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    Reprogramação Centralina

    Reprogramar ou não reprogramar TDI???


    Ajuda precisa-se:

    Locais indicados?
    Preços?
    Teste de potência?
    Garantia?
    Fiabilidade?

    O motor em questão tem menos de 50k km

    Cumprimentos

    #2
    depende, que tdi é?

    Comentário


      #3
      Primeiro depende do motor. Depois e muito importante já que influencia a maior parte dos parametros, depende dos propósitos dessa reprogramação.

      Na MINHA opinião, uma reprogramação fará sentido se como forma de tornar motores algo amorfos (1.4 ex.) em motores mais "vivos" melhorando com isso a agradabilidade de condução, nalguns casos os consumos e no limite a segurança, devido aquela questão das ultrapassagens embora não haja consenso neste aspecto. Começando pelo fim, EU ACHO que uma repro que sirva outros propositos dos acima referidos e nao necessito de dizer quais é, e perdoem-me a sinceridade, algo que o dono do veiculo faz para elevar o seu ego. Há, melhores de gastar dinheiro. Quanto ao tipo de motor, acho que nenhum motor da vag diesel com cilindradas superiores a 1.9, inclusive, não necessita de repro. Os 1.4,como disse, só se for para melhorar a disponibilidade do motor. A fazer será pois, algo comedido como por ex. elevar a potencia de um 1.4 de 80cv e 190nm para 100cv e suponhamos 240 nm se puderem ser alcançados. Acho que desta forma se junta o útil ao agradável pois ficas com um carro suficientemente despachado, deve ficar + barato e a fiabilidade do motor n deve ficar afectada.
      Editado pela última vez por senhorpedro; 21 May 2008, 19:09.

      Comentário


        #4
        http://www.pke.pt/

        http://www.turbotec.pt/

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post
          Primeiro depende do motor. Depois e muito importante já que influencia a maior parte dos parametros, depende dos propósitos dessa reprogramação.

          Na MINHA opinião, uma reprogramação fará sentido se como forma de tornar motores algo amorfos (1.4 ex.) em motores mais "vivos" melhorando com isso a agradabilidade de condução, nalguns casos os consumos e no limite a segurança, devido aquela questão das ultrapassagens embora não haja consenso neste aspecto. Começando pelo fim, EU ACHO que uma repro que sirva outros propositos dos acima referidos e nao necessito de dizer quais é, e perdoem-me a sinceridade, algo que o dono do veiculo faz para elevar o seu ego. Há, melhores de gastar dinheiro. Quanto ao tipo de motor, acho que nenhum motor da vag diesel com cilindradas superiores a 1.9, inclusive, não necessita de repro. Os 1.4,como disse, só se for para melhorar a disponibilidade do motor. A fazer será pois, algo comedido como por ex. elevar a potencia de um 1.4 de 80cv e 190nm para 100cv e suponhamos 240 nm se puderem ser alcançados. Acho que desta forma se junta o útil ao agradável pois ficas com um carro suficientemente despachado, deve ficar + barato e a fiabilidade do motor n deve ficar afectada.
          Obrigado pelas vossas dicas e sites apresentados.
          A ideia é mesmo essa pois trata-se de um 1.4 tdi mas de 75cv, pois não sou de andar a gastar só para elevar o ego ou qualquer coisa do género, nem mesmo para andar a acelerar, pois sou bastante comedido nesse aspecto e alem disso a "gota" está bastante cara.

          Já agora também falam da mesma forma se se trata-se de um 1.5 dci de 80cv, pois esse também cá mora e para mim pior, pois o carro é bem mais pesado.

          Falo de Lupo Tdi e Almera dci

          Mais opiniões são bem vindas.

          Comentário


            #6
            Para mim as melhores repro's que por aí andam são ou da MB ou da FeelSpeed (feitas pelo Eng. Fernandes)...

            Mas isto é a minha opinião...

            Ah, não te procupes com os comentários "é pra aumentar o ego"... são comentários de quem ou tem guito a mais e compra sempre a versão mais potente e se acha "todo poderoso" por causa disso, e muitas vezes a tentar mostrar que o seu carrinho é q é, vê-se envergonhado e ultrapassado pelo "menos potente" com repro. Ou então de quem não tem sequer possibilidade de fazer uma repro...

