Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Racismo !! Vejam os protagonistas ...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Racismo !! Vejam os protagonistas ...

    AVISO:

    Este tópico não pretende ser um qualquer incitamento ao racismo ou xenófobia.

    Solicito à moderação que ao menor desvio de conduta ou troca de argumentação menos salutar o mesmo seja bloqueado.
    __________________________________________________ _________________


    Gostaria de saber como enquadra o SOS Racismo ( e outras organizações do genero) o comportamento que existe na Àfrica do Sul.

    Gostaria de saber como iria o SOS Racismo agir sabendo, que neste caso não é a cõr da pele ou raça que está em causa.

    E em jeito de conclusão, não se provará assim, que apesar de tudo os chamados caucasianos, acabam por não ser tão racistas ou xenófobos como são acusados !?

    Vale a pena reflectir, quando vêm as acusações fáceis e céleres de racismo.


    Fica a noticia

    ÁFRICA DO SUL
    Portugueses protegem moçambicanos contra onda de violênciaVários portugueses residentes na África do Sul estão a acolher moçambicanos para os proteger dos recentes ataques racistas, que numa semana já provocam 22 mortos. Ouvido pela TSF, o padre Carlos Gabriel não excluiu a hipótese de a comunidade portuguesa também ser atacada.

    ( 09:54 / 20 de Maio 08 )


    Vários portugueses residentes na África do Sul estão a acolher trabalhadores moçambicanos, numa tentativa de os proteger dos recentes ataques racistas, que numa semana já provocam 22 mortos.

    Ouvido pela TSF, o padre Carlos Gabriel disse que há portugueses que «têm estado a proteger os moçambicanos que trabalham para eles, dando-lhes guarida nas suas próprias casas para os defender dos ataques xenófobos».

    «A comunidade portuguesa não está tão exposta a esta violência como as comunidades moçambicana, zimbabueana ou congolesa», porque os portugueses já vivem na África do Sul há muito tempo e moram em «bairros onde existe uma boa protecção», disse, garantindo que até agora a comunidade não tem sido alvo de ataques.

    O pároco avançou que «os ataques xenófobos têm acontecido sobretudo nos antigos guetos negros e nas zonas mais desfavorecidas da capital económica do país».

    «A violência tem estado circunscrita a bairros de lata nos arredores de Joanesburgo e no centro da cidade, onde há muitos negócios de portugueses, o que levanta uma certa preocupação», acrescentou.

    O padre Carlos Gabriel referiu ainda que «centenas de estrangeiros têm procurado refúgio nas esquadras da polícia junto dos bairros onde têm sido atacados» e não escondeu o receio de que a violência possa «extravasar também para a comunidade portuguesa».

    Os grupos sul-africanos responsáveis por atacar e matar trabalhadores estrangeiros têm actuado munidos de machados e armas de fogo.

    O presidente da África do Sul, Thabo Mbeki, já prometeu que a polícia vai acabar com a «anarquia» em Johannesburgo, referindo-se aos ataques xenófobos como «actos escandalosos e criminosos».

    Rádio de referência
    Internacional África do Sul/Violência: Duas noites de violência criam caos no bairro de Alexandra

    ** António Pina, da Agência Lusa **

    Joanesburgo, 13 Mai (Lusa) - Pelo menos três mortos e quase uma centena de feridos é o balanço de duas noites de violência no bairro de Alexandra, no norte de Joanesburgo, entre cidadãos sul-africanos e residentes estrangeiros, disseram hoje fontes locais.
    O bairro, onde residem milhares de estrangeiros, na sua maioria moçambicanos e zimbabueanos, foi palco de confrontos sangrentos entre sul-africanos, imigrantes de vários países que ora se defendiam ora contra-atacavam os locais, e a polícia, que patrulhou Alexandra em veículos blindados e utilizou balas de borracha e outros meios não-letais para conter os grupos beligerantes.
    A meio do dia de hoje a situação tinha um ar de aparente normalidade e os serviços de polícia sul-africanos (SAPS) garantiam que controlavam a situação, mas a possibilidade de novos confrontos após o pôr-do-Sol é bem real, segundo disseram à Lusa habitantes do bairro.
    Em várias zonas de Alexandra - um bairro dormitório, com zonas de barracas, a meia dúzia de quilómetros de Sandton, uma das zonas mais ricas de Joanesburgo -, as marcas da violência das últimas duas noites são bem patentes.
    Manchas de sangue nas estradas de terra batida e nas bermas, cobertas de capim raso, detritos espalhados por todo o lado, casebres semi-destruídos e com vidros estilhaçados são algumas das marcas deixadas pelos grupos de atacantes, que justificam as suas acções com a "ameaça aos seus postos de trabalho e à sua soberania nacional" imposta pelos milhares de estrangeiros que residem na zona.
    Segundo apurou a agência Lusa, duas das vítimas mortais dos confrontos são sul-africanos e apenas uma é zimbabueana. No entanto, vários moçambicanos contam-se entre os feridos dos confrontos de domingo e segunda-feira em Alexandra.
    Na clínica do bairro, um enfermeiro contou que nas duas últimas noites dezenas de feridos acorreram ao local para tratamento médico. Na sua maioria tinham cortes na cabeça, nos membros superiores e no tronco, provocados por facas e catanas, bem como hematomas resultantes de agressões com paus e outros instrumentos.
    Os feridos mais graves, alguns com fracturas e ferimentos de balas, foram transferidos para hospitais distritais e centrais.
    O presidente do fórum policial comunitário de Alexandra (um organismo composto por residentes e polícias locais), Thabo Sithole, afirma que a situação está longe de controlada e acredita que centenas de residentes passarão a noite de hoje no exterior das esquadras de Alexandra e Bramley (nas proximidades) com receio de novos ataques xenófobos.
    A África do Sul é de há muito o destino preferido de moçambicanos, zimbabueanos e cidadãos de países situados bastante mais a norte do seu território, como o Congo, a Nigéria e até mesmo a Etiópia e a Somália.
    Desde 2000, quando o Zimbabué começou a mergulhar na sua pior crise económica de sempre, calcula-se que pelo menos três milhões de zimbabueanos tenham emigrado para a África do Sul, mas o influxo tem-se agravado em meses recentes e o governo sul-africano não tem a mínima ideia de quantos cidadãos daquele país vivem no seu território.
    AP.

