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Onde terminam os SUV e começam os verdadeiros TT?

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    Onde terminam os SUV e começam os verdadeiros TT?

    Já que neste momento há por aí dois tópicos a discutir a utilidade (ou não) dos SUV, gostava que dessem a vossa opinião acerca do que é um SUV e o que é um jipe, olhando apenas para os modelos actualmente disponíveis no mercado.

    Um exemplo prático. Quando o meu Range Rover surgiu no mercado, acho que não havia nada igual... Um carro com boas capacidades TT, boas performances em estrada e muito confortável. Na altura, quem andava de Serie III provavelmente consideraria o meu Range Rover um SUV (se já houvesse o conceito).
    Hoje em dia, o RR Classic é visto como um jipe e não como SUV.

    E o novo Range Rover? Apesar de ainda ser um carro com capacidade TT acima da média, ainda é um jipe? Não estará mais próximo de um SUV devido a todas as cedências feitas ao nível do conforto? Ou o SUV será o RR Sport meno virado para um utilização TT?

    Exceptuando o Defender que é "igual" há uma série de anos (apesar de já ter um fim mais ou menos anunciado) e eventualmente o novo Wrangler, quais são os "verdadeiros jipes"?

    (por favor, não tornem este tópico numa extensão dos já existentes, com ódios/amores aos SUV.)

    #2
    Não vou comentar, vou esperar para ver o que vai sari daqui....

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      #3
      A minha eleição vai para o nissan patrol

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        #4
        SUV é uma designação Americana, e para eles tudo o que seja grande gaste mto e tenha 4x4 é um SUV.

        Adaptando ao mercado Europeu, e na minha optica, penso que se pode distinguir pelo tipo de chassis.

        Monobloco - SUV
        Longarinas - TT

        Mas tb acho ke é uma quetsão de muito pouca importancia.

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          #5
          Não adianta complicar.
          Um SUV é um veículo que combina a capacidade de carga de uma pick-up com o conforto de uma carrinha e com algumas aptidões TT.
          O Range Rover Classic é também ele um SUV, pelo menos foi essa a intenção na sua construção. Era um TT luxuoso que não descurou as capacidades fora de estrada.
          Para mim foi o primeiro SUV a sério, embora houvessem alguns exemplos mais antigos que já se aproximavam do conceito como o LD Series II, o Jeep Willys SW e o Jeep Wagoneer (este o que se assemelha mais a meu ver de um SUV antes do RR Classic).

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            #6
            Tirando 2 ou 3 modelos, já não existem verdadeiros TT

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              #7
              Pode-se considerar, tal como disse o Senhor_VX, pelo tipo de chassis que tem, e também pelas soluções mecânicas que adoptam.

              Os Suv's na Europa foram criados no sentido de se poder ter um veículo que permita alguma liberdade fora do alcatrão, mas sem soluções técnicas para grandes trialadas, como caixa de transferências, grandes alturas ao solo, etc, como acontece com os jipes. Este conceito "light" veio permitir que os custos finais dos veículos fossem menos elevados.
              E isto porque algumas marcas perceberam, e bem, que a maioria dos jipes que vendiam até aí não praticavam todo-terreno na sua verdadeira ascenção da palavra, mas eram sim veículos utilizados nas cidades e na estrada, e muitissimo pouco fora destes habitats . Daí aparecerem os Suv, tendo já suspensões independentes, menos altura ao solo, sistemas de tracção 4wd mais simples, sem bloqueios de diferenciais, e mais leves.

              Quanto aos jipes, cada vez há menos, resumindo-se actualmente a oferta a meia dúzia de propostas, ou pouco mais

              Embora hoje muita gente exagere nas classificações que dão a estes veículos.
              Os verdadeiros jipes também foram evoluindo ao longo do tempo, em toda a sua mecânica e desempenho, e hoje há quem os classifique como Suv errada e injustamente.
              É o caso, por exemplo, de um LR Discovery3 e do Toyota LandCruiser.
              Editado pela última vez por MGomes; 31 July 2008, 12:16.

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                #8
                Humm, chamaram?

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                  #9
                  Originalmente Colocado por rui_cruz Ver Post
                  Humm, chamaram?
                  Olha o gajo "existe"!!!!!

                  Comentário


                    #10
                    Á parte de Wrangler / PAtrol / Land Cruiser / Defender e Mercedes G ... já nao existem verdadeiros TT

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                      Pode-se considerar, tal como disse o Senhor_VX, pelo tipo de chassis que tem, e também pelas soluções mecânicas que adoptam.

