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Rentabilizar Viatura....

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    Rentabilizar Viatura....

    Já agora aproveito para solicitar opiniões.

    Estou a pensar trocar de carro.

    Tenho um Skoda Fabia Break 1.4 TDI 75 Cv de 2005 (avaliadao em 10.000€ - bom ou mau preço?), e com a promoção que a Fiat está a fazer com o Linea, estou seriamente a pensar trocar.

    Tenho navegado pelo fórum, mas não encontro muitas opiniões sobre este carro cá em Portugal (existe um tópico Fiat Linea Brasil, mas com pouca informação de experiência de bordo) e gostava de saber opiniões, tanto técnicas como de experiência.

    Quando é que se deve trocar de viatura para que não se perca dinheiro. Já ouvi que deveria ser aos 4/5 anos de vida da viatura..

    Obg

    #2
    Originalmente Colocado por nurogo Ver Post
    Já agora aproveito para solicitar opiniões.

    Estou a pensar trocar de carro.

    Tenho um Skoda Fabia Break 1.4 TDI 75 Cv de 2005 (avaliadao em 10.000€ - bom ou mau preço?), e com a promoção que a Fiat está a fazer com o Linea, estou seriamente a pensar trocar.

    Tenho navegado pelo fórum, mas não encontro muitas opiniões sobre este carro cá em Portugal (existe um tópico Fiat Linea Brasil, mas com pouca informação de experiência de bordo) e gostava de saber opiniões, tanto técnicas como de experiência.

    Quando é que se deve trocar de viatura para que não se perca dinheiro. Já ouvi que deveria ser aos 4/5 anos de vida da viatura..

    Obg
    A forma de rentabilização de uma viatura na óptica de um particular acho que ainda está para ser descoberta...

    De um ponto de vista estritamente financeiro, a aquisição de uma viatura é sempre um desinvestimento, sempre.

    Em regra, os automóveis "apanham" a maior desvalorização nos primeiros 4 anos...a partir daí, os anos deixam de ter tanta importância, sendo, em alguns casos, a desvalorização residual.

    Por exemplo, eu tenho um Toyota Land Cruiser com matrícula de 1994. O que ele vale hoje não será muito diferente do que vai valer daqui 2 ou 3 anos...

    Agora, quando se troca de carro perde-se sempre (muito) dinheiro...

    Imagino que o teu Skoda terá custado em novo entre € 18.000 - € 20.000.

    Passados 3 anos já só vale quase 50%....

    O que podes fazer para minimizar o problema, isto é, já que vais sempre perder dinheiro, ao menos tenta perder o menos possível, é comprares viaturas muito valorizadas no mercado de usados (Audi TDI's, especialmente A3, A4, A5, A6 e Q7, BMW's, especialmente, Séries 1, 3, 5 e X5 e, sobretudo, Mercedes. Alguns VW continuam também muito - demasiado - valorizados no mercado de usados como Golf TDI, Passat TDI, Eos TDI, Touareg, etc.)

    Comentário


      #3
      Os únicos que ganham com a troca de carro são os stands e o estado, por isso, se o teu carro actual serve para as necessidades... não troques.

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        #4
        Do ponto de vista de rentabilidade, a melhor altura para trocar um carro é: nunca !

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          #5
          Tem 3 anos, mas qtos kms?

          10mil€ parece-me pco, julgo q 12mil€ será 1 valor razoável e alcançável...

          Ñ há altura perfeita p/trocar de carro pq se perde sp dinheiro, mas na minha opinião o pto de menor prejuizo andará na casa dos 4/5anos e 100mil kms...

          Comentário


            #6
            O meu Skoda tem 58.000 Km.

            O valor de 11.000€ /12.000€ será mais fácil de alcançar se vender a um particular não?

            Porque no stand só me oferecem cerca de 10.000€ se comprar um Fiat Linea (falo neste porque é o que estou interessado no momento).

            Virei-me para este carro porque com o equipamento que oferece está a um preço muito atraente.

            Obg

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por nurogo Ver Post
              O meu Skoda tem 58.000 Km.

              O valor de 11.000€ /12.000€ será mais fácil de alcançar se vender a um particular não?

              Porque no stand só me oferecem cerca de 10.000€ se comprar um Fiat Linea (falo neste porque é o que estou interessado no momento).

              Virei-me para este carro porque com o equipamento que oferece está a um preço muito atraente.

              Obg
              Acho q regateando consegues os tais 11/12mil€ num stand...

