Anúncio

Collapse
No announcement yet.

AVARIA PEUGEOT 106 Roland Garros

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    AVARIA PEUGEOT 106 Roland Garros

    Tenho um Peugeot 106 de 1998, com 150.000 Kms.
    Ultimamente o veículo tem-me falhado, quando vou em andamento. Deixa de funcionar.Dá impressão que se acaba o combustível, mesmo com o depósito mais de meio. Não dá solavancos.
    No início da avaria (há um mês e meio) conseguia fazer mais de 100 Km com ele , sem que acontecesse a paragem.
    Agora só já consigo fazer 50 km se for numa estrada a subir. O mais curioso é que o carro pára, mas dou à chave e volta a trabalhar logo, até à próxima paragem. Já mudei filtro da gasolina e bobine de ignição.
    Fui ao diagnóstico e acusou avaria fugidia na sonda lambda. O que eu queria era saber se alguém me pode informar se a avaria na sonda lambda faz parar o carro e se ele volta a trabalhar logo, dando à chave.
    Agradecia

    Obrigado

    DUARTE

    #2
    Bem vindo ao fórum.

    Infelizmente não te posso ajudar nessa questão, mas já agora, o teu carro não será antes um 206 Roland Garros??

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
      Bem vindo ao fórum.

      Infelizmente não te posso ajudar nessa questão, mas já agora, o teu carro não será antes um 206 Roland Garros??


      Ñão, não. É mesmo um 106 Roland Garros.

      Comentário


        #4
        Posso dizer que a minha irmã tem um 106 1.1i e há uns anos também lhe aconteceu a mesma coisa. Desligava-se em andamento sem explicação e sem qualquer sinal de que o fosse fazer.

        Carro na Peugeot e diagnóstico... Problema na centralina. Segundo eles era um defeito na programação da centralina, de que eles tinham conhecimento, o qual repararão com nova programação sem custos!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por RiCkYLiNk Ver Post
          Posso dizer que a minha irmã tem um 106 1.1i e há uns anos também lhe aconteceu a mesma coisa. Desligava-se em andamento sem explicação e sem qualquer sinal de que o fosse fazer.

          Carro na Peugeot e diagnóstico... Problema na centralina. Segundo eles era um defeito na programação da centralina, de que eles tinham conhecimento, o qual repararão com nova programação sem custos!

          Obrigado: Não sei se isso resolverá alguma coisa, porque a única avaria detectada no computador da PEUGEOT foi mesmo a sonda lambda. Mas estar a mudar isso e ficar na mesma é que me custa mais. Já falei com mecânicos e dizem-me que a avaria na sonda lambda não faz parar o carro. Na PEUGEOT disseram que sim. Pode ser que resolva. Mas , no computador não indica avaria na centralina, por má programação?
          Duarte

          Comentário


            #6
            Desculpa insistir nesse ponto, mas Roland Garros só houve 205 e 206!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
              Desculpa insistir nesse ponto, mas Roland Garros só houve 205 e 206!


              Eu já vi PUG 106 Roland Garros ...agora se era verdadeiro ou não....tinha tudo o que um veredadeiro RG trazia...incluindo a destinção na porta da frente...

              Comentário


                #8

                Comentário


                  #9
                  A sonda Lambda (ou Lâmpada, segundo alguns especialistas ) tem como função regular a combustão para a queima ser mais ecológica, pelo q não me acredito q seja o motivo do carro estar a falhar.
                  Não sendo filtros de combustível e de ar sujos, eu ía de imediato ver o estado de velas e cabos de vela, até pq já disseste q o restante sistema estava OK.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                    Desculpa insistir nesse ponto, mas Roland Garros só houve 205 e 206!
                    Caro Lino Marques.

                    O meu é o 106 Roland Garros. É todo verde. Tem o símbolo do Roland Garros nas portas. Os tapetes são verdes(também com o símbolo Roland Garros) e os estofos em cabedal e com uma parte de pano verde.
                    deve haver poucos 106 Roland Garros. Mas o meu é.

                    Duarte

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                      Desculpa insistir nesse ponto, mas Roland Garros só houve 205 e 206!
                      Amigo Lino existiu sim cá em portugal o 106 roland garros, houve inclusivamente no MKI e MKII

                      Comentário


                        #12
                        Viva,

                        Embora seja pouco provável a sonda provocar a paragem do motor tal não significa que seja impossível. Uma vez que a sonda controla a mistura de ar/gasolina, uma deficiente mistura pode provocar falha na combustão e consequente paragem do motor.

                        É uma avaria chata pois não dá para ter certeza de coisa alguma mas se já foram mudada aquelas peças todas o problema deve estar aí.

