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Gasosa vs diesel - um exemplo concreto

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    Gasosa vs diesel - um exemplo concreto

    Boas.
    Sei que é re re re repost, mas gostava que me explicassem quais as reais vantagens da gasolina em comparação com os diesel já que nos outros topicos acerca deste assunto é usual entrar-se em muitas picardias entre users.
    Deixando de lado a questão preço que se explica pelo facto de os diesel normalmente terem cilindradas superiores aos gasolina para potencias similares não vejo grandes vantagens que possam justificar a escolha de um automovel a gasolina em comparação a um diesel. Se não vejamos com um exemplo concreto: o saab 9-3 1.8T linear comparativamente com o mesmo saab 9-3 mas na versão 1.9 cdti tid, ambos com 150 cv. A diferença de preço entre ambos é sensivelmente 4500e.

    Em termos de equipamento, não ha nada a dizer já que normalmente o equipamento é igual para a mesma versão. Quer seja diesel ou gasolina.
    As diferenças estarão então, nas prestações (acelarações, reprises e agradabilidade de condução no geral) de cada um e nos consumos.

    Assim, pegando nos dois modelos, o 9-3 1.8t tem 150cv as 5500 rpm e 240 nm atingidos as 2000. Atinge 210 km/h e demora 10,7 seg dos 0-100, consumindo 8,5 l/100km.
    Já o 9-3 1.9 TiD também tem 150cv atingidos as 4000rpm e um binário de 320nm atingidos também as 2000rpm. Atinge 210km/h em 9,5 seg com consumos na ordem dos 5,8l/100km.

    Deixando de lado o preço, que para muitos poderá ser um impedimento mas que a meu ver, quem dá mais de 34000e por um carro, acho que não são 4500e que serão preponderantes, temos que em termos comparativos, o diesel atinge os mesmos valores de potencia do gasolina tendo valores de binário maiores (o que poderá significar maior agradabilidade de condução principalmente em cidade) e consumos muito mais reduzidos. As performances sõ as mesmas em termos de vel. maxima sendo que o diesel demora menos 1,2 seg a cumprir o arranque dos 0-100. Assim, concluo que neste caso o gasosa não tem vantagem em relação ao diesel. Antes pelo contrário.

    Eu sou um apologista dos diesel, embora considere que estes motores otto turbinados tb estão muito interessantes. Mas não trocava um diesel por um desses pois se em preformances e em baixas são muito bons, assim como no preço a que são propostos, custa-me a acreditar nos valores que são apontados para os consumos e em termos de fiabilidade tb me deixam um bocado de pé atras. Fiquem bem.

    #2
    O problema é que te estás a basear no binário máximo e não na distribuição do mesmo pela faixa de rpm.

    É que esse motor diesel sofre de grande anemia abaixo das 2000 rpm.

    Além disso, esqueceste-te que tendo em conta a aproximação do custo do gasóleo ao da gasolina, dependendo dos kms e médias realizadas nos dois carros com motor a gasolina e diesel, pode compensar ou não.

    Comentário


      #3
      Esquecendo consumos (quem pode pode, quem não pode azar):

      Uma coisa é conduzir rápido. Outra coisa é conduzir rápido com prazer em
      quase todos os sentidos: visão, tacto, olfacto e... AUDIÇÃO!

      Um carro a gasolina conduz-se a baixas rotações em passeio... e quando
      se quer prazer em condução desportiva usam-se as altas rotações!

      Tem-se o prazer da VISÃO serpenteante da estrada, do TACTO no
      volante, do OLFACTO na queima de pneus e gasolina, e da AUDIÇÃO das
      altas rotações de um motor potente a gasolina.

      Fica a faltar o GOSTO, mas nunca provei nem gasolina nem gasóleo, por
      isso não posso dizer qual o melhor...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post
        Deixando de lado o preço, que para muitos poderá ser um impedimento mas que a meu ver, quem dá mais de 34000e por um carro, acho que não são 4500e que serão preponderantes
        Por essa ordem de ideias, uma pessoa dessas não se importará de pagar mais pela gasolina (dado o seu preço e os maiores consumos) em vez de conduzir um tractor.

