
          Infelizmente é sempre assim...
          No caso do Tiguan, por ex, o gasolina compensa e bem (quase 10.000 de diferença, e mais 10cv no gasolina), nos 320 de que já falaram compensa o diesel...Nos carros de segmento B também começa a compensar o gasolina, visto que as diferenças de preço rondam os 3.000 euros. Essencial era dizerem na reportagem que depende dos modelos e dos clientes em causa, mas que a tendência é o regresso gradual aos otto.

          Comentário


            #6
            Um dos problemas, é que a oferta é quase toda diesel, e diesel e mais diesel.

            Se de um "momento para o outro" o pessoal vira a agulha, causa-se aqui uma situação complicada.

            Eu quando comprei o meu carro quiz experimentar um com o mesmo motor e não havia, eles nem o arranjam para eu dar uma volta!

            Se tivesse ido para um A200 a gasolina e agora não vamos pensar se é bom ou mau, imaginemos que me dava para aí. Isso cá devia de ser assim uma coisa transcendente.

            Aliás o vendedor bem como eles naquele stand nunca tinham andado num MB A a gasolina sem ser no A150 e afirmavam a pés juntos que não "andava" muito mais que o outro modelo acima . . .

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por BigMac Ver Post
              Hoje, no jornal da tarde, deram uma reportagem sobre esta temática. Vejo no radapé: "especialistas explicam se carros a gasóleo ainda compensam". Ponho mais alto e percebo que os "especialistas" entrevistados eram vendedores de stands... Deve dar logo outra vez.

              Vendedores=Especialistas?

              Algo não me parece bem... o q acham?

              Vi a reportagem com grande atenção e pensei exactamente o mesmo: Claro que vão dizer que compensa. Afinal os carros mais caros que têm são a diesel. E quanto mais alto o valor do carro mais comissão podem tirar.

              Esta temática é de grande importância para mim, uma vez que quero comprar carro e estou indeciso. Faço +/- 2000km por mês e não sei qual a melhor opção. Aliás tenho até um tópico neste fórum, "Consumo vs Fiabilidade", que me ajudou para melhor perceber as opções. Agradeço mais uma vez a quem me prestou essa ajuda.

              Então é assim: primeiro é necessário perceber algumas coisas:
              A primeira questâo é que carros comparar?
              A segunda, que valor estamos dispostos a gastar?
              A terceira, que percurso fazemos regularmente?

              Pelo que tenho visto bastantes carros a gasóleo têm um consumo inferior a 5.5l/100km. Alguns baixam mesmo dos 4.5l/100km. Ora se compararmos um carro a gasóleo com esse consumo com uma a gasolina que faça uma média de 7l/100km, obviamente o o gasóleo compensa. Por exemplo: se compararmos um VW Polo (de 2000) TDI com um exactamente igual 1.4 a gasolina vemos o seguinte. O TDI consome +/- 5l/100km e o 1.4 consome 7l/100km. Os preços variam de 5000€ a gasolina e 7500€ a gasóleo. 2500€ de diferença valem a pena? Se fizermos bastante quilómetros acabam por valer. Não só pelo consumo mas também pela desvalorização que um carro a gasolina sofre depois de atingir os 100000km.

              Agora se pensarmos num Fiat Punto 1.2 (2004) mais barato do que um Fiat Punto 1.9 (2000) uns 1500€ se calhar já compensa gasolina. Pois é um carro mais recente e possivelmente tem poucos quilómetros.

              Comentário


                #8
                Isto já foi amplamente discutido por aqui!

                Existem variadíssimas variáveis a considerar e também a subjectividade de que existem pessoas que preferem Carros a gasolina e outras a diesel independentemente dos consumos!

                Eu pessoalmente prefiro carros a gasolina, mas tenho de ter um diesel!

                Agora ter atenção é a as situações de comprar meramente por moda ou porque o vizinho diz que é melhor!

