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Nissan terá modelo eléctrico até 2010.

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    Nissan terá modelo eléctrico até 2010.

    A Nissan comprometeu-se, pela boca do seu líder Carlos Ghosn, o CEO mais bem pago da indústria automóvel (20 milhões euros/ano) a ter no mercado um veículo totalmente eléctrico no ano 2010. Será um modelo do segmento «C» - portanto com dimensões semelhantes às de um Renault Mégane e estará disponível também no catálogo da marca francesa. O modelo utilizará uma nova tecnologia de baterias laminadas de iões de Lítio, que têm metade do tamanho, o dobro da capacidade e 1,5 vezes a potência das baterias actuais. Tanto as baterias como o motor eléctrico são desenvolvidos pela Nissan.
    Ghosn afirma que «o preço do veículo eléctrico será idêntico ao de um modelo actual a gasolina, sem as baterias.» Para as baterias, a Nissan tem em hipótese um sistema de leasing em que o custo total (baterias mais carregamentos) será idêntico ao preço da gasolina gasta por um automóvel comparável. A Nissan já assinou um contrato com o estado de Israel em que garante dez anos de exclusividade na comercialização de veículos eléctricos no país. Um país do Médio Oriente, produtor de petróleo, que Ghosn não quis identificar, também está interessado. A marca pretende envolver-se também na distribuição e profetiza uma mudança cultural para o comércio automóvel, aproximando-o do modelo conhecido das comunicações móveis: «podemos chegar a um ponto em que o carro é cedido a preço zero, o cliente só paga o leasing das baterias e as recargas.»
    As necessidades obrigam.

    #2
    ainda bem

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      #3
      Espero que seja dado o passo definitivo para nos livrarmos da especulação dos econobadamecos e dos Sheiks com lençois na cabeça...

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        #4
        A culpa é do Sócrates e se eles o vão desenvolver é graça aos piquetes dos camionistas

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          #5
          como isto está a ir...pode já não vir a tempo...

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            #6
            Podia sair mais cedo um bocadinho, não me apetecia ter de esperar até 2010

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              #7
              se não acontecer o mesmo que ao EV1 , ao RAV4 e por aí fora...

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                #8
                Atenção que esse carro não será nada económico, pois as baterias serão caríssimas....

                A solução ideal seria os fabricantes juntarem-se para definir uma norma para módulos standard de baterias, que seriam usados em vários modelos.

                A produção em massa destes módulos permitiria baixar o custo de desenvolvimento e produção e tornar o carro eléctrico uma alternativa viável...

                Assim, com soluções proprietárias, não vamos lá...

                Comentário


                  #9
                  Pode já ser tarde, mas é melhor que nada...

                  Comentário


                    #10
                    Ghosn afirma que «o preço do veículo eléctrico será idêntico ao de um modelo actual a gasolina, sem as baterias.» Para as baterias, a Nissan tem em hipótese um sistema de leasing em que o custo total (baterias mais carregamentos) será idêntico ao preço da gasolina gasta por um automóvel comparável.
                    Sim, mas que custo é esse?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                      Sim, mas que custo é esse?
                      O custo de uma bateria destas dificilmente será inferior a 10000 euros

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                        O custo de uma bateria destas dificilmente será inferior a 10000 euros
                        Então a vantagem é "teoricamente" ser menos poluente, para além de ser algo independente do petróleo.
                        Porque de custos, ficamos na mesma...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                          Então a vantagem é "teoricamente" ser menos poluente, para além de ser algo independente do petróleo.
                          Porque de custos, ficamos na mesma...
                          Pois... e isso de ser independente do petroleo e so uma meia verdade, porque grande parte da energia electrica ainda e produzida em centrais termo-electricas... mas tem de secomeçar por algum lado!

                          Vamos sair do dominio da galp pra passarmos pro da edp

                          Comentário


                            #14
                            Ganda Ghosn!!
                            Se não podes com eles, FAZ como eles!

