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Importância do factor "K.U."

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    Importância do factor "K.U."

    Ou seja, a importância do factor "kit unhas"! Presumo eu que, todos nós já passamos por situações em que, tendo um carro menos potente conseguimos acompanhar ou mesmo passar por carros com bastante mais motor num enquadramento de "pseudo picanço" amigável, seja em track days seja numa qualquer estrada vazia num bela serra portuguesa. Certamente que o inverso também já sucedeu e com um carro bem vitaminado vimos passar por nos naquela curva apertada um "pilotaço" cheio de garra. Gostaria de saber qual a importancia, seja em percentagem seja por palavras, que conferem a este factor bem como, se quiserem contar histórias engraçadas sobre este tema, acho que seria giro partlhar.
    PS.:FR empurra MX5 é um belo exemplo :-)

    #2
    Há quem confunda "kit de unhas" com imprudência.

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      #3
      Desde que,numa brincadeira entre amigos,estando eu com o meu corsa TD metido no meio de focus 1,8TDCI, C200CDI e um clio 1.2 16V,na circunvalação no sentido praia - Monte dos Burgos nunca mais me meti em picardias com curvas.O que aconteceu foi que o clio,que ia à minha frente,na curva antes da rotunda AEP perdeu aderência atrás e andou de lado.Felizmente o meu amigo consegui controlar o carro e compor o que podia ser um desfecho muito mau,para uma simples brincadeira.Era madrugada e a circunvalação estava vazia.Foi curto e deu para o susto!
      Agora só comparativos a diereito,e apenas para testar alterações que são feitas em carros de amigos,sem trânsito.

      Comentário


        #4
        Kit de unhas vê-se em circuito, em provas a sério. Andar nos limites em estradas públicas é um comportamento anti-social quase criminoso.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
          Há quem confunda "kit de unhas" com imprudência.
          Perfeitamente de Acordo! K.U. Não é sinonimo de mais maluco/inconsciente e há quem confunda estes conceitos.

          Comentário


            #6
            E ascrescento mais uma coisa:conheço pessoas que têm uma condução considerada espectacular isto é, andam sempre de lado/grandes derrapanços, mas não são necessáriamente os mais rápidos/eficzes.A eficácia mede-se pelo cronometro e requer uma condução precisa e quase matematica. Nestes casos quem tem K.U.? Ambos, cada um à sua maneira?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por pmv6 Ver Post
              E ascrescento mais uma coisa:conheço pessoas que têm uma condução considerada espectacular isto é, andam sempre de lado/grandes derrapanços, mas não são necessáriamente os mais rápidos/eficzes.A eficácia mede-se pelo cronometro e requer uma condução precisa e quase matematica. Nestes casos quem tem K.U.? Ambos, cada um à sua maneira?
              Para além do K.U., depende muito do carro ser ou não indicado para determinado traçado. Um dos factores que ditou o surpreendente resultado foi a adaptação da caixa do FR ao traçado, sendo que o Miat (caraças tenho de ver se aprendo logo o nome do carro!!!) o MX5, tem relações mais longas e a saída das curvas em baixas não ser tão expedita como a do FR...
              Ou seja os cavalos não são tudo, interessa é ter o melhor compromisso, caixa/motor para o trajecto, para além de chassis, etc.

              Comentário


                #8
                O tal K.U. é tão importante como o conhecimento do carro que se dirige.

                Confronto entre um S3, S2000 e uma carrinha 320i:

                http://www.youtube.com/watch?v=nALKeAVT-1w

                De referir que o carro mais apto, foi o que menos fez...

                Comentário


                  #9
                  sem comentários
                  http://www.youtube.com/watch?v=Kjaxez9OIX8

                  Comentário


                    #10
                    K.U. mãos e pés

                    http://br.youtube.com/watch?v=r1f719I9J8E

                    Katsuhiro Ueo

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por pmv6 Ver Post
                      é caso para dizer bem alto: F*D*-SE

                      Arrepiei-me todo a ver esse video, é realmente preciso um grande K.U. para se fazer isso. omg

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                        O tal K.U. é tão importante como o conhecimento do carro que se dirige.

