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Apareceu a apólice com os valores da cobetura de danos próprios errados

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    Apareceu a apólice com os valores da cobetura de danos próprios errados

    Viva,

    Seria bom que todos pudéssemos contribuir com as nossas próprias experiências (o ideal, seria que ninguém soubesse responder a isto contudo os azares batem à porta de todos).

    A situação, são dois veiculos, só com danos materiais.

    Coloquem se possível, seguradora, forma como comunicaram o sinistro e o tempo de resposta da mesma
    Editado pela última vez por luisfilipe; 21 June 2008, 11:32. Razão: Alteração da situação actual do processo

    #2
    "Bloody ages".

    Comentário


      #3
      Numa situação simples como a que descreves é rápido, pois entra a convenção IDS.

      Comentário


        #4
        Vejam o que encontrei (Decreto-Lei n.º 291/2007, de 21 de Agosto)

        Artigo 36.º
        Diligência e prontidão da empresa de seguros
        1 — Sempre que lhe seja comunicada pelo tomador do
        seguro, pelo segurado ou pelo terceiro lesado a ocorrência
        de um sinistro automóvel coberto por um contrato de
        seguro, a empresa de seguros deve:
        a
        ) Proceder ao primeiro contacto com o tomador do
        seguro, com o segurado ou com o terceiro lesado no prazo
        de dois dias úteis, marcando as peritagens que devam ter
        lugar;

        b
        ) Concluir as peritagens no prazo dos oito dias úteis
        seguin tes ao fim do prazo mencionado na alínea anterior;

        c
        ) Em caso de necessidade de desmontagem, o tomador
        do seguro e o segurado ou o terceiro lesado devem ser
        notificados da data da conclusão das peritagens, as quais
        devem ser concluídas no prazo máximo dos 12 dias úteis
        seguintes ao fim do prazo mencionado na alínea
        a);

        d
        ) Disponibilizar os relatórios das peritagens no prazo
        dos quatro dias úteis após a conclusão destas, bem como
        dos relatórios de averiguação indispensáveis à sua compreensão;

        e
        ) Comunicar a assunção, ou a não assunção, da responsabilidade
        no prazo de 30 dias úteis, a contar do termo
        do prazo fixado na alínea
        a), informando desse facto o
        tomador do seguro ou o segurado e o terceiro lesado, por
        escrito ou por documento electrónico;

        f
        ) Na comunicação referida na alínea anterior, a empresa

        de seguros deve mencionar, ainda, que o proprietário do
        veículo tem a possibilidade de dar ordem de reparação, caso
        esta deva ter lugar, assumindo este o custo da reparação
        até ao apuramento das responsabilidades pela empresa de
        seguros e na medida desse apuramento.
        2 — Se a empresa de seguros não detiver a direcção
        efectiva da reparação, os prazos previstos nas alíneas
        b)
        e
        c) do número anterior contam -se a partir do dia em que
        existe disponibilidade da oficina e autorização do proprietário
        do veículo.
        3 — Existe direcção efectiva da reparação por parte da
        empresa de seguros quando a oficina onde é realizada a
        peritagem é indicada pela empresa de seguros e é aceite
        pelo lesado.
        4 — Nos casos em que a empresa de seguros entenda
        dever assumir a responsabilidade, contrariando a declaração
        da participação de sinistro na qual o tomador do seguro
        ou o segurado não se considera responsável pelo mesmo,
        estes podem apresentar, no prazo de cinco dias úteis a
        contar a partir da comunicação a que se refere a alínea
        e)
        do n.º 1, as informações que entenderem convenientes para
        uma melhor apreciação do sinistro.
        5 — A decisão final da empresa de seguros relativa à
        situação descrita no número anterior deve ser comunicada,
        por escrito ou por documento electrónico, ao tomador do
        seguro ou ao segurado, no prazo de dois dias úteis após a
        apresentação por estes das informações aí mencionadas.
        6 — Os prazos referidos nas alíneas
        b) a e) do n.º 1:

        a
        ) São reduzidos a metade havendo declaração amigável
        de acidente automóvel;

        b
        ) Duplicam aquando da ocorrência de factores climatéricos
        excepcionais ou da ocorrência de um número de
        acidentes excepcionalmente elevado em simultâneo.
        7 — Sem prejuízo do disposto nos números anteriores,
        a empresa de seguros deve proporcionar ao tomador do
        seguro ou ao segurado e ao terceiro lesado informação
        regular sobre o andamento do processo de regularização
        do sinistro.
        8 — Os prazos previstos no presente artigo suspendem-
        -se nas situações em que a empresa de seguros se encontre
        a levar a cabo uma investigação por suspeita fundamentada

        de fraude.

