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    IFR Automotive Aspid








    FR Automotive is a design and technology company based in Spain that we've never heard of, but they're in London right now for the 2008 British Motor Show to debut the Aspid, a new featherweight "luxury" sportscar powered by a 400bhp supercharged 2.0L four-cylinder. Combined with a curb weight of just 1,543 lbs., the Aspid can reportedly reach 62 mph in an astonishing 2.8 seconds. IFR is fervent that the Aspid is not a stripped down track day special, but a full road car, hence the "luxury" modifier. It sure looks like Caterham circa 2055, but IFR claims that it's gone to the ends of the earth to keep the Aspid's weight in check while keeping the car suitable for road use. The Aspid sits on an aluminum extrusion composite paneled chassis weighing just 175 lbs., and all of its suspension components are aluminum as well. IFR also reduced the complexity of the car's electrical system, deleting processors and wires wherever it could. Rather than a bank of gauges staring back at you in the cockpit, drivers will instead find touch screens that relay all essential info and allow extreme customization of the car's mechanicals. You can change the rev limit, valve timing, overall power output, brake balance, ride height and a whole lot more all from the comfort of the driver's seat. Plus there's a nav system, wi-fi and a whole smorgesborg of telecom technologies stuffed inside. in Autoblog.com
    Site: http://www.aspidcars.com

    #2
    São funcionais 400cv neste brinquedo?

    Só volante de ter o valr de um Corsa

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      #3
      pode ser maquinão, mas é feio todos os dias....

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        #4
        Mais um inspirado no Lotus 7. O "seven" nasceu p/ ser imortal.

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          #5
          Adoro os faróis... parecem umas colunas da Logitech
          Nos farolins traseiros vejo ali um pouco de Alfa?!

          Por mim fico com o volante... acho que foi a parte de que gostei mais

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            #6
            Caterham meets Chrysler...

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              #7








              Faz-me lembrar o frame do Seven

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                #8
                ASPID - Desportivo Espanhol tem sangue Português

                Novo desportivo Espanhol:

                -2.8secs dos 0-100km/h

                -Peso, 700kg

                -Versões de 270 e 400 cv

                - Velocidade máxima de 250 km/h.

                -Preço: 95.000€ e 190.000€, respectivamente.








                O Salão de Londres acolhe a estreia de um novo desportivo, de seu nome “Aspid”. Breno Oliveira, o jovem engenheiro, que viveu em Castelo Branco até aos 16 anos, agora com 32, é um dos sócios da IFR Automotive, uma empresa espanhola que desenvolveu este veículo desportivo, que promete fazer furor no 2008 "British International Motor Show", que decorre em Londres, até ao dia 3 de Agosto.



                Construido pela IFR Automotive, o Aspid (nome da suposta cobra que matou a Cleopatra) irá ter duas versões com motores 2.0L a gasolina, um atmosférico e outro com compressor. 270 e 400 cvs respectivamente. (de onde vem isto? Japonês?)
                O Aspid conta algumas caraterísticas interessantes, como a estrutura em alumínio e carbono, suficiente para entrar em competições da FIA sem roll-cage adicional! Com baixo peso, 700kg, e uma caixa de 6 velocidades, a versão mais potente faz 2.8secs dos 0-100km/h. A IFR Automotive conta ainda com o know-how de vários homens ex-Prodrive e ex-Rallyart, e com o ex-responsável pelos testes dinâmicos na Seat!
                O Aspid conta ainda com uma sofisticada electrónica, que inclui um interface entre o condutor e o veículo, por um ecrã táctil, para constante adaptação ao tipo de estrada ou pista. Se juntarmos tudo isto às imagens, começamos a ver que os "nuestros hermanos" estão convictos e estão "a falar" muito a sério!
                Os preços poderam começar nos 95.000€ e passar os 190.000€ para a versão mais potente! Ui!
                Mas como agora tudo o que é hiper-exclusivo é que vende (no mundo dos ricos onde os 911 Turbo e os F430 já são vistos como baratos), se for bom, vai ter sucesso. Parabéns 2x hoje!

                Site oficial em IFRautomotive.com e mais fotos depois do link em baixo.
                Editado pela última vez por DeathMagnetic; 15 January 2009, 22:59.

