Ora Viva,
Tenho uma Fiat Strada 1.9 JTD de 80 CV. Sei que este motor é montado em muitos outros carros do grupo Fiat e que pode chegar aos 140CV.
Sei que a Strada tem um turbocompressor normal e que os que têm mais potência têm um turbo de geometria variável, cabeça de 16 válvulas, injecção multijet commonrail, etc.
Pergunta: Será que consigo ganhar uns cavalitos trocando o turbo por um de geometria variável? Quais os impactos no motor? Será que a troca é directa? Ou será que existe um limitador do regime do motor?
Chegavam-me uns 100CV, mas...
Alguém sabe alguma coisa sobre isto?
Tenho uma Fiat Strada 1.9 JTD de 80 CV. Sei que este motor é montado em muitos outros carros do grupo Fiat e que pode chegar aos 140CV.
Sei que a Strada tem um turbocompressor normal e que os que têm mais potência têm um turbo de geometria variável, cabeça de 16 válvulas, injecção multijet commonrail, etc.
Pergunta: Será que consigo ganhar uns cavalitos trocando o turbo por um de geometria variável? Quais os impactos no motor? Será que a troca é directa? Ou será que existe um limitador do regime do motor?
Chegavam-me uns 100CV, mas...
Alguém sabe alguma coisa sobre isto?
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