            Acho q fazes bem em fazer a repro, mas não vás pelos valores que te forem ditos aqui, fala com as pessoas que te vão mexer na electrónica, eles são as melhores pessoas pra te dizer o que é ou não fiavel, e a eles podes dizer exactamente o teu tipo de condução e o proposito da repro...

            Um abraço... []'s

            PS: Em relação às outras casas que já foram referidas vou-te dar a minha opinião pessoal, o Eng. Zeferino das diversas conversas que tive com ele pareceu-me ser uma pessoa 5 estrelas. Falou-se durante muito tempo que o Banco de Potencia com que a PKE trabalha "oferecia cavalos" (quando na realidade não os tinha), se é mito ou não, não sei... Mas fica a informação!!!

            Em relação à TurboTec, posso falar de uma repro num Astra GTC q sinceramente não achei nada demais pra suposta potencia com que ficou. Posso também falar-te que depois de ir lá pedir preços para repro's, (com eles a verem claramente o meu carro pois parei junto a eles) deram-me preços, mas no final perguntei se também faziam em carros atmosféricos, ao que me responderam que não, porque não valia a pena (pra quem sabe realmente do que fala, sabe que não é de todo verdade), e depois de eu dizer que então pró meu não servia perguntaram: "Ah, isso é um SDI??? Não parece nada..."

            Tipo, eu parei junto a eles... será que não conseguem perceber que o carro é a gasolina com ele a trabalhar???

            Mas de resto muito simpaticos...

            Comentário


              #7
              Há pouco tempo experimentei esse q.5 num clioIII na variante de 85cv e gostei mesmo muito do motor. Não sei como se comporta no almera, mas se for tão agradavel como no clioIII (que não é propriamente leve) EU não fazia. Mas tu é que sabes.
              Achas que o lupo não tem vivacidade? O motor é 1.4 ou 1.2? É que eu acho que o motor diesel do lupo é o 1.2 tdi, mas tb não sei. Se for mesmo o 1.4 tb nao fazia repro. Mas mais uma vez a decisão é tua
              Cumprimentos.

              Comentário


                #8
                Rastejante, acho por este teu comentário dá para perceber o tipo de condutor e de pessoa que és - mediocre. Deves ter uma vida um bocado triste e so deves ser feliz quando pegas no teu ibiza GTTDI16Vcuprarfr e passas o sr joaquim e o seu 1.2 a gasolina e irritas o homem pq lá vai ter ele de lavar outra vez a frente do seu carro que ficou toda preta por causa do fumo do teu "bólide". Se és feliz assim ainda bem para ti. Só espero que não te cruzes comigo na estrada porque és bem capaz de ser mais perigoso que o meu avô quando ainda conduzia (deixou de o fazer por bom senso)...
                Editado pela última vez por senhorpedro; 22 May 2008, 22:07.

                Comentário


                  #9
                  Existem 2 linhas de pensamento a respeito das repros.

                  Uma (com a qual eu me identifico) é que se fosse fiável o carro ter esses cavalos a mais eles já vinham de origem.
                  Isto é um facto que me parece um bocado indiscutível.

                  Depois existe quem tenha feito ou conheça quem tenha feito e não tenha tido problemas, embora seja algo habitual as embraiagens cederem mais cedo com repros, por levarem com valores de binário para os quais não estão preparadas.

                  É sempre um risco.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                    Existem 2 linhas de pensamento a respeito das repros.

                    Uma (com a qual eu me identifico) é que se fosse fiável o carro ter esses cavalos a mais eles já vinham de origem.
                    Isto é um facto que me parece um bocado indiscutível.

                    Depois existe quem tenha feito ou conheça quem tenha feito e não tenha tido problemas, embora seja algo habitual as embraiagens cederem mais cedo com repros, por levarem com valores de binário para os quais não estão preparadas.