              A minha 307 tb começou por ser valorizada nos 8/9mil€ e acabou em 12500€... Isto no mesmo stand... À troca por 1 novo...

              Comentário


                #8
                Mas acham que vale a pena.

                Eu sei que eu é que tenho de decidir, mas como devem saber o equipamento da Fabia não é nada de especial, e o Linea vem muito bem equipado e já ouvir falar muito bem do motor Multijet com o qual ele vem.

                Além do mais a Fiat está a oferecer ainda 2.000€ em dinheiro.

                Obg

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por nurogo Ver Post
                  O meu Skoda tem 58.000 Km.

                  O valor de 11.000€ /12.000€ será mais fácil de alcançar se vender a um particular não?

                  Porque no stand só me oferecem cerca de 10.000€ se comprar um Fiat Linea (falo neste porque é o que estou interessado no momento).

                  Virei-me para este carro porque com o equipamento que oferece está a um preço muito atraente.

                  Obg
                  Se bateres diversos stands pode ser que consigas valores mais elevados (e mais baixos).

                  Conheço um caso de uma xsara picasso a gasolina com 6 anos e 200.000 kms cuja diferença entre a melhor e pior avaliação foram uns bons milhares de euros.

                  Comentário


                    #10
                    Mas acham que vale a pena.

                    Eu sei que eu é que tenho de decidir, mas como devem saber o equipamento da Fabia não é nada de especial, e o Linea vem muito bem equipado e já ouvir falar muito bem do motor Multijet com o qual ele vem.

                    Além do mais a Fiat está a oferecer ainda 2.000€ em dinheiro.

                    Obg

                    Comentário


                      #11
                      Boas!

                      Há algum tempo que não intervenho no fórum. Contudo, resolvi dar a minha opinião quanto a esta questão. Esta situação leva-me a pensar nas contas de cabeça que tenho feito relativamente ao dinheiro gasto cá por casa nos últimos 15 anos em carros... E posso dizer que já dava para comprar um pequeno apartamento a pronto...

                      Sim, porque cá por casa nunca entraram créditos, felizmente!

                      Pior! Pese embora o dinheiro gasto, os carros nunca passaram do segmento médio inferior, por exemplo, o Opel Astra...

                      Assim, sinceramente, só tenho uma coisa a dizer: desde que a tua carrinha esteja em condições e tenha as características de equipamento suficientes para um dia-a-dia confortável, tipo AC, VE, ABS, não troques!

                      Há coisas bem mais interessantes que podes fazer com o dinheiro que poupas! Sim, porque se comprares só vais perder dinheiro! E muito!

                      Digo mais: ainda se estivessemos a falar de passar de um Fabia para um Superb, ou seja, subir de segmento... mas ainda assim....

                      Dou o meu exemplo: o meu Polo "Betoneira", "Máquina de custura", "Manco" como queiram chamar (ou seja, o 1.4 TDI) com actualmente 75000 km, não é o pico da tecnologia mas irá continuar por mais anos aqui por casa, se tudo correr bem como até agora!

                      Até porque, com a crise dos combustíveis mudei muito a minha postura e tenho conseguido fazer médias abaixo dos 5 litros .

                      Cumps.

                      PS: Gosto muito de carros, mas tenho que reconhecer que são ruinosos...

                      Comentário


                        #12
                        Boas,

                        respondendo directamente à tua pergunta, sou suspeito para falar, mas a opinião que tenho do Linea é um excelente value for money.

                        Nunca será um carro super entusiasmante, mas é honesto no que oferece. O motor é um bocadinho curto, especialmente se encheres os 500 lts da bagageira, mas cumpre...
                        Tem muito equipamento e espaço, ao nível de carros de segmentos superiores.
                        Não é um carro caro e mais a mais a campanha é bastante atractiva e é extremamente económico.

                        Não sei se conta para alguma coisa, mas em portugal, se mais lineas houvesse, mais se vendiam... têm vindo é poucos para cá... coisa que vai agora mudar e daí tb a campanha...

                        Cumps

                        Comentário


                          #13
                          eu acho q é precisamente a partir dos 5 anos q os carros deixam de perder muito valor...a partir dos proximos anos o carro ja nao desvaloriza tanto, como nos primeiros...
                          acho impossivel alguem conseguir rentabilizar dinheiro com um carro....a partir do momento q se adquire um, é so "perder" dinheiro...a menos q nos proximos 30 anos...40 anos o carro vire uma raridade e um classico

                          Comentário


                            #14
                            Então tens uma fabia break 1.4tdi 75cv com 3 anos e 50000km e queres trocar por um fiat linea 1.3(2) de 75 ou 90cv, e não perder dinheiro a sério?