        Comentário


          #5
          No único azar que tive (um carro bateu-me quando este saia do estacionamento) ficou tudo resolvido em 3 dias.

          Assinamos a declaração amigável que foi entregue duas horas depois nas respectivas seguradoras.

          A peritagem foi marcada para 48h depois na oficina da marca e no dia seguinte fui levantar a autorização para reparação que englobava tudo o que deveria englobar.

          Comentário


            #6
            Más notícias

            Bem no meu caso.

            48 depois da entrega da declaração, nem peritagem marcada, nem contacto da companhia de seguros!

            O acidente foi o que descrevi acima, o que a companhia diz, que não tem os dados da minha apólice no sistema informático

            Comentário


              #7
              De quem foi a culpa do acidente??

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por __ET__ Ver Post
                De quem foi a culpa do acidente??
                Do outro, bateu-me na traseira

                Comentário


                  #9
                  A reclamaçao teria de ser feita na companhia do outro, depois de a reclamaçao ser feita normamelmente num prazo de 48h é contactado a fim de marcar peritagem etc...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por __ET__ Ver Post
                    A reclamaçao teria de ser feita na companhia do outro, depois de a reclamaçao ser feita normamelmente num prazo de 48h é contactado a fim de marcar peritagem etc...
                    Não, ao abrigo da convenção IDS tu fazes a reclamação na tua seguradora e é ela que regulariza, isto teóricamente

                    Comentário


                      #11
                      A reclamação só é feita na outra companhia, se não for ao abrigo do IDS.

                      Comentário


                        #12
                        Peço desculpa mas pareceu-me ver que nao eram só danos materiais...
                        Editado pela última vez por ET1985; 18 June 2008, 09:30.

                        Comentário


                          #13
                          Bem,

                          isto corre o risco de se tornar numa comédia se assim for abro outro post.

                          Imaginem que participam à vossa seguradora e que são confrontados com algo do género, "não encontramos todos os dados da sua apólice o processo não vai andar, aguarde."

                          Ora bem, tenho carta verde, recibo de pagamento, talão do multibanco, que mais eles querem ?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por luis.filipe Ver Post
                            Bem,

                            isto corre o risco de se tornar numa comédia se assim for abro outro post.

                            Imaginem que participam à vossa seguradora e que são confrontados com algo do género, "não encontramos todos os dados da sua apólice o processo não vai andar, aguarde."

                            Ora bem, tenho carta verde, recibo de pagamento, talão do multibanco, que mais eles querem ?
                            Se tiveres carta verde é uma grande barracada. É que isso acontece quando a proposta é entregue, o cliente recebe um provisório e ainda está para dar entrada. Agora com a carta verde emitida tem necessáriamente de estar no sistema.

                            Se dizem que não está, é no mínimo estranho

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Demoneeth Ver Post
                              Se tiveres carta verde é uma grande barracada. É que isso acontece quando a proposta é entregue, o cliente recebe um provisório e ainda está para dar entrada. Agora com a carta verde emitida tem necessáriamente de estar no sistema.

                              Se dizem que não está, é no mínimo estranho
                              Tenho pois, já contactei o instituto de seguros, sugeriram uma reclamação por escrito à companhia de seguros, enviando cópia da carta verde, bem como do comprovativo de pagamento do seguro.

                              Ainda não fiz isso, pois não tinha durante o dia como digitalizar esses documentos, vou fazer isso hoje à noite.

                              Preenchi foi o formulário de reclamação contra o operador que há no site do Instituto de Seguro.

                              É curioso ler no site da Seguro Directo a interpretação que eles fazem da lei, mais concretamente do decreto lei onde estão fixados os prazos para resolução dos sinistros, nomeadamente os que têm IDS!

                              Comentário


                                #16
                                tu disseste ali em cima que disseram que nao tinhas danos na apolice
                                uma coisa é um seguro contra terceiros outra coisa é seguro de danos proprios...

                                explica la melhor o que queres dizer

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por miguel santos Ver Post
                                  tu disseste ali em cima que disseram que nao tinhas danos na apolice
                                  uma coisa é um seguro contra terceiros outra coisa é seguro de danos proprios...

