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Utilitário em 2ªMão , q acham do Twingo de 97?

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    Utilitário em 2ªMão , q acham do Twingo de 97?

    Boas
    Uma familiar minha vai comprar um carro para as suas deslocações diarias.
    Serão cerca de 800kms por mês.
    Ela procura um carro pequeno porque trabalha num Hospital e os lugares para estacionar escasseiam... Todos os cms contam...
    Ela quer gastar até 2500/3000 euros e por gosto meramente estético apontou baterias para os seguintes modelos:

    Daewoo Matiz
    Fiat Seicento (o normal ou o Sport)
    Lancia Y
    Renault Twingo

    Dentro destes modelos quais os seus pontos fortes e fracos? Consumos reais?
    Qual a melhor escolha?
    Quem tem ou teve algum destes modelos q fale um pouco da sua experiencia com os mesmos.
    Antecipadamente obrigado

    Editado

    A minha familiar já viu uma serie de carros e a lista resume-se a :

    Clio 1.2 de 1997
    Punto 55/75 de 1997
    Fiesta 1.25 de 1997
    Twingo 1.2 de 1997 (é o q ela gosta mais...)

    Qual acham a escolha mais equilibrada?

    O q acham do Twingo de 97 ?
    Pontos fortes e fracos?
    Q motor 1.2 é q ele tem, é o de 60cv ou o de 55?
    Editado pela última vez por PedroFernandes; 03 July 2008, 04:36.

    #2
    Penso que deveria ter em consideração o aspecto segurança, e antes de mais consultar crash-tests dos modelos em causa. Quanto ao Lancia Y e Seicento são para esquecer neste âmbito. O Twingo só a partir de 2000 tem a sua estrutura reforçada e consegue melhores resultados. Quanto ao Matiz, sinceramente não tenho conhecimento.
    Quanto a performance e design optaria pelo Y, dos melhores 1.2 da altura.
    Boa sorte!

    Comentário


      #3
      O Fiat Seicento é uma autêntica pandeireta, mas é fiavel e economico. Economia tanto nos consumos como na manutenção.

      Tem uma manobralidade em cidade fabulosa, cabe mesmo em quase todos os buracos.

      A direcção é relativamente leve mesmo sem direcção assistida e tem uma excelente brecagem.

      É espaçoso para o seu tamanho e a mala até das mais jeitosas. E está longe de ser desconfortável, até mesmo para algumas tiradas em estrada.

      Tem a vantagem de se encontrar a preços muito simpáticos.


      O Renault Twingo...

      Oferece muito mais espaço que o Seicento mas está limitado a 4 lugares de livrete (o Fiat tem 5). Permite modular o interior. É mais confortável.

      É económico com o motor 1.2 D7F de 60 cv (posterior a Setembro de 1996). É fiável e os seus custos de utilização estão também limitados a valores bem razoáveis.

      Breca também ele muito bem e oferece também uma excelente manobralidade em zonas mais apertadas. Porém, impõe-se comprar com direcção assistida, senão é o martírio...

      Deste, aconselhava-te um de 1997 em diante... Apartir de 1998, o carro traz diferenças mais assinaláveis, sendo visíveis as diferenças ao nivel da carroçaria e de pormenores no interior.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por tiagorocha Ver Post
        Penso que deveria ter em consideração o aspecto segurança, e antes de mais consultar crash-tests dos modelos em causa. Quanto ao Lancia Y e Seicento são para esquecer neste âmbito. O Twingo só a partir de 2000 tem a sua estrutura reforçada e consegue melhores resultados. Quanto ao Matiz, sinceramente não tenho conhecimento.
        Quanto a performance e design optaria pelo Y, dos melhores 1.2 da altura.
        Boa sorte!

        Eu ia falar exactamente na questão da segurança! Nesse aspecto, e por ordem descendente de segurança, temos:
        • Twingo (última evolução, as outras são para esquecer!)
        • Lancia Y (perto de 3 estrelas no NCAP)
        • Matiz (mais uma vez, é de preferir as últimas versões, pois o 1º era bastante mau - ver revista "Turbo" de Agosto de 1999)
        • Fiat Seicento
        O carro mais "adulto" de todos é sem dúvida o Lancia - espaço, equipamento e conforto bastante razoáveis, e até algum requinte. O Matiz é um carro extremamente prático, maneável e fiável. O Twingo também é muito prático, espaçoso e confortável, mas acima de tudo é uma questão de gosto: ou se ama ou se detesta. O Seicento é o mais minimalista de todos.