                        Comentário


                          #13
                          Peço desculpa por ter insistido no erro.
                          Houve 106 Roland Garros, sim!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                            Viva,

                            Embora seja pouco provável a sonda provocar a paragem do motor tal não significa que seja impossível. Uma vez que a sonda controla a mistura de ar/gasolina, uma deficiente mistura pode provocar falha na combustão e consequente paragem do motor.

                            É uma avaria chata pois não dá para ter certeza de coisa alguma mas se já foram mudada aquelas peças todas o problema deve estar aí.
                            Olá

                            Lá fui à Peugeot (na Guarda) e a sonda lambda ainda não tinha chegado, devido à greve dos camionistas na Espanha, segundo me informaram. Desta vez o carro falhou-me seis vezes , num trajecto de 125 Km.
                            Lá está... Pára, mas depois é só dar à chave e trabalha logo de seguida.
                            Lá na Peugeot disseram que sendo a única falha detectada no computador aquela, deverá ser aquela a peça a substituir. Eles dizem que se o computador detectou essa avaria, é porque é isso que faz parar o carro. Disseram que não poderá ser um problema de velas, porque isso se notava logo.
                            Vamos ver...

                            Obrigado

                            Duarte

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                              Peço desculpa por ter insistido no erro.
                              Houve 106 Roland Garros, sim!

                              Caro Lino Marques:

                              Não tem que pedir desculpas. Tudo bem...
                              Obrigado

                              Duarte

                              Comentário


                                #16
                                No caso da Sonda não resolver nada, eles têm de procurar a causa de tal anomalia sem te cobrar a sonda. penso que até podem experimentar com a sonda de outro carro

                                Comentário


                                  #17
                                  pode não ter nada a ver, mas experimenta a ver se a velas estão boas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Hoje de manhã , numa viagem de 125 Km o carro parou 8 vezes. Na parte final já parava cada 4 km ou menos. Terá alguma coisa a ver com o aquecimento do carro?
                                    Cada vez tenho mais medo de conduzir. Ultrapassar, nem pensar. O pior é os que vão atrás.


                                    Duarte

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DUARTE16a Ver Post
                                      Olá

                                      Lá fui à Peugeot (na Guarda) e a sonda lambda ainda não tinha chegado, devido à greve dos camionistas na Espanha, segundo me informaram. Desta vez o carro falhou-me seis vezes , num trajecto de 125 Km.
                                      Lá está... Pára, mas depois é só dar à chave e trabalha logo de seguida.
                                      Lá na Peugeot disseram que sendo a única falha detectada no computador aquela, deverá ser aquela a peça a substituir. Eles dizem que se o computador detectou essa avaria, é porque é isso que faz parar o carro. Disseram que não poderá ser um problema de velas, porque isso se notava logo.
                                      Vamos ver...

                                      Obrigado

                                      Duarte
                                      Como sugestão, verifica se o sistema de ventilação do deposito está bloqueado, ou as tubagens da gasolina estão com alguma dobra. Outra coisa que pode verificar é o bom funcionamento da bomba da gasolina, os injectores, a bobine da ignição.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pois é: tal como eu temia a avaria não é da sonda lambda, já que esta foi mudada e passado pouco tempo aconteceu outra paragem do carro. O que mais me chateia agora é que nestes carros modernos ninguém descobre as avarias. O computador já não detecta avaria nenhuma, mas ela está lá.
                                        Ou seja: tive que deixar o carro na oficina , arranjar outro carro e esperar até detectarem o que poderá ser. Agora falam num problema qualquer da bomba de injecção.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Isso também já me aconteceu, mas num clio 1.2 (carburador) e era a boia da gasolina que não estava a funcionar bem (infelizmente só depois de ter trocado várias peças é que se descobriu o defeito.
                                          Pode ser isso, pois os sintomas são os mesmos (não dava solavancos, simplesmente o motor deixava de trabalhar).



                                          cump

                                          Comentário


                                            #22
                                            [quote=rcontra;2343508]Isso também já me aconteceu, mas num clio 1.2 (carburador) e era a boia da gasolina que não estava a funcionar bem (infelizmente só depois de ter trocado várias peças é que se descobriu o defeito.
                                            Pode ser isso, pois os sintomas são os mesmos (não dava solavancos, simplesmente o motor deixava de trabalhar).



                                            cump

                                            Olá

                                            A avaria parece-me que já foi solucionada. Era da bomba de gasolina no depósito. Portanto havia um problema na pressão da alimentação. Conseguiram descobrir isso, após experimentar dar uma volta com o carro , fazendo 50 Km. A partir desses quilómetros, o carro começava a parar várias vezes. Fizeram o teste com um manómetro de pressão e uma lâmpada.
                                            Custou-me os olhos da cara, mas já fiz duas viagens de 250 km e nunca mais parou.
                                            Espero bem que , desta vez, seja definitivo.