        Comentário


          #5
          O facto é que eu nunca experimentei o carro nem sequer este motor. O saab foi o escolhido por existirem para o mesmo carro, dois motores mais ou menos semelhantes em termos de capacidade e principalmente semelhantes em termos de potencia. Basei-me em dados da marca.

          Comentário


            #6
            Um tractor que segundo os dados da marca é o mais rápido dos dois em questão...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post
              Boas.
              Sei que é re re re repost, mas gostava que me explicassem quais as reais vantagens da gasolina em comparação com os diesel já que nos outros topicos acerca deste assunto é usual entrar-se em muitas picardias entre users.
              Deixando de lado a questão preço que se explica pelo facto de os diesel normalmente terem cilindradas superiores aos gasolina para potencias similares não vejo grandes vantagens que possam justificar a escolha de um automovel a gasolina em comparação a um diesel. Se não vejamos com um exemplo concreto: o saab 9-3 1.8T linear comparativamente com o mesmo saab 9-3 mas na versão 1.9 cdti tid, ambos com 150 cv. A diferença de preço entre ambos é sensivelmente 4500e.

              Em termos de equipamento, não ha nada a dizer já que normalmente o equipamento é igual para a mesma versão. Quer seja diesel ou gasolina.
              As diferenças estarão então, nas prestações (acelarações, reprises e agradabilidade de condução no geral) de cada um e nos consumos.

              Assim, pegando nos dois modelos, o 9-3 1.8t tem 150cv as 5500 rpm e 240 nm atingidos as 2000. Atinge 210 km/h e demora 10,7 seg dos 0-100, consumindo 8,5 l/100km.
              Já o 9-3 1.9 TiD também tem 150cv atingidos as 4000rpm e um binário de 320nm atingidos também as 2000rpm. Atinge 210km/h em 9,5 seg com consumos na ordem dos 5,8l/100km.

              Deixando de lado o preço, que para muitos poderá ser um impedimento mas que a meu ver, quem dá mais de 34000e por um carro, acho que não são 4500e que serão preponderantes, temos que em termos comparativos, o diesel atinge os mesmos valores de potencia do gasolina tendo valores de binário maiores (o que poderá significar maior agradabilidade de condução principalmente em cidade) e consumos muito mais reduzidos. As performances sõ as mesmas em termos de vel. maxima sendo que o diesel demora menos 1,2 seg a cumprir o arranque dos 0-100. Assim, concluo que neste caso o gasosa não tem vantagem em relação ao diesel. Antes pelo contrário.

              Eu sou um apologista dos diesel, embora considere que estes motores otto turbinados tb estão muito interessantes. Mas não trocava um diesel por um desses pois se em preformances e em baixas são muito bons, assim como no preço a que são propostos, custa-me a acreditar nos valores que são apontados para os consumos e em termos de fiabilidade tb me deixam um bocado de pé atras. Fiquem bem.
              Eu sabia que devia ter comprado diesel

              Comentário


                #8
                É claro que 1,2 segundos não são decisivos na compra. Neste caso só servem para demonstrar a superioridadedo diesel. Pouca, mas ainda assim, superioridade. E se falares na comparação dos consumos??? Quanto a este aspecto, se calhar já compensava teres comprado a diesel...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post
                  Um tractor que segundo os dados da marca é o mais rápido dos dois em questão...
                  Não deixa de ser um tractor. Se falássemos de um diesel v6 a história já era diferente.

                  Nem tudo se resume a números.