    © 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
    2008-05-13 15:00:01
    O "fire necklacing " ou Colar de fogo é a forma "calorosa " como os nativos da África do Sul tratam os nativos de paises vizinhos.
    Consiste em colocar pneus em torno do pescoço do "convidado" e de seguida deitar-lhe fogo.







    Lamentável !



    Nota da moderação: Eliminação das imagens, por estas serem demasiado violentas.
    Editado pela última vez por Excalibur; 21 May 2008, 08:32. Razão: Eliminação das imagens, por estas serem demasiado violentas.

    #2
    Já tinha visto as imagens esta semana e hoje à noite vi o espancamento com pedras e barras e...

    Nem acredito que estamos no século XXI...nem tenho palavras...triste, muito triste...

    Comentário


      #3
      Como é que isto é possível nos tempos actuais?!

      Comentário


        #4
        A FIFA já se deve ter arrependido 1000 vezes de ter escolhido a África do Sul para a realização do mundial.... Se bem que duvido muito que durante o mundial aconteçam estas tristezas (pelo menos em público).

        Comentário


          #5
          É a prova que bárbaros estúpidos existem em todo o lado. Onde está a surpresa ?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rover_214 Ver Post
            A FIFA já se deve ter arrependido 1000 vezes de ter escolhido a África do Sul para a realização do mundial.... Se bem que duvido muito que durante o mundial aconteçam estas tristezas (pelo menos em público).
            Existem paises com capacidade de em menos de 6 meses preparar o próximo mundial:
            Itália; Espanha; Inglaterra.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Drachen Ver Post
              Já tinha visto as imagens esta semana e hoje à noite vi o espancamento com pedras e barras e...

              Nem acredito que estamos no século XXI...nem tenho palavras...triste, muito triste...


              Século XXI na Europa, alguns locais da Ásia e América do Norte... em África vive-se pior do que no século XVI na Europa...

              Comentário


                #8
                Desculpem lá a minha ignorância, mas o que é que o futebol tem a ver com este tópico?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                  Século XXI na Europa, alguns locais da Ásia e América do Norte... em África vive-se pior do que no século XVI na Europa...

                  E estamos a falar do mais evoluido País de África!

                  Mas o meu comentário também foi por tudo o que tenho visto/lido/ouvido esta semana...nem sei para onde caminhamos. Viste o caso de Nápoles? Parecem animais...enfim...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                    Desculpem lá a minha ignorância, mas o que é que o futebol tem a ver com este tópico?
                    O próximo mundial de futebol será organizado pela África do sul

                    Comentário


                      #11
                      A imagem do post inicial devia ser retirada: horror gratuito.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                        Desculpem lá a minha ignorância, mas o que é que o futebol tem a ver com este tópico?

                        o mundial de 2010 vai-se realizar na Africa do sul

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                          Desculpem lá a minha ignorância, mas o que é que o futebol tem a ver com este tópico?
                          O mundial de futebol, é um dos eventos mais vistos no mundo, como tal chama muita atenção e imprensa estrangeira para o país em que se realiza.
                          Daí que pelo menos nos tempos que antecedem mais imediatamente o mundial, estas questões sociais e políticas deverão estar abafadas. Ao escolher a África do Sul a FIFA deu um voto de confiança aos Sul-Africanos, pois acreditavam que tinham capacidade técnica e política para lidar com o assunto. Ao verem estas poucas vergonhas, e vendo o clima de instabilidade social que a África do Sul não soube evitar, é óbvio que a FIFA tem agora muito mais atenção à política interna do país, podendo até ter mais poder de mudança do que aquilo que nós pensamos.