        Eu escolheria o Lancia Y.

        Comentário


          #5
          Conselho, foge do Matiz.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por savage-xp Ver Post
            Conselho, foge do Matiz.
            Acho que tudo vai do cuidado que se tem como carro...

            Eu tenho um e não tenho queixas e maior

            Comentário


              #7
              Tendo em vista o q ela quer gastar, apontava baterias ao MAtiz e Seiscento.

              Devido a serem mais baratos,é possivel comprar mais recentes, e c jeito arranja-se c A/C. O Seiscento, tem um defeito de gastar embraiagens e mais algums q n me lembro. No entanto aquilo é barato. De resto é mto honesto. O matiz já ouvi falar mto bem e mto mal.

              Comentário


                #8
                Desses esquecia o seicento e o Matiz. a minha escolha ia para o Y, excelente equipamento, suspensão independente atrás (coisa muito rara), ambiente a bordo fantástico e a maior sensação de "carro". Com esse orçamento já se arranja um 1.2 de 86cv, é uma bombinha e gasta pouco.

                Em alternativa o Twingo, mas dos últimos. A grande vantagem é o espaço e a versatilidade.

                Comentário


                  #9
                  Escolhia o twingo 1.2 60cv. por me pareçer o mais equilibrado em termos de segurança/fiabilidade/espaço/conforto/prestações/consumo

                  Comentário


                    #10
                    Dentro desses escolhia o Y. Está acima dos restantes na minha opiniao.
                    De resto tenho bastante experiencia com um Matiz e para cidade adoro-o. De consumos é um algo gastador (sobretudo para o que anda). Mas é confortavel, agil (como todos os outros suponho), facil e suave de conduzir.
                    Quanto ao Twingo e ao Seicento nao posso ajudar.

                    Comentário


                      #11
                      Desses só não conheço o Matiz. Nem de andar à pendura sequer. Os restantes conduzi.

                      Das opções que colocas, eu iria para o Y. Não exige muito em termos de manutenção, tem um equipamento bem engraçado e uma estética original. Para cidade é uma bela proposta pois prima por uma boa agilidade em todas as condições de trânsito e não enjeita deslocações em estrada ou AE.

                      PS: O 1.2 (de 82 ou 86 cv, não tenho a certeza quanto) "mexe-se" muito bem e em algumas versões tem uma listagem de equipamento que em nada perde para carros bem mais actuais deste segmento.
                      Editado pela última vez por Flyingsauce; 13 June 2008, 20:18.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver Post
                        Desses só não conheço o Matiz. Nem de andar à pendura sequer. Os restantes conduzi.

                        Das opções que colocas, eu iria para o Y. Não exige muito em termos de manutenção, tem um equipamento bem engraçado e uma estética original. Para cidade é uma bela proposta pois prima por uma boa agilidade em todas as condições de trânsito e não enjeita deslocações em estrada ou AE.

                        PS: O 1.2 (de 82 ou 86 cv, não tenho a certeza quanto) "mexe-se" muito bem e em algumas versões tem uma listagem de equipamento que em nada perde para carros bem mais actuais deste segmento.
                        O único problema do Matiz é o poder de aceleração 0-100 18 segundos, motor fraco, bebe óleo que se farta, peças caras para quem não tiver cunha. De resto é um bom carro.

                        Comentário


                          #13
                          Tenho um Renault twingo de 1998 e digam o que disserem o twingo arrasa!
                          É ágil, tem boa aceleração, espaço de sobra, tem um consumo baixo, manutenção barata (a dias mudei lhe o óleo e filtro de óleo por 36 euros).
                          O twingo leva muita porrada minha, desde, muitos pioes, muitas reduções à queima, muitas derrapagens, muitas mudanças esticadas, etc, etc. e tem sido sempre por gasolina e toca a andar! Já vai com 127000 kilometros e tá pronto pras curvas!