                Excelente exemplo prático é 1.4 Tsi 140 cv Vs 2.0 Tdi 140 cavalos!

                Logo à partida, o Tsi vale de longe mais a pena! É preciso fazer uma alarvidade de quilómetros para compensar!
                Editado pela última vez por REDLINER; 15 May 2008, 15:21.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por REDLINER_ Ver Post
                  Isto já fui amplamente discutido por aqui!

                  Existem variadíssimas variáveis a considerar e também a subjectividade de que existem pessoas que preferem Carros a gasolina e outras a diesel independentemente dos consumos!

                  Eu pessoalmente prefiro carros a gasolina, mas tenho de ter um diesel!

                  Agora ter atenção é a as situações de comprar meramente por moda ou porque o vizinho diz que é melhor!

                  Excelente exemplo prático é 1.4 Tsi 140 cv Vs 2.0 Tdi 140 cavalos!

                  Logo a partido, o Tsi vale mais a pena! É preciso fazer uma alarvidade de quilómetros para compensar!
                  No caso do Tiguan: 1.4 TSI 150Cv vs 2.0TDI 140cv

                  Comentário


                    #10
                    Compensando ou não (e referindo-me eu à gama C), os carros com motores a gasolina ficam sempre com as versões mais baixas, com pouco equipamento, e com o motor mais básico da gama, ou dos mais fracos. Isto leva a que as pessoas que se quiserem algo mais equipado têm de ir forçosamente para um a gasóleo...
                    Posso dar o exemplo do Peugeot 307, Ford Focus, Kia Cee'd...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por REDLINER_ Ver Post
                      Isto já fui amplamente discutido por aqui!

                      Existem variadíssimas variáveis a considerar e também a subjectividade de que existem pessoas que preferem Carros a gasolina e outras a diesel independentemente dos consumos!

                      Eu pessoalmente prefiro carros a gasolina, mas tenho de ter um diesel!

                      Agora ter atenção é a as situações de comprar meramente por moda ou porque o vizinho diz que é melhor!

                      Excelente exemplo prático é 1.4 Tsi 140 cv Vs 2.0 Tdi 140 cavalos!

                      Logo á partido, o Tsi vale de longe mais a pena! É preciso fazer uma alarvidade de quilómetros para compensar!
                      E vai lá "meter" isso na cabeça de algumas pessoas

                      É que para baralhar ainda mais as contas ainda há muito quem pense que apesar de teres de fazer do estilo 100 mil kms ou 120 mil kms para justificar a compra de um diesel (atenção para os casos em que isso se verifica), ainda há quem ache que vale a pena na mesma, porque o carro ainda tem 100 mil kms e é a diesel

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Pininfarina Ver Post
                        No caso do Tiguan: 1.4 TSI 150Cv vs 2.0TDI 140cv
                        É. Os 10,000€ de diferença dão para muita gasolina....

                        Falta é saber o preço de retoma.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                          É. Os 10,000€ de diferença dão para muita gasolina....

                          Falta é saber o preço de retoma.
                          Para abate é igual!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                            É. Os 10,000€ de diferença dão para muita gasolina....

                            Falta é saber o preço de retoma.
                            Bem desvalorização à parte e tirando algumas excepções, tipicamente se pagas mais na compra ele vai valer mais na retoma.

                            Agora por exemplo, naqueles casos que entram pelos olhos dentro, no caso do 320d vs 320i, no panorama actual, é óbvio que numa retoma o 320i vai sair fortemente penalizado, mas a diferença de preço para o 320d não são 10 000€, está muito longe disso . . .

                            Comentário


                              #15
                              Não são propriamente calculos de engenharia aeroespacial. Algum tempo com o Excel resolve a questão mais ou menos.
                              As variaveis principais são
                              -Diferença de preço entre modelos
                              -Consumos reais
                              -Previsão de KMs (mensais, anuais e ao longo do tempo de vida do carro)
                              -Custo do combustivel

                              Depois é só fazer as contas e comparar... pode-se considerar uma taxa de actualização para os combustiveis mas é um bocado dificil de prever (excepto a obvia convergencia entre os 2 preços).