                        Confronto entre um S3, S2000 e uma carrinha 320i:

                        http://www.youtube.com/watch?v=nALKeAVT-1w

                        De referir que o carro mais apto, foi o que menos fez...
                        Achas que o S2000 deveria ter feito mais?

                        Eu por acaso achei isso é só para ter a certeza do teu comentário. Pelo menos a mim pareceu-me que o condutor do S nem ia a forçar sequer o andamento.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por pmv6 Ver Post
                          Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                          K.U. mãos e pés

                          http://br.youtube.com/watch?v=r1f719I9J8E

                          Katsuhiro Ueo
                          Caros amigos, sem desprimor para os exemplos mostrados mas aprecio mais isto:

                          http://br.youtube.com/watch?v=TJsHlugRls4

                          ou até mesmo isto... sem rails nem escapatórias

                          http://br.youtube.com/watch?v=paClRc...eature=related

                          Editado pela última vez por Automobilista; 26 July 2008, 21:11.

                          Comentário


                            #14
                            KU + Inconsciencia

                            http://br.youtube.com/watch?v=SMwfM8...eature=related

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                              #15
                              Falta de KU

                              http://br.youtube.com/watch?v=ElxB3sucIMc

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                Ferrari vs Ibiza
                                http://br.youtube.com/watch?v=Ve5YylB6zEQ

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                                  #17
                                  Ter KU, neste mundo, é super importante.

                                  E também se costuma dizer: Quem tem KU, tem medo! Será que o velho ditado se aplica neste caso?

                                  Comentário


                                    #18
                                    K.U.=ESP

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por RSafrane Ver Post
                                      K.U.=ESP
                                      Há sempre, para os mais puristas, a hipotese de o desligar! :-)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por RSafrane Ver Post
                                        K.U.=ESP

                                        perguntaram acho que ao Jost Capito da Ford porquê que o Focus (mk1) não trazia ESP de serie! a resposta fui curta, directa e objectiva: o ESP só serve para disfarçar um chassis fraco!

                                        além disso já houve muita gente a dar com os burros na água à custa do ESP! o pessoal vai a contar com determinada reação do carro e o ESP "reage" de maneira diferente.

                                        o K.U. é importante, especialmente hoje em dia que o que há mais na estrada é "operadores" de automóveis em vez de condutores!

                                        Comentário


                                          #21
                                          por norma carros "menos vitaminados" têem tendência a serem conduzidos de forma mais maluca e com maior imprudência, pois estão em jogo valor€s mais baixos (um R8 é bem mais caro que um Leon Fr por exemplo - quem diz estes carros, diz outros quaisqueres - portanto o fulano do R8 de certeza que vai ter muito mais cuidado com as brincadeiras).

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                            Há quem confunda "kit de unhas" com imprudência.
                                            Podemos confundir o resultado final...ou seja serem ambos rápidos (até que batam...mais provavel o imprudente, mas não quer dizer nada...não há pilotaços ), mas acho que são coisas bem diferentes

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por pmv6 Ver Post
                                              E ascrescento mais uma coisa:conheço pessoas que têm uma condução considerada espectacular isto é, andam sempre de lado/grandes derrapanços, mas não são necessáriamente os mais rápidos/eficzes.A eficácia mede-se pelo cronometro e requer uma condução precisa e quase matematica. Nestes casos quem tem K.U.? Ambos, cada um à sua maneira?
                                              Depende do objectivo Mas se tem kit de unhas deviam conseguir fazer de ambas as maneiras


                                              Fazer com piada, e não para tempos, pessoalmente é que tem piada...por isso é que a F1 é uma seca

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                                Ter KU, neste mundo, é super importante.

                                                E também se costuma dizer: Quem tem KU, tem medo! Será que o velho ditado se aplica neste caso?
                                                Bastante

                                                Até porque se lermos o tópico indicado, veremos quais as caracteristicas...não digo que tenha ou não a ver com o KU, isso retiram vocês as conclusões

                                                Eu sinto-me inclinado , para dizer que é mais a facilidade de um vs. o outro em dominar, para condutores normais (em que nenhum se acha pilotaço nem fala do alto da sua experiencia de conduzir playstation ), carros diferentes no limite...o que em conjunto com o "quem tem KU, gosta de chegar a casa com o carro no mesmo estado"...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ruymoreira Ver Post
                                                  perguntaram acho que ao Jost Capito da Ford porquê que o Focus (mk1) não trazia ESP de serie! a resposta fui curta, directa e objectiva: o ESP só serve para disfarçar um chassis fraco!
                                                  Então pk é que fizeram um chassis fraco no Focus MK2?... deve ser... pk tem ESP!

