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"Ranger" da Embraiagem

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    "Ranger" da Embraiagem

    Boas...

    Queria perguntar algo que não me aflige nem aquece nem arrefece, mas é assim o meu Fabia quando está parado e carrego no pedal de embraiagem e o solto, ouve-se um "ranger", acho que é assim que se diz, não é um barulho muito forte mas percebe-se. O que será isso?

    Outra coisa, a primeira às vezes custa a entrar...a quente, tenho de fazer muita força ou tenho de meter uma 3ª e depois voltar a meter primeira e aquilo já entra...

    Serão os primeiros sintomas da embraiagem nas couves? Penso que não, fora isso está tudo óptimo e "apenas" conta com 98.000km. de origem.

    #2
    Kit novo, já.

    Embraiagem nas couves, kit novo e prontos...e também está a pegar em baixo certo? O ranger deve ser a pressão exercida na mola do pedal!

    Comentário


      #3
      esse ranger no meu smart e constante. na smart disseram-me que era a caixa a dar as ultimas mas como fora o chianço parece em tudo nova nao me vou preocupar demasiado... Isso de engrenar com dificuldade e q pode ser mais chato

      Comentário


        #4
        pois é como aqui, não interfere em nada é so mesmo o chiar.. e não quero pensar q seja embraiagem nas couves porque nao patina nem nada...tudo na boa...

        so mesmo isso de as vezes a primeira custar a entrar...

        Comentário


          #5
          lolol caixa nas couves ??? embraiagem e kit novo ???

          no hondas pelo menos decada de 90, é usual fazerem isso...

          no meu, que eu suspeito que tenha a embraiagem de origem com 189.000km sinto e oiço o ranger, prai á 70.000km...LOL

          o Nitrofurano que tem um Honda identico ao meu, pedia na honda para lubrificarem e o ranger desapareceu...eu é k ainda nao me dei ao trb.

          mas tb se lá for e me disserem que tem levar uma embraiagem nova aceito...afinal sao quase 200.000km e 100.000km deles feitos com alguma esgalha...

          no entanto nenhuma mudança custa a entrar...seja a frio ou a quente !!

          Comentário


            #6
            Olha que no meu (Astra h) a embraiagem também "rangia" e foi só colocar um pouco de wd-40 na mola por detraz do pedal e voilá , tudo a 100%

            Comentário


              #7
              o meu pedal range há 50 000kms, a caixa cuasta a entrar a 1a, mas só enquanto o carro ta frio... por isso...


              onde é que a embriagem pega?

              Comentário


                #8
                Quando a minha embraiagem começa a ranger é só tirar o cabo, colocar um pouco de wd40 ou massa consistente lá para dentro e fica bom.

                O meu problema é mesmo a mola dentro do cabo da embraiagem que começa a roçar e faz barulho, com um cabo novo fica resolvido.

                Até pode ser, no teu caso, a mola no pedal a precisar de um pouco de lubrificação. Tenta descobrir a origem do ruído, em último caso podem sim ser as molas do prato da embraiagem, mas não te ponhas já a meter um kit novo que ainda é caro e pode nem ser disso

                Comentário


                  #9
                  Pois.. se calhar é so um problema de lubrificação

                  GJP a embraiagem pega como normalmente, muito em baixo lol

                  Quando o comprei já era feitio...ainda deixei ir algumas vezes abaixo nos primeiros tempos. Vinha habituado de um R5 que elas quase entravam à martelo

                  Comentário


                    #10
                    Relativamente à dificuldade de as mudanças entrar, troquem o oleo da caixa.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por RicardoSilva Ver Post
                      Boas...

                      Queria perguntar algo que não me aflige nem aquece nem arrefece, mas é assim o meu Fabia quando está parado e carrego no pedal de embraiagem e o solto, ouve-se um "ranger", acho que é assim que se diz, não é um barulho muito forte mas percebe-se. O que será isso?

                      Outra coisa, a primeira às vezes custa a entrar...a quente, tenho de fazer muita força ou tenho de meter uma 3ª e depois voltar a meter primeira e aquilo já entra...

                      Serão os primeiros sintomas da embraiagem nas couves? Penso que não, fora isso está tudo óptimo e "apenas" conta com 98.000km. de origem.
                      O carro tem embraiagem hidráulica ou accionada por cabo ?

                      Se for o ultimo caso pode ser como o Eduardomaio diz, lubrificação do cabo e está a andar, fica como novo.

                      Se continuar, é o prato prensa a ficar off.

                      Se fôr hidraulica, pode ser a bomba a entregar a alma ao criador, não sendo dai é o parto prensa a ficar off também.

                      Ou isso ou a conjugação dos dois factores em simultâneo, em ambos os casos.

                      Na pior das hipoteses Kit de embraiagem

                      Comentário


                        #12
                        Vamos lá a um desenterranço.
                        O meu já à muito que o cabo range...tenho-lhe posto um produto de spray tipo WD40, mas o sítio é de muito difícil acesso. Ontem o sintoma agravou-se, talvez devido ao calor e parece quase que o cabo vai partir.
                        A embraiagem tem 152 000 mil km, mas ainda está boa(*). Só tenho é medo que o raio do cabo se esteja a partir e fique aí empanado. Ontem de noite pus um bocado do tal produto no sítio onde chego lá com o frasco, mas hoje aquilo range na mesma.