                    É sempre um risco.
                    Mas falando nisso qual é a diferença por exemplo do 1.5 dci 80 cv para o 1.5 dci 105cv, em termos mecanicos o que muda????

                    Comentário


                      #11
                      Sou contra as reprogramações feitas fora da marca. A menos que (não tenho conhecimento que alguma vez tenha acontecido), o preparador dê garantia de motor após a sua intervenção.

                      Desvantagens
                      1. Orgãos mecânicos com desgaste prematuro (Eg: embraiagem);
                      2. Maior consumo de óleo;
                      3. Custo avultado;
                      4. Perda de garantia da marca - se bem que esta variável seja discutível..na medida em que o mapeamento original da centralina poderá ser sempre re-colocado.

                      Cumpts

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Joaquim Pereira Ver Post
                        Mas falando nisso qual é a diferença por exemplo do 1.5 dci 80 cv para o 1.5 dci 105cv, em termos mecanicos o que muda????
                        No caso do dci não sei, mas penso que seja como nos hdi 92 / 110 cv em que há alteração do turbo.
                        No caso do de 110 cv é turbo de geometria variável.

                        Raramente um fabricante dispõe de 2 motores com potências diferentes onde só mude o software (se é que alguma vez aconteceu).

                        Comentário


                          #13
                          Repro?

                          Aconselho-te (experiencia própria) a Noras Performance eng. Jorge Noras em Torres vedras.

                          O meu pai fez lá uma repro bastante soft no Terrano e digo-te: Ficou com uma utilizacao do dia para a noite, belissimas baixas. Não consome PINGA de oleo e n deu problemas até agora

                          Comentário


                            #14
                            Já agora aproveito para tirar uma duvida:
                            Por exemplo, se eu quisesse reprogramar o motor 1.4 TSI de 125cv para 140cv, isso iria ser prejudicial ao motor? Que cuidados teria que ter?

                            Comentário


                              #15
                              eu tenho repro num grande punto e aconselho-te a fazer repro.. se queres usa-la para uma utilizacao mais agradavel do motor...como eu fiz no grande punto..uma soft chega..

                              consumos de oleo...nao notei...

                              patinar na embreagem...ela vai ate aos 230 de limite..eu ando com 220... nada de anormal..

                              se os motores aguentassem mais..porque as marcas nao punham ja essa potencia?? epa...


                              o 1.3 da fiat tem o 75 cv 90 cv e 105 cv... ora...pork que o mk2b (punto) nao veio ja com 105 cv??....

                              sei la..talvez jogada da marca...

                              naO vejo o mal de aumentar 10 20 cv a um motor...


                              olha o computador...nao aumentam as memorias...nao aumentam as graficas... e os vossos pc..ja vinham assim...nao...voces aumentaram....alguem se preocupou com o resto??

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por diogo_coelho Ver Post
                                ...
                                olha o computador...nao aumentam as memorias...nao aumentam as graficas... e os vossos pc..ja vinham assim...nao...voces aumentaram....alguem se preocupou com o resto??
                                Esta comparação é má.

                                Se queres fazer uma analogia com a informática tem de ser com o overclocking, e aí estás a aumentar a temperatura do processador, estás a aumentar a possibilidade de erros bem como a aumentar as hipóteses de fritar o pc todo...
                                ...tal como no carro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                  Existem 2 linhas de pensamento a respeito das repros.

                                  Uma (com a qual eu me identifico) é que se fosse fiável o carro ter esses cavalos a mais eles já vinham de origem.
                                  Isto é um facto que me parece um bocado indiscutível.
                                  Nao quero aqui ser o defensor das repros ate porque nunca tive um carro com uma, mas se souberes um bocadinho das estrategias das marcas vais perceber que nao é bem assim. So alguns modelos de algumas marcas selectas é que sao construidos da melhor maneira possivel tipo o melhor carro que naquela altura conseguiram fazer.
                                  É logico que ha diferença entre fazer uma repro para ter mais 20cv ou ter mais 80cv, mas axo perfeitamente natural que as marcas lancem motores nao so a pensar no quao fiaveis sao mas tb tendo em mente estrategias de marketing. Nao é so conseguir ter um 1.4 a debitar 200cv e esta andar vamos lanço lo no mercado. Por muito fiavel que seja tem de respeitar os outros motores que a marca tem para vender.
                                  Em alguns modelos é bastante facil ver isso, ainda no outro dia ouvia um amigo meu dizer que queria fazer uma repro (ja deve ter feito) ora o motor dele é um hdi 2.0 com 90cv, vais me dizer que a marca nao consegue extrair mas cv com fiabilidade de um bloco com 2l?

