Que tal contribuir com ideias para acabar com o CARJACKING?
Os primeiros carros era só dar à manivela, entrar e andar.
Depois começou a ser necessário uma chave. Nada que uma ligação
directa não resolvesse.
Usaram-se trancas. Nos pedais. No volante. No travão de mão e caixa.
Corta-corrente escondidos. Alarmes. Mas sempre foi possível levar os
carros.
Até que as marcas começaram a colocar imobilizadores de raiz. Só com a
chave era possível colocar o carro em funcionamento.
A solução passou a ser o CARJACKING. Roubar os carros com os donos
perto dos mesmos, de modo a garantir a posse da chave.
Foram as próprias marcas as causadoras do CARJACKING como a única
solução para roubar um carro. São os actuais sistemas de segurança os
responsáveis pelo CARJACKING.
Por esta razão, devem ser as marcas a adoptar novos sistemas de
segurança para evitar o CARJACKING.
Propostas?
Seja qual for a solução, o principal objectivo deve ser a garantia da
integridade física dos proprietários e outros passageiros. Só depois
vem a segurança do carro.
Uma solução mais simples e barata, mas sem garantias de resultados,
é colar um autocolante de GPL na traseira do carro.
A solução mais radical será a usada pelo James Bond no filme For Your
Eyes Only:
http://www.jamesbondmm.co.uk/images/...t-turbo003.jpg
Quanto a soluções sérias:
Em primeiro lugar convém ter em atenção que todas as soluções são
baratas. Antigamente até um alarme era caro. Mas com economia de
massa tudo fica barato. Se as marcas adoptarem soluções de segurança
em todos os modelos e gamas, o custo das mesmas será insignificante.
1. Localização por GPS + GSM.
Não impede o CARJACKING, mas pode contribuir para a captura dos
criminosos. Normalmente os criminosos destroiem os sistemas de GPS
usados para a navegação, pensando que isso impede a sua localização.
Os sistemas de localização por GPS são independentes dos sistemas de
navegação. O carro pode ser localizado e bloqueado por GSM (telemóvel).
PERIGO!!! Este sistema é APENAS um passo na resolução do problema,
uma vez que pode originar o rapto das pessoas para garantir o
funcionamento do carro.
2. Camara de vídeo.
Pode permitir a video-vigilância por UMTS (telemóveis 3G). Mas o ideal
será também efectuar o reconhecimento facial, e apenas permitir a
condução do carro por pessoas autorizadas. O carro pode ficar bloqueado
se a camara for destruida. É certo que os criminosos podem usar sempre
um passa-montanhas, mas chama a atenção.
PERIGO!!! Este sistema é APENAS um passo na resolução do problema,
uma vez que pode originar o rapto das pessoas para garantir o
funcionamento do carro.
3. Biometria.
Um leitor de impressões digitais pode ser usado de várias maneiras. Desde
a simples leitura para colocar a viatura em funcionamento, até uma
leitura em intervalos de tempo para a manter em funcionamento. Pode
inclusive ter um modo em que o condutor escolhe um dedo para indicar
que tudo está bem, e um outro dedo para indicar que está sob coacção.
Ou seja, com esse outro dedo o carro funciona normalmente, mas emite
um alarme silencioso (via GSM, por exemplo) para as autoridades, empresa
de segurança, ou familiares que se encarreguem de comunicar com as
autoridades.
PERIGO!!! Este sistema é APENAS um passo na resolução do problema,
uma vez que pode originar o rapto das pessoas para garantir o
funcionamento do carro (ou corte de dedos).
Penso que o problema não se pode resolver apenas com uma simples
solução, mas com um conjunto muito bem montado de várias tecnologias,
e que seja muito bem pensado a nível das respostas encontradas pelos
criminosos (ao contrário do que foi feito até hoje). É necessário ter muito,
mas mesmo muito, cuidado. Uma solução errada pode conduzir ao
rapto ou até assassinato dos condutores, tal como a solução do
bloqueio conduziu ao CARJACKING.
Ideias?
Soluções?
Opiniões?