                                  explica la melhor o que queres dizer
                                  O que eu disse foi isto:
                                  Imaginem que participam à vossa seguradora e que são confrontados com algo do género, "não encontramos todos os dados da sua apólice o processo não vai andar, aguarde."
                                  Imagina que a seguradora te diz que não encontra os dados da tua apólice no sistema informático.

                                  Tenho um seguro de danos próprios com 2% de Franquia . . . e mais umas coisas

                                  Comentário


                                    #18
                                    É complicado.......

                                    Normalmente estes processos são muito desgastantes.....

                                    Mas se a razão estiver do nosso lado pode ser que valha a pena em termos monetários

                                    Tive um acidente o ano passado; a culpa foi do outro condutor; a minha carrinha com perda total. Do meu ponto de vista, depois de ter entregue toda a papelada a seguradora "deixou-se" andar no que toca a fazer o pagamento da indemnização..... Nada que um telefonema para o ISP resolva para fazer.mos valer os direitos. Resultado: reclamação a pedir 100€/dia por cada dia de atraso; analisada a reclamação, acham que realmente "deixaram-se" andar no que toca a fazer o pagamento e só não concordam nos valores dia. Passo seguinte Cimasa. Julgo que dentro de 2 a 3 meses devo ter a situação resolvida e algum dinheiro do lado de cá ......


                                    No que toca às seguradoras fazerem-se de lorpas, a primeira vez de que realmente tive consciência dessa situação, foi qd numa viagem pela Europa, precisamos de contactar a seguradora ( por causa da assistência em viagem), e a primeira coisa que nos disseram foi que aquele numero de apólice era de um seguro de uma habitação.......


                                    Cumps
                                    Pedro
                                    Editado pela última vez por JackDaniels; 18 June 2008, 20:40.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JackDaniels Ver Post
                                      É complicado.......

                                      Normalmente estes processos são muito desgastantes.....

                                      Mas se a razão estiver do nosso lado pode ser que valha a pena em termos monetários

                                      Tive um acidente o ano passado; a culpa foi do outro condutor; a minha carrinha com perda total. Do meu ponto de vista, depois de ter entregue toda a papelada a seguradora "deixou-se" andar no que toca a fazer o pagamento da indemnização..... Nada que um telefonema para o ISP resolva para fazer.mos valer os direitos. Resultado: reclamação a pedir 100€/dia por cada dia de atraso; analisada a reclamação, acham que realmente "deixaram-se" andar no que toca a fazer o pagamento e só não concordam nos valores dia. Passo seguinte Cimasa. Julgo que dentro de 2 a 3 meses devo ter a situação resolvida e algum dinheiro do lado de cá ......


                                      No que toca às seguradoras fazerem-se de lorpas, a primeira vez de que realmente tive consciência dessa situação, foi qd numa viagem pela Europa, precisamos de contactar a seguradora ( por causa da assistência em viagem), e a primeira coisa que nos disseram foi que aquele numero de apólice era de um seguro de uma habitação.......

                                      i

                                      Cumps
                                      Pedro
                                      isso é facil acontecer.

                                      pode so mudar uma letra ou um numero de um tipo de apolice para outro
                                      um pequeno engano no numero da logo nesse erro

                                      PS: luis mandei PM

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por miguel santos Ver Post
                                        isso é facil acontecer.

                                        pode so mudar uma letra ou um numero de um tipo de apolice para outro
                                        um pequeno engano no numero da logo nesse erro

                                        PS: luis mandei PM
                                        Viva Miguel, já respondi à PM.

                                        Isto é tão hilariante quanto isto, se telefonar para lá e disser, quero saber como está o processo de Sinistro do carro de matricula XX-XX-XX recebo a resposta que o Senhor deverá contactar a sua companhia de Seguros!

                                        Se der o numero de Apólice encontram qualquer coisa só essa qualquer coisa tem falta de dados (nem me dizem quais) e não avançam com as coisas .

                                        Entretanto ontem fui dar a volta à papelada para ver o que eu descobria.

                                        E então apareceu:

                                        O Recibo, o Talão do MB com o qual paguei o recibo. A Apólice toda preenchida e a proposta de seguro.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Qual é a companhia??