                            Ghosn afirma que «o preço do veículo eléctrico será idêntico ao de um modelo actual a gasolina, sem as baterias.» Para as baterias, a Nissan tem em hipótese um sistema de leasing em que o custo total (baterias mais carregamentos) será idêntico ao preço da gasolina gasta por um automóvel comparável.

                            Ou seja, "tomem lá um eléctrico e passem para cá a massa do pitrol, fachavôr!"

                            Entre os mamões da OPEP e a bondosa indústria automóvel, venha o diabo e escolha!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
                              Ganda Ghosn!!
                              Se não podes com eles, FAZ como eles!

                              Ghosn afirma que «o preço do veículo eléctrico será idêntico ao de um modelo actual a gasolina, sem as baterias.» Para as baterias, a Nissan tem em hipótese um sistema de leasing em que o custo total (baterias mais carregamentos) será idêntico ao preço da gasolina gasta por um automóvel comparável.

                              Ou seja, "tomem lá um eléctrico e passem para cá a massa do pitrol, fachavôr!"

                              Entre os mamões da OPEP e a bondosa indústria automóvel, venha o diabo e escolha!
                              Daqui a nada vai ser como os telemoveis... mandamos o carro pra abate quando a bateria estiver viciada já que a bateria custa tanto como carro novo( já com 1a bateria).
                              ;)

                              Comentário


                                #16
                                Para mim, isso é apenas publicidade.


                                O futuro dos transportes eléctricos, pelo menos, com a tecnologia que temos hoje, deverá ter, quase de certeza, condensadores de camada dupla ("supercondensadores"), especialmente agora com os nanotubos de carbono (provávelmente, dever-se-há falar de "nanotubos" como já se falou de "plástico").

                                Ao contrário das baterias actuais, não são perigosos, 1000x menos susceptiveis ao "vício", carregam muuuuuuuito mais rápido, não aquecem (i.e. pelo menos tanto), não sofrem "tanto" com altas temperaturas, passam do estado "carregar" para o estado "descarregar" muuuito mais rápido, etc. etc. etc...

                                A desvantagem, é que os supercondensadores experimentais do MIT, ainda só conseguem armazenar metade de uma bateria de lítio por kilograma, os que se podem comprar ainda hoje, só 1/10...

                                Contudo, consegue fornecer a potência suficiente para andar bem, ao contrário das baterias. Cerca de 100x mais que as baterias de topo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Miguel Pires Ver Post
                                  Pois... e isso de ser independente do petroleo e so uma meia verdade, porque grande parte da energia electrica ainda e produzida em centrais termo-electricas... mas tem de secomeçar por algum lado!

                                  Vamos sair do dominio da galp pra passarmos pro da edp
                                  triste, mas verdade!!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                    Então a vantagem é "teoricamente" ser menos poluente, para além de ser algo independente do petróleo.
                                    Porque de custos, ficamos na mesma...
                                    a principal preocupação aqui não os custos, pois não?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Todos os contrutores já vieram com a "propaganda" de carros eléctricos ou semi-eléctricos e alguns já os teem, no entanto não é por causa disso que vendem a rodos ou que os custos de produção/valor do carro não são altos, basta ver o caso do Prius,quanto custa a tecnologia para controlar a energia? E uma bateria? E quanto custa o carro ao consumidor?? E toda a gente compra um Prius??? Acho que a maioria continua a preferiri Audis e BMW's e carros com cilindradas 2.0 a gasoleo.

                                      E desculpem lá, mas só um grupo que nem é dos mais fortes vai alterar a cultura de vendas??? Só se for para a própria marca por conta e risco o que acho dificil, ou todos alinham e partilham tecnologia ou alguem vai entrar pela madeira dentro. Basta lembrar o não muito longiquo caso da GM na America que quis enovar sozinha com sistemas eléctricos, estabeleceu parcerias fez contratos mas como se mete só, entrou pela madeira dentro, perdeu dinheiro e este quase no fundo do poço. O Presidente acabou por ser substituido.

