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    velocidades maximas nas vários competições

    alguém tem conhecimento das velocidades máximas nas várias competições:
    F1;IRL;MOTOGP;NASCAR;CHAMPCAR;WTCC;WRC...
    Editado pela última vez por kimis; 13 June 2008, 20:00.

    #2
    na F1- 369.9 km/h - mozza 2004 Antônio Pizzonia
    champ car - 242 mph - 390 km/h
    nascar - 212 mph (341 km/h), set by Bill Elliot in 1988
    moto gp- 347.4 km/h (215.864 mph) for 990 cc bikes is held by Loris Capirossi in barcelona 2004
    wtcc - 250 (nao precisam de mais)
    wrc - 210/220 (igual ao wtcc, nao precisam demais)
    Editado pela última vez por raines; 13 June 2008, 20:37.

    Comentário


      #3
      Em Le Mans o recorde de velocidade máxima é de cerca de 405 km/h, feitos por um WR (ou WM, já não tenho a certeza) Peugeot, em 1988. Foi uma velocidade alcançada nos treinos na famosa recta das Hunadiéres, quando ainda não tinham as actuais chicanes. De registar que o carro (construído por um pequeno carroçador francês) foi quase que feito e afinado para bater este record. Na corrida durou poucas horas.

      PS: Ainda neste tema (bem actual, pois as 24 h de Le Mans são este fim-de-semana), de registar que o carro do Lamy (908 HDI FAP) fez a pole numa volta em que a velocidade máxima foi de cerca de 347 km/h.
      Editado pela última vez por Flyingsauce; 13 June 2008, 20:44.

      Comentário


        #4
        não sei porque, mas gostava de ver quanto é que estes R8's e 908's afinados, dariam na recta de le mans!!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por raines Ver Post
          na F1- 369.9 km/h - mozza 2004 Antônio Pizzonia
          champ car - 242 mph - 390 km/h
          nascar - 212 mph (341 km/h), set by Bill Elliot in 1988
          moto gp- 347.4 km/h (215.864 mph) for 990 cc bikes is held by Loris Capirossi in barcelona 2004
          wtcc - 250 (nao precisam de mais)
          wrc - 210/220 (igual ao wtcc, nao precisam demais)
          De lembrar que nas actuais MotoGP (800cc) estão a bater todos os recordes de pista, mesmo sendo mais "fracas" e andarem menos em ponta, a diferênça não está na caixa/transmissão, mas na sua ciclista, conseguindo inclinações na ordem dos 60% , conseguindo curvar com mais velocidade, as actuais, acho que nem aos 330km/h chegam, mas a questão também não é ponta, mas sim um todo para pista...

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            #6
            Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver Post
            Em Le Mans o recorde de velocidade máxima é de cerca de 405 km/h, feitos por um WR (ou WM, já não tenho a certeza) Peugeot, em 1988. Foi uma velocidade alcançada nos treinos na famosa recta das Hunadiéres, quando ainda não tinham as actuais chicanes. De registar que o carro (construído por um pequeno carroçador francês) foi quase que feito e afinado para bater este record. Na corrida durou poucas horas.

            PS: Ainda neste tema (bem actual, pois as 24 h de Le Mans são este fim-de-semana), de registar que o carro do Lamy (908 HDI FAP) fez a pole numa volta em que a velocidade máxima foi de cerca de 347 km/h.
            A sério? Tinha ideia que tinha sido o Porsche 917 de 1200cv....



            EDIT: Afinal foi de 380 km/h!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DeBeF Ver Post
              A sério? Tinha ideia que tinha sido o Porsche 917 de 1200cv....



              EDIT: Afinal foi de 380 km/h!
              Os 917 que corriam em LeMans nunca tiveram 1200cv. Tinham cerca de metade. Contudo chegaram a passar os 390kms/h nos treinos.

              Os 917 de Can-Am que tinham turbo é que debitavam cerca de 1100-1150cv.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                Os 917 que corriam em LeMans nunca tiveram 1200cv. Tinham cerca de metade. Contudo chegaram a passar os 390kms/h nos treinos.

                Os 917 de Can-Am que tinham turbo é que debitavam cerca de 1100-1150cv.


                Certo! Tens razão!!!

                Pelo Wikipedia em versão de qualificação chegavam aos 1580cv...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DeBeF Ver Post
                  [/b]

                  Certo! Tens razão!!!

                  Pelo Wikipedia em versão de qualificação chegavam aos 1580cv...
                  Também vi isso. Tenho em casa um DVD sobre a Porsche e numa entrevista um antigo piloto de Can-Am do 917 falava nos 1150cv em corrida.

