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Scooter: sim ou não? digam de vossa justiça

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    Scooter: sim ou não? digam de vossa justiça

    Quem hoje compra uma moto ou scooter de 125 cc para deixar o carro na garagem nos pequenos trajectos e no bom tempo... é um gajo "maluco", "corajoso" ou perfeitamente normal (racional)?

    Basicamente gostaria de saber se vocês o fariam (ou fazem)... e porquê?


    Obs: estamos a falar em percusos em estrada em zonas semi-urbanas(nada de cidade).

    #2
    Originalmente Colocado por South Dakota Ver Post
    Quem hoje compra uma moto ou scooter de 125 cc para deixar o carro na garagem nos pequenos trajectos e no bom tempo... é um gajo "maluco", "corajoso" ou perfeitamente normal (racional)?

    Basicamente gostaria de saber se vocês o fariam (ou fazem)... e porquê?


    Obs: estamos a falar em percusos em estrada em zonas semi-urbanas(nada de cidade).
    Boas.


    Comprava uma mota, nunca uma scooter.
    A mota que comprava não seria 125cc, porque andam pouco e tenho carta ilimitada, seria uma 250 4tempos, a nova Kawasaki ninja 250.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por tjose Ver Post
      Boas.


      Comprava uma mota, nunca uma scooter.
      A mota que comprava não seria 125cc, porque andam pouco e tenho carta ilimitada, seria uma 250 4tempos, a nova Kawasaki ninja 250.

      Quer dizer, vem o homem falar num desenrasque económico e a primeira sugestão é esta?

      É como pedir um cachorro-quente e sugerirem uma lagosta suada!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por tjose Ver Post
        Comprava uma mota, nunca uma scooter.
        Podes explicar porquê s.f.f.? Eu também tenho carta ilimitada

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
          Quer dizer, vem o homem falar num desenrasque económico e a primeira sugestão é esta?

          É como pedir um cachorro-quente e sugerirem uma lagosta suada!
          Custa pouco mais que uma Honda CBR125/Yamaha R125 que está inserida no segmento das 125 4t (económicas) possíveis de conduzir com carta A1...

          Além disso, ClioII, para as motas 125cc a 4t passarem dos 120km/h é quase preciso um santo cair do altar. Isto vai obrigar a mota a andar em esforço em vias rápidas e AE, manter velocidades médias de 100km/h será um "sacrifício"...

          A vantagem destas motas é que permitem consumos na ordem dos... 3litros. A 250 que sugeri bebe um pouco mais, talvez uns 4/4.5 em condução comedida.

          South Dakota, não ponho scooters como hipótese para mim porque gosto de ter prazer em conduzir, duvido que me desse gosto conduzir uma scooter, sinceramente.
          Além disso não sei até que ponto uma scooter será uma opção viável sob o ponto de vista preço e consumos, comparativamente a uma mota com mudanças manuais de cilindrada e potência equivalentes.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por South Dakota Ver Post
            Podes explicar porquê s.f.f.? Eu também tenho carta ilimitada


            Não interessa os motivos que levam a não querer ele comprar uma scooter. Tens de pensar no que TU queres.

            O meu unico conselho, é que se é a tua primeira motas não te metas a comprar uma Ninja ou uma R porque garanto-te que é impossivel controlares o teu pulso tendo uma moto destas.

            Exibicionismo, excesso de confiança e sobretudo falta de experiencia, levam sempre a 1 situação : acidente.

            Quanto a mim, penso que uma 125 dá para esses trajectos que tu queres sem grandes problemas.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por lamborghini_ Ver Post
              Não interessa os motivos que levam a não querer ele comprar uma scooter. Tens de pensar no que TU queres.

              O meu unico conselho, é que se é a tua primeira motas não te metas a comprar uma Ninja ou uma R porque garanto-te que é impossivel controlares o teu pulso tendo uma moto destas.

              Exibicionismo, excesso de confiança e sobretudo falta de experiencia, levam sempre a 1 situação : acidente.

              Quanto a mim, penso que uma 125 dá para esses trajectos que tu queres sem grandes problemas.
              A ninja que eu referi é a 250cc e tem apenas 33cv, velocidade máxima anunciada de 160km/h.
              Achas que será uma mota assim tão transcendente de controlar?!

              "It's not what you drive, but how you drive it"

              Comentário


                #8
                eu não quero me exibir, já tenho 29 anos...
                claro que prefiro ter prazer de condução, mas... não sei se uma scooter não seria mais fácil. Uma scooter tipo magesty 125 é mais confortável que uma moto 125 utilitária (YBR,CG) ou é a mesma coisa?