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                  #9
                  Um resize desta última imagem vinha a calhar. Obrigado!

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                    #10
                    O motor tem as dimensões internas (cilindrada, diâmetro e curso) do S2000... Se juntarmos a isso as rpm que o ASPID anuncia para a potência máxima (8600rpm) é bem capaz do motor ser mesmo do roadster japonês!

                    O conceito é interessante, mas pra mim tinha de vir com um volante a sério e não de PlayStation... Onde é que se põem os dedos naquilo?
                    Editado pela última vez por fapoc; 15 January 2009, 23:07.

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                      #11
                      Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                      O motor tem as dimensões internas (cilindrada, diâmetro e curso) do S2000... Se juntarmos a isso as rpm que o ASPID anuncia para a potência máxima (8600rpm) é bem capaz do motor ser mesmo do roadster japonês!

                      O conceito é interessante, mas pra mim tinha de vir com um colante a sério e não de PlayStation... Onde é que se põem os dedos naquilo?
                      Pelo que li só o Veyron consegue ser mais rápido 2 centésimos de segundo dos 0-100km/h. Isto deve mandar um coiçe de bradar aos céus. Devia de ser proíbido a sua venda comercial, um menino qualquer endinheirado com isto nas mãos pode ser prejudicial á saúde.
                      Editado pela última vez por DeathMagnetic; 15 January 2009, 23:26.

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                        #12
                        o motor é mesmo o do S2000.

                        Este carro foi testado na evo do mês passado e eles gostaram muito, o único ponto negativo é mesmo o preço...

                        Comentário


                          #13
                          Apesar das óbvias comparações a carros do género Caterham, este menino tá noutro nivel.

                          Apesar de dar para tirar tecto e portas para experiência de condução mais radical, é quando está fechado que permite perceber o que os espanhóis conseguiram.

                          Este menino tem 2 personalidades distintas. A de um GT, já que os niveis de conforto surpreendem, e a de um sports-car hardcore

                          Também tenho aqui o teste que foi efectuado na EVO, e eles adoraram o carro. Queixaram-se da direcção muito leve, mas como vieram a descobrir podiam configurar o peso da mesma no ecran touch-screen

                          Aquele ecrã tactil permite configurar praticamente tudo no carro, e segundo a EVO, foi o melhor interface que meteram as mãos até hoje.

                          Sim, o motor é do S2000 e virá numa versão atmosférica com mais ou menos 270cv e a do teste vinha com compressor e 400cv.

                          Este carro também traz várias inovações patenteadas, entre as quais os discos de travão duplos (twin-discs).

                          Por canto, as massas não suspensas são de apenas 21 kg, ao nivel de um F1, graças não só aos finos e leves discos duplos, como aos também patenteados braços de suspensão.

                          Este carro acaba por ser um portento tecnológico, é um carro de engenheiros (IFR sao as iniciais de Ignacio Fernandes Rodriguez, engenheiro, e tem no curriculo muitos anos a trabalhar para a Mitsubishi e Prodrive na concepção das máquinas para o WRC), e como tal, ele espera atrair o interesse dos construtores para as inovações tecnológicas apresentadas neste Aspid.

                          Esperemos que tenha sucesso. Precisamos de tipos com ideias novas.
                          O Aspid já tem 5 encomendas, e segundo ele, andam a a preparar um novo modelo, de dimensões semelhantes a um 911, mas pesando apenas 850kg(!!!).

                          Venha ele.

                          P.S. Pena o preço!!!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                            Apesar das óbvias comparações a carros do género Caterham, este menino tá noutro nivel.

                            Apesar de dar para tirar tecto e portas para experiência de condução mais radical, é quando está fechado que permite perceber o que os espanhóis conseguiram.

                            Este menino tem 2 personalidades distintas. A de um GT, já que os niveis de conforto surpreendem, e a de um sports-car hardcore

                            Também tenho aqui o teste que foi efectuado na EVO, e eles adoraram o carro. Queixaram-se da direcção muito leve, mas como vieram a descobrir podiam configurar o peso da mesma no ecran touch-screen

                            Aquele ecrã tactil permite configurar praticamente tudo no carro, e segundo a EVO, foi o melhor interface que meteram as mãos até hoje.

