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Problema complicado – Renault

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    Problema complicado – Renault

    Boas,


    Vou expor uma situação complicada e espero que se vocês tiverem alguma ideia de como resolver ou o que poderá estar avariado digam.


    O carro é um Renault Laguna 1.9 dci de 2001. Quando se acelera normalmente no carro este deixa momentaneamente de acelerar e continua a acelerar logo a seguir. Parece que num momento a centralina manda um pouco menos de gasóleo e o carro baixa de rotação (com o condutor a acelerar) , depois continua a acelerar.


    Outra coisa curiosa é que ligando a máquina de diagnóstico ao carro não detecta qualquer erro. Com o carro a trabalhar no relantim vi na máquina de diag a rotação e indica 3251rpm (isto no relantim). Pela máquina de diag vejo qual é a temperatura da água e indica -273 graus C.


    De referir também que á um ano este carro foi reprogramado e passado algum tempo o dono decidiu tirar a reprogramação,metendo o ficheiro original. Mas só agora faz este problema.


    Dá-me a sensação que poderá ser a centralina toda baralhada. O que acham?

    #2
    Originalmente Colocado por aqua_life Ver Post
    Boas,


    Vou expor uma situação complicada e espero que se vocês tiverem alguma ideia de como resolver ou o que poderá estar avariado digam.


    O carro é um Renault Laguna 1.9 dci de 2001. Quando se acelera normalmente no carro este deixa momentaneamente de acelerar e continua a acelerar logo a seguir. Parece que num momento a centralina manda um pouco menos de gasóleo e o carro baixa de rotação (com o condutor a acelerar) , depois continua a acelerar.


    Outra coisa curiosa é que ligando a máquina de diagnóstico ao carro não detecta qualquer erro. Com o carro a trabalhar no relantim vi na máquina de diag a rotação e indica 3251rpm (isto no relantim). Pela máquina de diag vejo qual é a temperatura da água e indica -273 graus C.


    De referir também que á um ano este carro foi reprogramado e passado algum tempo o dono decidiu tirar a reprogramação,metendo o ficheiro original. Mas só agora faz este problema.


    Dá-me a sensação que poderá ser a centralina toda baralhada. O que acham?
    esse diagnóstico foi feito na renault??

    tenta deixar o carro com a bateria desligada durante a noite....pode ser que alguns erros desapareçam

    em relação a esse soluço para ser um problema do potenciómetro do acelerador que dê valores errados( num clio que tive bastou tirar a ficha e voltar a colocar que ficou a 100%)

    Comentário


      #3
      Ena, problemas complicados em dois carros do mesmo user! Quais eram as probabilidades?!

      p.s. ver também http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=56621

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver Post
        Ena, problemas complicados em dois carros do mesmo user! Quais eram as probabilidades?!

        p.s. ver também http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=56621
        Originalmente Colocado por aqua_life Ver Post


        De referir também que á um ano este carro foi reprogramado e passado algum tempo o dono decidiu tirar a reprogramação,metendo o ficheiro original. Mas só agora faz este problema.



        quanto ao problema...não inventassem reprogramações manhosas! se esse carro tiver algum problema não vai ser a centralina, nesse estado, que o vai indicar

        Comentário


          #5
          Boas
          Esse diagnóstico que fizeste de certeza que não está correcto.
          As máquinas de concorrencia nos renault têm muita dificuldade em trabalhar correctamente.

          Comentário


            #6
            3000 e tal rotações e temperaturas de -273ºC (quase zero absoluto, 0ºK, de temperatura) não podem estar certos. Há erro ou da centralina ou da máquina!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
              3000 e tal rotações e temperaturas de -273ºC (quase zero absoluto, 0ºK, de temperatura) não podem estar certos. Há erro ou da centralina ou da máquina!
              devem ter ligado a ficha ao ar condicionado em vez de ao motor

              Comentário


                #8
                Talvez nem tanto...

                Originalmente Colocado por aqua_life Ver Post
                Boas,


                Vou expor uma situação complicada e espero que se vocês tiverem alguma ideia de como resolver ou o que poderá estar avariado digam.


