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Oleo motor para alfa romeo giulietta 1.8 de 1983

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    Oleo motor para alfa romeo giulietta 1.8 de 1983

    Chegou a hora de trocar o oleo ao charutinho!!
    O oleo actual é selenia 20k, no tradicional 10w40.
    Reparei que em acelerações em vazio (ponto morto) o carro está a fazer um bocadinho de fumo.
    Em 5mil km deve ter consumido 1L de oleo, no entanto tem um track days pelo meio e sempe que sai a rua anda em ritmos, digamos...apressados.
    Ainda assim acho que este oleo não é o indicado para este motor, pelo que vou optar por mudar.
    Mas por qual?!
    Quero um oleo, que acima de tudo, depois de quente, não desapareça pelos segmentos.
    O recomendado seria um 15w50, ou até um 15w60, no entanto verifico que estes oleos são tidos como oleos de competição. Será recomencavel aplicar este oleo?!

    A AGIP tem um oleo 20W50, mas receio que seja demasiado viscoso em frio e pode trazer-me problemas, estarei errado?!

    PS: Ontem instalei uns cornetas na admissão, e verifiquei que o carro ficou a fazer mais fumo. Mas é um fumo azulado, ou seja, como se tivesse a queimar oleo. Com filtro instalado esse fumo quase desaparece. Será que com as cornetas ficou a fazer uma especie de lixiviação aos cilindros pelo facto da mistura ar/gasolina poder não estar agora correcta?!
    Uma afinação a carburação poderá resolver isto, mas contudo fica a questão no ar. Alguém já passou por isto?!

    #2
    Oi Alfa.

    Penso que as cornetas nada têm a ver com o consumo de oleo. Normalmete nada tem a ver mas nos alfas tudo é diferente, é como nos Land's..

    Agora mais a serio, o teu carro, o mais provavel é já não estar com a compressão nos ponto, e estar a gastar oleo, o que é perfveitamente normal dado a idade, e o facto de to dares grandes torras nesse motor.

    Um oleo mais viscoso, semi-sintetico, pode ajudar a atenuar essa tendencia.

    O oleo 20W-50 será certamente um optimo oleo, mas tem uma temperatura de funcionamento ideial mais elevada, logo a frio pode o motor sofre mais.

    Eu fazia-lhe um teste de compressão só por descargo, e dp dependente do resultado, e dos € pensava o que fazer. Ou mantia o oleo sempre debaixo de olho, reparava o motor.

    A minha XR600 padecia do mesmo mal. Mudei de 5W-40 sintetico, para 15W50 semi, e ficou a gastar mto menos.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Senhor_VX Ver Post
      Oi Alfa.

      Penso que as cornetas nada têm a ver com o consumo de oleo. Normalmete nada tem a ver mas nos alfas tudo é diferente, é como nos Land's..

      Agora mais a serio, o teu carro, o mais provavel é já não estar com a compressão nos ponto, e estar a gastar oleo, o que é perfveitamente normal dado a idade, e o facto de to dares grandes torras nesse motor.

      Um oleo mais viscoso, semi-sintetico, pode ajudar a atenuar essa tendencia.

      O oleo 20W-50 será certamente um optimo oleo, mas tem uma temperatura de funcionamento ideial mais elevada, logo a frio pode o motor sofre mais.

      Eu fazia-lhe um teste de compressão só por descargo, e dp dependente do resultado, e dos € pensava o que fazer. Ou mantia o oleo sempre debaixo de olho, reparava o motor.

      A minha XR600 padecia do mesmo mal. Mudei de 5W-40 sintetico, para 15W50 semi, e ficou a gastar mto menos.

      Boas,

      Olha, acho que me expliquei mal.
      O carro não gasta oleo excessivamente, penso que 1 litro em 5000 num motor com mais de 30 anos de projecto nem é mau. Há novos a gastar mais...
      O que me aconteceu é que, logo após meter as cornetas (ontem a noite), notei que o carro ficou a fazer fumo.
      Ou seja, as 19h tinha caixa de ar e filtro de origem e não fazia fumo quase nenhum. As 20h, já com as cornetas montadas dás uma gazadas e saiu um fumito. Mas ainda não foi acertada a carburação. O que me faz pensar que a gasolina está a lavar os cilindros, pois os carburadores não foram afinados.

      A compressão do motor, em 2007 estava impecavel. Desde lá até hoje fez prai uns 2000km.Se tanto.

      No entanto acho que este selenia 20k não é o ideal para lá.

      Que oleos tenho em 15w50 e/ou 20w50?

      Comentário


        #4
        20w50 e 15w50 são habitualmente óleos minerais.

        Mas verdade seja dita, quando esse carro foi feito não foi pensado para funcionar com óleo sintético ou semi-sintético, com toda a certeza.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
          20w50 e 15w50 são habitualmente óleos minerais.

          Mas verdade seja dita, quando esse carro foi feito não foi pensado para funcionar com óleo sintético ou semi-sintético, com toda a certeza.

          Não necessáriamente.
          A motul tem um oleo Motul 300V que é 15W50 100% sintético, que é recomendado para ser usado em competição.
          Mas eu procuro algo semi-sintético nestes indices de viscosidade.

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            #6
            Se tiraste os filtros vai entrar mais ar.

            Se entra mais ar tens de mudar os giglers do carburador, para permitir entrar mais gasolina, de acordo com o aumento de caudal de ar...

            Não é afinado, é mesmo trocar giglers .



            Mas com o desgaste dos kms em cima, os giglers também já deixam passar mais combustivel que quando eram novos, por isso compensa alguma coisa...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
              Boas,

              Olha, acho que me expliquei mal.
              O carro não gasta oleo excessivamente, penso que 1 litro em 5000 num motor com mais de 30 anos de projecto nem é mau. Há novos a gastar mais...
              O que me aconteceu é que, logo após meter as cornetas (ontem a noite), notei que o carro ficou a fazer fumo.
              Ou seja, as 19h tinha caixa de ar e filtro de origem e não fazia fumo quase nenhum. As 20h, já com as cornetas montadas dás uma gazadas e saiu um fumito. Mas ainda não foi acertada a carburação. O que me faz pensar que a gasolina está a lavar os cilindros, pois os carburadores não foram afinados.

              A compressão do motor, em 2007 estava impecavel. Desde lá até hoje fez prai uns 2000km.Se tanto.

              No entanto acho que este selenia 20k não é o ideal para lá.

              Que oleos tenho em 15w50 e/ou 20w50?
              Ok, sendo assim o motor ta novo de certeza.

              O fumo é azul não é? Azul é oleo...

              É que se fosse carburação pelo facto de estar desafinado, que deve estar de certeza, o fumo seria gasolina, ou seja preto. Ao tirarers a caixa entra mais ar logo tem de entrar mais gota tb para ficar bem afinado.

              Experimenta tirar as velas e vê a cor. O nomal dp puxares pelo carro será cor de tijolo, como deves saber.

              Isso afina-se bem é com a máquina de medição do CO.

              Comentário


                #8
                Alfa na norauto está em promo 4L de Bp visco 3000 10w40...17€

                acho que é um bom negocio, eu vou aproveitar e por agora no civic !!

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                  #9
                  Pelos sintomas que descreveste eu secalhar ainda optava por um bom 10w40 e depois logo mudava a viscosidade, podes experimentar um castrol txt softec ou um cepsa star, este último é o mais recomendado para quem gosta de abusar um pouco mais que o normal dos motores.

                  Comentário

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