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Sistemas de ajuda ao estacionamento em teste

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    Sistemas de ajuda ao estacionamento em teste

    O ADAC fez um teste prático (termo praticamente desconhecido da nossa excelsa imprensa automobilística nacional! ) a alguns dos sistemas de ajuda ao estacionamento presentes no mercado e chegou aos seguintes resultados:
    • VW Touran, Tiguan e Passat:
    O sistema "Park Assist" da VW, presente no Touran, Tiguan e Passat, é o que melhor cumpre a sua função. Os espaços de estacionamento no plano longitudinal são medidos à sua passagem, e, caso o condutor o deseje, o carro é automaticamente manobrado e estacionado no lugar disponível. O condutor apenas tem de controlar os pedais do acelerador e travão, à semelhança do que acontece nos outros sistemas, por razões de segurança. Apenas existem problemas se não for possível determinar exactamente os limites do espaço disponível. Mas uma vez que o estacionamento em sentido longitudinal é tão fácil que se torna numa simples brincadeira de crianças, a nota global é "Bom".
    • Mercedes CL:
    O sistema do Mercedes mede o tamanho do espaço disponível ainda com mais precisão que o do VW. No entanto, apenas dá indicações para o estacionamento, tendo o mesmo que ser feito pelo próprio condutor, usando o volante e colocando o carro nos locais assinalados no monitor. Tudo isto resulta numa nota global de "Satisfaz".
    • Lexus LS 460:
    O mesmo se aplica ao Lexus LS460. Apesar de, caso o condutor assim o deseje, o sistema estacionar o carro sozinho, incluindo estacionamentos transversais, a medição do espaço disponível e a utilização do sistema são pouco precisos e muito complicados.
    • Toyota Prius:
    O Toyota Prius, tal como o Lexus, utiliza uma câmara para captar imagens do espaço por trás do carro. No entanto, não existe lugar para a medição do espaço disponível, nem para sensores de estacionamento que evitem os pequenos toques. A utilização é complicada e demasiado demorada. Por isso, a nota fica-se pelo "Suficiente"
    • Mazda 5:
    Mesmo resultado para o Mazda que projecta marcas na câmara de recuo, indicando onde o carro deve ser colocado. Se estas são ou não suficientemente grandes é algo que fica, no entanto, ao critério de cada condutor.
    • BMW X5:
    A câmara de recuo no BMW X5 facilita, por um lado, o estacionamento através de uma imagem de boa qualidade e sem distorções. No entanto, nota-se a ausência de indicações ou marcas para colocar o carro.
    • Citroen C4 Picasso:
    No Citroën C4 Picasso, o sistema limita-se a indicar o tamanho do espaço disponível. Se por um lado, este sistema funciona bem, seria bem vinda ajuda suplementar para colocar o carro no sítio.



    Conclusão:

    Este teste demonstra que só o sistema "Park Assist" da VW é que dá uma verdadeira ajuda para aqueles que detestam estacionar. Os sistemas que hoje em dia encontramos no mercado representam apenas uma fase de evolução e causam ainda muitas dificuldades, especialmente na área de utilização.

    #2
    Pois mas o q eu ja vis nuns videos os carros q tem park assist como o do VW, ou seja, o sistema é capaz de arrumar mesmo sozinho o carro, o problema é q ainda precisam de muito espaço para estacionar, tipo 1 carro e meio de espaço o q é ridiculo, pq com tanto espaço quase todas as pessoas conseguem estacionar assim.

    Mas eu acredito q o sistema vai melhorar.

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      #3
      Esses sistemas de ajuda ao estacionamento só servem para as pessoas que não sabem estacionar! Para mim é mais um extra dispensável num automóvel.

      Comentário


        #4
        Mas olha que os sensores às vezes davam um jeitão do caraças! Eu que o diga!

        Comentário


          #5
          Esses tipos de ajudas dispenso. Falo das que estacionam por nós mas os sensores "normais" dão muito jeito. Tenho sensores atrás na minha 307 SW que vinham de série na versão Griffe - a minha. O seu funcionamento tem sido irrepreensível e ajudam bastante. Se tivesse à frente era ideal. Devido ao desenho da frente do 307 nem sempre é fácil saber a que distancia estamos de um obstáculo.

          Comentário


            #6
            Os sensores tudo bem, agora destas ajudas não preciso delas para nada...

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              #7
              Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
              • Mercedes CL:
              O sistema do Mercedes mede o tamanho do espaço disponível ainda com mais precisão que o do VW. No entanto, apenas dá indicações para o estacionamento, tendo o mesmo que ser feito pelo próprio condutor, usando o volante e colocando o carro nos locais assinalados no monitor. Tudo isto resulta numa nota global de "Satisfaz".
              Deixa-me adivinhar... quando a malta está já a entrar no lugar ele começa a dizer "DESTORCE!!!"



              Fora a brincadeira, estou como a generalidade das opiniões, sensores sim, parqueamento automático não... Até pq cada vez menos se usa o estacionamento longitudinal, é tudo parques e centros comerciais...

              Quanto ao tamanho que a VW precisa, 1 carro e meio parece-me exagero... de certeza que não é tanto... A Lancia vai introduzir agora um sistema parecido no Delta e precisa de mais 80cm... Não é nenhum exagero, se considerarmos que o carro tem 4,5mts, mas claro que quem saiba estacionar coloca qq carro com um palmo à frente e outro atrás, ou seja, 40cm...