                          Comentário


                            #14
                            Infelizmente, isto dos pneus não é novo na África do Sul. Há anos que se vê isso nas noticias. É tipo um cartão de visita macabro da África do Sul.

                            Pelo menos desde os anos 80 : http://en.wikipedia.org/wiki/Necklacing

                            Seja em que parte do mundo for ou seja por que motivo for é lamentável.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                              Gostaria de saber como enquadra o SOS minorias ( e outras organizações do genero) o comportamento que existe na Àfrica do Sul.

                              Gostaria de saber como iria o SOS minorias agir sabendo, que neste caso não é a cõr da pele ou raça que está em causa.

                              E em jeito de conclusão, não se provará assim, que apesar de tudo os chamados caucasianos, acabam por não ser tão racistas ou xenófobos como são acusados !?


                              Vale a pena reflectir, quando vêm as acusações fáceis e céleres de racismo.
                              Não estou a perceber. Então os Moçambicanos não são uma minoria na África do Sul ?

                              Eu nem gosto de falar disto, mas não viste o que aconteceu na Ex-Jugoslávia com caucasianos ?

                              Tás-te a esquecer da segunda guerra mundial ?

                              O ódio não tem cor.

                              Comentário


                                #16
                                Mas desculpem lá outra vez. Porque é que o futebol aparece sempre ligado aos factos da nossa vida?

                                A África do Sul é o único País africano onde a qualidade de vida ocidental está implementado e ao serviço dos brancos, dos pretos ligados ao ANC e sua classe média. Muito por virtude de Nelson Mandela. Que soube separar bem quem era o opressor e quem seria o produtor de riqueza.

                                Coisa que o 25 do A não trouxe a Portugal.

                                Mas não devemos esquecer que os povos não são iguais. E têm modos diferentes e extremos de mostrar a sua selvajaria.

                                Ainda retenho em mente as imagens de adeptos do FCP e Boavista na altura da divulgação dos resultados do Apito Final.
                                Não vi nenhum adepto a regar ninguém com gasolina, suponho que apenas porque ela está pela hora da morte...

                                E como diria o nosso seleccionador: E o selvagem sou eu?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por blupt Ver Post
                                  Não estou a perceber. Então os Moçambicanos não são uma minoria na África do Sul ?

                                  Eu nem gosto de falar disto, mas não viste o que aconteceu na Ex-Jugoslávia com caucasianos ?

                                  O ódio não tem cor.

                                  Expliquei e escrevi mal, será SOS Racismo.

                                  Sim, mas por cá no nosso burgo, vêm sempre com racismo sempre que algo que envolva caucasianos e africanos, o que nem sempre é verdade.

                                  Mas este ódio, é por exemplo o mesmo tipo de ódio de que são acusado os de extrema direita.

                                  Ou seja para todos os efeitos, estes africanos da África do Sul, são tão racistas como os de extrema direita na Europa.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                    ...
                                    Ou seja para todos os efeitos, estes africanos da África do Sul, são tão racistas como os de extrema direita na Europa.
                                    O ódio racial (ou cultural/religioso) é um modo simpático de enquadrar a bestialidade humana.

                                    Nós (raça humana) sentimos prazer em infligir dor e humilhação aos que se confrontam connosco.

                                    E como já foi referido mais acima, a insanidade humana existe, não escolhe partido, religião, cor ou clube. Puramente, existe.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                      Expliquei e escrevi mal, será SOS Racismo.

                                      Sim, mas por cá no nosso burgo, vêm sempre com racismo sempre que algo que envolva caucasianos e africanos, o que nem sempre é verdade.

                                      Mas este ódio, é por exemplo o mesmo tipo de ódio de que são acusado os de extrema direita.

                                      Ou seja para todos os efeitos, estes africanos da África do Sul, são tão racistas como os de extrema direita na Europa.
                                      Estes acontecimentos na africa do sul nada tem a ver com racismo mas sim com rivalidades entre povos vizinhos...

                                      é lamentavel e chocant e inadmissivel, e inacreditável é um mundial de futebol lá daqui a 2 anos

                                      por mim um mundial nunca seria lá.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                        por mim um mundial nunca seria lá.
                                        Porquê?

                                        Pega num avião, e em vez de ires 5 vezes ao Brasil e deitares-te na praia a ver uns pandeiros, vai à África do Sul.

