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Qual a melhor postura ao volante do ponto de vista das dores na...aiiii !... coluna ?

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    Qual a melhor postura ao volante do ponto de vista das dores na...aiiii !... coluna ?

    Alguém por aqui tem problemas de coluna ?

    Certamente muitos...

    Não encontrei nada no Forum que fale acerca deste problema que nos afecta a quase todos nós condutores, pelo que achei interessante trocarmos ideias e experiencias acerca deste tema, uma vez que poderá ajudar uns e elucidar outros.

    Li um estudo na Net que refere que mais de 70% dos condutores refere dores na região lombar e/ou pernas após algumas horas de condução.

    Na vossa opinião qual a melhor postura ao volante para evitar ou minimizar dores nas costas e/ou pernas e/ou braços ?

    Qual a vossa experiencia ?

    Algum médico por aqui que queira dar o contributo ??

    #2
    Se tiveres apoio lombar, usa-o no máximo.

    Tenta também ajustar o banco de maneira a que não precises de fazer força na zona lombar.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por eu Ver Post
      Se tiveres apoio lombar, usa-o no máximo.

      Tenta também ajustar o banco de maneira a que não precises de fazer força na zona lombar.
      É isso. E comprar um Citroen também

      Comentário


        #4
        Tens que estar numa posição relaxada.

        Aquele posição da malta do tunnnning que metem o banco todo para baixo, com o encosto quase na horizontal não é nada bom.

        O ideial é evitares ter que mexer as ancas quando carregas nos pedais, a parte inferior da coluna deve estar apoiada (o meu pai tem até uma almofada xpto para conferir apoio). Não convém também fazer grandes movimentos com a coluna quando se manobra o volante, normalmente diz-se para, com as costas apoiadas no encosto, tocar com o pulso no topo do volante, esta será a distância ideal.

        Comentário


          #5
          Eu inspiro-me na competição: costas direitas, perna quase esticada e volante próximo do tronco. Resulta muito bem.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por RPM Ver Post
            Eu inspiro-me na competição: costas direitas, perna quase esticada e volante próximo do tronco. Resulta muito bem.
            Pk não tens barriga!!!

            Comentário


              #7
              eu so sei que ha mais de dois meses que n consigo uma posiçao confortavel a conduzir. A minha irma andou no carro, obvio mexeu no banco e nunca mais consegui uma posiçao confortavel. Fico bem ao principio mas passado uns km la me tou a mexer e a remexer, parece que nao é o mesmo carro, que neura a minha

              Comentário


                #8
                Sobretudo não adoptar aquela postura cheia de estilo, com o corpo inclinado para a alavanca das velocidades, torcendo a coluna.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                  eu so sei que ha mais de dois meses que n consigo uma posiçao confortavel a conduzir. A minha irma andou no carro, obvio mexeu no banco e nunca mais consegui uma posiçao confortavel. Fico bem ao principio mas passado uns km la me tou a mexer e a remexer, parece que nao é o mesmo carro, que neura a minha
                  Então és como eu. Se alguém mexe no banco ou espelhos do meu carro, demoro dias a voltar a encontrar a posição que gosto. Curiosamente na Scenic, que é conduzida por mim e pela minha maria, embora eu tenha 1,85 e ela 1,65, conseguimos arranjar uma solução de compromisso que apenas se afasta ou aproxima o banco do volante, não se mexe em mais nada. Ahh, e no espelho interior. Nada mais.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                    Então és como eu. Se alguém mexe no banco ou espelhos do meu carro, demoro dias a voltar a encontrar a posição que gosto. Curiosamente na Scenic, que é conduzida por mim e pela minha maria, embora eu tenha 1,85 e ela 1,65, conseguimos arranjar uma solução de compromisso que apenas se afasta ou aproxima o banco do volante, não se mexe em mais nada. Ahh, e no espelho interior. Nada mais.
                    eu ja nem sei se é mania minha mas mais de 70/80 km é um martirio

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                      Eu inspiro-me na competição: costas direitas, perna quase esticada e volante próximo do tronco. Resulta muito bem.
                      Pernas quase esticadas, como assim? Quando carregas na embraiagem a fundo não ficas com a perna ligeiramente flectida?