              Cumps

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por fnal Ver Post
                Fora a brincadeira, estou como a generalidade das opiniões, sensores sim, parqueamento automático não... Até pq cada vez menos se usa o estacionamento longitudinal, é tudo parques e centros comerciais.
                É tudo parques? Tens andado por... Lisboa, Porto?!

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                  #9
                  E por acaso verificaram os valores da reparação desses sistemas ?

                  Deve ser cá uma continha jeitosa...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                    É tudo parques? Tens andado por... Lisboa, Porto?!
                    Basicamente, mas mesmo quando não é só Lx ou Pt cada vez há menos estacionamento longitudinal.... Senão vejamos:

                    Casa - Garagem, não dá.
                    Trabalho - Garagem ou espinha - não dá (9 to 5 no escritório tb não ando muito na rua de carro)
                    Qq sítio onde se vá ainda que seja gratuito, parque ou espinha, não dá
                    Qdo vou "à terra" - apesar de ter estacionamento longitudinal é pouco e ou é espinha ou parque (embora gratuito é um espaço construído para o efeito) e por isso com estacionamento lateral ou espinha.
                    Na casa da "terra" fica no quintal, pelo que não dá

                    Já não me lembro de estacionar em longitudnal... uma vez por outra ainda o faço, mas é cada vez mais raro...

                    Cumps

                    Comentário


                      #11
                      VW:
                      http://www.youtube.com/watch?v=xmaZ9vBW5mw
                      http://www.youtube.com/watch?v=GdfpPbA915E

                      BMW:
                      http://www.youtube.com/watch?v=KfUBTOTp2Fw

                      Lexus:
                      http://www.youtube.com/watch?v=W5_0Q3OU7tI

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                        #12
                        Realmente, sistema que só dá indicações e nos deixa a trabalheira de virar o volante assistido e utilizar os 3!! pedais é uma valente banhada!

                        Já agora, algum serve cházinho com torradas?

                        Comentário


                          #13
                          Mais este da bmw:

                          http://www.youtube.com/watch?v=h8oBB...eature=related

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                            O ADAC fez um teste prático (termo praticamente desconhecido da nossa excelsa imprensa automobilística nacional! ) a alguns dos sistemas de ajuda ao estacionamento presentes no mercado e chegou aos seguintes resultados:
                            • VW Touran, Tiguan e Passat:
                            O sistema "Park Assist" da VW, presente no Touran, Tiguan e Passat, é o que melhor cumpre a sua função. Os espaços de estacionamento no plano longitudinal são medidos à sua passagem, e, caso o condutor o deseje, o carro é automaticamente manobrado e estacionado no lugar disponível. O condutor apenas tem de controlar os pedais do acelerador e travão, à semelhança do que acontece nos outros sistemas, por razões de segurança. Apenas existem problemas se não for possível determinar exactamente os limites do espaço disponível. Mas uma vez que o estacionamento em sentido longitudinal é tão fácil que se torna numa simples brincadeira de crianças, a nota global é "Bom".
                            • Mercedes CL:
                            O sistema do Mercedes mede o tamanho do espaço disponível ainda com mais precisão que o do VW. No entanto, apenas dá indicações para o estacionamento, tendo o mesmo que ser feito pelo próprio condutor, usando o volante e colocando o carro nos locais assinalados no monitor. Tudo isto resulta numa nota global de "Satisfaz".
                            • Lexus LS 460:
                            O mesmo se aplica ao Lexus LS460. Apesar de, caso o condutor assim o deseje, o sistema estacionar o carro sozinho, incluindo estacionamentos transversais, a medição do espaço disponível e a utilização do sistema são pouco precisos e muito complicados.
                            • Toyota Prius:
                            O Toyota Prius, tal como o Lexus, utiliza uma câmara para captar imagens do espaço por trás do carro. No entanto, não existe lugar para a medição do espaço disponível, nem para sensores de estacionamento que evitem os pequenos toques. A utilização é complicada e demasiado demorada. Por isso, a nota fica-se pelo "Suficiente"
                            • Mazda 5:
                            Mesmo resultado para o Mazda que projecta marcas na câmara de recuo, indicando onde o carro deve ser colocado. Se estas são ou não suficientemente grandes é algo que fica, no entanto, ao critério de cada condutor.
                            • BMW X5:
                            A câmara de recuo no BMW X5 facilita, por um lado, o estacionamento através de uma imagem de boa qualidade e sem distorções. No entanto, nota-se a ausência de indicações ou marcas para colocar o carro.
                            • Citroen C4 Picasso:
                            No Citroën C4 Picasso, o sistema limita-se a indicar o tamanho do espaço disponível. Se por um lado, este sistema funciona bem, seria bem vinda ajuda suplementar para colocar o carro no sítio.



                            Conclusão:

                            Este teste demonstra que só o sistema "Park Assist" da VW é que dá uma verdadeira ajuda para aqueles que detestam estacionar. Os sistemas que hoje em dia encontramos no mercado representam apenas uma fase de evolução e causam ainda muitas dificuldades, especialmente na área de utilização.
                            Certo, logo a questão da dificuldade de uso é relativa e depende da atitude e acção de cada condutor a nível individual nesta acção particular da condução.

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