                          Comentário


                            #14
                            Obrigado pelos comentários de todos
                            A lista foi criada apenas com o pressuposto da estética e do tamanho reduzido.
                            Pelo q li o Y e o Twingo são as melhores opções não é?
                            O motor 1.2 do Twingo tem 2 potencias (55 e 60cv), tenho ideia q o de 55cv é de concepção mais antiga e é mais gastador, alguem sabe se isto é verdade?

                            Comentário


                              #15
                              Desses 4 talvez seja melhor o Twingo. O Matiz é fraquinho, o Seicento idem, e o Y safa-se.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PedroFernandes Ver Post
                                O motor 1.2 do Twingo tem 2 potencias (55 e 60cv), tenho ideia q o de 55cv é de concepção mais antiga e é mais gastador, alguem sabe se isto é verdade?
                                Apartir de 1997 o Twingo vem com o D7F de 60 cv (motor de 1.149 cm) mais económico que o C3G de 55 cv (1.239 cm3).

                                E com isso também se acabaram os problemas frequentes de incompatibilidade da sonda Lambda com o motor Clèon (C3G)...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post
                                  Apartir de 1997 o Twingo vem com o D7F de 60 cv (motor de 1.149 cm) mais económico que o C3G de 55 cv (1.239 cm3).

                                  E com isso também se acabaram os problemas frequentes de incompatibilidade da sonda Lambda com o motor Clèon (C3G)...
                                  Obrigado pela resposta

                                  Comentário


                                    #18
                                    O motor 1237 q equipava os primeiros twingos é os dos 9, 11, 19, etc...
                                    É um motor ainda c arvore de cames lateral.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post
                                      Apartir de 1997 o Twingo vem com o D7F de 60 cv (motor de 1.149 cm) mais económico que o C3G de 55 cv (1.239 cm3).

                                      E com isso também se acabaram os problemas frequentes de incompatibilidade da sonda Lambda com o motor Clèon (C3G)...
                                      Teve o 1.2 75 cv a partir de 2000.;)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Boas

                                        Tive um Twingo de 94 e vendio em 99 com mais de 280.000Km, os consumos dependiam do pé, min. 4.8lts e max quase 9lts, sempre a velocidades nada permitidas.
                                        Em termos de manutenção, nunca tive nenhum problema, sempre foi pneus, pastilhas de travões, oleos e filtros.
                                        A nivel de conforto, posso dizer que estáva a milhas dos concorentes que referes, fiz muitas viagens de mais de 300Km seguidos sem nunca sentir na pele os efeitos das estradas Portuguesas.
                                        A nivel de segurança, nunca apanhei grandes sustos com ele, apesar de abusar e abusar e abusar, nunca tive seguer uma pequena perda de controle, mas no entando não deixa de ser uma caixa de plástico.

                                        Posso dizer que estou a ponderar comprar outro Twingo.

                                        VNC

                                        PS - Ou se gosta ou se odeia.

                                        Comentário


                                          #21
                                          O meu pai andou com um Twingo desde 93 até 2006 como carro de serviço. Ainda usa-o, mas rarissimamente.

                                          O carro em si, apesar das formas dele não agradar a muitos, é um espectáculo. Tem 4 lugares, mas melhor aproveitados do que certos modelos da Renault de segmento superior (Clio II, Megane II berlina).

                                          O motor ainda fez cerca de 200 e poucos kms nas mãos do meu pai e nunca deu problemas. No que toca a problemas eléctricos, teve de levar um painel de instrumentos novo (o digital) aos 60 mil kms pelo de origem ter dado o berro (acontece).

                                          Comentário


                                            #22
                                            Estou a fazer um Up ao tópico para tentar saber informações acerca do Renault Twingo 1.2 de 97. Por favor vejam o primeiro post

                                            Antecipadamente obrigado

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post
                                              Apartir de 1997 o Twingo vem com o D7F de 60 cv (motor de 1.149 cm) mais económico que o C3G de 55 cv (1.239 cm3).

                                              E com isso também se acabaram os problemas frequentes de incompatibilidade da sonda Lambda com o motor Clèon (C3G)...
                                              1237...............

