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Volvo C30: Diesel vs GPL. Aquisição veículo usado

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    Volvo C30: Diesel vs GPL. Aquisição veículo usado

    Prezados foristas

    (1) Um familiar meu reside no estrangeiro e está interessado em adquirir um veículo usado para posterior importação. O veículo em causa seria um Volvo C30.

    (2) O meu familiar recebeu duas ofertas distintas de um vendedor profissional que lhe ergueram uma dúvida existencial: sucede que o vendedor lhe colocou perante duas alternativas:

    - ou comprava o modelo 1,6 a diesel;
    - ou um 1,6 a gasolina com oferta de instalação GPL num mecânico autorizado.

    Ambos os modelos têm o mesmo preço.

    (3) O modelo diesel tem consumos de 6,2L / 100km em circuito urbano; o modelo GPL teria consumos de cerca de 10L / 100km em circuito urbano (diferencial de consumo incluído). Ceteris paribus (ou seja, mantendo-se os preços constantes), teriamos as seguintes despesas para um veículo que circulará cerca de 800km por mês (10.000km por ano).

    Diesel: 6,2 * 1,40 = € 8,68 por cada 100km.

    GPL: 10 * 0,65 = € 6,5 por cada 100km.

    A isto se juntarão as despesas de legalização do veículo que somarão:

    (a) Diesel: cerca de € 2500

    (b) GPL: cerca de € 1400.

    (4) O meu familiar pediu-me a opinião mas, como nem eu nem ele percebemos patavina de automóveis nem de sistemas alternativos de combustível, resolvi vir aqui colocar-vos os dados do problema e pedir a vossa sapiente opinião.

    Em vossa opinião, qual é a melhor solução?

    PS:
    por favor não transformem isto numa guerra contra a Volvo nem num combate mortal diesel vs GPL.

    #2
    Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
    Prezados foristas

    (1) Um familiar meu reside no estrangeiro e está interessado em adquirir um veículo usado para posterior importação. O veículo em causa seria um Volvo C30.

    (2) O meu familiar recebeu duas ofertas distintas de um vendedor profissional que lhe ergueram uma dúvida existencial: sucede que o vendedor lhe colocou perante duas alternativas:

    - ou comprava o modelo 1,6 a diesel;
    - ou um 1,6 a gasolina com oferta de instalação GPL num mecânico autorizado.

    Ambos os modelos têm o mesmo preço.

    (3) O modelo diesel tem consumos de 6,2L / 100km em circuito urbano; o modelo GPL teria consumos de cerca de 10L / 100km em circuito urbano (diferencial de consumo incluído). Ceteris paribus (ou seja, mantendo-se os preços constantes), teriamos as seguintes despesas para um veículo que circulará cerca de 800km por mês (10.000km por ano).

    Diesel: 6,2 * 1,40 = € 8,68 por cada 100km.

    GPL: 10 * 0,65 = € 6,5 por cada 100km.

    A isto se juntarão as despesas de legalização do veículo que somarão:

    (a) Diesel: cerca de € 2500

    (b) GPL: cerca de € 1400.

    (4) O meu familiar pediu-me a opinião mas, como nem eu nem ele percebemos patavina de automóveis nem de sistemas alternativos de combustível, resolvi vir aqui colocar-vos os dados do problema e pedir a vossa sapiente opinião.

    Em vossa opinião, qual é a melhor solução?

    PS: por favor não transformem isto numa guerra contra a Volvo nem num combate mortal diesel vs GPL.
    tendo o mesmo preço de aquisição, e visto o valor por quilometro ser inferior a gpl alem das despezas inerentes a legalização serem igualmente inferiores eu optava pelo gpl.
    tens um motor a gasolina que polui menos faz menos mal ao ambiente pela opção gpl e ainda te sai mais barato a despeza por quilometro e legalização. essa era a minha opção

    Comentário


      #3
      para mim era ja com GPL

      Comentário


        #4
        Se o preço é o mesmo eu comprava Diesel ...

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          #5
          Ia para o diesel por três razões:

          Anda mais.

          Mala que sendo pequena, poderá ficar inexistente.

          Dificuldds no abastecimento pois nem todas as localidades, antes pelo contrário, têm bombas de gpl.

          Comentário


            #6
            Diesel.

            Comentário


              #7
              Diesel.

              Por 3 razões:

              1) não tem intervenção aftermarket por "instaladores autorizados" - geralmente, quando dá problema a autorização fica bem na parede;

              2) valor de retoma - um veículo diesel tem sempre melhor valor de retoma que um adaptado a GPL, também pela noção de fiabilidade percebida pelo mercado, baseada no enunciado no ponto anterior;

              3) o preço do GPL será baixo enquanto o Governo não descobrir aí um filão fiscal, que aumenta com a adesão massiva de portugueses.
              Todas as decisões de longo prazo que dependam de argumentos baseados em incentivos fiscais ou leis governamentais específicas, estão condenadas a prazo - maior ou menor, dependendo de factores políticos não controláveis pelo decisor.

              Comentário


                #8
                E o motor Diesel é mais agradável de se guiar ... mais disponível.

                Comentário


                  #9
                  Tentava arranjar o 1.8 pelo preço do diesel e comprava esse.

                  Assim ficaria na duvida mas acabaria por escolher o otto na mesma, 1000 Euros no acto da compra mais o que popava em combustivel é muito dinheiro.

                  Comentário


                    #10
                    gpl, até porque duvido que esse diesel faça 6,5 onde o gasolina faz 10l.