                            Esquece isso. Queres saber como optimizar o investimento no fabia (minimizar despesa)? Mantém o fabia o mais tempo possível. Foi comprado novo? Se sim e satisfaz as necessidades mantém pelo menos 10 anos.

                            O fabia e o linea são carros equivalentes, quer em motor, quer em espaço.

                            A fabia não está assim tão mal equipada...

                            Comentário


                              #15
                              Os únicos carro que se rentabilizam são os que são usados para transporte de pessoas ou bens e ...
                              os super-desportivos de série limitada: ex: um F40 hoje vale muito mais que quando saiu; um 959 ainda muito mais.

                              Comentário


                                #16
                                Para trocares, vais perder dinheiro agora ao fazer a compra e vais perder com a desvalorização do Fiat. Dá-me a impressão que os carros desvalorizam muito dos 6 para os 7 anos. A partir daí, é uma desvalorização suave.
                                Para trocar, como já disseram, acho que a melhor maneira de reter o máximo valor possível é trocar por um modelo que desvalorize pouco. As tais marcas do status.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                  Para trocares, vais perder dinheiro agora ao fazer a compra e vais perder com a desvalorização do Fiat. Dá-me a impressão que os carros desvalorizam muito dos 6 para os 7 anos. A partir daí, é uma desvalorização suave.
                                  Para trocar, como já disseram, acho que a melhor maneira de reter o máximo valor possível é trocar por um modelo que desvalorize pouco. As tais marcas do status.
                                  Se comprares um das chamadas marcas do status, principalmente se for usado, é certo que vais ter uma desvalorização menor, mas também vais ter que investir muito mais dinheiro porque o carro vale muito mais que os outros e em alguns casos injustificadamente... 25.000€ por uma 320d touring com 4 anos é um abuso e andam para aí aos pontapés...

                                  Cumps

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por nurogo Ver Post
                                    Já agora aproveito para solicitar opiniões.

                                    Estou a pensar trocar de carro.

                                    Tenho um Skoda Fabia Break 1.4 TDI 75 Cv de 2005 (avaliadao em 10.000€ - bom ou mau preço?), e com a promoção que a Fiat está a fazer com o Linea, estou seriamente a pensar trocar.

                                    Tenho navegado pelo fórum, mas não encontro muitas opiniões sobre este carro cá em Portugal (existe um tópico Fiat Linea Brasil, mas com pouca informação de experiência de bordo) e gostava de saber opiniões, tanto técnicas como de experiência.

                                    Quando é que se deve trocar de viatura para que não se perca dinheiro. Já ouvi que deveria ser aos 4/5 anos de vida da viatura..

                                    Obg
                                    Perder dinheiro, tu perdes desde que sais do stand com a viatura nova.

                                    Porque é que queres trocar a Fabia? Dá-te problemas? despesas? Se não, não podes ter melhor value-for-money do que isso, pois já está paga!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Só faria a troca se a Fabia estivesse a dar problemas!

                                      Se não é isso que se passa, acho que é mau negócio.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por fnal Ver Post
                                        Se comprares um das chamadas marcas do status, principalmente se for usado, é certo que vais ter uma desvalorização menor, mas também vais ter que investir muito mais dinheiro porque o carro vale muito mais que os outros e em alguns casos injustificadamente... 25.000€ por uma 320d touring com 4 anos é um abuso e andam para aí aos pontapés...

                                        Cumps
                                        Só estou a responder do ponto de vista de manter a valorização. E há exemplos mais baratos. Um Golf ou assim. E depois há sempre a importação.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Se a fabia estiver a dar chatisses, troca, se a fabia está boa e recomenda-se faz 100.000km com ela.

                                          A melhor altura para vender é pouco antres de passar a barreira psicologica dos 100.000, independentemente de qual o ano do carro...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Rentabilizar é ficar com o carro até esse deixar de servir ou começar a dar problemas que não justifiquem a sua reparação.

                                            E é isso que eu vou fazer. É o que a situação actual exige.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                              Rentabilizar é ficar com o carro até esse deixar de servir ou começar a dar problemas que não justifiquem a sua reparação.

                                              E é isso que eu vou fazer. É o que a situação actual exige.