                                  Quem diz motor diz outras coisas que em carros "normais" que conduzimos podem ser muito melhorados ca fora porque simplesmente por custos de produçao ou estrategias de vendas os carros nao vem construidos na maxima perfeiçao nem com as melhores peças e sistemas.

                                  Ps: digo isto sem nunca ter transformado um carro, e ate uma das poucas alteraçoes que gostava de fazer no meu carro era levantar um pouco o "focinho" do bicho.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Concordo com este ultimo comentário... acredito que seja mais uma politica de marketing e concorrência com os modelos das outras marcas... E há vários motores para justificar isso. O 1.9TD"i" começou nos 75 e acabou nos 160cvs, obviamente que muito mudou para obter esses cavalos. Temos o 1.5dCi que começou nos 65 e já vai nos 105cv, claro que tb muito mudou entre eles. Acredito que a fiabilidade n seja a mesma, mas se fôr uma repro comedida, na ordem dos 20/30cvs, com mudanças de oleo atempadas e usando um bom óleo, n irão surgir problemas de maior. Tb depende de quem faz a repro...
                                    Daqui por umas semanas tb estou a pensar reprogramar o meu dCi, óbvio que será para melhorar a agradibilidade de condução, nd mais... tem 65, se ficar com 80/85cv, chega-me bem... só quero mais um pouco de baixas e algum binário, n ligo a velocidades...

                                    Cumps

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pois under_score, mas essa escalada de potências não é devido a repros, ou seja, a uma reprogramação (software) da centralina. É sim, feita á custa de modificações mecânicas dos motores. Não sabia disso, mas o ganho de 20 cv e 40nm no 1.5 dci de 105cv é devido á adopção neste último de um TGV que é diferente do turbo do de 85cv.
                                      E daqi, retira-se a ideia de que as marcas ao lançarem os seus modelos, lançam-nos com potencias que lhes permitem seguir uma certa filosofia de utilização e segundo o consumidor-alvo. Se por ex., a renault seguisse a mesma filosofia de utilização para o clioIII que por ex a seat segue para o ibiza, poderia, como forma de rivalizar com as versões mais potentes deste último, utilizar os motores das gamas superiores, como faz a seat e todo o grupo vag, e não seguir uma politica de reprogramações das centralinas o que podeiria levar a problemas mecânicos e por em causa a fiabilidade e consequentemente a imagem dos seus automoveis. Ora, não o faz (tirando o clio rs que tem vendas marginais) porque precisamente não é essa filosofia de utilização que a renault quer dar ao seu modelo.
                                      Editado pela última vez por senhorpedro; 23 May 2008, 09:42.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                        Nao quero aqui ser o defensor das repros ate porque nunca tive um carro com uma, mas se souberes um bocadinho das estrategias das marcas vais perceber que nao é bem assim. So alguns modelos de algumas marcas selectas é que sao construidos da melhor maneira possivel tipo o melhor carro que naquela altura conseguiram fazer.
                                        É logico que ha diferença entre fazer uma repro para ter mais 20cv ou ter mais 80cv, mas axo perfeitamente natural que as marcas lancem motores nao so a pensar no quao fiaveis sao mas tb tendo em mente estrategias de marketing. Nao é so conseguir ter um 1.4 a debitar 200cv e esta andar vamos lanço lo no mercado. Por muito fiavel que seja tem de respeitar os outros motores que a marca tem para vender.
                                        Em alguns modelos é bastante facil ver isso, ainda no outro dia ouvia um amigo meu dizer que queria fazer uma repro (ja deve ter feito) ora o motor dele é um hdi 2.0 com 90cv, vais me dizer que a marca nao consegue extrair mas cv com fiabilidade de um bloco com 2l?