                Comentário


                  #9
                  Uma scooter é muito mais confortável e económica também. Continua a pensar como no inicio que estavas a pensar bem.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                    Uma scooter é muito mais confortável e económica também. Continua a pensar como no inicio que estavas a pensar bem.
                    Será mesmo?!

                    Comentário


                      #11
                      eu se tive-se umas massas comprava uma cb 250 ou uma cb 500, no mercado de usados deve ter um preço semelhante a uma scooter sao fiaveis nao gastão muito e podem dar algum prazer. Se tive-se mais algumas massas comprava uma hornet

                      Como tenho poucas massas quero ver se encontro uma yamaha dtr 125para o verão

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                        Uma scooter é muito mais confortável e económica também. Continua a pensar como no inicio que estavas a pensar bem.
                        e o factor estabilidade? depende do peso, dos pneus ou da suspensão?
                        uma scooter de 120 kg "pula" menos ou mais do que uma moto 125 com o mesmo peso?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por sirmister Ver Post
                          eu se tive-se umas massas comprava uma cb 250 ou uma cb 500, no mercado de usados deve ter um preço semelhante a uma scooter sao fiaveis nao gastão muito e podem dar algum prazer. Se tive-se mais algumas massas comprava uma hornet

                          Como tenho poucas massas quero ver se encontro uma yamaha dtr 125para o verão
                          sinceramente a CB 500 é muita tonelagem para mim... tá bem que é estável, mas... conduzo-a um bocado a medo

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por South Dakota Ver Post
                            sinceramente a CB 500 é muita tonelagem para mim... tá bem que é estável, mas... conduzo-a um bocado a medo
                            pois isto também tem que se adequar ao fisico de cada um .

                            as cb nao são motas que andem muito mas a 500 já anda um bocadinho, a 250 cc acho que tambem é uma boa opção é mais leve que a 500 e a meu ver da 15-0 a qualquer scooter. alem de que com uma cb já dá para aprender a andar de mota.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por sirmister Ver Post
                              pois isto também tem que se adequar ao fisico de cada um .

                              as cb nao são motas que andem muito mas a 500 já anda um bocadinho, a 250 cc acho que tambem é uma boa opção é mais leve que a 500 e a meu ver da 15-0 a qualquer scooter. alem de que com uma cb já dá para aprender a andar de mota.
                              peso 72 kg, tenho 1.74m
                              a cbf 250 custa o mesmo que qualquer scooter de cilindrada semelhante

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por sirmister Ver Post
                                pois isto também tem que se adequar ao fisico de cada um .

                                as cb nao são motas que andem muito mas a 500 já anda um bocadinho, a 250 cc acho que tambem é uma boa opção é mais leve que a 500 e a meu ver da 15-0 a qualquer scooter. alem de que com uma cb já dá para aprender a andar de mota.
                                Exactamente, no início pode assustar mas depois habituamo-nos...

                                Falando por mim, tenho relativamente pouca experiência com motas, não considero que conduza excepcionalmente bem motas, tenho 20 anos, 1m72 de altura e 65kg de peso..
                                Quando ando de mota faço-o numa Honda CBF600 que pesa "apenas" 220kg, só me queixo da inércia em manobras quando parada, claro que se pudesse tirar-lhe 40kg fazia-o.

                                A CB500 é uma mota de guerra, muito boa para iniciação, mesmo. Consegue, também, aliar o baixo consumo, prestações aceitáveis, manutenções muito em conta, fiabilidade amplamente reconhecida e baixos consumos. Isto para além de que, para quem goste de andar de mota, vai dar muito mais prazer que um aspirador..

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por South Dakota Ver Post
                                  peso 72 kg, tenho 1.74m
                                  a cbf 250 custa o mesmo que qualquer scooter de cilindrada semelhante
                                  então deves conseguir com uma 500 cb, mas se ponderas a scooter se calhar as performances nao te interessam muito e sendo assim a cb250 pode ser uma boa escolha, se puderes tenta experimentar umas scooter e umas motas.
                                  Eu andei 2 ou 3 vezes de scooter e ia malhando por causa dos travoes serem nas maos só por isso apanhei um odiozinho de estimação as scooter

                                  ps: se tiveres umas massas e quiseres uma coisa mais fashion compra uma vespa

                                  Comentário


                                    #18
                                    é curioso ninguém ter respondido se é racional comprar uma moto... então suponho que sim, apesar do fantasma dos acidentes

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu que ando tanto de carro como de moto penso que a decisao deve conter um pouco de paixão caso contrário arriscas-te a não suportar os defeitos que as duas rodas trazem consigo. É o desrespeito dos outros condutores para contigo veiculo mais fragil, são as estradas em más condições, o conduzir à chuva e vento para já nem falar do risco muito maior de ferimentos.

