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Falha nos travões

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    Falha nos travões

    Caros,

    Estou com um problema e preciso de ajuda:

    O meu carro (Ibiza 99) tem as pastilhas e os discos em boas condições (à frente) e os travões de trás também em condições. Não tem fugas de óleo nos bombitos.

    De vez em quando, o carro perde a capacidade de travagem de uma forma quase total. Se for em segunda devegar e travar a fundo ainda ando 2 ou 3 metros quando o carro devia parar imediatamente. O estranho é que não acontece todas as vezes e depois de o parar durante um tempo ele volta a travar normalmente... Notem que estas alturas não são após grandes travagens, não deverá ser por fadiga dos travões por uso intenso...

    O que poderá ser? Óleo com humidade? Servo freio?

    Obrigado

    #2
    Isso acontece-te sem teres usado o travão antes??? Ou sem o teres usado durante bastante tempo???

    Sinceramente pela descrissão iria pra fadiga...

    Um abraço... []'s

    Comentário


      #3
      Ja tive esse problema

      Eu tenho um ibiza modelo 6k de 93-99 . O meu é de 93 e também já tive um problema de falta de pressão no pedal, não sei se é o mesmo que te acontece ! No meu, quando fazia uma travagem em que mantinha o pé no pedal do travão durante alguns segundos, o pedal perdia pressão e ìa para baixo, quase até ao fundo. Isto só acontecia às vezes mas cada vez com + frequência. O carro travava sempre bem, só que o pedal batia quase no fundo, o que não era normal e por vezes assustava!

      Os discos e as placas da frente eram novos.. os calços e as polis de trás tb estavam em óptimo estado.

      Mudei o óleo de travão e troquei a bomba central de travão, ficou na mesma. Depois troquei o repartidor de travagem, ficou na mesma.. Depois troquei os bombitos e melhorou. O mecânico diz que agora está bom, embora eu às vezes fique com a sensação que o pedal ainda perde pressão.. mas talvez seja impressão minha, andei bastante tempo com esse problema e talvez agora tenha essa sensação por vicio !

      Se o teu problema não fôr de nenhum dos componentes que referi, poderá ser do servo-freio que custa 254 eur + iva na seat ou do tubo que trás a pressão do motor para o servo-freio que custa 23 eur + iva na seat. Penso que tanto um como o outro não há da concorrência.

      Comentário


        #4
        Eu já tive um ibiza 6k 1.0 e neste momento tenho um 6k Cupra...

        No 1.0 notava-se mtas vezes o sobreaquecimento e só aí ele me falhava, mas isso é normal!

        O 1.0 tem discos ventilados à frente e tambores atrás... os vossos é discos ventilados à frente também???

        Sinceramente se não for fadiga, só estou mesmo a ver essas hipoteses que referiste figon...

        Um abraço... []'s

        Comentário


          #5
          1- Pode ser dos travoes mal sangrados

          2- Bomba de travoes a perder alguma pressao por vedar mal interiormente

          3- tal como o figon disse, ha um tubo qualquer que vem do motor, sei que ta relacionado com vacuo mas nao conheço o seu funcionamento

          Eu até acharia que seria de facil solução ou identificação do problema, mas depois de ler o post do figon que trocou quase todas as raizes do problema e mesmo assim pouco mudou nao sei como te ajudar.

          Se tiveres que trocar a bomba, podes ver a bomba + servo freio de um outro modelo mais potente desde que as roscas para os tubos sejam iguais, provavelmente terá que ser de um carro sem ABS, etc...

          O servo freio não acredito que possa ser, portanto, tubo de vacuo (se assim for lol), bomba de travoes ou mau sangramento. Verifica tambem a linha completa de pressao do oleo aos bombitos

          Comentário


            #6
            O meu tem discos ventilados à frente e tambores atrás.

            Penso que o problema do meu não seria fadiga porque às vezes, logo de manhã, assim que punha o carro a trabalhar pela primeira vez, estando ele um pouco inclinado, assim que eu tirava o travão de mão e ao deixa-lo descair, travava e notava logo o pedal a ir a baixo.

            O meu circuito foi sangrado n vezes durante o período que andei a trocar tudo o que era componentes de travagem.. e de cada vez que era sangrado verificávamos que o circuito tinha ganho ar.. (pelo menos era o que parecia) ! Os bombitos vertiam um pouco de óleo, talvez o ar entrasse pelos bombitos!

            O meu mecânico trabalha numa oficina oficial da Volkswagen (marca de onde provém toda a mecânica do meu carro) e disse que nunca tinha visto nada assim.. ele já andava passado com aquilo!

            Agora está muito melhor, provavelmente até já está resolvido, eu é que ando sempre a desconfiar do travão e às vezes fico com a ligeira sensação que ta a perder pressão.. mas deve ser trauma.. pelas arrelias que aquilo deu !

            Comentário


              #7
              Ok, então não tem nada a ver com o que acontecia no Ibiza 1.0, nesse era mesmo só fadiga...

              No Cupra, não tenho problemas desses felizmente!

              Um abraço... []'s

              Comentário


                #8
                Ja sabemos que tens um Cupra

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                  #9
                  Travões bons, só às vezes

                  No meu Peugeot XSi tenho um problema semelhante.

                  Do que consegui perceber:

                  Na maioria das vezes travava mal, mas algumas raras vezes travava bem. Substitui o tubo que vai do colector de admissão ao censor MAP e melhorou.