                                        Quem diz motor diz outras coisas que em carros "normais" que conduzimos podem ser muito melhorados ca fora porque simplesmente por custos de produçao ou estrategias de vendas os carros nao vem construidos na maxima perfeiçao nem com as melhores peças e sistemas.

                                        Ps: digo isto sem nunca ter transformado um carro, e ate uma das poucas alteraçoes que gostava de fazer no meu carro era levantar um pouco o "focinho" do bicho.
                                        Compreendo a tua ideia embora discorde um pouco dela.

                                        Se olhares muito objectivamente, diz-me qual foi o carro ou marca que tinha 2 níveis de potência diferentes nos mesmos motores em que só mudasse a programação ?

                                        Consegues encontrar um ?

                                        Se essa lógica estivesse certa (ou fosse aplicada), não era mais simples a PSA (exemplo aleatório) fabricar apenas um motor 1.6 de 110cv e diminuir por programação para criar a versão de 92cv ?
                                        Se calhar até ficava mais barato, mas não o fazem.

                                        Esses dois motores têm diferenças físicas de um para o outro, e como este podes agarrar em qualquer um:

                                        -Os 320d que começou com 136, depois 150, depois 163, 177...sempre com alterações mecânicas

                                        -Os TDI que começavam em 90 cv e chegaram aos 160 de série...se fores ver, são todos diferentes.

                                        -Os 1.5 DCI de 65, 80, 105 cv...a mesma coisa.

                                        É claro que existem outros factores a ter em linha de conta, como a poluição. Um carro reprogramado aumenta a poluição para níveis que possivelmente nem os deixaria passar nos testes anti-poluição dos fabricantes, logo se quem fizer a repro se borrifar para isso tem ali uma margem de manobra.

                                        Mas o facto é que as reprogramações puxam sempre mais pelo material todo. Os turbos aumentam pressão entre muitas outras coisas, ou seja, o material anda sempre mais próximo do limite.

                                        Se calhar, se tiveres um 335d com 286cv de origem e reprogramares para 350cv até nem o esforças muito no dia-a-dia, pois ao andares normalmente já não utilizas os cavalos e o binário da versão original.
                                        Nas mãos de quem não ande sempre a apertar com o carro se calhar pouca diferença faz na fiabilidade.

                                        Mas quanto menos potente for o carro mais vais esforçar os componentes.
                                        Num carro 1.4 reprogramado, pedes o máximo ao motor com uma facilidade impressionante e nem precisas de andar muito depressa. Basta quereres tirar partido da melhor capacidade de recuperação.
                                        Se fores às 2000 rpm e pisares a fundo estás a pedir à embraiagem o esforço máximo por estares na zona de binário máximo (agora aumentado).

                                        Depois vêm os problemas das embraiagens a durar pouco, e muitas vezes as embraiagens de substituição reforçadas.

                                        Uma coisa é certa: Num motor de origem que esteja em condições, podes fazer algarve - porto a fundo que não ficas pelo caminho. Num reprogramado nas mesmas condições as garantias não são as mesmas.

                                        Para quem tenha manómetro da temperatura do óleo (ou ligado a pc em alguns carros) é possível ver a diferença de temperatura do óleo ao fim de uns kms a fundo com o carro normal ou reprogramado, e olha que a diferença é notória.

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                                          #21
                                          nenhuma reprogramação mantem a fiabilidaqde original!
                                          ...se até stock dão porblemas...quanto mais mexidos!

                                          um turbo que faça stock 1.325 aguenta fazer 1.675 sem partir.....mas apenas o faz durante uns 30 a 50 mil kilometros porque é impossivel não desequilibrar o turbo estando este a fazer 300 gr a mais!

                                          contra factos não há argumentos.

                                          todos os carros são diferentes e todos eles dão problemas!

                                          as casas de repros com sites bonitos e publicidades vistosas ....fazem-no apenas para enganar o cliente!

                                          junta-se a isto um banco de potencia aldrabão e voilá!

