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como se acrescenta oleo no motor?

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    como se acrescenta oleo no motor?

    com o motor frio?
    o motor é um 2.0 tdi

    disseram me que se deve deixar a trabalhar um bocado e so depois meter, é verdade? julgava que era com o motor frio.

    cumprimentos,
    Miguel

    #2
    Originalmente Colocado por migueld Ver Post
    com o motor frio?
    o motor é um 2.0 tdi

    disseram me que se deve deixar a trabalhar um bocado e so depois meter, é verdade? julgava que era com o motor frio.

    cumprimentos,
    Miguel
    Em qualquer motor deve ser visto o nível do óleo a frio e também acrescentado a frio, isto para se ter uma leitura correcta do mesmo.

    Comentário


      #3
      Depois de 951 posts por aqui ainda não sabes pôr óleo no motor. Devias ser proscrito.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
        Em qualquer motor deve ser visto o nível do óleo a frio e também acrescentado a frio, isto para se ter uma leitura correcta do mesmo.
        É com o motor quente que se vê e atesta. Pelo menos é o que tenho visto em vários manuais.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
          É com o motor quente que se vê e atesta. Pelo menos é o que tenho visto em vários manuais.
          Com amigos destes....

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
            É com o motor quente que se vê e atesta. Pelo menos é o que tenho visto em vários manuais.
            Deve ser com o motor frio por forma a que o óleo escorra convenientemente. Com o motor quente podes ter ainda óleo dentro de todo o circuito.

            Comentário


              #7
              penso que seja indeferente! quente ou frio, desde que tenhas o carro em terreno plano vai marcar o nível correcto! se bem que tem mais lógica atestares com o carro a frio (não va a diferença de temperatura quente/frio provocar alguma reação maluca e ainda te queimas) quanto ao mudar o oleo convem ser sempre com o oleo quente pois este fica mais homogéneo e sai com mais facilidade. mas os prós que se manifestem!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                Deve ser com o motor frio por forma a que o óleo escorra convenientemente. Com o motor quente podes ter ainda óleo dentro de todo o circuito.
                Ora nem mais. Está tudo dito.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                  Em qualquer motor deve ser visto o nível do óleo a frio e também acrescentado a frio, isto para se ter uma leitura correcta do mesmo.
                  isso é falso...

                  o oleo pode ser metido com o motor frio ou quente...

                  no entanto não convem estar demasiado quente senão os vapores e a pressão fazem o oleo jorrar digamos que o oleo se poe com o motor frio ou "morno" mas depois de tar em repouso uns minitos para acentar no carter para dar uma medida exacta.
                  Já agora o carro convem estar na horizontal

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Sherlock Holmes Ver Post
                    Ora nem mais. Está tudo dito.
                    Nisto há sempre opiniões diversas.

                    Comentário


                      #11
                      Voçês decidam-se...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                        isso é falso...

                        o oleo pode ser metido com o motor frio ou quente...

                        no entanto não convem estar demasiado quente senão os vapores e a pressão fazem o oleo jorrar digamos que o oleo se poe com o motor frio ou "morno" mas depois de tar em repouso uns minitos para acentar no carter para dar uma medida exacta.
                        Já agora o carro convem estar na horizontal
                        Eu disse o que era conveniente , claro que acrescentar óleo pode ser feito com o carro morno, mas nunca quente. para ver o nível é que convém o carro estar em repouso durante algum tempo. Quanto a estar a direito... bom... não mencionei porque não achei necessário... a gaja aqui sou eu

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                          Eu disse o que era conveniente , claro que acrescentar óleo pode ser feito com o carro morno, mas nunca quente. para ver o nível é que convém o carro estar em repouso durante algum tempo. Quanto a estar a direito... bom... não mencionei porque não achei necessário... a gaja aqui sou eu
                          Eu sei que és uma "gaja"

                          Embora as mulheres de forma geral não tenham sensibilidade para automoveis algumas tem, e tb tem 2 braços e 2 pernas por isso teriam de estar de igual para igual com os homens e algumas estão, e acredito que sejas uma destas.

                          Sobre o oleo...bem quando se fala em "quente" é relativo...se for a 100, 90 ou 80graus eu nao aconselho a atestar de oleo pois o oleo espirra e pode provocar queimaduras graves e suja tudo.

                          se for "quente" a 50-60graus(mais ou menos) sim já não espirra e pode ser atestado. Qto ao tempo de paragem basta uns 2 minutos pois o oleo quente fica mais fluido e escorre rapidamente para o carter...por isso não é preciso esperar quase tempo nenhum para o oleo repousar, 1 ou 2 minutos chegam e sobram... com o carro SEMPRE na horizontal.

