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Regras/Leis nos Clássicos?

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    Regras/Leis nos Clássicos?

    Boas,

    Quais são as Regras/Leis existentes para os Clássicos?
    Por exemplo eu se quiser trazer um Camaro de 1969 dos EUA qual vai ser o processo para o legalizar? Pago mais ou menos imposto? Seguro é mais caro ou mais barato do que num carro normal? A inspecção é a mesma para um carro novo? Mais coisas importantes sobre o assunto?


    Quem me poder ajudar, agradecia.

    #2
    Originalmente Colocado por Carinhas Ver Post
    Boas,

    Quais são as Regras/Leis existentes para os Clássicos?
    Por exemplo eu se quiser trazer um Camaro de 1969 dos EUA qual vai ser o processo para o legalizar? Pago mais ou menos imposto? Seguro é mais caro ou mais barato do que num carro normal? A inspecção é a mesma para um carro novo? Mais coisas importantes sobre o assunto?


    Quem me poder ajudar, agradecia.
    Acho que o primeiro passo é tornares-te sócio de um clube que tenha
    protocolos com outras entidades.

    Nesta situação talvez o melhor seja o ACP Clássicos. Não tenho a certeza,
    mas talvez seja possível considerar o carro como sendo de interesse
    histórico, e talvez assim beneficiar nos impostos.

    Se tal não for possível, vais pagar uma batelada de impostos, porque
    irás pagar com base na emissão de CO2.

    A nível de seguro, sendo sócio de um clube com protocolos com
    seguradores, podes ter um seguro de clássico. O problema é que ficas
    limitado nas voltinhas que dás com o carro. O mais certo é seres obrigado
    a provar que tens outro carro para o dia-a-dia, e controlarem os Kms que
    fazes com o clássico.

    A inspecção é igualzinha. A segurança rodoviária é idêntica para todos os
    veículos que circulem nas estradas. Clássicos ou não.

    Mas é como disse: clube! Contacta o ACP Clássicos, de certeza que eles
    sabem melhor que ninguém.

    Comentário


      #3
      não sei se existe algum "desconto" para clássicos, acho que não, pelo menos nunca ouvi falar de tal.


      Se existir por favor coloca aqui a info que encontrares!!!


      boa sorte

      Comentário


        #4
        No site da ACP na parte dos Clássicos não está a funcionar os links para o que me interessa saber.


        Já me tinham dito que um clássico paga menos IA por ser um clássico (tem é de estar todo original) mas nunca confirmei isso.

        Não anda por aqui ninguém que já tenha importado um carro nestas condições?

        Comentário


          #5
          Um carro desses é considerado perante o ACP e seguradoras como (termo correcto) colecção (por ter mais de 25 anos) se existir um outro veículo como meio de transporte principal.

          Isto porque um seguro desses fica por pouco mais de 60 Euros ano e para ficar tão barato o carro só deverá sair em ocasiões oportunas e não todos os dias

          Comentário


            #6
            E se eu quiser andar com ele todos os dias?

            Comentário


              #7
              depende muito das seguradoras...eu ja tive um seguro desses no carocha, de 60€ por ano (Lusitania)...e a unica condiçao era ter q ter um outro carro na mesma segurador com um seguro "normal", para alem do carro ter q ter mais de 25 anos...assim eles considerem o teu carro com seguro normal como o teu carro do dia a dia....e o carro q paga o seguro de 60€ por ano o teu carro de uso esporadico...
              eu podia usa-lo todos os dias, nao havia nada a dizer q nao podia fazer mais de x km's, nao podia andar em x's dias, etc

              Comentário


                #8
                A motorpress tem um fórum chamado Motor Clássico. Penso que lá é o melhor lugar para te esclarecerem.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por P0rn-Star Ver Post
                  Um carro desses é considerado perante o ACP e seguradoras como (termo correcto) colecção (por ter mais de 25 anos) se existir um outro veículo como meio de transporte principal.

                  Isto porque um seguro desses fica por pouco mais de 60 Euros ano e para ficar tão barato o carro só deverá sair em ocasiões oportunas e não todos os dias
                  Eu tenho um carro com 24 anos e pago 51€ por ano de seguro e não faço parte de nenhum clube.

                  Há é sempre a obrigação de ter uma viatura para além desta, e não te exigem que o seguro seja feito lá para a viatura principal.

                  Comentário


                    #10
                    Mandei um e/mail de madrugada ao ACP e ja tenho a resposta:

                    Exmo. Senhor,


                    De acordo com a Lei nº 22-A/2007 (do Artigo 7.º ao Artigo 11.º) a importação definitiva de um veículo fabricado antes de 1970 independentemente da sua proveniência ou origem são tributados do seguinte modo:

                    IMPOSTO SOBRE VEÍCULOS (I.S.V.) - aplicado, por escalões, em função da cilindrada e Data da 1ª matricula .

                    Se o veículo for proveniente de um país extra comunitário paga IVA e Direitos e não tem redução em função do número de anos.