                  Comentário


                    #10
                    Isto pode parecer estranho, mas é mais importante a velocidade nas curvas lentas que a velocidade máxima...

                    Aliás, na F1 raramente o carro mais rápido é o que tem a melhor ponta...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                      Isto pode parecer estranho, mas é mais importante a velocidade nas curvas lentas que a velocidade máxima...

                      Aliás, na F1 raramente o carro mais rápido é o que tem a melhor ponta...
                      Pois. Pegando novamente no assunto Le Mans 2008, os Peugeot 908 foram 7 a 8 segundos mais rápidos (na qualificação) do que os tempos que tinham feito no ano passado. No entanto a velocidade máxima é praticamente a mesma nos dois anos. De 2007 para 2008 a diferença de tempo por volta foi feita quase exclusivamente na melhoria do comportamento em curva. Os próprios comentadores do Eurosport estavam a referir isto durante os treinos cronometrados de Quinta-Feira.

                      Comentário


                        #12
                        O Button passou os 400 km/h mas não foi em pista...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DeBeF Ver Post
                          [/B]

                          Certo! Tens razão!!!

                          Pelo Wikipedia em versão de qualificação chegavam aos 1580cv...
                          Houve várias versões do 917:

                          1969 - 917 Langheck (Cauda Longa) - A primeira versão utilizada na Europa, demasiado instável e bastante perigosa de ser pilotada.Tinha o motor Flat-12 (Type 912, arrefecido a ar) atmosférico, com 4494cc e cerca de 520 cavalos (o motor é basicamente a combinação de dois motores dois Flat-6 do 911).



                          1969 - 917/PA - A primeira versão do 917 para o CanAm. A Porsche optou por uma solução do tipo Spyder para este modelo (como estava em voga no CanAm), pelo que o aspecto exterior era bastante distinto do 917 original.Utilizava o mesmo Flat-12, com 4494cc (Type 912, arrefecido a ar), com cerca de 520 cavalos.



                          1971 - 917K (Cauda Curta) - A segunda versão do 917 para a Europa, a que ficou mais conhecida, com os patrocinios da Gulf e com o mesmo motor Flat-12, mas com a cilindrada aumentada para 4998cc e a potência aumentada para 630 cavalos.



                          1973 - 917/10 - A segunda versão do 917 para o CanAm e para o campeonato Interserie, com motor Flat-12 atmosférico, com 4998cc e cerca 630 cavalos, sendo bastante suave e dócil de ser pilotado. Além desta versão atmosférica, o 917/10 teve outras versões do Type 912 tais como:

                          -5374cc e 660 cavalos
                          -5598cc and 680 cavalos
                          -4494cc, turbocomprimido, com 850 cavalos
                          -4998cc, turbocomprimido, com 950 cavalos



                          1973 - 917/30KL - A versão extrema do 917,brutal em todos os aspectos. Utilizando o motor Flat-12 (Type 912, arrefecido a ar), com dois turbos (cuja pressão podia ser ajustada a partir do cockpit e ia até um máximo de 1.5bar), cilindrada de 5374cc e potência de 1100 cavalos (em corrida), chegando aos 1300 cavalos (em qualificação). Além desta fenomenal potência, o motor tem um binário de 1098Nm...inacreditável.



                          De referir que o motor Type 912 teve várias versões, usadas numa ou noutra versão do 917.

                          Houve também algumas variações do 917, que não ficaram tão conhecidas, tais como:

                          1970 - 917 Langheck (Cauda Alterada) - De forma a trazer alguma estabilidade a esta versão, foram feitos alguns trabalhos em túnel de vento, que resultaram nalgumas alterações aerodinâmicas da traseira.



                          1971 - SERA 917/20 - Utilizando como base o Langheck,tentou obter as vantagens do 917K, juntamente com a velocidade de ponta do Langheck.Não resultou...



                          1971 - 917K (Cauda Alterada) - Nesta versão, alem de se utilizar um chassis fetio em magnésio, foi alterada a cauda, adicionando umas pequenas asas verticais, que trouxeram alguma velocidade de ponta extra.Utilizava o mesmo motor do 917K convencional.



                          1971 - 917 Langheck (Frente e Cauda Alterada) - Nesta versão, utilizou-se uma frente semelhante à versão SERA, e uma cauda alterada, de forma a trazer a estabilidade necessária às velocidades atingidas pelo Langheck e maximizar o potencial desta versão do 917.



                          Se quiserem conhecer em detalhe a história do 917 (porque isto foi apenas um resumo,muito resumido...), consultem o livro "Porsche 917 - The Winning Formula", de Peter Morgan, sendo uma autêntica enciclopédia sobre este fenómeno das corridas de endurance.
                          Editado pela última vez por Force; 14 June 2008, 09:57.

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