                  Anteriormente tinha substituido a valvula do servo-ao-freio que liga o tubo ao colector de admissão. O tubo também foi mudado por outro (o aspecto também não é lá muito famoso). Nos dias mais fresquinhos e de chuva trava melhor.

                  Notei que quando o colector está quente, os travões ficam piores. O pedal continua rijo, não vai abaixo, mas fico com menos pressão no servo-ao-freio.

                  Vou comprar um tubo novo e ver se resolve, senão tenho mesmo que por a hipótese de comprar um servo-ao-freio novo.

                  Comentário


                    #10
                    O meu tem tambores atrás. Se tinha sangrado o sistema foi durante as revisões programadas que fiz até aos 90.000, depois disso nunca tinha sangrado. Fiz isso ontem (195.000), vamos lá ver se resolve a situação ou se fica na mesma.

                    Obrigado
                    Editado pela última vez por RodrigoFernandes; 29 May 2008, 09:07.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
                      Ja sabemos que tens um Cupra
                      ???? Desculpa???

                      O que é que isso tem a ver pró assunto? É que sinceramente não percebi...

                      Falou-se de Ibizas 6k, eu falei das minhas duas experiencias...

                      Um abraço... []'s

                      Comentário


                        #12
                        Olá a todos. DEpois de ter sangrado os travões o problema parecia resolvido mas.... It's BAck!!

                        Já percebi melhor o problema: quando faço duas ou três travagens sucessivas, mesmo a baixa velocidade e com os travões frios, o pedal fica mais duro e deixa de travar.

                        No fundo, é igualzinho ao que se passaria com o carro desligado! Passados uns metros (ou segundos), o travão está óptimo.

                        O que poderá ser?

                        Obrigado

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Rodrigo Fernandes Ver Post
                          Olá a todos. DEpois de ter sangrado os travões o problema parecia resolvido mas.... It's BAck!!

                          Já percebi melhor o problema: quando faço duas ou três travagens sucessivas, mesmo a baixa velocidade e com os travões frios, o pedal fica mais duro e deixa de travar.

                          No fundo, é igualzinho ao que se passaria com o carro desligado! Passados uns metros (ou segundos), o travão está óptimo.

                          O que poderá ser?

                          Obrigado

                          Assim de cabeça, dá-me a ideia que estás com uma deficiência no servo-freio. Deves ter uma fuga de vácuo no servo-freio ou no tubo que o liga a admissão.

                          Acontece-te, portanto, que esgotas o vácuo em 2 ou 3 travadelas (aquilo que te acontece com o motor desligado) e este demora muito tempo a ser reposto (deveria ser quase instantâneo).

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                            Assim de cabeça, dá-me a ideia que estás com uma deficiência no servo-freio. Deves ter uma fuga de vácuo no servo-freio ou no tubo que o liga a admissão.

                            Acontece-te, portanto, que esgotas o vácuo em 2 ou 3 travadelas (aquilo que te acontece com o motor desligado) e este demora muito tempo a ser reposto (deveria ser quase instantâneo).
                            Sim, demora uns segundos, 5 ou 6 a repor a capacidade de travagem. Se num carro novo consigo numa descida fazer se calhar 20 travagens fortes de seguida, neste apenas consigo fazer 3...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Rodrigo Fernandes Ver Post
                              Sim, demora uns segundos, 5 ou 6 a repor a capacidade de travagem. Se num carro novo consigo numa descida fazer se calhar 20 travagens fortes de seguida, neste apenas consigo fazer 3...
                              Servo-freio quase de certeza.

                              Para veres como funciona:

                              http://auto.howstuffworks.com/power-brake.htm

                              Comentário


                                #16
                                E prepara-te para pagares do belo pelo servofreio..

                                Comentário


                                  #17
                                  Estamos a falar de quanto???

                                  Comentário


                                    #18
                                    Possivelmente os vedantes da bomba central de travões

                                    Comentário


                                      #19
                                      Posso-te dizer que na marca (Ford), paguei quase 250€ de servofreio.

                                      Comentário


                                        #20
                                        253€ + IVA se não me engano

                                        Eu quando tive problemas nos travões do meu ibiza informei-me do preço do servo-freio e só havia mesmo na Seat, na concorrência não encontrei em lado nenhum, penso que só há de origem. Na Seat em Coimbra, se a memória não me falha pediram-me 253€ + IVA só pelo servo-freio, sem mão-de-obra. Felizmente que o problema não era daí !

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu tive um problema em que tive de mudar a bomba central de travões e o servo-freio e ficou tudo em menos de 300€. Tudo material de origem da Kia.

                                          Noutro carro tive um problema de perda de pressão no servo-freio e o culpado era o tubo de vácuo que tinha uma estaladela. Foi difícil de encontrar pois era no sentido longitudinal e estava encoberta pela sujidade.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LM Ver Post
                                            Eu tive um problema em que tive de mudar a bomba central de travões e o servo-freio e ficou tudo em menos de 300€. Tudo material de origem da Kia.

                                            Noutro carro tive um problema de perda de pressão no servo-freio e o culpado era o tubo de vácuo que tinha uma estaladela. Foi difícil de encontrar pois era no sentido longitudinal e estava encoberta pela sujidade.
                                            Eu pela mesma coisa (servofreio + central de travoes) paguei quase 500€

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                                              #23
                                              Desde que a representação da Kia passou para uma firma Espanhola, o preço das peças baixou radicalmente.

                                              A semana passada levou um motor do vidro do condutor com todas as peças a ele agregadas e paguei ao electricista 140€, preço que inclui as peças e a mão de obra.

                                              Comentário

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