                            Sim, o motor é do S2000 e virá numa versão atmosférica com mais ou menos 270cv e a do teste vinha com compressor e 400cv.

                            Este carro também traz várias inovações patenteadas, entre as quais os discos de travão duplos (twin-discs).

                            Por canto, as massas não suspensas são de apenas 21 kg, ao nivel de um F1, graças não só aos finos e leves discos duplos, como aos também patenteados braços de suspensão.

                            Este carro acaba por ser um portento tecnológico, é um carro de engenheiros (IFR sao as iniciais de Ignacio Fernandes Rodriguez, engenheiro, e tem no curriculo muitos anos a trabalhar para a Mitsubishi e Prodrive na concepção das máquinas para o WRC), e como tal, ele espera atrair o interesse dos construtores para as inovações tecnológicas apresentadas neste Aspid.

                            Esperemos que tenha sucesso. Precisamos de tipos com ideias novas.
                            O Aspid já tem 5 encomendas, e segundo ele, andam a a preparar um novo modelo, de dimensões semelhantes a um 911, mas pesando apenas 850kg(!!!).

                            Venha ele.

                            P.S. Pena o preço!!!
                            O sucesso que este carro possa vir a ter também diz respeito a Portugal, visto o Engº e designer deste carro ser tuga.


                            Se isto chega ás mãos do Ronaldo vai ser giro, é mais 1 para o galheto
                            Editado pela última vez por DeathMagnetic; 15 January 2009, 23:36.

                            Comentário


                              #15
                              Ainda assim se eu fosse rico e tivesse os 190.000€ ainda haveria muito carro que punha á frente desse na lista.

                              Não retirando merito ás suas caracteristicas e capacidades, nunca daria tal verba por uma coisa sem nome e sem provas dadas no passado.

                              Comentário


                                #16
                                Se pegassem a mecanica deste espenhol e vestissem-na com a carroceria do Victória desenhada pelo Ernesto Freitas aqui do foruma tinhamos um carro interessantissimo

                                Comentário


                                  #17
                                  Os faróis da frente parecem umas metralhadoras!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por fernando bento Ver Post
                                    Se pegassem a mecanica deste espenhol e vestissem-na com a carroceria do Victória desenhada pelo Ernesto Freitas aqui do foruma tinhamos um carro interessantissimo
                                    Oi ?! Spellcheck.


                                    EDIT: por falar em carro interessantíssimo este faz 2.8 seg dos 0-100km/h tem 400cv e 700 kg.
                                    È claro que se isto não é interessante... :P

                                    Comentário


                                      #19
                                      DeathMagnetic,
                                      Eu me referia apenas à estética. As specs deste espanhol são incríveis, mas não gostei do desenho.

                                      Comentário


                                        #20











                                        IFR Aspid Supersport

                                        Rating:
                                        398bhp Spanish two-seater brings a touch of luxury to the lightweight sector

                                        Text: Henry Catchpole / Photos: Chris Rutter
                                        January 2009

                                        "People will compare it with caterhams, but the technology is on a different level"

                                        Another new sports car, faster than a McLaren F1, going to change the motoring world from a lock-up in Chipping Norton, costs a bit too much and blah, blah, blah… You’ve heard it all before. But this lock-up is in Spain and the Aspid isn’t the product of your usual fledgling car company.

                                        For a start, IFR Automotive isn’t exactly fledgling. Before setting up his own company, Ignacio Fernandez Rodriguez, the company’s CEO, used to work for Mitsubishi and Prodrive on World Rally Cars. He hasn’t had a holiday for the past five years and, as we were still in the factory at well after 9pm being excitedly shown very complicated computer modelling software (that I was pretty much baffled by after the first click of a spreadsheet), I think it’s safe to say they’ve been a long five years.

                                        The Aspid is an engineer’s car through and through, and is designed to show off the technology that IFR has developed. There are four patented technologies on the car, which Ignacio hopes will attract the interest of major car companies. But as he says, the only way to prove to people that the innovations really work is to put them into a complete car.