                              Claro que entram tambem variaveis menos obvias... o peso do gosto pessoal, variações de custo em manutenção/fiabilidade/previsão de valor residual quando for vendido, etc... boas para desempatar.

                              Por acaso estive aqui a comparar o meus gasto mensal com um D4D e o que terei com outro motor otto que ando a ver e os resultados foram 148,54€/mês em diesel vs 260,71€ em gasolina.
                              Como pretendo manter o carro 6 anos, sem considerar qualquer tx de actualização no final da vida do mesmo teria gasto +7.672,62€ com o otto...

                              Por mês podia meter os 112€ poupados com o diesel a render no banco... mas gera-me mais massa essa poupança durante 6 anos ou o que poupo já por gastar menos no motor?

                              Como dizia o outro, "é fazer as contas..."

                              Mas se fosse um comercial, os calculos eram ainda mais fáceis... Para sugerir ao cliente a escolha certa era só ver qual é que me dava uma comissão mais alta.
                              Editado pela última vez por beowulf; 15 May 2008, 15:39.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                É. Os 10,000€ de diferença dão para muita gasolina....

                                Falta é saber o preço de retoma.
                                A tendência é para que o que tem preço mais elevado, desvalorizar mais em termos de dinheiro.

                                Agora em termos de uma possível venda daqui a 4/5 anos, se calhar os 10mil€ encurtam, a tendência é para a diferença se esbater e não aumentar. Isto porque muito provavelmente o Tiguan otto vai vender mais que o diesel, exactamente pela componente preço.

                                É fazer o mesmo exercício para o Vw Golf ou Polo, em que mesmo tendo uma boa gama diesel os gasolina são mais vendidos, pelo menos é a sensibilidade que tenho, devido ao preço de compra mais baixo.
                                Editado pela última vez por Cobra; 15 May 2008, 15:28.

                                Comentário


                                  #17
                                  O preço de retoma tem a ver com a procura.

                                  A procura estará em alta se na altura, caso o postulado dos preços (o Diesel está artificialmente baixo em Portugal) estiver resolvido, para não falar em custos de manutenção.

                                  Não esquecer que um carro a gasolina, com potência semelhante, consome entre 2 a 3 litros por 100km a mais que um a gasóleo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Sinceramente...com base no que ouço e do que tenho visto em TODOS os stands de várias marcas a que tenho ido é o seguinte:

                                    COITADOS DOS TÓTÓS QUE VÃO COMPRAR UM CARRO CONFIANDO APENAS NO VENDEDOR!!!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                      O preço de retoma tem a ver com a procura.

                                      A procura estará em alta se na altura, caso o postulado dos preços (o Diesel está artificialmente baixo em Portugal) estiver resolvido, para não falar em custos de manutenção.

                                      Não esquecer que um carro a gasolina, com potência semelhante, consome entre 2 a 3 litros por 100km a mais que um a gasóleo.
                                      Acredita, para uma diferença de 6000€ entre os dois e já entrando em conta com esses 2 a 3 litros a mais, que isso dá uma porrada de kms.

                                      E na altura que fiz os cálculos a diferença de preços entre o diesel e a gasolina é superior ao que é agora, portanto se as fizesse hoje ainda eram mais kms até se justificar o diesel . . .

                                      Se forem 10 000€ a coisa ainda fica pior, agora volto a dizer o mesmo tem de se fazer muito bem as continhas e saber muito bem para que se quer o automóvel

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por luis.filipe Ver Post
                                        Se forem 10 000€ a coisa ainda fica pior, agora volto a dizer o mesmo tem de se fazer muito bem as continhas e saber muito bem para que se quer o automóvel
                                        As contas são fáceis de fazer.

                                        Eu costumo fazer 50,000km por ano. A mim compensa.