                        (*) - boa como quem diz, quando o meto a trabalhar oiço um tac tac, e quando carrego no pedal desaparece, deve ser o rolamento de encosto.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por RicardoSilva Ver Post
                          Boas...

                          Queria perguntar algo que não me aflige nem aquece nem arrefece, mas é assim o meu Fabia quando está parado e carrego no pedal de embraiagem e o solto, ouve-se um "ranger", acho que é assim que se diz, não é um barulho muito forte mas percebe-se. O que será isso?

                          Outra coisa, a primeira às vezes custa a entrar...a quente, tenho de fazer muita força ou tenho de meter uma 3ª e depois voltar a meter primeira e aquilo já entra...

                          Serão os primeiros sintomas da embraiagem nas couves? Penso que não, fora isso está tudo óptimo e "apenas" conta com 98.000km. de origem.

                          Isso pode ser feitio da caixa em si. Eu por acaso no EG4 que tenho por vezes também não engato a 1ª à 1ª . Como é que resolvo? Faço "dupla embraiagem", ou seja, piso duas vezes o pedal antes de engatar.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Jackyl Ver Post
                            Relativamente à dificuldade de as mudanças entrar, troquem o oleo da caixa.

                            É uma solução! O único problema que poderá aparecer é o facto de depois da mudança do óleo todos os ruídos parasitas duma caixa já usada aparecerem enquanto o óleo não ganhar espessura.

                            Comentário


                              #15
                              Já houve esse problema cá em casa mas não era do cabo, porque ele foi substituído depois de se partir e o problema do ranger continuou. Um mecânico disse que era de umas molas, já não me lembro bem mas disse que só valia a pena mexer nisso se fosse para trocar a embraiagem toda.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                                Vamos lá a um desenterranço.
                                O meu já à muito que o cabo range...tenho-lhe posto um produto de spray tipo WD40, mas o sítio é de muito difícil acesso. Ontem o sintoma agravou-se, talvez devido ao calor e parece quase que o cabo vai partir.
                                A embraiagem tem 152 000 mil km, mas ainda está boa(*). Só tenho é medo que o raio do cabo se esteja a partir e fique aí empanado. Ontem de noite pus um bocado do tal produto no sítio onde chego lá com o frasco, mas hoje aquilo range na mesma.


                                (*) - boa como quem diz, quando o meto a trabalhar oiço um tac tac, e quando carrego no pedal desaparece, deve ser o rolamento de encosto.

                                Tal como coloquei no DB.




                                Isso é a bainha do cabo que secou e tem sujidade.

                                Têm de desmontar o cabo, é a melhor solução.

                                Vão à zona da CX de velocidades e desengatam o cabo.

                                Colocam uma alavanca a fazer força, e retiram o cabo da forqueta (para verem como é facil, pedem a alguem que carregue no pedal, quando a forqueta recuar bolqueiam-na nessa posição e pedem que a outra pessoa deixe de carregar no pedal, e é so retirar o cabo e a ponta que permite a afinação da embraigaem)

                                Depois vão ao habitáculo e desengatam o cabo do pedal, tem uma espécie de cabeçote que encaixa no pedal, com jeito e olhando bem para a forma percebem como ele sai.

                                O passo seguinte é retirar o cabo do orifício da carroceria, onde ele se fixa por meio de uma borracha/passador que impede que a água entre no habitáculo.
                                Retiram-no dai, e das braçadeira de encaixe (normalmente uma ou duas).

                                Com o cabo fora, penduram-no por uma das extremidades.

                                Arranjam um lubrificante à base de silicone ou de litio, se não for um destes o importante é que o lubrificante seja suficientemente liquido para poder escorrer entre o cabo de aço (que é revestido) e a bainha.

                                Vão aplicando lubrificante até que ele escorra livremente na outra extremidade.
                                (podem usar em spray, com o tubinho forçam o lufrificante a entrar na bainha)

                                Voltam a montar pela ordem inversa, e ... garanto que ficam com a embraiagem levezinha, tão leve que nem pensam ser o mesmo carro.



                                É assim que eu faço no meu A, o sistema é igual o vosso B.



                                Agora bom trabalho.
                                Com o cabo desmontado, vejam se porventura a cobertura de plástico do cabo não se está a degradar, se isso está a ocorrer significa que em breve o cabo ficará também ele degradado e vai desfiar e partir, pode também esta ser uma das razões para o ranger.

                                Um cabo de embraiagem vale uns 25€ no máximo.
                                Há outra situação a ter em conta, o pedal tem uma mola de recuperação que com sujidade pode ter mais fricção atrito, limpa e tenta dar alguma lubrificação à mesma.

                                Comentário


                                  #17
                                  Muito obrigado mais uma vez!
                                  Respondi no D.B.

                                  Comentário

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