                                        The first patent, and to me the coolest, is for the Twin Brake Disc (TBD) system. The discs look incredibly thin and spidery, coming as they do from a motorbike. Then there’s the second patent, which is on the beautiful Dual Lip Reinforcement (DLR) wishbones. The almond-shaped spars bring aerodynamic benefits, while strengthening beams run right through their hollow centres to help increase rigidity in all directions. Add the brakes, wishbones and inboard springs and dampers together and the unsprung weight at each corner is just 21kg – about the same as an F1 car.

                                        Next up is the patented chassis construction. Again, it’s a simple design: the box-section aluminium extrusions contain a diagonal within, and are incredibly stiff as a result. When combined with sheets of aluminium honeycomb you have a chassis that looks almost over-engineered and you begin to wonder if there can be any torsional flex at all. It’s compliant with FIA safety standards, yet the whole thing weighs just 75kg.

                                        Finally, the electronics. Ignacio (who I think is a bit of a smiley Massa lookalike) shows me the clean, white room that is IFR’s electronics lab. It’s here that three guys have designed an entire wiring loom for the Aspid from a clean sheet (or more likely sheets) of paper. As we’ll see when we get into the car, this is not just a couple of toggle switches to control high and low beam on the headlights either.

                                        You can drive the Aspid with or without the doors and roof sections, and although I’d usually be the first to open it up to the elements, the Aspid’s USP is really the added comfort and practicality of having a proper roof and doors on this sort of car. It’s not exactly easy to get into, but it’s much less of a battle than posting yourself into a Caterham with the roof up.
                                        Once snugly inside, it’s a whole world away from the Caterfields with which it will inevitably be compared. The stitched leather, carpets and beautiful carbonfibre make it feel like a car you could travel a great distance in. And then there are the two displays. One is mounted F1-style in the removable steering wheel, just below the change-up lights and surrounded by buttons for windscreen wipers, lights, etc. The other is all that adorns the centre console (apart from a starter button). I have never used a touch-screen system that works so well or so intuitively. Everything from adjusting the wing mirrors, to opening the doors and boot (100 litres), to engine mapping, to music, to satnav, to phone, to air-con is controlled quickly and precisely from one screen. Not once did it show so much as a glimmer of a glitch during the whole day we used it either. It’s brilliant, and like everything else IFR Automotive patents, it weighs almost nothing. It even has Wi-Fi.

                                        The mountain roads in Spain are some of the most technical in the world, with corner after corner snaking around rock faces. They’re smooth too, but the 740kg Aspid needn’t worry about bumps because it rides sublimely, no doubt helped by that minimal unsprung weight. The engine is from a Honda S2000 but with the addition of a Vortech supercharger. Power delivery is nicely linear, but the VTEC means you’ve still got to rev the hell out of the engine to get it to feel like it has anything close to the claimed 398bhp. The quoted 0-62mph time of 2.8sec seems like a computer generated dream. Nonetheless, there is arguably the world’s greatest manual gearbox to enjoy, and the wail at 9000rpm is glorious.

                                        The Aspid has something of a dual personality, in that you could give it to an elderly aunt to drive and she would do so comfortably and serenely off-cam and never be in the least bit scared. Push it harder, however, and the Aspid can generate massive cornering forces. The Toyo Proxes R888 tyres give enormous grip, so traction is never an issue. The steering is a little light at first, but a press or two of the touch screen as we’re going along allows us to bleed off some of the assistance and resolve the issue!

                                        Brake hard and the pedal working those twin discs is firm and positive, if a little short on progression at the end of its travel. Grip is only relinquished after what feels like a titanic struggle, and even then it gives up progressively and in a very balanced way front to rear. This prototype is perhaps a bit too soft in roll, but the car is fully adjustable, so IFR could tailor it to your own preferences – I’d stiffen it up to make it a touch more playful and accurate.

                                        IFR has five firm orders for Aspids, and those cars are now in build. Upwards of £75,000 (the anticipated base price of the 266bhp non-supercharged car) is a lot of money for something that people will compare with (far cheaper) Caterhams, but the technology – and comfort – is on a different level. But why I really want to see it work is so that IFR can go on to fulfil its promise of building a car the size of a 911 that only weighs 850kg…

                                        evo RATING
                                        Ride, grip, gearbox, comfort, customisability
                                        The price


                                        EVO: IFR Aspid Supersport

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