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teste de compressão e embraiagem

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    teste de compressão e embraiagem

    boas tardes. tenho ouvido por muitas vezes falar nos testes de compressão ao motor, e na realidade gostaria de saber como isso pode ser feito, e ja agora como se deve fazer o teste para saber o estado da embraiagem?
    obrigado

    #2
    No caso da embraiagem, acho que para saberes em que estado se encontra, fazes o seguinte:

    Com o carro parado e imobilizado com o travão de mão, sem acelerar, em 1ª vais largando lenta e progressivamente a embraiagem. Aí dá para sentires se a embraiagem começa a ceder/patinar. Se o motor for abaixo pouco depois, significa que a mesma está em condições, ou seja, não deverá estar a patinar, pois a embraiagem conseguiu "agarrar" o motor. Se já largaste o pedal todo ou quase todo e o motor ainda se mantém a trabalhar, então a embraiagem está mal. Se calhar deverá estar a patinar (e nesse caso deverás sentir algo desagradável) e certamente não deverá estar nas melhores condições. No entanto, em condução tipo pára-arranca deverás sentir vibrações/patinar ou não, caso esteja em condições ou não. Corrijam-me se estiver a dizer barbaridades, por favor!

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      #3
      Para o teste de compressão, com o motor frio, retiram-se as velas e coloca-se o manómetro da compressão no orificio da vela de forma a vedar.Dá-se ao arranque alguns segundos e o aparelho regista um valor máximo de compressão. Repete-se este processo nos outros cilindros.O resultado deve ser homogêneo e estar dentro dos parâmetros do fabricante.

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        #4
        citação:Originalmente colocada por alfa_power

        boas tardes. tenho ouvido por muitas vezes falar nos testes de compressão ao motor, e na realidade gostaria de saber como isso pode ser feito, e ja agora como se deve fazer o teste para saber o estado da embraiagem?
        obrigado
        É feito com equipamento próprio. Se for a gasolina é montado no sitio da vela um manómetro de pressão, se for a diesel é desmontado um injector e no sitio do mesmo é montado o tal manómetro. Claro está que são obviamente manómetros diferentes.
        Conforme as pressões obtidas podemos chegar á triste conclusão que a saúde do motor não está boa.

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          #5
          Eh pá, eu na embraiagem tenho ouvido dizer que se utilizam as relações mais altas (4ª ou até 5ª) e o procedimento é praticamente esse descrito pelo blindness2005: acelerar um pouco (1.500-2.000 rpm nos gasolinas), ir largando o pedal da embraiagem (com o travão de mão actuado) e observar o que acontece.

          Ou o motor se esforça e acaba por ir abaixo, o que quer dizer que a embraiagem estava boa.

          Ou o motor continua a trabalhar e a embraiagem já devia ter sido substituída há muito tempo.

          Ou o motor continua a trabalhar e o carro desloca-se para a frente e o travão de mão já precisava de revisão há muito tempo. :D


          Mas, mais logo, já tiro isso a limpo.


          No entanto, em andamento normal, se se notar o motor a acelerar sem que esse aumento de rotação se faça notar num aumento proporcional de velocidade do carro, então algo está no meio a dissipar essa potência. É a embraiagem a escorregar.


          Sobre o teste de compressão, lê este artigo que está bom. Se tiveres alguma dúvida diz: http://www.volvoadventures.com/howto...ssiontest.html

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            #6
            citação:Originalmente colocada por CL


            Ou o motor continua a trabalhar e o carro desloca-se para a frente e o travão de mão já precisava de revisão há muito tempo. :D
            Ou então o travão de mão é tão poderoso que o carro desloca-se para a frente com as rodas traseiras bloqueadas! [}]

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              #7
              O teste é feito com a 2.ª velocidade engrenada, e tenta-se arrancar dando acelaração e largando progressivamente o pé da embraiagem.
              Se a embraiagem não estiver em condições, chegamos ao ponto de tirar completamente o pé do pedal sem que o carro vá abaixo.

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                #8
                citação:Originalmente colocada por sergio.loureiro

                O teste é feito com a 2.ª velocidade engrenada, e tenta-se arrancar dando acelaração e largando progressivamente o pé da embraiagem.
                Se a embraiagem não estiver em condições, chegamos ao ponto de tirar completamente o pé do pedal sem que o carro vá abaixo.
                Acho que não percebi,
                Senão o meu magano tem a embraiagem lixada é que o carro não vai abaixo em 2ª

                OK já li: com o travão de mão puxado

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                  #9
                  obrigado pela ajuda, de facto se eu travar o carro e soltar a embragem ela começa a puxar pelo carro e o motor acaba por ir abaixo. contudo na marcha atras e sobretudo em tempo de chuva ao soltar a embragem ela "chia", significa isso k esta a patinar

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                    #10
                    citação:Originalmente colocada por blindness2005

                    citação:Originalmente colocada por CL


                    Ou o motor continua a trabalhar e o carro desloca-se para a frente e o travão de mão já precisava de revisão há muito tempo. :D
                    Ou então o travão de mão é tão poderoso que o carro desloca-se para a frente com as rodas traseiras bloqueadas! [}]
                    Esse teste nos diesel deve ser feito em 2a se n as rodas de tras vem de arrasto [}]

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                      #11
                      o teste de compressão ao motor é fácil(diesel), quando tiveres o motor quente, desligas, esperas mais ou menos 5 a 10 minutos, metes novamente a trabalhar, se custar a pegar tá com falta de compressão, se pegar bem tá bom. Se tiver mal corrigam-me

                      Comentário


                        #12
                        Tópico muito util.

                        Que dizem de alargar o ambito do tópico a outros testes simples e fiáveis pra se testar os componentes dos nossos carros?

                        Cump

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                          #13
                          citação:Originalmente colocada por SoUnD3r

                          o teste de compressão ao motor é fácil(diesel), quando tiveres o motor quente, desligas, esperas mais ou menos 5 a 10 minutos, metes novamente a trabalhar, se custar a pegar tá com falta de compressão, se pegar bem tá bom. Se tiver mal corrigam-me
                          E se tiver o motor de arranke gasto? E a bateria cm menos carga? ;)
                          O meu carro ja pegou pior a kente...

                          Medir a compressao tem de ser cm a tal makina e se n me engano encaixa nas velas... dps engata se 4a e deixa se o motor rodar empurrando o carro.Ou ate alguns penso k poem o carro a trabalhar e regista o valor maximo.

                          Cumps

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                            #14
                            isso da embraiagem é correcto só até um certo ponto........, um carro só nao vai abaixo quando a embraiagem já está mesmo no fim.........mas mesmo antes disso normalmente o carro em andamento ja mostra evidencias de embraiagem desgastada!

                            -problemas ao arrancar com mais que 3 px no carro......(tipo é preciso um pouco de jogo de pedais)

                            -o carro patina quando se acelera a fundo etc.......

                            o meu primera ja tem a embraiagem quase no fim........ja tem 195.000km e é de origem......

                            nesse teste que falam ele vai abaixo ........embora o pedal esteja bem em cima quando ele vai abaixo!mas ja noto isso há imenso tempo.....basta arrancar numa subida para se notar!

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