                                      Por isso estes anúnicos são propaganda quanto a mim. Já no último salão de peso internacional a GM veio de novo com a treta que vai investir biliões em desenvolvimento de novos motores, muitos dos quais eléctricos. A Toyota disse que ia ter uma linha(marca) chamada Prius com carros eléctricos de todos os segmentos até 2010.

                                      faltam 2 anos, eu quero ver quem produz tanta tecnologia, tão rápido.

                                      Faz lembrar a noticia do destak. Nissan mete 60 carros novos em Portugal até 2010.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Os automóveis eléctricos parecem-me ser uma realidade que virá a curto prazo.
                                        Resta saber quantos de nós estaremos dispostos a aderir a esta tecnologia e a que preço.
                                        Automóveis eléctricos sempre existiram, mas os pontos negativos ainda são alguns.
                                        A Nissan tem um bom historial neste campo, acredito que vá sair algo muito bom mas lá está, pode não ser suficiente (de atributos) para que consiga cativar as suas vendas.
                                        É um grande grupo, com um grande CEO.
                                        Vamos ver como corre.
                                        Para já estou um pouco céptico.
                                        Editado pela última vez por MadDragon; 12 June 2008, 14:52.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Por acaso estive a ler um bocado sobre isto, e já sabia acerca do propósito da Nissan. Acho que é uma decisão tardia, e um modelo assim, já deveria de existir à muito. Um carro 100% eléctrico para andar num raio de 100 km seria o ideal, ficando o carro térmico para as grandes deslocações, complementando-se assim muito bem desta maneira.

                                          Já agora e a talho de foice, deixo aqui os meus 2 centavos….acho que a ideia de que as baterias são caras, pesadas e pouco fiáveis, que os construtores apregoam, é um pouco errada. Por exemplo, eu tenho uma data de aviões telecomandados, todos eléctricos. Chego a ter autonomias de mais de 40 minutos, ou potências da ordem do kW – para modelos de 800grs. Isto é possível com as baterias de polímeros de lítio ou Lipos, a designação mais conhecida. Para a mesma densidade energética de uma pilha de NiMh ou NiCad, são 5 (!!!) vezes mais leves, não viciam e têm uma descarga brutal.

                                          Se eu associasse as minhas baterias todas em paralelo, ficaria com uma capacidade de cerca de 33500 mAh, ou seja, conseguiria debitar 33 A durante uma hora, dentro dos parâmetros de segurança da bateria – 10C. O espaço ocupado por todas estas baterias não é mais do que o volume ocupado por dois arquivadores A4 daqueles da âmbar. Ou seja, com o espaço ocupado por uma mala pequena, facilmente se multiplica este valor por 10, sendo assim possível uma potência da ordem dos 30 a 40 kW …. Suficiente para locomover um pequeno veículo utilitário para as voltas do dia a dia…

                                          Comentário


                                            #22
                                            Se em 2010, coisa que não acredito, a Nissan tiver um carro eléctrico para me vender, eu compro um ou até dois.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Primeiro veículo inteiramente eléctrico Nissan.

                                              Nissan Tama de 1947.
                                              Velocidade máxima de 35Km/h e autonomia para 65Km.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Realmente o nome GHOSN deve dar cólicas a muita gente neste forum.

                                                Agora que há um grande grupo qe tem os tomates de dizer: vamos mudar, vamos ser os primeiros, afinal agora já nao é soluçao, afinal ja e poluente, afinal ja é bosta, afinal vamos continuar com carros a petroleo, dependentes de todo o lobby mundial do petroleo qe domina a sociedade actual...

                                                "ah, então os carros vao ser ao mesmo preço???? temos de pagar as baterias??????? nao vao ser vendidos a 500euros para qualquer marmanjo ter carro??????? entao quero gasolina"

                                                se fosse a VAG a anunciar um hibrido TDI todo xpto que afinal é um projecto que nao é alternativa nenhuma, e qe até foi abandonado, ja tava tudo a dizer que eram os pioneiros, os inovadores, bla bla

                                                coerencia sff

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                  Realmente o nome GHOSN deve dar cólicas a muita gente neste forum.