                                              Comentário


                                                #24
                                                Boa compra! tenho um de 1998 e é so por gasolina e andar =D

                                                só um pormenor... o twingo é um citadino e não um utilitário!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O Twingo não é uma má opção mas o Y oferece mais requinte e equipamento do que o Renault. Nesse campo o Twingo é mais pão-pão-queijo-queijo com áreas de chapa à mostra no interior e um tablier mais monótono e simples.

                                                  O motor 1.2 8 válvulas do Lancia Y é fiável e as peças Fiat (mecânica) são substancialmente mais baratas que as da Renault.

                                                  O que de menos positivo tem o Y em relação a fiabilidade, de acordo com a imprensa, serão avarias a nível dos motores dos vidros eléctricos, fecho central e alternador, o interior dos LX em alcantara é muito sujativo e inimigo do cigarro.

                                                  Em relação a "electricidade" nada que ou não tenha sido resolvido pelo antigo proprietário ou que custe relativamente pouco num bom electricista-auto.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                                                    1237...............
                                                    Isso era no R5 / R9 / R11 e R19.

                                                    No Twingo e mesmo no Clio I tem mais 2 cm3...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu conduzi um twingo de 95 durante algum tempo e acho que ficas melhor servido com o fiesta ou punto! O twingo é muito frágil, pouco confortável, barulhento e adorna comó caraças!
                                                      O clio, se for o 1, acho que ainda é pior, pelo menos é muito mais feio!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O Matiz é que não. Só aquela caixa

                                                        Chassis

                                                        Segurança

                                                        etc etc

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por PedroFernandes Ver Post
                                                          Boas
                                                          Uma familiar minha vai comprar um carro para as suas deslocações diarias.
                                                          Serão cerca de 800kms por mês.
                                                          Ela procura um carro pequeno porque trabalha num Hospital e os lugares para estacionar escasseiam... Todos os cms contam...
                                                          Ela quer gastar até 2500/3000 euros e por gosto meramente estético apontou baterias para os seguintes modelos:

                                                          Daewoo Matiz
                                                          Fiat Seicento (o normal ou o Sport)
                                                          Lancia Y
                                                          Renault Twingo

                                                          Dentro destes modelos quais os seus pontos fortes e fracos? Consumos reais?
                                                          Qual a melhor escolha?
                                                          Quem tem ou teve algum destes modelos q fale um pouco da sua experiencia com os mesmos.
                                                          Antecipadamente obrigado

                                                          Editado

                                                          A minha familiar já viu uma serie de carros e a lista resume-se a :

                                                          Clio 1.2 de 1997
                                                          Punto 55/75 de 1997
                                                          Fiesta 1.25 de 1997
                                                          Twingo 1.2 de 1997 (é o q ela gosta mais...)

                                                          Qual acham a escolha mais equilibrada?

                                                          O q acham do Twingo de 97 ?
                                                          Pontos fortes e fracos?
                                                          Q motor 1.2 é q ele tem, é o de 60cv ou o de 55?
                                                          Desculpa a minha frontalidade, mas a tua familiar que esqueça o twingo.
                                                          A minha irmã teve um e isso é uma pandeireta. Foi dos poucos carros onde fiquei atravessado em curvas sem o provocar.

                                                          Um clio, punto, fiesta não só está a anos-luz em acabamentos como também em qualidade, estabilidade, etc.

                                                          O twingo é um carro fora do vulgar, mas é um fraco carro.

                                                          Desses iria ver o fiesta, que tem o motor mais evoluído dos que aí colocaste (e talvez desse segmento / geração), com uma caixa suave, uma boa direcção assistida, etc.

                                                          Seria a minha primeira escolha.

                                                          Sei que a minha opinião não vale nada, mas da última vez que alguém neste fórum me ignorou no que diz respeito ao twingo, comprou-o e arrependeu-se num instante.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Se for para andar em cidade o Twingo é do melhor. Tem mais espaço por dentro e é mais pequeno por fora que qualquer um dos outros.


                                                            Ainda me lembro do slogan, "Grandes para quê?

                                                            Comentário

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