                      Comentário


                        #12
                        Exacto, apenas ligeiramente.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                          Exacto, apenas ligeiramente.
                          Então assim as pernas não estão esticadas, estão na posição mais confortável para conduzir.

                          Comentário


                            #14
                            Penso que me expliquei bem.
                            Quase esticadas ~= ligeiramente flectidas != completamente esticadas.

                            Em carros mais desportivos com bancos muito baixos ficam mesmo quase esticadas. Em charutos mais familiares o ângulo já é mais apertado. De qualquer maneira acho que nos entendemos.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                              eu so sei que ha mais de dois meses que n consigo uma posiçao confortavel a conduzir. A minha irma andou no carro, obvio mexeu no banco e nunca mais consegui uma posiçao confortavel. Fico bem ao principio mas passado uns km la me tou a mexer e a remexer, parece que nao é o mesmo carro, que neura a minha
                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                              Então és como eu. Se alguém mexe no banco ou espelhos do meu carro, demoro dias a voltar a encontrar a posição que gosto. Curiosamente na Scenic, que é conduzida por mim e pela minha maria, embora eu tenha 1,85 e ela 1,65, conseguimos arranjar uma solução de compromisso que apenas se afasta ou aproxima o banco do volante, não se mexe em mais nada. Ahh, e no espelho interior. Nada mais.
                              Eu cá não tenho problemas desses... até ponho o banco na minha posição antes de entrar no carro... e normalmente acerto ... depois é dar uma "palmada" no retrovisor interior e ecertar os exteriores que são electricos... e não é por falta de diferença de estatura pk eu tenho 1,83m e ela tem 1,50m
                              Mas tenho um problema que eu acho que é raro, hoje acerto o banco e ando na maior, provavelmente amanhã já não me sinto bem na mesma posição... quado fumava era a mesma coisa, trocava de marca quase todos os dias

                              Comentário


                                #16
                                costas quase direitas e as pernas ligeiramente flectidas ,e as costas do banco duras

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por RSafrane Ver Post
                                  É isso. E comprar um Citroen também
                                  Para viagens curtas o conforto francês é excelente, mas curiosamente prefiro bancos e suspensões mais duras para viagens longas.

                                  Graças ao meu 1,90 m, também tinha o problema das dores nas costas e pernas em viagens longas, até que comprei a Espace... agora, a altura dos bancos e os graus de liberdade relativamente à posição de condução resolveram o problema.

                                  Comentário


                                    #18
                                    A mim também me faz muita impressão quando me mexem no banco, fico ali muito tempo a tentar encontrar a minha posiçao, até me decidir por um compromisso

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por RSafrane Ver Post
                                      É isso. E comprar um Citroen também
                                      ou um peugeot. o 307 é muito confortavel.
                                      claro que o banco está ajeitadinho para mim e fico pior que estragado se mo tiram do sítio...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Na família tenho duas pessoas que já foram operadas a uma hérnia discal.

                                        Foram obrigados a mudar a posição de condução e bastou isso para notar diferenças.

                                        Se o teu carro tiver apoio lombar e lateral reguláveis ajusta ambos para o máximo que conseguires, habitua-te a usar o encosto de cabeça, conduz praticamente direito e regula uma distância/altura do banco que te permita meter mudanças, virar o volante, jogar com os pedais e espreitares a extremidade anterior direita do carro isolando respectivamente os braços e as pernas. Usa as duas mãos no volante.

                                        Desta forma consegues minimizar os movimentos torsionais da coluna provocados pelo desalinhamento dos ombros e das ancas.

                                        Tem ainda atenção aos apoios de braço centrais que, apesar de dar para descansar, vêm a uma altura standard que em sempre é a mais adequada para ti.