                  Comentário


                    #10
                    Eu estava era a referir-me ao facto de ele atingir 210 em 9,5s

                    Comentário


                      #11
                      Mas tractor pq?
                      Por causa do barulho??? Eu até gosto do barulho dos diesel... Provavelmente serei o único mas gosto. É claro que o barulho dos gasolina é mais fixe. É inigavel. Mas não desgosto do barulho dos diesel.
                      Por causa das vibrações??? Há de facto uma diferença entre os diesel e os otto mas para mim é tão insignificante que nem é levada em conta.
                      Será por causa do cheiro??? A mim, que sempre tive contacto com carros a diesel, nunca me chegou nenhum cheiro nauseabundo ao nariz provindo de um diesel. Não é nenhum ""polo explorer" mas não me incomoda. O mesmo já não posso dizer dos gasolina. Há um senhor aqui no bairro que de vez em quando vem passear o pastor alemão da filha no seu c3 gasosa (1100 presumo eu) e ele ao arrancar, dá-lhe tanto acelarador que fica um cheiro no ar que nem vos digo. Esse cheiro incomoda-me. Mais que o cheiro provindo do meu 205 ou da strakar do meu pai...

                      Comentário


                        #12
                        210km/h em 9 segundos ???

                        nao ponham tabaco nisso nao...

                        Comentário


                          #13
                          Qual e a piada? O gasolina, atinge 210 em 10,7. Como eu disse, não é um factor preponderante na escolha de um automovel. Só serve mesmo para demonstrar a superioridade do diesel, neste caso. Os valores foram tirados do site da AH.

                          Comentário


                            #14
                            Sim, o som não tem o mesmo apelo. E não compares no que diz respeito a vibrações, porque mesmo que não se sintam no habitáculo, elas são bastante superiores nos motores diesel.

                            Agora se disseres que gostas de diesel pela economia e pelo uso reduzido da caixa e boa resposta no dia-a-dia, tudo bem. Em todo o caso, o 1.9 não prima por este ultimo ponto.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post
                              Qual e a piada? O gasolina, atinge 210 em 10,7. Como eu disse, não é um factor preponderante na escolha de um automovel. Só serve mesmo para demonstrar a superioridade do diesel, neste caso. Os valores foram tirados do site da AH.
                              Mentira. Disparate.

                              A aceleração 0-100 km/h é feita em 10,7 s e, muitos segundos depois, atinge os 210 km/h como velocidade máxima.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post
                                Qual e a piada? O gasolina, atinge 210 em 10,7. Como eu disse, não é um factor preponderante na escolha de um automovel. Só serve mesmo para demonstrar a superioridade do diesel, neste caso. Os valores foram tirados do site da AH.

                                qual é a piada ????

                                tu andas a fumar o que pahh ?

                                no maximo ele faz dos 0-100 em 10.7 !! e provavelmente mais uns 15-20 segundos depois está nos 210km/h

                                Comentário


                                  #17
                                  Carrega-lhe, o diesel vibra mais. Eu ei disso. Mas desde que essas vibrações não ponham em causa o meu conforto...
                                  Quanto ao som, isso para mim é irrelevante, nunca compraria um carro em detrimento de utro por este "soar" melhor. Outros terão a mesma opinião.

                                  Mentira e disparate pq??? Segundo os dados da saab, o 1.8 t tinge os tais 210 e 10,7 seg. e o 1.9 TiD atinge os mesmo 210 em 9,5 seg. qual é a difiuldade da interpretação destes dados??? O diesel é mais rápido não obstante de o ser em termos marginais.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                    qual é a piada ????

                                    tu andas a fumar o que pahh ?

                                    no maximo ele faz dos 0-100 em 10.7 !! e provavelmente mais uns 15-20 segundos depois está nos 210km/h
                                    O mesmo se passará com o diesel, não??? Não fumo qualquer tipo de substância, seja ela legal ou ilegal.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post
                                      Um tractor que segundo os dados da marca é o mais rápido dos dois em questão...
                                      Não me leves a mal: tenho a infelicidade de o único carro a gasolina que conduzi até agora ter sido um yaris rasca da instrução. Em casa só tenho carros a gasóleo (1.3 e 1.9) e não tenho problemas em dizê-lo: janela aberta só com o carro desligado. Não tanto pelo cheiro, mas mais pela sinfonia horrorosa. E quando tiver carro próprio, a gasolina será.