                    IMPOSTO SOBRE O VALOR ACRESCENTADO (I.V.A.) – à taxa de 21%, que incide sobre o valor de factura adicionado com o referido I.S.V. e Direitos

                    DIREITOS – 10 % s/valor de factura




                    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:


                    • Livrete e Titulo de Registo de Propriedade válidos;
                    • Seguro
                    • Bilhete de Identidade original com morada actualizada;
                    • Cartão Fiscal de Contribuinte original com morada actualizada;
                    • Número de Motor e Medida dos Pneus (ver no veículo);
                    • Factura compra (com o nº de Km, nº contribuinte, carimbada e assinada);
                    • CMR e recibo;
                    • Conhecimento de Embarque (Bill of Lading);
                    • Guia de entrada em Portugal e DU (originais);
                    • Manual de Instruções; (tem que ter todas as especificações técnicas – Nº de Motor - Tara – Peso Bruto – Distancia entre eixos – Rotações – Cilindrada – cilindros – Medida de Pneumáticos – Lotação – Potencia) ATENÇÃO QUE SEM ESTES DADOS A D.G.V. NÃO DÁ ANDAMENTO AO PROCESSO;
                    • Ficha de Homologação do país de matricula (caso o veículo não esteja homologado em Portugal);


                    TABELA B
                    COMPONENTE CILINDRADA

                    Escalão de Cilindrada (em centímetros cúbicos) Taxas por centímetros cúbicos (em euros) Parcela a Abater (em euros)
                    ATÉ 1250 3,91 2.525,10
                    MAIS DE 1250 9,25 9.199,88





                    TABELA D
                    Tempo de uso % de redução
                    De 6 meses a 1 ano 10
                    Mais de 1a 2 anos 20
                    Mais de 2 a 3 anos 28
                    Mais de 3 a 4 anos 35
                    Mais de 4 a 5 anos 43
                    Mais de 5 a 6 anos 52
                    Mais de 6 a 7 anos 60
                    Mais de 7 a 8 anos 65
                    Mais de 8 a 9 anos 70
                    Mais de 9 a 10 anos 75
                    Mais 10 anos 80

                    Assim, que o veiculo entrar em Território Nacional deve dirigir-se de imediato ao ACP, afim darmos entrada dos documentos na respectiva Alfândega da área de residência, com a documentação acima referida.


                    O ACP trata da legalização do veiculo mediante uma taxa de 287,00 € / despachante +/- 150,00 € / representante da Marca +/- 100,00 €.

                    Alguem me quer explicar isto agora que eu nao percebo? Aplicando ao caso de um Camaro de 1969 proveniente dos EUA com um V8 de 6.5L. Obrigado.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Carinhas Ver Post
                      Mandei um e/mail de madrugada ao ACP e ja tenho a resposta:




                      Alguem me quer explicar isto agora que eu nao percebo? Aplicando ao caso de um Camaro de 1969 proveniente dos EUA com um V8 de 6.5L. Obrigado.
                      É qualquer coisa como isto:

                      6500 x 9,25 € = 60.125 €
                      Parcela a abater = 60.125-9.199 = 50,926
                      50,926 + IVA = 61.111 €


                      Ou seja, só de ISV pagas mais de 61.000 euros.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Carinhas Ver Post
                        Mandei um e/mail de madrugada ao ACP e ja tenho a resposta:




                        Alguem me quer explicar isto agora que eu nao percebo? Aplicando ao caso de um Camaro de 1969 proveniente dos EUA com um V8 de 6.5L. Obrigado.
                        Para que serve a tabela D?

                        Comentário


                          #13
                          serve para reduzir o valor de ISV, no caso de ser uma importação proveniente do espaço comunitário europeu.

                          Comentário


                            #14
                            Desde a reformulação do imposto é para esquecer a importação de clássicos de altas cilindradas....

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                              É qualquer coisa como isto:

                              6500 x 9,25 € = 60.125 €
                              Parcela a abater = 60.125-9.199 = 50,926
                              50,926 + IVA = 61.111 €


                              Ou seja, só de ISV pagas mais de 61.000 euros.

                              Ridículo!


                              Obrigado.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                É qualquer coisa como isto:

                                6500 x 9,25 € = 60.125 €
                                Parcela a abater = 60.125-9.199 = 50,926
                                50,926 + IVA = 61.111 €


                                Ou seja, só de ISV pagas mais de 61.000 euros.
                                Mas como o carro tem mais de 10 anos abates 80% desse valor.

                                Comentário


                                  #17
                                  edununo, não porque não é um carro importado da comunidade europeia!


                                  Já agora, tendo o carro matricula dos EUA aquela jogada de ir até à fronteira de Espanha e pedir uma declaração de como passei para o outro lado serve? Ou isso também só serve para as matriculas do espaço europeu?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se gostas de veiculos americanos, aconselho-te a dar uma vista de olhos no mobile.de.
                                    Há muitos alemães que gostam de american muscles, pode ser que apanhes um já com matricula alemã.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por TiZeDasCoives Ver Post
                                      Se gostas de veiculos americanos, aconselho-te a dar uma vista de olhos no mobile.de.
                                      Há muitos alemães que gostam de american muscles, pode ser que apanhes um já com matricula alemã.
                                      Já andei a ver lá e os de 1ª geração (1967-1969) são todos muito caros pois estão em óptimas condições.

                                      Eu queria um velhinho para restaurar e isso existe aos milhares nos EUA.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Carinhas Ver Post
                                        edununo, não porque não é um carro importado da comunidade europeia!


                                        Já agora, tendo o carro matricula dos EUA aquela jogada de ir até à fronteira de Espanha e pedir uma declaração de como passei para o outro lado serve? Ou isso também só serve para as matriculas do espaço europeu?
                                        Só serve para os da UE? Não sabia. Nesse caso bolas.... Fica caro!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Carinhas Ver Post
                                          Já andei a ver lá e os de 1ª geração (1967-1969) são todos muito caros pois estão em óptimas condições.

                                          Eu queria um velhinho para restaurar e isso existe aos milhares nos EUA.
                                          sao caros mas o que poupas de ISV deve compensar

                                          Comentário

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