                                        Caso o teu banco não tenha apoio lombar regulável inclina ligeiramente (nunca ao ponto de o tapares pelo pilar B) o banco para trás e compensa inclinando o encosto de cabeça para a frente.

                                        Para estas configurações ajuda não ter barriga , mas se formos a ver os problemas de coluna também são agravados pelo excesso de peso, portanto antes de ajustar o banco convém ajustar os buracos do cinto .
                                        Não há nada como comprar daquelas máquinas que mistura biciclete com passadeira e começar a suar em casa com um exercício de impacto 0.
                                        Editado pela última vez por DocJRA; 26 July 2008, 17:22.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post

                                          Tem ainda atenção aos apoios de braço centrais que, apesar de dar para descansar, vêm a uma altura standard que em sempre é a mais adequada para ti.
                                          No meu carro resolvi esse problema elevando o banco de modo a apoiar o cotovelo no apoio de braço, sem ter que para isso mover a coluna.

                                          Deste excelentes dicas. Vão de encontro àquilo que eu já pensava: evitar movimentos da coluna.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                            No meu carro resolvi esse problema elevando o banco de modo a apoiar o cotovelo no apoio de braço, sem ter que para isso mover a coluna.

                                            Deste excelentes dicas. Vão de encontro àquilo que eu já pensava: evitar movimentos da coluna.
                                            Como nem todos podemos andar de Classe S, Lexus LS ou S5 com bancos Confort temos de arranjar estratégias ao nosso alcance. .

                                            A cadeira do escritório também ajuda (sim vale a pena investir em cadeiras caras mas ergonomicamente desenhadas), um colchão duro e lembrarmos-nos de o virar de mês a mês nas 4 direcções de modo a não adquirir uma cratera no sítio do rabo e um sofá da sala com as costas minimamente elevadas (estes modernismos de sofás que nos dão pelo joelho, em que para te sentares encostado ficas quase deitado, também não da com nada - principalmente para quem adormece ao domingo depois de almoço a ver a liga inglesa ).

                                            Comentário


                                              #23
                                              Qual a melhor postura ao volante do ponto de vista das dores na...ai... coluna ?
                                              Comprar um "franciú" ou um MB.

                                              Comentário


                                                #24
                                                eu no punto que tenho tb acho que o enconsto de cabeca nao é nada confortável, o que me sugerem para melhorar isso?

                                                o meu principal problema com o encosto de cabeça é o facto de parecer que a distância entre a zona dos ombros fica mt desamparada e passado algumas dezenas de kms parece que fica bastante durida e nada relaxada..

                                                alguém costuma notar isto?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                                  Eu cá não tenho problemas desses... até ponho o banco na minha posição antes de entrar no carro... e normalmente acerto ... depois é dar uma "palmada" no retrovisor interior e ecertar os exteriores que são electricos... e não é por falta de diferença de estatura pk eu tenho 1,83m e ela tem 1,50m
                                                  Mas tenho um problema que eu acho que é raro, hoje acerto o banco e ando na maior, provavelmente amanhã já não me sinto bem na mesma posição... quado fumava era a mesma coisa, trocava de marca quase todos os dias

                                                  Nao é raro nao.... eu por acaso tenho o mesmo problema. O que hoje era uma posição formidável, amanhã já me provoca desconforto...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                    eu so sei que ha mais de dois meses que n consigo uma posiçao confortavel a conduzir. A minha irma andou no carro, obvio mexeu no banco e nunca mais consegui uma posiçao confortavel. Fico bem ao principio mas passado uns km la me tou a mexer e a remexer, parece que nao é o mesmo carro, que neura a minha
                                                    Olha, tenho um problema parecido, não consigo a posição ideal neste momento, quando penso que sim passado pouco tempo já acho que não...
                                                    enfim...
                                                    Uma coisa é certa, se mudar de carro depois volto a gostar da posição de condução que tinha anteriormente, é estranho mas acontece-me sempre.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                                                      Na família tenho duas pessoas que já foram operadas a uma hérnia discal.