                                      Quanto às motos em si agrada-me imenso a ideia da Ninja 250 (ou zzr 250), é uma moto muito mais segura que um Scooter, com outra estabilidade, capacidade de travagem e com potencia suficiente para uma ultrapassagem em segurança e não deve gastar muito mais que uma Scooter, é que estas 125cc tem de andar praticamente a fundo ao contário da Ninja 250. É claramente menos boa nos aspectos práticos mas tudo depende do que se pretende realmente.

                                      Relativamente a ser moto a mais, nada mais errado, até pelo contrário ao fim de andar com ela um mês já começa a pedir mais potencia. Reparem que tem a mesma potencia que uma DTR. Tanto adolescente tinha uma... acredito que inicialmente pareça que anda muito bem, eu quando saia da minha 50cc para a Cb500 esta também me parecia um avião, depois com o hábito afinal não andava assim tanto.

                                      A Cb500 é uma boa primeira moto, tive uma e gostei, não é muito pesada e conduz-se bem só acho o motor muito nervoso, a baixa rotação tende a "bater" muito e só gosta de andar acima das 4000 rotações, ou seja, pede para puxar. Ao contrário da que tenho agora em que posso andar nas 1500 rpms sem qualquer problema.

                                      Já tinha comentado com uns amigos que se tivesse que escolher uma moto para andar em cidade, optava por uma ZZR 250 (agora Ninja 250)

                                      Comentário


                                        #20
                                        [quote=tjose;2358595]
                                        Falando por mim, tenho relativamente pouca experiência com motas, não considero que conduza excepcionalmente bem motas, tenho 20 anos, 1m72 de altura e 65kg de peso..
                                        Quando ando de mota faço-o numa Honda CBF600 que pesa "apenas" 220kg, só me queixo da inércia em manobras quando parada, claro que se pudesse tirar-lhe 40kg fazia-o.
                                        quote]
                                        Exactamente o mesmo se passa comigo, tudo está bem em andamento agora com a moto parada, para empurrar aqueles 230 kg é que se torna complicado, é um peso estúpido. Se alguma vez a deixar tombar nem sei se consigo levantar é que já tive de levantar uma 450cc com +/- 200kg e vi-me à rasca.

                                        Comentário


                                          #21
                                          [quote=Fernando Ac;2358650]
                                          Originalmente Colocado por tjose Ver Post
                                          Falando por mim, tenho relativamente pouca experiência com motas, não considero que conduza excepcionalmente bem motas, tenho 20 anos, 1m72 de altura e 65kg de peso..
                                          Quando ando de mota faço-o numa Honda CBF600 que pesa "apenas" 220kg, só me queixo da inércia em manobras quando parada, claro que se pudesse tirar-lhe 40kg fazia-o.
                                          quote]
                                          Exactamente o mesmo se passa comigo, tudo está bem em andamento agora com a moto parada, para empurrar aqueles 230 kg é que se torna complicado, é um peso estúpido. Se alguma vez a deixar tombar nem sei se consigo levantar é que já tive de levantar uma 450cc com +/- 200kg e vi-me à rasca.
                                          Era o que eu ia dizer, um dia que ela caia nem quero imaginar os javalis que terei de comer para a levantar

                                          Já agora, qual é a tua mota actual? ao falares de 1500rpm sem batuques de motor deduzo que estejas a falar de uma 4 cilindros... Estarei certo?

                                          Comentário


                                            #22
                                            [quote=tjose;2358740]
                                            Originalmente Colocado por Fernando Ac Ver Post

                                            Era o que eu ia dizer, um dia que ela caia nem quero imaginar os javalis que terei de comer para a levantar

                                            Já agora, qual é a tua mota actual? ao falares de 1500rpm sem batuques de motor deduzo que estejas a falar de uma 4 cilindros... Estarei certo?
                                            Nada mais certo, é mesmo uma 4 cilindros em linha

                                            é uma gsxf 750

                                            Não parece mas tem um motor muito mais facil de domar e suave que a Cb500. O peso é que enfim, tenho 1.70 e 72 kg mas é tudo uma questão de hábito.