                                        O meu irmão faz 15,000km por ano. Não compensa.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Muitas contas podem ser feitas e depende dos carros em questão. Um diesel mesmo sendo um pouco mais caro que um carro a gasolina pode compensar desde o km 0. É verdade Pensem nisto:

                                          Um Panda 1.3 Multijet com um preço de 13500 euros vs um Panda 1.2i com um preço de 11.000 euros. Ambos com níveis identicos de equipamento. Quem o compra tem 7500 euros para dar de entrada e paga os restantes em 5 anos. Isto é só um exemplo. No caso do Multijet teria de pagar 6000 euros em 5 anos e no otto teria de pagar 3500 euros em 5 anos.

                                          Ficaria a pagar cerca de 120 euros mês no caso do Multijet e cerca de 70 euros mês no caso do 1.2i. Se fizer 2000kms por mês pagaria de combustível a uma média de 5l/100 para o Multijet e 7l/100 para o 1.2i o seguinte a preços actuais:

                                          5*1,369*15= 102,67
                                          7*1,479*15= 155,29

                                          Logo 120+102,67= 222,67 euros para o Multijet e 70+155,29=225,29 euros para o 1.2i

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                            As contas são fáceis de fazer.

                                            Eu costumo fazer 50,000km por ano. A mim compensa.

                                            O meu irmão faz 15,000km por ano. Não compensa.
                                            x2

                                            Lá em casa fazemos cerca de 100 kms/dia durante a semana, mais as voltinhas de fim de semana. Totaliza cerca de 4 a 4500 kms/mês. Ao fim de um ano rondamos os 50.000 kms. Juntando isto ao menor consumo de um carro a gasóleo, posso dizer que o gasóleo, no nosso caso, compensa largamente.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Já tinha dito, e volto a dizer:

                                              O timing destas noticias é muito conveniente, para nos esquecermos do roubo que somos vitimas (quer seja otto, seja diesel) e continuarmos a bater na tecla do compensa e deixa de compensar o diesel.

                                              Por esta altura toda gente sabe que basta fazer as contas (já dizia o guterres) para ver o que compensa e não compensa.

                                              AGORA FICO FULO COM A TENTATIVA DE DESVIAR A ATENÇÂO DO ROUBO QUE SOMOS VITIMAS, 15 AUMENTOS DESDE O INICIO DO ANO, QUE FAZEM COM QUE O ESTADO GANHE AINDA MAIS!!!!!!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                                As contas são fáceis de fazer.

                                                Eu costumo fazer 50,000km por ano. A mim compensa.

                                                O meu irmão faz 15,000km por ano. Não compensa.
                                                Nesse cenário não há discussão possível

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                                                  #25
                                                  Para mim o gasóleo só compensa se o carro em causa tiver preços semelhantes para ambas as versões. Faço 10.000 a 12.000 km/ano, com tendência para um aumento ligeiro. Comprei um carro novo a gasolina.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por jorge1gomes1 Ver Post
                                                    Já tinha dito, e volto a dizer:

                                                    O timing destas noticias é muito conveniente, para nos esquecermos do roubo que somos vitimas (quer seja otto, seja diesel) e continuarmos a bater na tecla do compensa e deixa de compensar o diesel.

                                                    Por esta altura toda gente sabe que basta fazer as contas (já dizia o guterres) para ver o que compensa e não compensa.

                                                    AGORA FICO FULO COM A TENTATIVA DE DESVIAR A ATENÇÂO DO ROUBO QUE SOMOS VITIMAS, 15 AUMENTOS DESDE O INICIO DO ANO, QUE FAZEM COM QUE O ESTADO GANHE AINDA MAIS!!!!!!
                                                    Visto por essa óptica é bom, já que o Estado, somos nós! mais riqueza disponivel para investir por parte do Governo! Agora os lucros das refinarias é que são escandalosos, já que o dolar tem descido mais, que a subida do crude

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                      Muitas contas podem ser feitas e depende dos carros em questão. Um diesel mesmo sendo um pouco mais caro que um carro a gasolina pode compensar desde o km 0. É verdade Pensem nisto:

                                                      Um Panda 1.3 Multijet com um preço de 13500 euros vs um Panda 1.2i com um preço de 11.000 euros. Ambos com níveis identicos de equipamento. Quem o compra tem 7500 euros para dar de entrada e paga os restantes em 5 anos. Isto é só um exemplo. No caso do Multijet teria de pagar 6000 euros em 5 anos e no otto teria de pagar 3500 euros em 5 anos.