                                                      Foram obrigados a mudar a posição de condução e bastou isso para notar diferenças.

                                                      Se o teu carro tiver apoio lombar e lateral reguláveis ajusta ambos para o máximo que conseguires, habitua-te a usar o encosto de cabeça, conduz praticamente direito e regula uma distância/altura do banco que te permita meter mudanças, virar o volante, jogar com os pedais e espreitares a extremidade anterior direita do carro isolando respectivamente os braços e as pernas. Usa as duas mãos no volante.

                                                      Desta forma consegues minimizar os movimentos torsionais da coluna provocados pelo desalinhamento dos ombros e das ancas.

                                                      Tem ainda atenção aos apoios de braço centrais que, apesar de dar para descansar, vêm a uma altura standard que em sempre é a mais adequada para ti.

                                                      Caso o teu banco não tenha apoio lombar regulável inclina ligeiramente (nunca ao ponto de o tapares pelo pilar B) o banco para trás e compensa inclinando o encosto de cabeça para a frente.

                                                      Para estas configurações ajuda não ter barriga , mas se formos a ver os problemas de coluna também são agravados pelo excesso de peso, portanto antes de ajustar o banco convém ajustar os buracos do cinto .
                                                      Não há nada como comprar daquelas máquinas que mistura biciclete com passadeira e começar a suar em casa com um exercício de impacto 0.
                                                      Um dos principais problemas quanto a mim, é o facto de alguns carros terem o assento demasiado inclinado para trás, e terem o apoio lombar demasiado acim. Se colocarmos o apoio lombar no maximo nestes carros ficamos com uma dor nas costas que é obra !

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por FACC Ver Post
                                                        Um dos principais problemas quanto a mim, é o facto de alguns carros terem o assento demasiado inclinado para trás, e terem o apoio lombar demasiado acim. Se colocarmos o apoio lombar no maximo nestes carros ficamos com uma dor nas costas que é obra !
                                                        Isso vai depender do arco que a tua coluna faz na transição das vértebras lombares para as torácicas. Como nem todos medimos o mesmo e apresentamos graus de cifose diferentes (curvatura inversa à típica corcunda), é natural que o que para uns é bom, para outros é equivalente a um garrafão de água a pressionar os rins ou mesmo o meio das costas .

                                                        Quem for muito esquisito que compre um Classe E com suspensão pneumática e bancos ortopédicos ou então que vá à Recaro fazer um banco à medida tipo piloto de F1.

                                                        Temos ainda que ver que, para alguns de nós, o hábito de posturas incorrectas já está tão marcado, que quando tentamos corrigir sentimos-nos desconfortáveis.

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                                                          #29
                                                          Uma coisa que me tem ajudado é forçar me a ter sempre a cabeça encostada ao encosto de cabeça

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                                                            Isso vai depender do arco que a tua coluna faz na transição das vértebras lombares para as torácicas. Como nem todos medimos o mesmo e apresentamos graus de cifose diferentes (curvatura inversa à típica corcunda), é natural que o que para uns é bom, para outros é equivalente a um garrafão de água a pressionar os rins ou mesmo o meio das costas .

                                                            Quem for muito esquisito que compre um Classe E com suspensão pneumática e bancos ortopédicos ou então que vá à Recaro fazer um banco à medida tipo piloto de F1.

                                                            Temos ainda que ver que, para alguns de nós, o hábito de posturas incorrectas já está tão marcado, que quando tentamos corrigir sentimos-nos desconfortáveis.

                                                            Isto faz sentido. Por isso talvez é que por vezes quando mudamos de um carro com pessimos bancos do ponto de vista ergonomico para outro com bons bancos, sentimo-nos desconfortaveis e com dores, quando na realidade essa é que é a posição correcta... só que a coluna já está "viciada" !

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