                O carro é um Renault Laguna 1.9 dci de 2001. Quando se acelera normalmente no carro este deixa momentaneamente de acelerar e continua a acelerar logo a seguir. Parece que num momento a centralina manda um pouco menos de gasóleo e o carro baixa de rotação (com o condutor a acelerar) , depois continua a acelerar.


                Outra coisa curiosa é que ligando a máquina de diagnóstico ao carro não detecta qualquer erro. Com o carro a trabalhar no relantim vi na máquina de diag a rotação e indica 3251rpm (isto no relantim). Pela máquina de diag vejo qual é a temperatura da água e indica -273 graus C.


                De referir também que á um ano este carro foi reprogramado e passado algum tempo o dono decidiu tirar a reprogramação,metendo o ficheiro original. Mas só agora faz este problema.


                Dá-me a sensação que poderá ser a centralina toda baralhada. O que acham?
                Os Renault mais atuais são uma panóplia de tecnologia, quanto a mim, parece-me que a cablagem sempre está mal protegida e as tomadas de ligação à centralina são uma caca autêntica.

                Sim, a centralina baralhada é uma hipótese, mas ela controla mais funções, por isso, já devias ter notado mais problemas residuais distribuidos pelo carro.

                Se ainda tens este problema, verifica nesta ordem:

                1. Bornes da Bateria bem ligados e fusíveis do pólo positivo a passar corrente;
                2. Presença de humidade nos contactos de ligação à centralina;
                3. Presença de humidade na própria centralina;
                4. Relés deficientes na caixa de fusíveis e relés;
                5. Pontos de massa do carro correctamente apertados e sem humidade residente;
                6. Bom estado do potenciómetro do acelerador;
                7. Circuito de refrigeração estanque e líquido de refrigeração a nível;
                ... e finalmente e talvez mais importante que qualquer um:
                8. Ligação correcta e bom estado dos tubos de respiro e retorno de ar do e ao motor.

                See ya

                Comentário


                  #9
                  Primeiro reprogramava a centralina para o software mais recente e actualizado disponibilizado pela Renault, para que não houvessem dúvidas quanto à integridade do mapa que gere o motor.

                  Segundo, a manterem-se os valores da rotação e da temperatura, podem existir sensores avariados. Começava por testar e substituir o da temperatura e o do ralenti, obviamente.

                  Depois conforme o que a máquina apresentasse, partia para outras vias.

                  Cumprimentos.

                  Comentário


                    #10
                    Parece que o user foi banido.
                    Em todo o caso, eu tive uma situação semelhante num clio 1.9 D.

                    Em rotações altas o carro parecia normal. Quando desacelerava, começava a falhar, deitava fumo branco e perdia a força. Eu vía-me obrigado a reduzir e uma vez fui mesmo obrigado a parar.

                    Levei o carro a uma Renault e expliquei o problema. Fui atendido pelo chefe da oficina, que em vez de ir dar uma volta com o carro optou por se meter a acelerá-lo ao máximo para ver se notava algo.
                    Meteu o carro na oficina e ao fim de 15 minutos disse que a máquina não detectava nenhum erro. Passada meia hora, disse-me que o carro estava pronto.
                    Perguntei o que tinham feito e disseram-me que tinha uma vela queimada
                    Perdi um pouco a paciência e garanti-lhe que saía mas se o carro estivesse igual voltava lá.

                    Só andei 200 metros, notei o problema e voltei. Como o artista disse que não me podia atender, que teria que voltar noutro dia, garantí-lhe que carro meu não entrava lá mais.

                    Passados 2 dias levei o carro a outra Renault (Castelo Branco).
                    Fui bem recebido (como sempre que lá fui), o mecânico disse-me também que a máquina não detectava nenhum erro, mas passada meia hora pediu-me para irmos experimentar o carro.
                    Estava bom, como tem estado até hoje e o que ele tinha feito foi uma afinação de uma peça (não sei o nome) que fica por cima da bomba injectora. É uma peça preta de plástico que dá para rodar para um ou outro lado.

                    Por isso, nem sempre as máquinas de diagnóstico detectam os problemas

                    Soube já de um caso idêntico em que, em garantia, chegaram ao ponto de trocar a bomba injectora devido a um problema idêntico.

                    Comentário

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