                                      Quanto à tua dúvida existencial, depende muito dos motores que usas na comparação.
                                      Dois exemplos:

                                      Fiat Bravo

                                      1.4 Tjet 1.9 Mjet
                                      Preço 23530 30680
                                      Potência 150@5500 150@4000
                                      Binário 230@3000 305@2000
                                      0-100 8,2 9
                                      Vmax 212 209
                                      Consumo 7,1 5,6
                                      Aqui o gasóleo perde em preço, velocidade máxima e 0-100 (o motor TiD do Saab é o mesmo).



                                      Volkswagen Golf

                                      1.4 TSI 2.0 TDI
                                      Preço 25454 30462
                                      Potência 140@5600 140@4000
                                      Binário 220@1500 320@1750
                                      0-100 8,8 9,3
                                      Vmax 205 205
                                      Consumo 7,1 5,5
                                      Aqui o gasóleo perde em preço e 0-100. De notar que a vantagem em termos de binário máximo parece ser pouca, visto que o TSI atinge o máximo bastante cedo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post
                                        O mesmo se passará com o diesel, não??? Não fumo qualquer tipo de substância, seja ela legal ou ilegal.
                                        ainda nao percebes-te...

                                        estas a dizer que ele fas dos 0-210 em 9seg ???

                                        isso é o tempo de um Enzo prai...
                                        e tu estas a falar de um SAAB

                                        Comentário


                                          #21
                                          Um enzo????? LOOOOOOL. Sabes que um enzo é um ferrari não sabes? Tem 660cv e deve fazer os 0-100 em menos de 4 seg...
                                          Não. Eu estou a falar dos 9seg. dos 0-100.
                                          Editado pela última vez por senhorpedro; 25 July 2008, 19:11.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post
                                            Atinge 210km/h em 9,5 seg
                                            Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post
                                            Segundo os dados da saab, o 1.8 t tinge os tais 210 e 10,7 seg
                                            Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post
                                            Não. Eu estou a falar dos 9seg. dos 0-100.
                                            Hã?! Questádzer? Está mááááááááááále. Está errádo.
                                            Editado pela última vez por fsx; 25 July 2008, 19:33.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post
                                              Um enzo????? LOOOOOOL. Sabes que um enzo é um ferrari não sabes? Tem 660cv e deve fazer os 0-100 em menos de 4 seg...
                                              Não. Eu estou a falar dos 9seg. dos 0-100.
                                              Ahhhhhhhh!

                                              Qdo eu pensava q me ia rir + 1 pouco, até q enfim desfazem o erro...

                                              De resto, nada a dizer!

                                              Cada 1 compra o q quer, ñ tenho nada contra a gasolina a ñ ser o preço superior ao gasóleo, mas nesses carros é claramente aproveitar a maior desvalorização e meter a GPL!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post
                                                Boas.
                                                Sei que é re re re repost, mas gostava que me explicassem quais as reais vantagens da gasolina em comparação com os diesel já que nos outros topicos acerca deste assunto é usual entrar-se em muitas picardias entre users.
                                                Deixando de lado a questão preço que se explica pelo facto de os diesel normalmente terem cilindradas superiores aos gasolina para potencias similares não vejo grandes vantagens que possam justificar a escolha de um automovel a gasolina em comparação a um diesel. Se não vejamos com um exemplo concreto: o saab 9-3 1.8T linear comparativamente com o mesmo saab 9-3 mas na versão 1.9 cdti tid, ambos com 150 cv. A diferença de preço entre ambos é sensivelmente 4500e.

