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Caixa automática do 308

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    Caixa automática do 308

    Estou a pensar adquirir o novo 308 HDI 1.6 110 FAP, com caixa pilotada. Somente estou em duvida por causa da caixa pilotada, ainda não pude fazer um test-drive com esta opção, gostava de saber qual a vossa opinião sobre isso.

    Obrigado

    #2
    Ui... O q tu foste dizer...
    N ligues a bocas q possam surgir, porque é uma exelente opção! Sabes q mudar mentalidades n é fácil...
    Os consumos n sofrem, podem é melhorar pontualmente.
    Sentes-te numa de "deixa ir"? Tens a solução. Preferes qq coisa mais emocionante? Bem, se forçares a barra acabas com passagens de caixa a dar-lhe a sério!
    Mesmo q vás no modo auto, podes optar pela relação q preferires c os manipulos na coluna, q ele volta a assumir o auto a partir daí. Fácil.
    A caixa só n te permite coisas q, em qq caso, eram mm p partir, mas a margem é larga. Podes reduzir ou desmultiplicar 2 relações de cada vez, por exemplo, desde q o q daí resulte n te dê cabo do carro.
    Qt ao futuro valor comercial, as coisas estão a mudar. O crescimento das caixas n convencionais n para, até porque o seu valor é hoje mais acessível.
    Se essa for a tua opção, parabéns. Se n, olha, parabéns pelo popó novo na mesma!

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      #3
      Boas. Aconselho um TD e tira as tuas conclusões. O meu é dos primeiros, ie, tem caixa manual de 5 velocidades (julgo que agora só existe para este modelo de 110cv a manual de 6 veloc.). Antes de comprar fiz um TD num C4 VTr pack com cx pilotada de 6 veloc e não gostei. Deu-me a sensação de que o carro estava "preso". Se fizeres muitos km em AE penso que é aconselhavel uma de 6 veloc.

      Comentário


        #4
        Já li várias critcas a este carro com esa caixa e este motor e digo-te que se nese momento tivesse de comprar um carro deste segmeno, seria, sem dúvida, este, com esta caixa!

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          #5
          Se fores de Lisboa eu tenho um carro desses de serviço, se quizeres la passar, exprimentas...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
            Se fores de Lisboa eu tenho um carro desses de serviço, se quizeres la passar, exprimentas...
            Não te querendo fazer suspeito, o que é que achas da caixa?

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              #7
              aproveita e ainda fazes negocio momentos...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                aproveita e ainda fazes negocio momentos...
                Ainda não tenho idade para conduzir.....

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por momentos Ver Post
                  Ainda não tenho idade para conduzir.....
                  Com esta caixa já podes !

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por momentos Ver Post
                    Ainda não tenho idade para conduzir.....
                    nao tens idade para conduzir ???

                    nao tens é idade para ter carta...mas podes conduzir...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                      Com esta caixa já podes !
                      és terrivel LOLOLOLOLOL

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                        Com esta caixa já podes !
                        Não percebi.....

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                          nao tens idade para conduzir ???

                          nao tens é idade para ter carta...mas podes conduzir...
                          Certo...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                            nao tens idade para conduzir ???

                            nao tens é idade para ter carta...mas podes conduzir...
                            um pouco de offtopic, existe muita gente que tem idade para tirar a carta mas não tem "idade" para conduzir

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por XicoZe Ver Post
                              um pouco de offtopic, existe muita gente que tem idade para tirar a carta mas não tem "idade" para conduzir

                              ui..grnade parte dos que ai andam...

                              mas há dias e dias...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por momentos Ver Post
                                Não te querendo fazer suspeito, o que é que achas da caixa?
                                Eu gosto da caixa, é mais despachada que na C4 Picaso e faz uns consumos simpaticos. Em modo totalmente automatico normalmente aborrece-me, mas isso é um gosto pessoal....por melhor que seja a caixa. Normalmente anda sempre em modo sequencial....

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por João Araújo Ver Post
                                  Estou a pensar adquirir o novo 308 HDI 1.6 110 FAP, com caixa pilotada. Somente estou em duvida por causa da caixa pilotada, ainda não pude fazer um test-drive com esta opção, gostava de saber qual a vossa opinião sobre isso.
                                  Esse tipo de caixas são sempre mais confortáveis em todas as situações. Têm ainda a vantagem de, em modo automático, permitirem sempre a melhor gestão (software) do binário do motor garantindo consumos mais baixos.

                                  Experimentas meia-hora e nunca mais queres saber de carros com 3 pedais, principalmente no trânsito.

                                  Michael

                                  Comentário


                                    #18
                                    Cuidado que a gestao de binario pode ser melhor que a do humano que nao sabe qual é mal a patinagem de mudança e a indecisao faz com que mame mais geralmente.

