boas tardes. tenho ouvido por muitas vezes falar nos testes de compressão ao motor, e na realidade gostaria de saber como isso pode ser feito, e ja agora como se deve fazer o teste para saber o estado da embraiagem?
obrigado
No caso da embraiagem, acho que para saberes em que estado se encontra, fazes o seguinte:
Com o carro parado e imobilizado com o travão de mão, sem acelerar, em 1ª vais largando lenta e progressivamente a embraiagem. Aí dá para sentires se a embraiagem começa a ceder/patinar. Se o motor for abaixo pouco depois, significa que a mesma está em condições, ou seja, não deverá estar a patinar, pois a embraiagem conseguiu "agarrar" o motor. Se já largaste o pedal todo ou quase todo e o motor ainda se mantém a trabalhar, então a embraiagem está mal. Se calhar deverá estar a patinar (e nesse caso deverás sentir algo desagradável) e certamente não deverá estar nas melhores condições. No entanto, em condução tipo pára-arranca deverás sentir vibrações/patinar ou não, caso esteja em condições ou não. Corrijam-me se estiver a dizer barbaridades, por favor!
Para o teste de compressão, com o motor frio, retiram-se as velas e coloca-se o manómetro da compressão no orificio da vela de forma a vedar.Dá-se ao arranque alguns segundos e o aparelho regista um valor máximo de compressão. Repete-se este processo nos outros cilindros.O resultado deve ser homogêneo e estar dentro dos parâmetros do fabricante.
boas tardes. tenho ouvido por muitas vezes falar nos testes de compressão ao motor, e na realidade gostaria de saber como isso pode ser feito, e ja agora como se deve fazer o teste para saber o estado da embraiagem?
obrigado
É feito com equipamento próprio. Se for a gasolina é montado no sitio da vela um manómetro de pressão, se for a diesel é desmontado um injector e no sitio do mesmo é montado o tal manómetro. Claro está que são obviamente manómetros diferentes.
Conforme as pressões obtidas podemos chegar á triste conclusão que a saúde do motor não está boa.
Eh pá, eu na embraiagem tenho ouvido dizer que se utilizam as relações mais altas (4ª ou até 5ª) e o procedimento é praticamente esse descrito pelo blindness2005: acelerar um pouco (1.500-2.000 rpm nos gasolinas), ir largando o pedal da embraiagem (com o travão de mão actuado) e observar o que acontece.
Ou o motor se esforça e acaba por ir abaixo, o que quer dizer que a embraiagem estava boa.
Ou o motor continua a trabalhar e a embraiagem já devia ter sido substituída há muito tempo.
Ou o motor continua a trabalhar e o carro desloca-se para a frente e o travão de mão já precisava de revisão há muito tempo. :D
Mas, mais logo, já tiro isso a limpo.
No entanto, em andamento normal, se se notar o motor a acelerar sem que esse aumento de rotação se faça notar num aumento proporcional de velocidade do carro, então algo está no meio a dissipar essa potência. É a embraiagem a escorregar.
O teste é feito com a 2.ª velocidade engrenada, e tenta-se arrancar dando acelaração e largando progressivamente o pé da embraiagem.
Se a embraiagem não estiver em condições, chegamos ao ponto de tirar completamente o pé do pedal sem que o carro vá abaixo.
citação:Originalmente colocada por sergio.loureiro
O teste é feito com a 2.ª velocidade engrenada, e tenta-se arrancar dando acelaração e largando progressivamente o pé da embraiagem.
Se a embraiagem não estiver em condições, chegamos ao ponto de tirar completamente o pé do pedal sem que o carro vá abaixo.
Acho que não percebi,
Senão o meu magano tem a embraiagem lixada é que o carro não vai abaixo em 2ª
obrigado pela ajuda, de facto se eu travar o carro e soltar a embragem ela começa a puxar pelo carro e o motor acaba por ir abaixo. contudo na marcha atras e sobretudo em tempo de chuva ao soltar a embragem ela "chia", significa isso k esta a patinar
o teste de compressão ao motor é fácil(diesel), quando tiveres o motor quente, desligas, esperas mais ou menos 5 a 10 minutos, metes novamente a trabalhar, se custar a pegar tá com falta de compressão, se pegar bem tá bom. Se tiver mal corrigam-me
o teste de compressão ao motor é fácil(diesel), quando tiveres o motor quente, desligas, esperas mais ou menos 5 a 10 minutos, metes novamente a trabalhar, se custar a pegar tá com falta de compressão, se pegar bem tá bom. Se tiver mal corrigam-me
E se tiver o motor de arranke gasto? E a bateria cm menos carga? ;)
O meu carro ja pegou pior a kente...
Medir a compressao tem de ser cm a tal makina e se n me engano encaixa nas velas... dps engata se 4a e deixa se o motor rodar empurrando o carro.Ou ate alguns penso k poem o carro a trabalhar e regista o valor maximo.
isso da embraiagem é correcto só até um certo ponto........, um carro só nao vai abaixo quando a embraiagem já está mesmo no fim.........mas mesmo antes disso normalmente o carro em andamento ja mostra evidencias de embraiagem desgastada!
-problemas ao arrancar com mais que 3 px no carro......(tipo é preciso um pouco de jogo de pedais)
-o carro patina quando se acelera a fundo etc.......
o meu primera ja tem a embraiagem quase no fim........ja tem 195.000km e é de origem......
nesse teste que falam ele vai abaixo ........embora o pedal esteja bem em cima quando ele vai abaixo!mas ja noto isso há imenso tempo.....basta arrancar numa subida para se notar!
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