                          Sou eu que mudo os oleos dos meus carros nesta materia tou á vontade... mas tb isto é basico

                          Comentário


                            #14
                            Os próprios manuais referem que se vê o nível procedendo da seguinte forma (genérica, nem tenho nemhum comigo): circula-se com o veículo até este chegar à temperatura normal de funcionamento e aqui depende do fabricante mas 10 minutos numa voltinha pequena costuma chegar. Depois para-se o motor e 5 minutos bastam para que o motor arrefeça um pouco mas principalmente para deixar escorrer o óleo. Tira-se vareta, limpa-se coloca-se retira-se de novo e confirma-se o nível. Feito!!

                            Comentário


                              #15
                              Não expliquei tudo. É com o motor quente, mas depois de terem parado uns minutitos, deixando que este assente todo no cárter. Em terreno nivelado, obviamente.

                              Com o motor frio, o óleo contrai (aumenta a densidade) e arriscam-se a colocar óleo acima do máximo, prejudicando o bom funcionamento do motor. É que os construtores têm que colocar as varetas graduadas com a densidade do óleo quente, pois é a temperatura "mais constante". Claro que ele vai estar um pouco mais quente depois de uns quilómetros a fundo em AE, que depois de fazer uns 20km em cidade, mas depois de parar uns dois ou três minutos, ficam a temperaturas (e densidades) semelhantes. No entanto, o óleo frio, tanto pode estar a 30ºC no Verão como a -10ºC no Inverno, o que dá densidades e correspondentes níveis de leitura muito diferentes.

                              EDIT: Para quem nunca atestou o nível de óleo do carro http://www.ehow.com/how_103_check-oil.html
                              Editado pela última vez por LuisMiguel; 16 May 2008, 17:45.

                              Comentário


                                #16
                                obrigado a todas as respostas.
                                vou meter o carro a funcionar uns minutos até ao ponteiro da temp atingir o traço entre o 0 e os 90 graus, desligar o motor esperar 2/3 minutos e acrescentar o oleo.

                                que acham?

                                cumprimentos,
                                Miguel

                                PS: será que ao post 952 já sei acrescentar o oleo? ;)

                                Comentário


                                  #17
                                  E que tal fazeres isso depois de ires a qualquer lado com o carro, em vez de estares a gastar gasóleo ao carro em vão?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                                    E que tal fazeres isso depois de ires a qualquer lado com o carro, em vez de estares a gastar gasóleo ao carro em vão?
                                    também pode ser. Mas como disse faço bem?

                                    Nao é meu o carro, pediram me pa acrescentar. se calhar nao acrescento nada, nao vá fazer merd*

                                    Comentário


                                      #19
                                      Paras o carro e esperas 5 minutos (passa à frente se tiveres o motor frio).

                                      Medes a quantidade de óleo existente através da vareta.

                                      Abres a tampa do óleo (deve estar na parte de cima do motor) e começas a despejar (normalmente do traço mínimo da vareta até ao máximo é um 1l de óleo por isso calculas +/-).

                                      Paras, esperas 1 minuto e retiras a vareta para veres se já tem a quantidade máxima.

                                      Faz isto várias vezes pois não convém meteres muito óleo a mais.

                                      Abraço.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                                        Não expliquei tudo. É com o motor quente, mas depois de terem parado uns minutitos, deixando que este assente todo no cárter. Em terreno nivelado, obviamente.

                                        Com o motor frio, o óleo contrai (aumenta a densidade) e arriscam-se a colocar óleo acima do máximo, prejudicando o bom funcionamento do motor. É que os construtores têm que colocar as varetas graduadas com a densidade do óleo quente, pois é a temperatura "mais constante". Claro que ele vai estar um pouco mais quente depois de uns quilómetros a fundo em AE, que depois de fazer uns 20km em cidade, mas depois de parar uns dois ou três minutos, ficam a temperaturas (e densidades) semelhantes. No entanto, o óleo frio, tanto pode estar a 30ºC no Verão como a -10ºC no Inverno, o que dá densidades e correspondentes níveis de leitura muito diferentes.

                                        EDIT: Para quem nunca atestou o nível de óleo do carro http://www.ehow.com/how_103_check-oil.html
                                        Isso é se tiver mesmo mto frio, é um caso extremo , num carro normal com este tempo basta tirar a vareta e ver se é preciso por mais um pouco. O oleo embora mais grosso por estar frio nao fica duro , só fica em casos extremos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          O óleo das batatas é que fica tipo sebo qdo está frio, mas um 10w40 ainda tem propriedades e viscosidade suficiente para lubrificar a baixa temperatura.