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                                            #22
                                            Um carro é feito como um sistema.. se alteras dum lado, vais criar um desiquilibrio no sistema. Agora se souberes realmente alterar o sistema, mexendo aqui e ali, ai podes fazer uma alteração e manter o equilibrio, mas normalmente há sempre uma ou outra variavel que é afectada.

                                            Dito isto, gosto quando a maioria dos utilizadores começa logo a dizer que a repro deve ser para tornar os motores mais isto e aquilo, e que só deve ser feita por isto e por aquilo. Que eu saiba ainda vivemos num pais livre, e por isso se eu quiser fazer uma repro para contar ao vizinho que fiz, ou se quiser para dar uma ratada a um 106 1.0, faço, e ninguem tem nada a ver com isso! Quando estiver a transgredir alguma lei podem exercer o vosso direito de fazer uma denuncia na policia, até lá metam-se na vossa vida.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post
                                              Rastejante, acho por este teu comentário dá para perceber o tipo de condutor e de pessoa que és - mediocre. Deves ter uma vida um bocado triste e so deves ser feliz quando pegas no teu ibiza GTTDI16Vcuprarfr e passas o sr joaquim e o seu 1.2 a gasolina e irritas o homem pq lá vai ter ele de lavar outra vez a frente do seu carro que ficou toda preta por causa do fumo do teu "bólide". Se és feliz assim ainda bem para ti. Só espero que não te cruzes comigo na estrada porque és bem capaz de ser mais perigoso que o meu avô quando ainda conduzia (deixou de o fazer por bom senso)...
                                              Quem começa com ofensas és tu e eu é que sou mediocre... Ok, está certo!!!

                                              Em primeiro lugar, não tenho carro reprogramado!

                                              Em segundo, não tenho carro a gasoleo, por isso, não deita fumo como referes!!!

                                              Pra finalizar, gostava de perceber o porquê do teu comentário à minha pessoa... Já agora, só naquela de perceber o que disse de errado...

                                              Um abraço... []'s




                                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                              No caso do dci não sei, mas penso que seja como nos hdi 92 / 110 cv em que há alteração do turbo.
                                              No caso do de 110 cv é turbo de geometria variável.

                                              Raramente um fabricante dispõe de 2 motores com potências diferentes onde só mude o software (se é que alguma vez aconteceu).
                                              O kit há uns anos atrás q a Salvador Caetano disponibilizava para o 1.4 e 2.0 D4D... ñ era mais que uma repro!!!

                                              Um abraço... []'s



                                              Originalmente Colocado por MAZDA 6 Ver Post
                                              Repro?

                                              Aconselho-te (experiencia própria) a Noras Performance eng. Jorge Noras em Torres vedras.

                                              O meu pai fez lá uma repro bastante soft no Terrano e digo-te: Ficou com uma utilizacao do dia para a noite, belissimas baixas. Não consome PINGA de oleo e n deu problemas até agora
                                              Felizmente alguém que fala por experiencia própria e não porque acha, ou porque ouviu dizer...

                                              Um abraço... []'s



                                              Originalmente Colocado por PSL Ver Post
                                              Já agora aproveito para tirar uma duvida:
                                              Por exemplo, se eu quisesse reprogramar o motor 1.4 TSI de 125cv para 140cv, isso iria ser prejudicial ao motor? Que cuidados teria que ter?
                                              Esses valores na minha sincera opinião não são mesmo nada demais para o motor em questão, ou seja, modificaria sem dúvida as performances, e a fiabilidade pouco ficaria afectada...

                                              Mas o ideal será sempre pedir conselhos a um preparador, não há melhor que isso!

                                              Um abraço... []'s



                                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                              Esta comparação é má.

                                              Se queres fazer uma analogia com a informática tem de ser com o overclocking, e aí estás a aumentar a temperatura do processador, estás a aumentar a possibilidade de erros bem como a aumentar as hipóteses de fritar o pc todo...
                                              ...tal como no carro.
                                              A comparação dele é má, mas a tua na minha opinião também não está 100% correcta!