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por __ET__ Ver Post
                                            Qual é a companhia??
                                            É aquela em que é só telefonar e já estás

                                            Agora a sério a Seguro Directo

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por luis.filipe Ver Post
                                              É aquela em que é só telefonar e já estás

                                              Agora a sério a Seguro Directo
                                              Pois lá está... Por isso e por outras é que eu nao confio nessas "agencias" por telefone....

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por __ET__ Ver Post
                                                Pois lá está... Por isso e por outras é que eu nao confio nessas "agencias" por telefone....
                                                Nas outras é tudo bom, com certeza!!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                                  Nas outras é tudo bom, com certeza!!
                                                  Falhar todas falham, mas agora onde é que ele se dirige para reclamar??

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Atenção

                                                    Isto não tem nada a ver com o facto de ser uma companhia pela net ou não.

                                                    O meu pai é cliente deles, tem dois seguros auto com eles, já teve sinistros e nunca foi tratado assim por eles.

                                                    É de tal modo que ele nem acredita!

                                                    Infelizmente pessoal a fazer asneiras há em todo o lado, o que pode ou não fazer a diferença é a forma como se assumem os erros perante o cliente. E sobre isso também não me posso pronuncia sobre tudo o resto porque não conheço a forma de actuar de toda a gente.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por __ET__ Ver Post
                                                      Falhar todas falham, mas agora onde é que ele se dirige para reclamar??
                                                      No caso da seguro directo não sei!!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por __ET__ Ver Post
                                                        Falhar todas falham, mas agora onde é que ele se dirige para reclamar??
                                                        Primeiro para o ISP, lá no site há um local para apresentar reclamações contra os operadores.

                                                        Foi o que fiz e aguardo contacto por parte do ISP, da seguradora, pedi uma resposta por escrito sobre o meu assunto, tenho de aguardar que me digam alguma coisa.

                                                        Mais logo volto a ligar, pois 24h são suficientes a meu entender para me informarem por escrito (email) de como está o meu processo.

                                                        O que me parece, é que por escrito ninguém me vai dizer nada, mas o não responder também não abona nada em favor deles

                                                        Nem tem nada a ver de seguros, mas o meu irmão teve um colega de empresa, vendedor de automóveis que segundo ele quando se comprometia em ligar a um cliente em tal dia ele ligava mesmo. Nem que fosse para dizer, olhe não tenho mais novidades, pois o seu processo não avançou como o previsto, tal dia faço-lhe um update da situação . . .

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Perderam os dados!

                                                          Amigos,

                                                          um obrigado a todos os que me tentaram ajudar! Por PM.

                                                          Falei hoje às 12h32m para a Seguro Directo, perguntei de propósito pelo processo da viatura de matricula XX-XX-XX.

                                                          Como esperava não encontraram nada!

                                                          Apertei com a Senhora dos Sinistros e ela disse-me:

                                                          "Não temos os dados da sua Apólice, nem sabemos que viatura está Segura! Não podemos marcar peritagem, nem dar andamento ao processo."

                                                          Respondo-lhe, olhe que eu tenho a Apólice na minha mão, tem consciência disso ? Ela educadamente disse-me que deveria de falar com outro colega e questioná-lo da produção, opção 4 do telefone. Assim fiz.

                                                          De propósito, pedi informações sobre a Apólice da Viatura de matrícula XX-FF-XX, é óbvio que não encontraram nada.
                                                          Disse-lhe que era grave, ele disse-me que para além de terem perdido a apólice, nem sabem que tipo de seguro tenho, nem que coberturas tenho, nem qual á a minha viatura!

                                                          Reclamei hoje por Fax para o ISP e vou daqui a 10m aos CTT fazer uma reclamação à Administração da Seguradora por escrito.

                                                          Como cliente, a confiança que tenho nesta seguradora é nenhuma!

                                                          Logo que resolva isto vou rescindir o contrato.

                                                          O próximo passo será reclamar para o Instituo de Apoio ao Consumidor!

                                                          Vou dando noticias sobre o andamento da coisa

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Recusa de IDS posso ?

                                                            Viva,

                                                            Hoje surgiu - me esta questão, posso eu recusar a resolução do Sinistro através do IDS ?

                                                            Se a outra companhia, segundo sei já tem o processo aberto e está a tratar da situação, e eu pudesse recusar a resolução do Sinistro através de IDS recorrendo à forma clássica, penso que seria uma muito melhor opção!

                                                            Dede já agradeço os potenciais comentários.

                                                            Comentário

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