                                        Depois conta-nos a tua opinião.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Tal como diz 2 dos slogans de apresentação de telejornais da SicNotícias :

                                          " A realidade supera a ficção "

                                          e

                                          " Um dos erros do Mundo moderno, foi presumir que as coisas passadas se tornaram impossíveis "

                                          Comentário


                                            #22
                                            Se se fazem jogos olímpicos na China... porque não um mundial de futebol na África do Sul...



                                            A seguir fazemos os Jogos Olímpicos na Somália....

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                              Se se fazem jogos olímpicos na China... porque não um mundial de futebol na África do Sul...



                                              A seguir fazemos os Jogos Olímpicos na Somália....
                                              Na Somália ? exacto....

                                              Adeptos brancos para um lado, Pretos para o outro....

                                              Comentário


                                                #24
                                                Deplorável, a situação que se vive naquele país...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                  Se se fazem jogos olímpicos na China... porque não um mundial de futebol na África do Sul...



                                                  A seguir fazemos os Jogos Olímpicos na Somália....
                                                  Não compares, a China tem problemas muito sérios é verdade, mas vive numa "pax romana", ou seja, poucas vergonhas como esta nunca tomariam estas proporções porque o exército era logo chamado e "não papavam grupos". Depois não me parece que existam tantos problemas de xenofobia tão graves como na África do Sul. Acham que vai haver problemas de manifestações nos jogos olímpicos.... ?! Lá devem seguir o lema de que mais do que dois já é um comício. LOl

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por rover_214 Ver Post
                                                    Não compares, a China tem problemas muito sérios é verdade, mas vive numa "pax romana", ou seja, poucas vergonhas como esta nunca tomariam estas proporções porque o exército era logo chamado e "não papavam grupos". Depois não me parece que existam tantos problemas de xenofobia tão graves como na África do Sul. Acham que vai haver problemas de manifestações nos jogos olímpicos.... ?! Lá devem seguir o lema de que mais do que dois já é um comício. LOl

                                                    Lá porque tu não sabes o que acontece na China não quer dizer que não existe... Informa-te um pouco sobre as limpezas étnicas que por lá se praticam e praticaram nos últimos 60 anos...


                                                    E sim, é verdade, na China é o exército que é chamado a praticar este mesmo tipo de horrores, ou piores, se é que isso é possível...


                                                    Xenofobia... na China... nahhhh, que ideia....

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Atendendo a que a Africa do Sul é um país com uma das mais elevadas taxas de criminalidade do mundo, onde são diariamente praticados em media cerca de 50 assassinatos e onde andar na rua é uma autentica aventura, esta onda de violencia pouco destoa daquilo que é o dia a dia habitual neste país. A unica diferença é que a comunicação social pegou agora neste assunto da situação de violencia completamente descontrolada que existe desde há anos na Africa do Sul, ao contrario do que acontece habitualmente, em que esta questão não é referida pela comunicação social. Tem sido aliás a taxa insuportavel de criminalidade, dirigida principalmente contra as populações brancas da Africa do Sul, o principal motivo pelo qual os brancos têm vindo progressivamente a abandonar este país, sendo hoje a população branca consideravelmente mais reduzida do que era quando o apartheid acabou e sendo previsivel que a população branca neste país continue a diminuir significativamente nos proximos anos.
                                                      O metodo de execução que está a ser utilizado nestes incidentes, o pneu em chamas à volta do pescoço, era um metodo muito utilizado pelo ANC, durante o apartheid, para liquidar, de forma publica e espectacular, informadores, ou supostos informadores, do governo. Davam-lhe o nome de "necklacing" e a mulher de Nelson Mandela, Winnie Mandela, provocou uma vez controversia internacional ao elogiar publicamente a utilização desse metodo como processo de executar individuos que se tornassem suspeitos de serem informadores do governo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                        Lá porque tu não sabes o que acontece na China não quer dizer que não existe... Informa-te um pouco sobre as limpezas étnicas que por lá se praticam e praticaram nos últimos 60 anos...


                                                        E sim, é verdade, na China é o exército que é chamado a praticar este mesmo tipo de horrores, ou piores, se é que isso é possível...


                                                        Xenofobia... na China... nahhhh, que ideia....
                                                        O que eu queria dizer, é que este tipo de questões é imediatamente controlada e abafada,o que por evita que tome outras proporções. Ninguém disse que a China não tem problemas gravíssimos relacionados sobretudo com questões de direitos humanos e liberdade de expressão. Basicamente queria dizer que a China vive numa paz, no entanto uma paz forçada (apesar dos diferentes conflitos aqui e ali, ex: Taiwan e Tibete).

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por André Ver Post
                                                          A imagem do post inicial devia ser retirada: horror gratuito.
                                                          A equipa concorda, daí as imagens terem sido retiradas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Uma sequencia de Imagens esclarecedoras nesta reportagem do "Expresso".
                                                            http://clix.expresso.pt/gen.pl?p=sto...stories/325591

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X