Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Turbo de geometria variável

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Turbo de geometria variável

    Ora Viva,

    Tenho uma Fiat Strada 1.9 JTD de 80 CV. Sei que este motor é montado em muitos outros carros do grupo Fiat e que pode chegar aos 140CV.
    Sei que a Strada tem um turbocompressor normal e que os que têm mais potência têm um turbo de geometria variável, cabeça de 16 válvulas, injecção multijet commonrail, etc.

    Pergunta: Será que consigo ganhar uns cavalitos trocando o turbo por um de geometria variável? Quais os impactos no motor? Será que a troca é directa? Ou será que existe um limitador do regime do motor?
    Chegavam-me uns 100CV, mas...
    Alguém sabe alguma coisa sobre isto?

    #2
    citação:Originalmente colocada por Salvavidas

    Ora Viva,

    Tenho uma Fiat Strada 1.9 JTD de 80 CV. Sei que este motor é montado em muitos outros carros do grupo Fiat e que pode chegar aos 140CV.
    Sei que a Strada tem um turbocompressor normal e que os que têm mais potência têm um turbo de geometria variável, cabeça de 16 válvulas, injecção multijet commonrail, etc.

    Pergunta: Será que consigo ganhar uns cavalitos trocando o turbo por um de geometria variável? Quais os impactos no motor? Será que a troca é directa? Ou será que existe um limitador do regime do motor?
    Chegavam-me uns 100CV, mas...
    Alguém sabe alguma coisa sobre isto?
    Caro Salvavidas
    Os turbos de geometria variável são controlados pela centralina (módulo) do motor. Logo não creio que seja viável tal modificação.
    Os 100CV que pretende “penso” que os conseguiria com uma reprogramação, muito mais fácil e barato de conseguir. No entanto será boa ideia ouvir as opiniões e conselhos de especialistas em modificações de motores.

    Comentário


      #3
      Obrigado pela resposta,

      O que será que a centralina controla, a pressão do turbo? É que sempre achei que o turbo é uma entidade autónoma que recebe os gases de escape e cria pressão no ar a enviar para a admissão. Eu pensava que a geometria varia consoante a velocidade de rotação, nunca pensei que fosse controlada pela electrónica.
      De qualquer forma obrigado, vou tentar pedir uns conselhos.

      Comentário


        #4
        viva, Sim podes por um TGV na carrinha, para que não tenhas de proceder a nenhuma alteração electronica, basta-te comprares um actuador Mecanico e não electronico.
        Um amigo meu meteu um turbo de Geometria num rover 25, o carro ficou 5 estrelas.
        De qualquer maneira, informa-te sobre a centralina, e que software lá trás dentro, pois, normalemente os mapas de turbo estão lá.
        Como exemplo temos o ibiza de 110 e o ibiza de 90, os mapas da centralina são iguais, um tem Geometria(Ibiza110) e o outro não(Ibiza90)

        Comentário


          #5
          vale mais reprogramares a centralina...do q te meteres numa carga de trabalhos...porque não é pela mudança do turbo q vais ganhar muito...uns 10,15 cavalitos, ganhas mais na reprogramação.

          Comentário


            #6
            O novo GP 1.3 Multijet de 90Cv... Na vossa opiniao qnts cavalos consegue atingir sem danificar o motor re-programando a centralina ?

            Comentário


              #7
              Quanto ao funcionamento da geometria variavel... acho que estao enganados. Mas podem encontrar informaçoes sobre o mm na internet. N tem a ver com o carro ser melhor ou pior :| Acho eu... secalhar tou eu a dizer grande asneira :P

              Comentário


                #8
                Pah a tua carrinha se não é tão antiga kuanto ixo (tamos a falar dos anos 90 e tais pk desconheço o ano da tua carrinha) já trás turbo de geometria variável.
                Kuanto ao k tavam a falar do turbo ser comandado pela centralina é verdade. Mas a única função da centralina no turbo de geometria variavel é controlar as alhetas do turbo k fazem com k o ar seja mais aproveitado pelo mesmo a baixas rotações. Espero ter-te esclarecido.

                Comentário

                AD fim dos posts Desktop

                Collapse

                Ad Fim dos Posts Mobile

                Collapse
                Working...
                X