                                                  Originalmente Colocado por ruymoreira Ver Post
                                                  além disso já houve muita gente a dar com os burros na água à custa do ESP! o pessoal vai a contar com determinada reação do carro e o ESP "reage" de maneira diferente.
                                                  E ao contrário quantas houve?

                                                  Originalmente Colocado por ruymoreira Ver Post
                                                  o K.U. é importante, especialmente hoje em dia que o que há mais na estrada é "operadores" de automóveis em vez de condutores!
                                                  É muito simples... quem não gosta ou não quer, compra sem ESP ou desliga-o.
                                                  Mas como não se pode fazer um carro para cada pessoa e todos têm direito a ter carro, acho muito bem que os carros tragam ESP (desligável) de origem.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Mas afinal de contas... o que é, exactamente, considerado ter KU?

                                                    Quer parecer-me que esta explicação não é fácil e muito menos consensual.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ter KU na minha modesta opinião é ter um dominio (quase) perfeito da maquina. A este factor, o ideal é associar uma atitude de razoabilidade e discernimento mas nem sempre tal é possível.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        falando de Kit de Unhas, algo que nunca me hei-de esqueçer foi o Sande e Castro que após pegar no Civic Boo num Track Day e passado 3 voltas faz 2.02 , e quando sai do carro, bué calmo diz que com mais umas voltas ainda descia 3 a 4 segundos

                                                        de referir que o dono do Carro tem muitos Track Days nas pernas, em princípio conheçe melhor o carro e faz 2.06, 2-07 nas melhores voltas...

                                                        ele quando saiu da voltinha (ia à pendura), disse que não sabia que o carro dele conseguia curvar assim

                                                        esta vi eu ninguém me contou...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                                          Então pk é que fizeram um chassis fraco no Focus MK2?... deve ser... pk tem ESP!

                                                          marketing marketing marketing....

                                                          E ao contrário quantas houve?

                                                          não pus isso em causa, mas não é disso que estamos a falar

                                                          É muito simples... quem não gosta ou não quer, compra sem ESP ou desliga-o.
                                                          Mas como não se pode fazer um carro para cada pessoa e todos têm direito a ter carro, acho muito bem que os carros tragam ESP (desligável) de origem.
                                                          o problema é que há ESP's que não podes desligar, por mais que queiras!
                                                          não discordo que o ESP de série "salve" muita gente de problemas, especialmente porque muita gente acha que o carro se conduz sozinho.


                                                          Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                                          falando de Kit de Unhas, algo que nunca me hei-de esqueçer foi o Sande e Castro que após pegar no Civic Boo num Track Day e passado 3 voltas faz 2.02 , e quando sai do carro, bué calmo diz que com mais umas voltas ainda descia 3 a 4 segundos

                                                          de referir que o dono do Carro tem muitos Track Days nas pernas, em princípio conheçe melhor o carro e faz 2.06, 2-07 nas melhores voltas...

                                                          ele quando saiu da voltinha (ia à pendura), disse que não sabia que o carro dele conseguia curvar assim

                                                          esta vi eu ninguém me contou...
                                                          é a diferença entre nós "meros mortais" e os pilotos...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                                            falando de Kit de Unhas, algo que nunca me hei-de esqueçer foi o Sande e Castro que após pegar no Civic Boo num Track Day e passado 3 voltas faz 2.02 , e quando sai do carro, bué calmo diz que com mais umas voltas ainda descia 3 a 4 segundos

                                                            de referir que o dono do Carro tem muitos Track Days nas pernas, em princípio conheçe melhor o carro e faz 2.06, 2-07 nas melhores voltas...

                                                            ele quando saiu da voltinha (ia à pendura), disse que não sabia que o carro dele conseguia curvar assim

                                                            esta vi eu ninguém me contou...
                                                            Já tive o previlégio de dar 3 voltinhas no Estoril com ele e de facto é outra realidade.

                                                            Comentário

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