                                              O over-clocking terias a fazer com a utilização de uma Power-Box... Aí sim, sem dúvida que tens razão! E irias muito provavelmente com o tempo acabar por ter problemas na centralina (e possivelmente não só).

                                              O re-mapeamento, é alteração de software... Basicamente deixas de usar um programa velho, e passas a usar um novo. Claro está, se o programa for pesado de mais, o computador vai acabar por bloquear! O mesmo irá acontecer com o carro se levar um mapa "poderoso" demais...

                                              Um abraço... []'s



                                              Originalmente Colocado por foo Ver Post
                                              Um carro é feito como um sistema.. se alteras dum lado, vais criar um desiquilibrio no sistema. Agora se souberes realmente alterar o sistema, mexendo aqui e ali, ai podes fazer uma alteração e manter o equilibrio, mas normalmente há sempre uma ou outra variavel que é afectada.

                                              Dito isto, gosto quando a maioria dos utilizadores começa logo a dizer que a repro deve ser para tornar os motores mais isto e aquilo, e que só deve ser feita por isto e por aquilo. Que eu saiba ainda vivemos num pais livre, e por isso se eu quiser fazer uma repro para contar ao vizinho que fiz, ou se quiser para dar uma ratada a um 106 1.0, faço, e ninguem tem nada a ver com isso! Quando estiver a transgredir alguma lei podem exercer o vosso direito de fazer uma denuncia na policia, até lá metam-se na vossa vida.
                                              Gostei do post!!!

                                              Sim senhor!!!

                                              Um abraço... []'s
                                              Editado pela última vez por RastejantE; 23 May 2008, 14:15.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Post repetido... Por favor, apaguem-no...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por RastejantE Ver Post
                                                  ...


                                                  A comparação dele é má, mas a tua na minha opinião também não está 100% correcta!

                                                  O over-clocking terias a fazer com a utilização de uma Power-Box... Aí sim, sem dúvida que tens razão! E irias muito provavelmente com o tempo acabar por ter problemas na centralina (e possivelmente não só).

                                                  O re-mapeamento, é alteração de software... Basicamente deixas de usar um programa velho, e passas a usar um novo. Claro está, se o programa for pesado de mais, o computador vai acabar por bloquear! O mesmo irá acontecer com o carro se levar um mapa "poderoso" demais...

                                                  Um abraço... []'s
                                                  Acho que desconheces em que consiste uma repro.
                                                  Quando é uma repro para ganhar potência (90% dos casos) estás a exigir mais de tudo, desde turbo, injectores, etc.

                                                  Só assim é que tens ganhos.

                                                  Aumentas a potência, o binário (que é resultado da mesma), aumentas o esforço que pedes aos componentes.

                                                  Acho que não cabe na cabeça de ninguém que um chipador que tem uma oficina de esquina saiba mais do que os engenheiros que projectaram o motor e os mapas do mesmo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                    ...
                                                    Se olhares muito objectivamente, diz-me qual foi o carro ou marca que tinha 2 níveis de potência diferentes nos mesmos motores em que só mudasse a programação ?

                                                    Consegues encontrar um ?
                                                    ...
                                                    Um exemplo desta situação, creio eu:

                                                    1ª geração Mazda 6 2.0 diesel

                                                    mesmo motor proposto com 2 niveis de potência: 120 e 136cv
                                                    o binário era idêntico em ambos (310Nm) assim como o regime a que era obtido (2000rpm), o que levanta duvidas por um lado, se a potencia era mesmo diferente, por outro como todos os componentes do motor eram iguais, onde estava a diferença? na electrónica...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                                      Um exemplo desta situação, creio eu:

                                                      1ª geração Mazda 6 2.0 diesel

                                                      mesmo motor proposto com 2 niveis de potência: 120 e 136cv
                                                      o binário era idêntico em ambos (310Nm) assim como o regime a que era obtido (2000rpm), o que levanta duvidas por um lado, se a potencia era mesmo diferente, por outro como todos os componentes do motor eram iguais, onde estava a diferença? na electrónica...

                                                      Tens a certeza que os componentes do motor são iguais ?