                                                Em termos de equipamento, não ha nada a dizer já que normalmente o equipamento é igual para a mesma versão. Quer seja diesel ou gasolina.
                                                As diferenças estarão então, nas prestações (acelarações, reprises e agradabilidade de condução no geral) de cada um e nos consumos.

                                                Assim, pegando nos dois modelos, o 9-3 1.8t tem 150cv as 5500 rpm e 240 nm atingidos as 2000. Atinge 210 km/h e demora 10,7 seg dos 0-100, consumindo 8,5 l/100km.
                                                Já o 9-3 1.9 TiD também tem 150cv atingidos as 4000rpm e um binário de 320nm atingidos também as 2000rpm. Atinge 210km/h em 9,5 seg com consumos na ordem dos 5,8l/100km.

                                                Deixando de lado o preço, que para muitos poderá ser um impedimento mas que a meu ver, quem dá mais de 34000e por um carro, acho que não são 4500e que serão preponderantes, temos que em termos comparativos, o diesel atinge os mesmos valores de potencia do gasolina tendo valores de binário maiores (o que poderá significar maior agradabilidade de condução principalmente em cidade) e consumos muito mais reduzidos. As performances sõ as mesmas em termos de vel. maxima sendo que o diesel demora menos 1,2 seg a cumprir o arranque dos 0-100. Assim, concluo que neste caso o gasosa não tem vantagem em relação ao diesel. Antes pelo contrário.

                                                Eu sou um apologista dos diesel, embora considere que estes motores otto turbinados tb estão muito interessantes. Mas não trocava um diesel por um desses pois se em preformances e em baixas são muito bons, assim como no preço a que são propostos, custa-me a acreditar nos valores que são apontados para os consumos e em termos de fiabilidade tb me deixam um bocado de pé atras. Fiquem bem.
                                                Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post
                                                Um enzo????? LOOOOOOL. Sabes que um enzo é um ferrari não sabes? Tem 660cv e deve fazer os 0-100 em menos de 4 seg...
                                                Não. Eu estou a falar dos 9seg. dos 0-100.
                                                A bold....foi o que escreveste no 1ºpost...

                                                ao qual eu contrapus que dos 0-200 faria um Enzo...ao qual tu diparatadamente disseste que um Enzo faz 4seg dos 0-100...

                                                e se nao fumas...olha que hoje tás forte !!!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                                  A bold....foi o que escreveste no 1ºpost...

                                                  ao qual eu contrapus que dos 0-200 faria um Enzo...ao qual tu diparatadamente disseste que um Enzo faz 4seg dos 0-100...

                                                  e se nao fumas...olha que hoje tás forte !!!
                                                  Eu tb ñ fumo nada, mas neste caso só apetece mesmo dizer "roda aí a cena mano"

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por sc13nt1s Ver Post
                                                    Eu tb ñ fumo nada, mas neste caso só apetece mesmo dizer "roda aí a cena mano"
                                                    pois é que tá com uma moca monstra só pode...

                                                    se um Saab 9.3 faz dos 0-200 9seg. o que fará uma sei lá....uma DUCATI !!!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                      ...
                                                      Uma coisa é conduzir rápido. Outra coisa é conduzir rápido com prazer em
                                                      quase todos os sentidos: visão, tacto, olfacto e... AUDIÇÃO!

                                                      Um carro a gasolina conduz-se a baixas rotações em passeio... e quando
                                                      se quer prazer em condução desportiva usam-se as altas rotações!
                                                      Concordo e discordo.
                                                      Uma coisa é falarmos num desportivo. Um carro que seja directo, pouco isolado, leve, com um motor de pelo menos 2 litros de cilindrada.
                                                      De facto num roadster quando se puxa por um motor, o som aliado a uma séria aceleração provoca um conjunto de sensações algo especial.
                                                      Em particular nos roadster não vejo sentido nos motores diesel.