                                            DUARTE16a

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ainda bem que está resolvido...

                                              Já agora quanto é que cobraram?

                                              Ps - estima essa carro, pois o 106 RG não é muito vulgar.

                                              Comentário


                                                #24
                                                boas,
                                                ja é um topico algo antigo mas como tenho ouvido falar muito em diagnosticos de avaria com a sonda lambda ou sensor de oxigeneo quero acrescentar algo.
                                                para começar ou a maioria dos mecanicos são trolhas e n sabem testar algo tão simples como esta sonda ou tão se pouco o nada preocupados com isso, desde q apareceram as maquinas de diagnostico q so trocam aquilo q acusa na maquina, o resultado é muitas vezes gastar rios de dinheiro a trocar peças q tavam boas.

                                                quem tiver acesso a um maçarico e um multimetro pode testar a sonda em casa da seguinte forma: - pega na sonda e aponta a chama do maçarico para a zona q fica dentro do coletor , pode ser ate ficar incandescente, ate é melhor pq elas trabalham bem é a partir dos 300graus, ao mesmo tempo com o multmetro vai se madir dois pinos ( n sei qual é o nª deles mas é experimenta los ) e ver se da 1v, menos de 0.9v é melhor trocar. atenção q para fazer bem é preciso cobrir toda a zona q fica dentro do coletor pela chama do gas pq se apanhar um pouco de oxigeneo ja n mede correcto.
                                                depois tem outros dois pinos q é o da resistencia e serve para aquecer a sonda mais rapido em vez de esperar q os gases de escape aqueçam a sonda ate á temperatura ideal de funcionamento.
                                                para quem tiver essa ferramenta é bastante facil e poupa muitos euros ate pq a sonda n é barata.
                                                espero ter ajudado

                                                cumps

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Obrigado pelas explicações... embora elas já requeiram alguma formação em Mecânica e ferramentas adequadas.

                                                  É curioso que o meu 106, também de 1998, e agora com 155.000 km, tem um sintoma parecido: a quente (embora nem sempre), por exemplo se parar num semáforo, o ralenti baixa drasticamente, quase a ponto de o carro ir abaixo e sacudir-se todo .

                                                  Já foi à oficina corrigir isso, andou bom durante uns tempos, mas agora de vez em quando lá começou a fazer de novo...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Sonda lambda - diagnostico

                                                    Originalmente Colocado por westfield Ver Post
                                                    boas,
                                                    ja é um topico algo antigo mas como tenho ouvido falar muito em diagnosticos de avaria com a sonda lambda ou sensor de oxigeneo quero acrescentar algo.
                                                    para começar ou a maioria dos mecanicos são trolhas e n sabem testar algo tão simples como esta sonda ou tão se pouco o nada preocupados com isso, desde q apareceram as maquinas de diagnostico q so trocam aquilo q acusa na maquina, o resultado é muitas vezes gastar rios de dinheiro a trocar peças q tavam boas.

                                                    quem tiver acesso a um maçarico e um multimetro pode testar a sonda em casa da seguinte forma: - pega na sonda e aponta a chama do maçarico para a zona q fica dentro do coletor , pode ser ate ficar incandescente, ate é melhor pq elas trabalham bem é a partir dos 300graus, ao mesmo tempo com o multmetro vai se madir dois pinos ( n sei qual é o nª deles mas é experimenta los ) e ver se da 1v, menos de 0.9v é melhor trocar. atenção q para fazer bem é preciso cobrir toda a zona q fica dentro do coletor pela chama do gas pq se apanhar um pouco de oxigeneo ja n mede correcto.
                                                    depois tem outros dois pinos q é o da resistencia e serve para aquecer a sonda mais rapido em vez de esperar q os gases de escape aqueçam a sonda ate á temperatura ideal de funcionamento.
                                                    para quem tiver essa ferramenta é bastante facil e poupa muitos euros ate pq a sonda n é barata.
                                                    espero ter ajudado

                                                    cumps
                                                    No Youtube pode ver em vídeo como se faz o teste. O problema é que a sonda lambda fica preguiçosa. Ela atinge os valores de máximo e mínimo da mistura, o problema é que ela começa a levar demasiado tempo a passar dum valor ao outro. A media duma sonda lambda é de 100.000 km, mas depende muito do tipo de sonda. Nos Peugeot 106 a sonda lambda é uma narrow band em zircónio. Pode-se ver o funcionamento da sonda lambda com um osciloscópio, por exemplo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Problema na ficha do sensor da temperatura do ar

                                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                      Obrigado pelas explicações... embora elas já requeiram alguma formação em Mecânica e ferramentas adequadas.