EDIT: LINKS:
Situação do CARJACKING - http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=1692
Os primeiros carros era só dar à manivela, entrar e andar.
Depois começou a ser necessário uma chave. Nada que uma ligação
directa não resolvesse.
Usaram-se trancas. Nos pedais. No volante. No travão de mão e caixa.
Corta-corrente escondidos. Alarmes. Mas sempre foi possível levar os
carros.
Até que as marcas começaram a colocar imobilizadores de raiz. Só com a
chave era possível colocar o carro em funcionamento.
A solução passou a ser o CARJACKING. Roubar os carros com os donos
perto dos mesmos, de modo a garantir a posse da chave.
Foram as próprias marcas as causadoras do CARJACKING como a única
solução para roubar um carro. São os actuais sistemas de segurança os
responsáveis pelo CARJACKING.
Por esta razão, devem ser as marcas a adoptar novos sistemas de
segurança para evitar o CARJACKING.
Propostas?
Seja qual for a solução, o principal objectivo deve ser a garantia da
integridade física dos proprietários e outros passageiros. Só depois
vem a segurança do carro.
Uma solução mais simples e barata, mas sem garantias de resultados,
é colar um autocolante de GPL na traseira do carro.
A solução mais radical será a usada pelo James Bond no filme For Your
Eyes Only:
http://www.jamesbondmm.co.uk/images/...t-turbo003.jpg
Quanto a soluções sérias:
Em primeiro lugar convém ter em atenção que todas as soluções são
baratas. Antigamente até um alarme era caro. Mas com economia de
massa tudo fica barato. Se as marcas adoptarem soluções de segurança
em todos os modelos e gamas, o custo das mesmas será insignificante.
1. Localização por GPS + GSM.
Não impede o CARJACKING, mas pode contribuir para a captura dos
criminosos. Normalmente os criminosos destroiem os sistemas de GPS
usados para a navegação, pensando que isso impede a sua localização.
Os sistemas de localização por GPS são independentes dos sistemas de
navegação. O carro pode ser localizado e bloqueado por GSM (telemóvel).
PERIGO!!! Este sistema é APENAS um passo na resolução do problema,
uma vez que pode originar o rapto das pessoas para garantir o
funcionamento do carro.
2. Camara de vídeo.
Pode permitir a video-vigilância por UMTS (telemóveis 3G). Mas o ideal
será também efectuar o reconhecimento facial, e apenas permitir a
condução do carro por pessoas autorizadas. O carro pode ficar bloqueado
se a camara for destruida. É certo que os criminosos podem usar sempre
um passa-montanhas, mas chama a atenção.
PERIGO!!! Este sistema é APENAS um passo na resolução do problema,
uma vez que pode originar o rapto das pessoas para garantir o
funcionamento do carro.
3. Biometria.
Um leitor de impressões digitais pode ser usado de várias maneiras. Desde
a simples leitura para colocar a viatura em funcionamento, até uma
leitura em intervalos de tempo para a manter em funcionamento. Pode
inclusive ter um modo em que o condutor escolhe um dedo para indicar
que tudo está bem, e um outro dedo para indicar que está sob coacção.
Ou seja, com esse outro dedo o carro funciona normalmente, mas emite
um alarme silencioso (via GSM, por exemplo) para as autoridades, empresa
de segurança, ou familiares que se encarreguem de comunicar com as
autoridades.
PERIGO!!! Este sistema é APENAS um passo na resolução do problema,
uma vez que pode originar o rapto das pessoas para garantir o
funcionamento do carro (ou corte de dedos).
Penso que o problema não se pode resolver apenas com uma simples
solução, mas com um conjunto muito bem montado de várias tecnologias,
e que seja muito bem pensado a nível das respostas encontradas pelos
criminosos (ao contrário do que foi feito até hoje). É necessário ter muito,
mas mesmo muito, cuidado. Uma solução errada pode conduzir ao
rapto ou até assassinato dos condutores, tal como a solução do
bloqueio conduziu ao CARJACKING.
Ideias?
Soluções?
Opiniões?
EDIT: LINKS:
Situação do CARJACKING - http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=1692
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