                                    Isto falando do generico das caixas auto.

                                    Sabendo optimizar uma caixa manual nao ha nenhuma que a bata, é uma questao de gerir bem a rotaçao, velocidade e mudança nas varias situaçoes.

                                    Quando as caizas auto souberem ler a mente humana ai sim serao mais economicas.

                                    Para quem nao gosta, nao domina, e é frete a caixa manual nesse caso é mlhor a caixa auto. Em algumas situaçoes gostava de ter auto para n me mexer tanto mas maioritariamente nao é compativel cmg mesmo quando economizo, ela n iria saber lidar bem com certos graus de acelerador visto que nao sabe o grau de aceleraçoes que eu desejo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sem polémicas, desculpa mas estás enganado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já fiquei com um carro desses durante um fim-de-semana e gostei.

                                        O segredo para utilizar essa caixa é pensar como um comum carro manual. Ou seja, antecipamos as passagens de caixa e levantamos o pé do acelerador para suavizar essas mesmas passagens.

                                        No modo sequencial ainda é mais imperativo fazer essas antecipações.

                                        A caixa é boa, mas ainda precisa de melhorar em certos aspectos. Meter a primeira em andamento é um erro frequente, por exemplo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
                                          Cuidado que a gestao de binario pode ser melhor que a do humano que nao sabe qual é mal a patinagem de mudança e a indecisao faz com que mame mais geralmente.
                                          Foi precisamente isso que referi. A gestão electrónica é tipicamente superior à gestão humana.

                                          Sabendo optimizar uma caixa manual nao ha nenhuma que a bata, é uma questao de gerir bem a rotaçao, velocidade e mudança nas varias situaçoes.
                                          Como disse, mesmo um condutor que sabe o que anda a fazer, por vezes é preguiçoso, atrasa ou adianta a passagem de caixa e em condução acelerada, até pode meter alguns "pregos".
                                          O software, não.

                                          Quando as caizas auto souberem ler a mente humana ai sim serao mais economicas.
                                          Embora isso seja verdade para as caixas automaticas, não é para as sequenciais que já são potencialmente mais económicas pelos motivos que já referi.

                                          Para quem nao gosta, nao domina, e é frete a caixa manual nesse caso é mlhor a caixa auto. Em algumas situaçoes gostava de ter auto para n me mexer tanto mas maioritariamente nao é compativel cmg mesmo quando economizo, ela n iria saber lidar bem com certos graus de acelerador visto que nao sabe o grau de aceleraçoes que eu desejo.
                                          As caixas automáticas convencionais (conversor de binário) até podem ser 'aborrecidas' para quem gosta de condução mais interactiva. Agora as caixas robotizadas como a deste tópico, deixam-nos escolher entre o modo automático e não temos que nos chatear com nada, ou modo manual em que somos nós que fazemos activamente a selecção de mudanças tal como numa caixa manual. A diferença é que não precisarmos nem temos pedal de embraiagem, pois esta é accionada automaticamente.

                                          Na prática, temos apenas que nos habituar a antecipar ligeiramente a mudança de caixa (como já referiu o JGTB).
                                          Numa caixa manual, a mudança engrena quando largamos fisicamente o pedal da embraiagem. Numa caixa destas, a mudança entra tipicamente 1s. depois de termos pedido, ou menos ainda no caso das reduções.

                                          Com a evolução natural da robotização, estes valores estão a diminuir e neste momento, as caixas mais rápidas do mundo, não são manuais, são robotizadas:
                                          - São as AMT (Automated Manual Transmission) que são as típicas sequenciais robotizadas como existem na F1, na Ferrari, Aston-Martin, Maserati, alguns Porsche ...e também em vários citadinos como o 308 deste tópico, embora nestes casos, ainda um pouco longe da performance das primeiras.

                                          - E são as DCT (Dual Clutch Transmission) que existem nalguns modelos, principalmente no grupo VAG onde lhe chamam DSG e S-Tronic. mas também as encontramos em Porsches, no Bugatti Veyron, no Mitsubishi Evolution X, Nissan GT-R, etc.

                                          Michael
                                          Editado pela última vez por Mik; 16 July 2008, 16:19.