                                                      Ficaria a pagar cerca de 120 euros mês no caso do Multijet e cerca de 70 euros mês no caso do 1.2i. Se fizer 2000kms por mês pagaria de combustível a uma média de 5l/100 para o Multijet e 7l/100 para o 1.2i o seguinte a preços actuais:

                                                      5*1,369*15= 102,67
                                                      7*1,479*15= 155,29

                                                      Logo 120+102,67= 222,67 euros para o Multijet e 70+155,29=225,29 euros para o 1.2i
                                                      Tens toda a razão, mas como já foi dito, cada caso é um caso e existem muitas variáveis a considerar!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        É preciso não esquecer que actualmente, e pricipalmente nos segmentos C e D, os Diesel são os que melhor casam com versões familiares sem pretensões de desportivo mas com prestações satisfatórias na vida real e com boa relação consumo/performances.

                                                        Estou a referir-me por exemplo aos 1.6 hdi/tdci, 1.5 dci 105, 1.6 crdi,... no caso do segmento C e dos +/- 2.0 turbo diesel no segmento D. Nestes casos, independentemente da história compensa/não compensa, penso que são motorizações que casam bem com os modelos e permitem versões com prestações interessantes sem consumos desmesurados que levam as pessoas a nem sequer equacionarem as versões a gasolina.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por PP Ver Post
                                                          É preciso não esquecer que actualmente, e pricipalmente nos segmentos C e D, os Diesel são os que melhor casam com versões familiares sem pretensões de desportivo mas com prestações satisfatórias na vida real e com boa relação consumo/performances.

                                                          Estou a referir-me por exemplo aos 1.6 hdi/tdci, 1.5 dci 105, 1.6 crdi,... no caso do segmento C e dos +/- 2.0 turbo diesel no segmento D. Nestes casos, independentemente da história compensa/não compensa, penso que são motorizações que casam bem com os modelos e permitem versões com prestações interessantes sem consumos desmesurados que levam as pessoas a nem sequer equacionarem as versões a gasolina.
                                                          Para isso tens os gasolina de "Downsizing" com excelentes performances e consumos muito aceitáveis

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por PP Ver Post
                                                            É preciso não esquecer que actualmente, e pricipalmente nos segmentos C e D, os Diesel são os que melhor casam com versões familiares sem pretensões de desportivo mas com prestações satisfatórias na vida real e com boa relação consumo/performances.

                                                            Estou a referir-me por exemplo aos 1.6 hdi/tdci, 1.5 dci 105, 1.6 crdi,... no caso do segmento C e dos +/- 2.0 turbo diesel no segmento D. Nestes casos, independentemente da história compensa/não compensa, penso que são motorizações que casam bem com os modelos e permitem versões com prestações interessantes sem consumos desmesurados que levam as pessoas a nem sequer equacionarem as versões a gasolina.
                                                            Penso que os consumos não podem ser analisados cegamente sem se ter em conta a quilometragem mensal e consequentemente anual prevista para o veiculo em questão...

                                                            A não ser que gostem de investir em automóveis, isso aí é uma opção de cada um, eu como não sou accionista de nenhuma marca compro aquele que é mais barato dentro da gama que seleccionei.

                                                            Contudo se o argumento for, ha eu gosto mais do diesel da forma como entrega a potência, é uma opção pessoal. Neste cenário não vale a pena gastar latim nem fazer contas!

                                                            Comentário

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