                                                      Repara que mesmo assim falamos numa diferença de 16 cavalos num motor 2000. É uma diferença pequena, já que muita gente aumenta mais do que isso num simples 1.4.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Tentando amenizar um pouco a discussão...

                                                        A reprogramação consiste, basicamente, na alteração de alguns parâmetros. Sou do tempo em que o aumento de potência era feito recorrendo a "boxes". Cabo - box de potência - cabo. Simples.

                                                        Foi uma solução que durou algum tempo, sendo gradualmente substituída pelo re-mapeamento da centralina. Basicamente, o instalador copia a informação constante da centralina para um cd, entrega-o ao dono da viatura, e a partir daí, é à vontade do mesmo. "Mais baixas", "mais ponta", "sair mais depressa", etc. Há algumas alternativas.

                                                        Como já tenho vindo a defender, e já li neste tópico, a questão, é que os engenheiros das marcas, são pagos para conceber determinadas soluções. Soluções essas que acarretam determinados compromissos - máquina vs esforço.

                                                        É importante não esquecer que existe o "coeficiente de cagaço", recorrentemente utilizado em sede de projecto de engenharia, e que poderá eventualmente contemplar um aumento de potência na ordem de alguns cavalos. Não interferindo substancialmente na integridade dos orgãos mecânicos associados e directamente intervenientes.

                                                        Contudo, o que em regra acontece, é que há um aumento desmesurado de potência dos motores. Aumentos muito elevados, que fazem com que o conjunto (ou sistema, como foi designado num post anterior), se ressinta. E como não há milagres, havendo mais esforço, a probabilidade de algo correr mal é superior. Às vezes não corre, mas quando corre, tem associada uma factura onerosa.

                                                        Paralelamente, e apenas para concluir o raciocínio, é importante que quem pensa em alterar determinadas características do motor, pense igualmente que é importante alterar determinados "sets". Objectivamente, sistema de travagem, suspensão, etc. Só assim existirá um equilíbrio, que no final, permitirá a circulação do veículo em segurança. Não só sua, mas dos outros utilizadores da via.

                                                        Cumpts

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                          Acho que desconheces em que consiste uma repro.
                                                          Quando é uma repro para ganhar potência (90% dos casos) estás a exigir mais de tudo, desde turbo, injectores, etc.

                                                          Só assim é que tens ganhos.

                                                          Aumentas a potência, o binário (que é resultado da mesma), aumentas o esforço que pedes aos componentes.

                                                          Acho que não cabe na cabeça de ninguém que um chipador que tem uma oficina de esquina saiba mais do que os engenheiros que projectaram o motor e os mapas do mesmo.
                                                          Vai na volta... LoLoL

                                                          Epah desculpa lá a minha ignorancia mas já agora e já que tu sim percebes bastante de repro's...

                                                          Como é que fazes uma repro num carro a gasolina atmosférico???

                                                          Não tens turbo pra aumentar a pressão do mesmo, explica-me lá então como é que se consegue aumentar a potencia num atmosférico... É mandar mais gasolina lá pra dentro apenas???

                                                          Um abraço... []'s


                                                          PS: Corleone... (aqueles bonecos muito malucos a bater palmas "comó caraças", mas que eu não sei por onde andam... para o teu post!!!) Só um pequeno aparte, as Box's não faziam o mesmo que uma repro faz...


                                                          EDIT: Ah RCA... eu falei na Salvador Caetano há uns anos disponibilizar kit's de potencia prós blocos 1.4 e 2.0 D4D em que era apenas uma repro... Este exemplo serve pra ti???

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por RastejantE Ver Post
                                                            PS: Corleone... (aqueles bonecos muito malucos a bater palmas "comó caraças", mas que eu não sei por onde andam... para o teu post!!!) Só um pequeno aparte, as Box's não faziam o mesmo que uma repro faz...
                                                            O resultado final não é o mesmo? Aumento de potência? Hoje em dia, é possível com recurso a determinado tipo de software, ser mais objectivo/exacto. Em termos de resultado final...é o mesmo...

                                                            Cumpts

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