                                                      Outra coisa completamente diferente é um carro normal.
                                                      Qual é o gozo de puxar por um motor a gasolina de 100-120cv para 1300kg (segmento C) ou 150cv para +1500 kg (segmento D) ?
                                                      É ouvir o motor a gritar para não ter uma aceleração por aí além ?
                                                      É para mostrar ao carro que estamos a ultrapassar que vamos a dar o litro ?
                                                      Ou é para mostrar ao diesel que nos vai a ultrapassar que recuperamos mais devagar, mas fazemos mais barulho ??

                                                      Ou seja, eu naturalmente gosto mais do barulho de um motor a gasolina (embora haja alguns sem piada nenhuma), mas tem de ser num carro onde isso faça sentido.

                                                      Num segmento C ou D convencional prefiro de longe mal ouvir o motor enquanto faço uma aceleração ou recuperação a fundo, do que ouvir o motor a gritar.

                                                      Não falamos aqui de carros desportivos, mas sim de carros familiares onde as sensações nunca são vividas do mesmo modo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                                        Sim, o som não tem o mesmo apelo. E não compares no que diz respeito a vibrações, porque mesmo que não se sintam no habitáculo, elas são bastante superiores nos motores diesel.
                                                        ...
                                                        Qual é o teu problema com as vibrações se não as sentires ?
                                                        Tens medo que o motor caia no chão ?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                          Concordo e discordo.
                                                          Uma coisa é falarmos num desportivo. Um carro que seja directo, pouco isolado, leve, com um motor de pelo menos 2 litros de cilindrada.
                                                          De facto num roadster quando se puxa por um motor, o som aliado a uma séria aceleração provoca um conjunto de sensações algo especial.
                                                          Em particular nos roadster não vejo sentido nos motores diesel.

                                                          Outra coisa completamente diferente é um carro normal.
                                                          Qual é o gozo de puxar por um motor a gasolina de 100-120cv para 1300kg (segmento C) ou 150cv para +1500 kg (segmento D) ?
                                                          É ouvir o motor a gritar para não ter uma aceleração por aí além ?
                                                          É para mostrar ao carro que estamos a ultrapassar que vamos a dar o litro ?
                                                          Ou é para mostrar ao diesel que nos vai a ultrapassar que recuperamos mais devagar, mas fazemos mais barulho ??

                                                          Ou seja, eu naturalmente gosto mais do barulho de um motor a gasolina (embora haja alguns sem piada nenhuma), mas tem de ser num carro onde isso faça sentido.

                                                          Num segmento C ou D convencional prefiro de longe mal ouvir o motor enquanto faço uma aceleração ou recuperação a fundo, do que ouvir o motor a gritar.

                                                          Não falamos aqui de carros desportivos, mas sim de carros familiares onde as sensações nunca são vividas do mesmo modo.
                                                          Tiraste-me as palavras do teclado. Fez-me lembrar os 2 meses que andei com um Fiesta dos novos a gasolina, aquilo gastava 10L e tinha barulho de plástico a chocalhar quando acelerava. Era cá um prazer!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                            Esquecendo consumos (quem pode pode, quem não pode azar):

                                                            Uma coisa é conduzir rápido. Outra coisa é conduzir rápido com prazer em
                                                            quase todos os sentidos: visão, tacto, olfacto e... AUDIÇÃO!

                                                            Um carro a gasolina conduz-se a baixas rotações em passeio... e quando
                                                            se quer prazer em condução desportiva usam-se as altas rotações!

                                                            Tem-se o prazer da VISÃO serpenteante da estrada, do TACTO no
                                                            volante, do OLFACTO na queima de pneus e gasolina, e da AUDIÇÃO das
                                                            altas rotações de um motor potente a gasolina.

                                                            Fica a faltar o GOSTO, mas nunca provei nem gasolina nem gasóleo, por
                                                            isso não posso dizer qual o melhor...

                                                            A audição em percebo... Quanto ao resto um dia hás-de explicar isso melhor.

                                                            Comentário

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