                    Comentário


                      #11
                      Gpl...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                        gpl, até porque duvido que esse diesel faça 6,5 onde o gasolina faz 10l.
                        Montado no Volvo não sei, mas o meu faz 5,5 a 6. Neste momento está com 5,2 e há dias fez 650kms a 4,7. Tambem faz 7 ou 8 se eu quiser...

                        Comentário


                          #13
                          Se fosse eu, metia GPL nesse carro porque o considero de cariz desportiva e de lazer. Faz-me confusão um carro desportivo passar por mim com "aquele som Diesel"...

                          No entanto se o teu objectivo é "poupar", compra um 1.0 ou um 1.2 e mete a GPL! Aí sim terás uma relação €/km praticamente imbatível!

                          Comentário


                            #14
                            Se fosse eu escolhia diesel... Acho que esse motor não é o mais certo para meter a GPL, ou estou enganado?

                            Comentário


                              #15
                              A meu ver o único problema é que o C30 tem uma mala eduzrida que com o depósito para o gás, se tornará (ainda mais) exígua.

                              Atenção a isso porque pode limitar bastante a utilização do carro.

                              Comentário


                                #16
                                Se o carro for para ficar uns anos em casa, optava sem qualquer margem para dúvida pelo GPL. No entanto seria interessante uma motorização melhor do que o 1.6

                                Devo dizer que esses 0,65€ por litro de GPL estão muito inflaccionados. Eu por exemplo atesto na Figueira a 0,57 e nos sítios mais caros costumo pagar 0,60€.

                                Chega-se a poupar mais de 2 euros por cada 100km o que é uma diferença muito grande face ao diesel, para além de que o diesel está em aumento continuo enquanto que o GPL não tem acompanhado o aumento dos preços de combustíveis.

                                A desculpa de falta de postos de abastecimento actualmente não tem qualquer cabimento. Em quase todas as cidades e/ou em localidades próximas existem postos de GPL, assim como nas áreas de serviço das AE's.

                                Há quem diga que o governo mais tarde pode aumentar significativamente o imposto a cobrar no GPL com o aumento massivo de utilizadores, mas na realidade nunca o poderá fazer de modo a inviabilizar a utilização deste combustivel...

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                                  #17
                                  Já se falou de GPL aqui neste forum para que já houvesse alguma informação, pelo menos informação credível, e não a constante desinformação das aves agoirentas do costume.

                                  Para que conste, os impostos sobre o GPL são mais altos que os do gasóleo. O gasóleo tem um preço fictício que a qualquer momento pode alterar, com facilidade se pode aproximar da gasolina ou mesmo ultrapassar. P preço do GPL é regulado pela UE.

                                  A assistência está mais que garantida em Portugal, há representantes das principais marcas e há muito boas oficinas com pessoal competente.

                                  A fiabilidade de um motor a GPL não deve nada a um motor a diesel, antes pelo contrário.

                                  Quanto ao andamento, só guiando um carro a GPL se poderá ter a noção de que não há diferença em relação à gasolina.

                                  Quanto ao depósito, se colocar um tórico no lugar do pneu não perde espaço na mala.

                                  Neste momento o preço do GPL é de 0.69, nas áreas de serviço. Nas localidades poderá haver preços mais baratos.
                                  Editado pela última vez por LM; 12 June 2008, 22:05.

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por RSafrane Ver Post
                                    Se fosse eu escolhia diesel... Acho que esse motor não é o mais certo para meter a GPL, ou estou enganado?
                                    Então porquê?

                                    Até um 1.0 serve para colocar a GPL e a desculpa da perca de potência não é visível com a actual geração de kits de injecção sequencial.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por André Ver Post
                                      A meu ver o único problema é que o C30 tem uma mala eduzrida que com o depósito para o gás, se tornará (ainda mais) exígua.

                                      Atenção a isso porque pode limitar bastante a utilização do carro.
                                      De acordo com as informações do meu familiar, seria instalado um depósito tórico (no lugar do pneu suplente).

                                      Originalmente Colocado por margalhau Ver Post
                                      Se o carro for para ficar uns anos em casa, optava sem qualquer margem para dúvida pelo GPL. No entanto seria interessante uma motorização melhor do que o 1.6

                                      Devo dizer que esses 0,65€ por litro de GPL estão muito inflaccionados. Eu por exemplo atesto na Figueira a 0,57 e nos sítios mais caros costumo pagar 0,60€.

                                      Chega-se a poupar mais de 2 euros por cada 100km o que é uma diferença muito grande face ao diesel, para além de que o diesel está em aumento continuo enquanto que o GPL não tem acompanhado o aumento dos preços de combustíveis.

                                      A desculpa de falta de postos de abastecimento actualmente não tem qualquer cabimento. Em quase todas as cidades e/ou em localidades próximas existem postos de GPL, assim como nas áreas de serviço das AE's.

                                      Há quem diga que o governo mais tarde pode aumentar significativamente o imposto a cobrar no GPL com o aumento massivo de utilizadores, mas na realidade nunca o poderá fazer de modo a inviabilizar a utilização deste combustivel...
                                      O meu familiar vive no estrangeiro e o preço lá é de € 0,65 por litro. De acordo com as informações do meu familiar, o stand em causa tem feito um enorme negócio com a instalação do GPL porque são representantes de diversas marcas (OPEL, Chevrolet e Volvo) e têm autorização de cada uma destas marcas para realizar as instalações. As mesas gozam ainda de 1 ano de garantia nas oficinas da rede de concessionários. Apesar de não ser extensível a Portugal, o meu familiar não regressará a Portugal antes de um ano.

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