                                            Comentário


                                              #23
                                              [quote=Fernando Ac;2358773]
                                              Originalmente Colocado por tjose Ver Post
                                              Nada mais certo, é mesmo uma 4 cilindros em linha

                                              é uma gsxf 750

                                              Não parece mas tem um motor muito mais facil de domar e suave que a Cb500. O peso é que enfim, tenho 1.70 e 72 kg mas é tudo uma questão de hábito.
                                              É uma bela "suzy"
                                              Desde há um ano que sou fã ferrenho destes motores, são fortes, muito progressivos e suaves de utilizar.

                                              Peço desculpa, desde já, pelo offtopic. Não me irei alongar mais

                                              Comentário


                                                #24
                                                Ele quer algo económico e confortável não é prazer .

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                                  Ele quer algo económico e confortável não é prazer .
                                                  Exactamente, daí a Ninja 250.
                                                  Se quisesse prazer eu recomendava uma Ducati 999 ou algo do género.

                                                  Mais a sério, não me parece que a Kawa seja algo totalmente inapropriado, é apenas uma 250cc, levezinha, gasta pouco, paga pouco selo etc.
                                                  Talvez não seja tão confortável quanto algumas scooters, mas também depende da scooter em questão é que com a rodinha que algumas têm um pequeno buraco parece uma cratera. É muito mais moto, muito mais segura também.
                                                  Editado pela última vez por FernandoAc; 27 June 2008, 22:08. Razão: Ninja 250 e não ZZR 250...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por South Dakota Ver Post
                                                    Quem hoje compra uma moto ou scooter de 125 cc para deixar o carro na garagem nos pequenos trajectos e no bom tempo... é um gajo "maluco", "corajoso" ou perfeitamente normal (racional)?

                                                    Basicamente gostaria de saber se vocês o fariam (ou fazem)... e porquê?


                                                    Obs: estamos a falar em percusos em estrada em zonas semi-urbanas(nada de cidade).
                                                    Eu tenho moto, o meu pai sempre teve motos, mas é uma compra emocional, nada racional, porque os riscos são enormes e os custos idem(pneus, revisões, seguros, etc.)

                                                    Comprar uma mota é uma acção tudo menos racional, só para um gajo "maluco"

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ando a pensar em fazer o mesmo, mas por uma questão de custos fico mesmo uma por 50cc..

                                                      Se tivesse carta e dinheiro sem d+uvida que optava por uma deste tipo...

                                                      Editado pela última vez por bizarro; 27 June 2008, 23:34.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        realmente é um espectáculo de mulher... lol

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Quanto á racionalidade, acho que sim consumos menores , mais facil de estacionar e no verao eu gosto de sentir o vento. Agora se tiveres um acidente claro que sais pior do que num carro.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Independentemente do tipo de moto (scooter ou outra), algo com menos de 20 cavalos (uma 250 4t) é fraquinho. Se for numa cidade( Lisboa, por exemplo), uma 125cc até desenrasca...se for para fazer estrada, é "curta".....


                                                            Essa Kawa parece-me porreira, mas ainda não há em 2ª mão...

                                                            Não sei se o South Dakota quer nova.. ainda há pouco tempo um colega meu comprou uma 125 4t, e já está farto, porque anda pouco, e se quizer fazer serra (subidas), desespera. E ele é um gajo calmo a conduzir (ainda hoje me deu na cabeça porque eu passei por ele de moto a abrir )..

                                                            Se o objectivo é mesmo a poupança, na minha opinião não faz sentido comprar nova, e uma 125 ou 250 são o ideal (uma CB250, CBF 250, etc....)

                                                            Se o objectivo não for só a poupança, uma 500cc (40 e muitos ou 50 e poucos cavalos)é o ideal. Apesar de haver pessoas que acham que anda muito, ao fim de 500 km's vê-se que afinal não é nada do outro mundo. E gastam pouco.

                                                            A título de exemplo, tenho uma Bandit S 600 de 2001, com 78 cavalos e 200 kg's, sem refrigeração líquida (motor antigo).

                                                            Em 1700 ou 1800 km's ainda não fiz nenhum depósito com média igual ou superior a 6l/100km. E não é por ter a moto há pouco tempo, porque já tenho alguma experiência, e a minha primeira moto foi um Bandit 600 N, em 1997.

                                                            E não ando a pastar. Muitas vezes até ando MUITO rápido (estas estradas daqui )... mas ando (muitas vezes) com velocidades decentes no dia a dia (100, 110, 120). Se andasse minimamente preocupado com os consumos, seria possível fazer 5l/100 sem problemas.

                                                            Comentário

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