                                          E por falar nesse número, acrescento: tendo em conta que os motores dos carros não são motores de corrida, usa-se óleo com uma amplitude térmica de funcionamento elevada, para que o óleo faça o seu trabalho em distintas temperaturas ambientes. Um motor de fórmula 1 tem tolerâncias muito apertadas, até tem de ser aquecido externamente antes de ser posto em funcionamento mas isso é esse caso muito particular. Voltando aos números, um 10W 40 tem condições para lubrificar e dar compressão ao motor (o óleo tb ajuda a isso) a uma temperatura mínima na onda dos 15 abaixo de 0, portanto este nao estará com uma densidade assim tão diferente como acontece com o exemplo que dei do óleo das batatas

                                          No entanto é verdade que existe uma ligeira diferença, daí os fabricantes afirmarem que o motor deva estar quente. Deixar o ponteiro da temperatura do líquido do radiador não indica que já esteja à temperatura certa, mas apenas a água. Se tivéssemos temperatura do óleo do motor, assim já estaria certo, mas e isto é o que interessa para a questão o óleo é concebido para funcionar dentro do motor a alta temperatura e não a frio e as propriedades do dito cujo realmente mudam um pouco à temperatura ambiente, portanto é correcto e lógico verificar o nível com o motor quente, ou seja, 10 minutos de andamento bastam para que o motor chegue a uma temperatura já decente e depois de deixar o óleo escorrer, aí sim verificar o nível

                                          Edit: quem diz para verificar o nível a frio tem um certa razão de o dizer porque há quem ande com o carro numa viagem por exemplo e assim que pára, vai confirmar o nível. Ora, o óleo mto quente pode espirrar pela tampa de enchimento, pode queimar ao tocar na vareta do nível ou então pode ainda não ter regressado ao cárter e estar ainda a escorrer, dando assim uma leitura abaixo da realidade! Assim a frio não acontece nada do que disse anteriormente, ou seja, não espirrar de lado nenhum, a vareta não queima e já escorreu todo ao cárter
                                          Editado pela última vez por P0rnStar; 16 May 2008, 21:57.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                            Isso é se tiver mesmo mto frio, é um caso extremo , num carro normal com este tempo basta tirar a vareta e ver se é preciso por mais um pouco. O oleo embora mais grosso por estar frio nao fica duro , só fica em casos extremos.
                                            Eu não disse que ele ficava mais duro, disse que ganhava densidade com o arrefecimento. Não confundas viscosidade com densidade. Por exemplo, o azeite é mais viscoso que a água, mas menos denso. Embora, geralmente, o óleo perca viscosidade com o aumento de temperatura.

                                            O óleo vê-se a quente, salvo indicação em contrário. Claro que após andarmos com o carro, antes de ver o óleo, temos que esperar que ele regresse todo ao cárter e para evitarmos ser vítimas de espirros.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                                              É com o motor quente que se vê e atesta. Pelo menos é o que tenho visto em vários manuais.
                                              consegues meter esses manuais aqui no forum?

                                              Comentário


                                                #24
                                                no manual da toyota, diz que deve ser com o motor quente que se deve verifcar o nível... e porque? quase todos os fluidos aumentam de volume quando estão quentes ou neste caso à temperatura de funcionamento!

                                                portanto... deixasaquecer bem o carro... esperas uns minutos para o oleo repousar verificas de novo o nível.. e acrescentas o necessário!

                                                Comentário


                                                  #25


                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por carlos pinto Ver Post
                                                    consegues meter esses manuais aqui no forum?
                                                    Epá, dêem-se vocês ao trabalho de lerem os manuais dos vossos carros, como eu faço. E já agora, de ler os meus outros posts.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      No meu carro vê-se o nível a quente... Tá escrito no manual o procedimento.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        No meu carro também se vê o nível a quente.

                                                        Quanto a adicionar não vêm no manual.

                                                        Vêm trocar o óleo, que necessita do motor quente para o oleo escorrer mais depressa.

                                                        Para adicionar suponho que seja melhor a quente, já que o nível é visto a quente. Assim há menos risco de pôr oleo a mais.

                                                        Também vêm no manual uma série de avisos, para não haver acidentes. Portanto, quente, não é a escaldar. Cuidado.
                                                        Editado pela última vez por blupt; 18 May 2008, 12:54.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Com o motor quente ou frio, desde que em terreno plano e desligado há pelo menos uns 10-15 minutos, de forma a que o óleo das partes superiores do motor tenha já escorrido e assentado no carter e assim poder efectuar-se uma medição com a acuidade exigível.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Cada caso é um caso... este coreano também é a quente:









                                                            Os outros cá da casa são a frio.

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