                                              Concordo ! E essa carrinha é muito jeitosa. Não deves arranjar melhor sem gastar.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Fui fazer um test drive este Fim-de-Semana ao Linea.

                                                Gostei do carro, mas o motor pareceu-me curto.

                                                Ainda não me decidi. A Fabia nunca me deu problemas, tenho apenas de trocar agora os rolamentos da frente, de resto sem problemas.

                                                Obg

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Vender a Fabia com essa idade, esses quilómetros e por esse valor é rentável é para quem a compra em usado.

                                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                  Do ponto de vista de rentabilidade, a melhor altura para trocar um carro é: nunca !
                                                  Exactamente.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Decidi desistir da compra, e ficar com a Fabia.

                                                    Vou mudar os rolamentos, e fazer a manutenção que tem vindo a ser feita.

                                                    Já agora, alguém sabe site onde se pode ter dicas de como ir fazendo a manutenção, desde motor - pintura - pneus - interior, etc..

                                                    Obg

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por nurogo Ver Post
                                                      Decidi desistir da compra, e ficar com a Fabia.

                                                      Vou mudar os rolamentos, e fazer a manutenção que tem vindo a ser feita.

                                                      Já agora, alguém sabe site onde se pode ter dicas de como ir fazendo a manutenção, desde motor - pintura - pneus - interior, etc..

                                                      Obg
                                                      Acho que foi uma decisão muito acertada... Trocar uma fabia com 3 anos e 58000kms seria a meu ver uma pessimo negocio! Se tens o dinheiro disponivel mete-o no banco mais uns tres aninhos a render e depois consegues comprar um carro de um segmento superior...
                                                      Aqui em casa os carros mais caros (e a diesel) duram sempre no minimo 6/7 anos e levam uma carga minima de 300/400 mil kms!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por nurogo Ver Post
                                                        Decidi desistir da compra, e ficar com a Fabia.

                                                        Vou mudar os rolamentos, e fazer a manutenção que tem vindo a ser feita.

                                                        Já agora, alguém sabe site onde se pode ter dicas de como ir fazendo a manutenção, desde motor - pintura - pneus - interior, etc..

                                                        Obg
                                                        Não percebi bem a tua questão. Quanto a intervalos, a melhor maneira de saber isso é seguir o plano de manutenção da marca que encontras no livro de revisões.
                                                        Quanto ao fazer propriamente dito, há livros, por exemplo, da haynes mas em inglês e nem todas as tarefas estão, obviamente, ao alcance do comum dos utilizadores. O melhor mesmo é seguir a manutenção planeada e delegar essa tarefa a um mecânico.

                                                        Cuidados a ter:

                                                        Motor:
                                                        Não forçar o motor a frio. No caso dos carros com turbo, não deixar o turbo funcionar sem a devida lubrificação, o que acontece quando o motor é desligado logo após uma utilização ou num arranque imediato e brusco.
                                                        Utilizar óleos adequados e respeitar os intervalos de mudança.
                                                        Respeitar tudo o mais que vem no plano de manutenção (velas, filtros, correia de distribuição, etc)

                                                        Pintura:
                                                        Não deixar o carro sujar-se muito. Utilizar produtos de qualidade (não abrasivos). Retocar riscos, picadas de pedras, etc que podem trazer ferrugem.
                                                        Encerar ajuda a manter a pintura em boas condições. Mas há ceras e ceras. E há um sem número de dicas que podem ser seguidas, desde que se tenha tempo, paciência e dinheiro e que podes ver em qualquer site/fórum de detalhe.

                                                        Pneus:
                                                        Não andar a bater com os pneus nos lancis obliquamente. Muito menos deixar o carro estacionado com o pneu apertado contra o lancil. Verificar a pressão semanalmente. Inspeccionar o estado deles de vez em quando.

                                                        Interiores:
                                                        Ir limpando e condicionando com produtos de qualidade. Não lavar o forro do tejadilho como outra coisa qualquer, pois leva a que descole. Não usar muitos anéis é bom para o volante e para o manípulo da caixa de velocidades, mas isto já pode ser invasivo na liberdade de uma pessoa.


                                                        Outras dicas haverão. Estejam à vontade para corrigir ou adicionar dicas.
                                                        Editado pela última vez por Zell; 28 July 2008, 13:50.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Parabéns pela decisão!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Obrigado a todos.

                                                            Agora vou detalhar o meu "popó"..

                                                            Comentário

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