                                                  Agora que há um grande grupo qe tem os tomates de dizer: vamos mudar, vamos ser os primeiros, afinal agora já nao é soluçao, afinal ja e poluente, afinal ja é bosta, afinal vamos continuar com carros a petroleo, dependentes de todo o lobby mundial do petroleo qe domina a sociedade actual...

                                                  "ah, então os carros vao ser ao mesmo preço???? temos de pagar as baterias??????? nao vao ser vendidos a 500euros para qualquer marmanjo ter carro??????? entao quero gasolina"

                                                  se fosse a VAG a anunciar um hibrido TDI todo xpto que afinal é um projecto que nao é alternativa nenhuma, e qe até foi abandonado, ja tava tudo a dizer que eram os pioneiros, os inovadores, bla bla

                                                  coerencia sff
                                                  Plenamente de acordo.
                                                  Ao contrário de nós, esta notícia está a ser bem recebida lá por fora.
                                                  Contrastes meus amigos, contrastes.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                    Realmente o nome GHOSN deve dar cólicas a muita gente neste forum.

                                                    Agora que há um grande grupo qe tem os tomates de dizer: vamos mudar, vamos ser os primeiros, afinal agora já nao é soluçao, afinal ja e poluente, afinal ja é bosta, afinal vamos continuar com carros a petroleo, dependentes de todo o lobby mundial do petroleo qe domina a sociedade actual...

                                                    "ah, então os carros vao ser ao mesmo preço???? temos de pagar as baterias??????? nao vao ser vendidos a 500euros para qualquer marmanjo ter carro??????? entao quero gasolina"

                                                    se fosse a VAG a anunciar um hibrido TDI todo xpto que afinal é um projecto que nao é alternativa nenhuma, e qe até foi abandonado, ja tava tudo a dizer que eram os pioneiros, os inovadores, bla bla

                                                    coerencia sff
                                                    O GHOSN é claramente contra os carros eléctricos e híbridos, até agora para o meu desgosto o grupo Renault-Nissan não tem feito nada nesse sentido, espero que desta seja de vez e não mais um embuste.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Henriques J. Ver Post
                                                      O GHOSN é claramente contra os carros eléctricos e híbridos, até agora para o meu desgosto o grupo Renault-Nissan não tem feito nada nesse sentido, espero que desta seja de vez e não mais um embuste.
                                                      http://www.carbodydesign.com/archive...icles-on-show/
                                                      Convinha ter a certeza das coisas ates de se falar seja no que for.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                        http://www.carbodydesign.com/archive...icles-on-show/
                                                        Convinha ter a certeza das coisas ates de se falar seja no que for.
                                                        Sei bem do que falo.

                                                        "Nissan's Ghosn tells it like it is, hybrids suck"

                                                        http://www.autoblog.com/2005/01/31/n...-hybrids-suck/

                                                        existem milhares de páginas como esta a expressar a opinião do senhor Ghosn sobre o assunto.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Ghosn: Hybrids Are a “Terrible Business Prospect”

                                                          e aqui enganou-se redondamente:

                                                          "Hybrid sales account for less than one per cent of global sales. It is a niche technology. The question is how much the consumer is willing to pay for them, and if they are unsure at $70 a barrel [for oil] then I would be very worried. For now it is a terrible business prospect."

                                                          http://www.greencarcongress.com/2005...hybrids_a.html

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Henriques J. Ver Post
                                                            Sei bem do que falo.

                                                            "Nissan's Ghosn tells it like it is, hybrids suck"

                                                            http://www.autoblog.com/2005/01/31/n...-hybrids-suck/

                                                            existem milhares de páginas como esta a expressar a opinião do senhor Ghosn sobre o assunto.
                                                            Falaste em hibridos e em eléctricos.
                                                            Claramente contra os eléctricos não é de certeza.

                                                            Comentário

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