Prezados foristas
(1) Um familiar meu reside no estrangeiro e está interessado em adquirir um veículo usado para posterior importação. O veículo em causa seria um Volvo C30.
(2) O meu familiar recebeu duas ofertas distintas de um vendedor profissional que lhe ergueram uma dúvida existencial: sucede que o vendedor lhe colocou perante duas alternativas:
- ou comprava o modelo 1,6 a diesel;
- ou um 1,6 a gasolina com oferta de instalação GPL num mecânico autorizado.
Ambos os modelos têm o mesmo preço.
(3) O modelo diesel tem consumos de 6,2L / 100km em circuito urbano; o modelo GPL teria consumos de cerca de 10L / 100km em circuito urbano (diferencial de consumo incluído). Ceteris paribus (ou seja, mantendo-se os preços constantes), teriamos as seguintes despesas para um veículo que circulará cerca de 800km por mês (10.000km por ano).
Diesel: 6,2 * 1,40 = € 8,68 por cada 100km.
GPL: 10 * 0,65 = € 6,5 por cada 100km.
A isto se juntarão as despesas de legalização do veículo que somarão:
(a) Diesel: cerca de € 2500
(b) GPL: cerca de € 1400.
(4) O meu familiar pediu-me a opinião mas, como nem eu nem ele percebemos patavina de automóveis nem de sistemas alternativos de combustível, resolvi vir aqui colocar-vos os dados do problema e pedir a vossa sapiente opinião.
Em vossa opinião, qual é a melhor solução?
PS: por favor não transformem isto numa guerra contra a Volvo nem num combate mortal diesel vs GPL.
(1) Um familiar meu reside no estrangeiro e está interessado em adquirir um veículo usado para posterior importação. O veículo em causa seria um Volvo C30.
(2) O meu familiar recebeu duas ofertas distintas de um vendedor profissional que lhe ergueram uma dúvida existencial: sucede que o vendedor lhe colocou perante duas alternativas:
- ou comprava o modelo 1,6 a diesel;
- ou um 1,6 a gasolina com oferta de instalação GPL num mecânico autorizado.
Ambos os modelos têm o mesmo preço.
(3) O modelo diesel tem consumos de 6,2L / 100km em circuito urbano; o modelo GPL teria consumos de cerca de 10L / 100km em circuito urbano (diferencial de consumo incluído). Ceteris paribus (ou seja, mantendo-se os preços constantes), teriamos as seguintes despesas para um veículo que circulará cerca de 800km por mês (10.000km por ano).
Diesel: 6,2 * 1,40 = € 8,68 por cada 100km.
GPL: 10 * 0,65 = € 6,5 por cada 100km.
A isto se juntarão as despesas de legalização do veículo que somarão:
(a) Diesel: cerca de € 2500
(b) GPL: cerca de € 1400.
(4) O meu familiar pediu-me a opinião mas, como nem eu nem ele percebemos patavina de automóveis nem de sistemas alternativos de combustível, resolvi vir aqui colocar-vos os dados do problema e pedir a vossa sapiente opinião.
Em vossa opinião, qual é a melhor solução?
PS: por favor não transformem isto numa guerra contra a Volvo nem num combate mortal diesel vs GPL.
Comentário