                                          Comentário


                                            #22
                                            308 caixa automática

                                            Obrigado amigo, já me ajudaste bastante


                                            Originalmente Colocado por hifi Ver Post
                                            Ui... O q tu foste dizer...
                                            N ligues a bocas q possam surgir, porque é uma exelente opção! Sabes q mudar mentalidades n é fácil...
                                            Os consumos n sofrem, podem é melhorar pontualmente.
                                            Sentes-te numa de "deixa ir"? Tens a solução. Preferes qq coisa mais emocionante? Bem, se forçares a barra acabas com passagens de caixa a dar-lhe a sério!
                                            Mesmo q vás no modo auto, podes optar pela relação q preferires c os manipulos na coluna, q ele volta a assumir o auto a partir daí. Fácil.
                                            A caixa só n te permite coisas q, em qq caso, eram mm p partir, mas a margem é larga. Podes reduzir ou desmultiplicar 2 relações de cada vez, por exemplo, desde q o q daí resulte n te dê cabo do carro.
                                            Qt ao futuro valor comercial, as coisas estão a mudar. O crescimento das caixas n convencionais n para, até porque o seu valor é hoje mais acessível.
                                            Se essa for a tua opção, parabéns. Se n, olha, parabéns pelo popó novo na mesma!

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                                              #23
                                              obrigado

                                              Comentário


                                                #24
                                                Como podeis ver, sou um utilizador recente, mas devo dizer que estais a ser o máximo. Na questão que tinha para esclarecer e tinha duvidas, fosteis bem precisos.
                                                Força amigos, e mais uma vez obrigado

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  esta caixa também vai estar disponível para a SW?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu tenho essa caixa no meu C4, e gosto bastante, alias para cidade é um mimo. O funcionamento é muito simples, é um pouco como o JGTB diz. A diferença em modo sequêncial para uma nornal é basicamente não ter o pedal da embraiagem. Aconselho vivamente esta caixa.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por pferreira Ver Post
                                                      Eu tenho essa caixa no meu C4, e gosto bastante, alias para cidade é um mimo. O funcionamento é muito simples, é um pouco como o JGTB diz. A diferença em modo sequêncial para uma nornal é basicamente não ter o pedal da embraiagem. Aconselho vivamente esta caixa.
                                                      E como se porta em modo Automático?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por momentos Ver Post
                                                        E como se porta em modo Automático?
                                                        Não sei exactamente o que pretendes saber do modo automático, mas posso fazer um resumo do que faz o software destas caixas.


                                                        Em modo automático e condução normal, o software opta por ter sempre engrenada a mudança mais alta possível que se encaixe nas necessidades de potência necessárias (daí serem potencialmente económicas). Tipicamente temos um computador a analisar constantemente a potência necessária e a disponível, tirando sempre o máximo partido do binário do motor.

                                                        Por vezes, parecem desconfortáveis para o condutor, pois principalmente quando não estamos habituados, a quebra de aceleração na passagem de caixa parece mais acentuada por não ser esperada.
                                                        Em condução mais 'pesada' (acelerador mais a fundo), a gestão electrónica opta por fazer a passagem de caixa mais 'tarde', ou então, mesmo antes do redline (se estivermos a acelerar a fundo).

                                                        Em desaceleração, no modo automático, a caixa vai reduzindo sózinha de forma muito eficaz e estamos sempre na mudança certa quando quisermos retomar a aceleração.
                                                        De referir que em modo manual, as reduções também são automáticas se não as fizermos manualmente, embora aconteçam tipicamente mais tarde.

                                                        Nas rotundas que habitualmente abordamos em desaceleração, quando aceleramos para entrar numa aberta, por vezes, perdemos 1s. com a caixa a engrenar uma abaixo para ir buscar mais aceleração ...o que é aborrecido. ...esta é tipicamente a desvantagem do modo automático, que pode ser contornada se nós próprios fizermos a redução antes da necessidade de entrar. Isto porque mesmo em modo automático, nada nos impede de fazer pedidos 'manuais'.


                                                        Michael
                                                        Editado pela última vez por Mik; 24 July 2008, 14:57.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Olá!

                                                          Lê a Auto-Hoje q saiu hoje, q vem lá um teste ao carro q referiste.

                                                          A coisa é mais ou menos conforme já te tinha dito. Confirma-se o consumo mais baixo, a útil possibilidade de darmos ordens manuais durante c o modo auto activo e o bom convívio c a caixa, até porque conta c o hill-hold.
                                                          Como ponto menos bom, apontam a possibilidade de ser algo brusca nas desmultiplicações em auto, sem q seja necessário parar ou abrandar a aceleração. O q eles n dizem é q se o fizermos, ainda q ligeiramente e até instintivamente, a coisa já n é assim. Seja como for, penso q esse julgamento deles também n é correcto, pelo facto de parecer q estão à espera de passagens 100% imperceptíveis, o q, mesmo nas mais evoluídas, nunca será o caso.
                                                          É como te digo: para o comum dos mortais, aquilo funciona bem, em passeio, na cidade ou a andar depressa, sem atrasos ou reacções incorrectas.

                                                          Abç

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

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