                                                      É curioso que o meu 106, também de 1998, e agora com 155.000 km, tem um sintoma parecido: a quente (embora nem sempre), por exemplo se parar num semáforo, o ralenti baixa drasticamente, quase a ponto de o carro ir abaixo e sacudir-se todo .

                                                      Já foi à oficina corrigir isso, andou bom durante uns tempos, mas agora de vez em quando lá começou a fazer de novo...
                                                      Pode ser um problema numa ficha da cablagem do motor, mais precisamente na ficha e terminais do sensor da temperatura do ar que podem estar gastos e/ou oxidados. A própria cablagem pode estar com problemas. O chato é que a centralina é da idade da pedra e pode nem memorizar nenhum erro. Ela pode só identificar um problema e memorizar um erro quando damos à chave da ignição. Nesta altura a centralina verifica se consegue "ver" os sensores. Fora isso, se obtiver valores estranhos, não memoriza nada para ajudar-nos a saber o que raio se passou. Tente limpar os contactos com liquido para limpeza de contactos eléctricos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                        Obrigado pelas explicações... embora elas já requeiram alguma formação em Mecânica e ferramentas adequadas.

                                                        É curioso que o meu 106, também de 1998, e agora com 155.000 km, tem um sintoma parecido: a quente (embora nem sempre), por exemplo se parar num semáforo, o ralenti baixa drasticamente, quase a ponto de o carro ir abaixo e sacudir-se todo .

                                                        Já foi à oficina corrigir isso, andou bom durante uns tempos, mas agora de vez em quando lá começou a fazer de novo...
                                                        O da minha maria tambem faz isso. E a frio se nao deixar ao relantim uns minutos, antes de arrancar, ele da um soluço de inicio, tipo perda de potencia, e depois ja fica normal. Ja me falaram no motor passo a passo, mas nao sei se sera... Fica caro para comprar um para testar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                          Obrigado pelas explicações... embora elas já requeiram alguma formação em Mecânica e ferramentas adequadas.

                                                          É curioso que o meu 106, também de 1998, e agora com 155.000 km, tem um sintoma parecido: a quente (embora nem sempre), por exemplo se parar num semáforo, o ralenti baixa drasticamente, quase a ponto de o carro ir abaixo e sacudir-se todo .

                                                          Já foi à oficina corrigir isso, andou bom durante uns tempos, mas agora de vez em quando lá começou a fazer de novo...

                                                          Troca a map ou arranja um motor passo a passo pois isso é frequente nos 206/106

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                            Obrigado pelas explicações... embora elas já requeiram alguma formação em Mecânica e ferramentas adequadas.

                                                            É curioso que o meu 106, também de 1998, e agora com 155.000 km, tem um sintoma parecido: a quente (embora nem sempre), por exemplo se parar num semáforo, o ralenti baixa drasticamente, quase a ponto de o carro ir abaixo e sacudir-se todo .

                                                            Já foi à oficina corrigir isso, andou bom durante uns tempos, mas agora de vez em quando lá começou a fazer de novo...


                                                            boas,
                                                            foste á oficina corrigir isso e o q é q la fizeram? dava jeito saber.
                                                            os consumos tão altos ou dentro do normal?
                                                            em relação ao motor passo a passo é aconselhavel limpa lo e a zona onde encaixa dentro do corpo de injecção pois constuma ficar tudo cheio de carvão com o tempo e acaba por danificar o passo a passo e acaba po ficar cheio de folgas, depois de experimentar isso é q se deve troca lo, se tiver ganho demasiada folga no corpo de injecção ja nunca fica bom e so trocando por outro.

                                                            ainda sobre a sonda lambda q se falava no inicio do topico, esta sonda acusa erro sempre q a mistura ar/gasolina ultrapassa certos valores , o problema acaba quase sempre por ser de outra peça q faz com q a mistura fique demasiado rica ou pobre.

                                                            sobre a centralina, se esta n receber a tensão correcta o carro nunca trabalha bem, o meu tinha o ralenti instavel e tive q trocar o injector q tava em curto e a bateria, uma tensão incorrecta pode mesmo danificar alguns componentes .
                                                            o sensor de temperatura pode ser testado com um multimetro com o carro a trabalhar(para quem tiver 1)
                                                            eu experimentei um map novo sensor de temperatura e lambda antes disso e ficou igual.

                                                            cumps

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X