                      Os Suv's na Europa foram criados no sentido de se poder ter um veículo que permita alguma liberdade fora do alcatrão, mas sem soluções técnicas para grandes trialadas, como caixa de transferências, grandes alturas ao solo, etc, como acontece com os jipes. Este conceito "light" veio permitir que os custos finais dos veículos fossem menos elevados.
                      E isto porque algumas marcas perceberam, e bem, que a maioria dos jipes que vendiam até aí não praticavam todo-terreno na sua verdadeira ascenção da palavra, mas eram sim veículos utilizados nas cidades e na estrada, e muitissimo pouco fora destes habitats . Daí aparecerem os Suv, tendo já suspensões independentes, menos altura ao solo, sistemas de tracção 4wd mais simples, sem bloqueios de diferenciais, e mais leves.

                      Quanto aos jipes, cada vez há menos, resumindo-se actualmente a oferta a meia dúzia de propostas, ou pouco mais

                      Embora hoje muita gente exagere nas classificações que dão a estes veículos.
                      Os verdadeiros jipes também foram evoluindo ao longo do tempo, em toda a sua mecânica e desempenho, e hoje há quem os classifique como Suv errada e injustamente.
                      É o caso, por exemplo, de um LR Discovery3 e do Toyota LandCruiser.
                      Não poderia estar mais de acordo.

                      Não sei se concordam, mas os primeiros SUV terão nascido com o Freelander e GVitara (apesar deste - meu - ainda ter a caixa de transferencias, etc)

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver Post
                        Á parte de Wrangler / PAtrol / Land Cruiser / Defender e Mercedes G ... já nao existem verdadeiros TT
                        Eh pá tantos? afinal existem!!!

                        Vêm aí o Iveco!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                          Não poderia estar mais de acordo.

                          Não sei se concordam, mas os primeiros SUV terão nascido com o Freelander e GVitara (apesar deste - meu - ainda ter a caixa de transferencias, etc)
                          Eh pá... não terá sido com o RAV4 em 1994? Antes desses... um bocado!

                          Mas para ser-mos mais precisos ainda temos o Lada Niva dos anos 70

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                            Não sei se concordam, mas os primeiros SUV terão nascido com o Freelander e GVitara (apesar deste - meu - ainda ter a caixa de transferencias, etc)

                            Os primeiros Suv's foram o Toyota Rav4, e depois o LR Freelander.

                            O teu GrandVitara não é um Suv.

                            Comentário


                              #15
                              SUV nao tem alavanca de redutoras, nao tem grande capacidade para Off-Road, e infelizmente tal como já disseram por aqui infelizmente existem poucos TT agora.... Nao sendo o meu Frontera um "Puro" Off-Road tambem nao o considero um SUV... Por isso é que nao o vendo... Quero poder sair da estrada "normal" e dar umas "escapadinhas" (salvo seja ) e os SUV hoje em dia nao permitem esse tipo de passeios Off-Road...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                Pode-se considerar, tal como disse o Senhor_VX, pelo tipo de chassis que tem, e também pelas soluções mecânicas que adoptam.

                                Os Suv's na Europa foram criados no sentido de se poder ter um veículo que permita alguma liberdade fora do alcatrão, mas sem soluções técnicas para grandes trialadas, como caixa de transferências, grandes alturas ao solo, etc, como acontece com os jipes. Este conceito "light" veio permitir que os custos finais dos veículos fossem menos elevados.
                                E isto porque algumas marcas perceberam, e bem, que a maioria dos jipes que vendiam até aí não praticavam todo-terreno na sua verdadeira ascenção da palavra, mas eram sim veículos utilizados nas cidades e na estrada, e muitissimo pouco fora destes habitats . Daí aparecerem os Suv, tendo já suspensões independentes, menos altura ao solo, sistemas de tracção 4wd mais simples, sem bloqueios de diferenciais, e mais leves.

                                Quanto aos jipes, cada vez há menos, resumindo-se actualmente a oferta a meia dúzia de propostas, ou pouco mais

                                Embora hoje muita gente exagere nas classificações que dão a estes veículos.
                                Os verdadeiros jipes também foram evoluindo ao longo do tempo, em toda a sua mecânica e desempenho, e hoje há quem os classifique como Suv errada e injustamente.
                                É o caso, por exemplo, de um LR Discovery3 e do Toyota LandCruiser.
                                Bom SUV light criados na Europa??? se considerares o Lada Niva sim... caso contrário, acho que foram criados no Japão com o 1º RAV.

                                Menos altura ao solo... enfim... é sempre a mesma coisa... mas nas caracteristicas aparece sempre a altura minima ao solo e quando comprei o meu RAV em 1996 lembro-me que nesta medida apenas tinha menos 0,5cm que o Defender da LandRover... pois não tem aquelas enormes bolas do diferencial.

                                Sistemas de tracção 4wd mais simples... ponto e virgula... o meu RAV tem 4x4 permanente com 3 diferenciais, central e traseiro com autoblocante sendo que o traseiro é um Torsen a 100% e o central tb é bloqueável a 100% manualmente... qual era o TT dessa altura com uma transmissão mais complexa? só se chamas mais complexo ao facto de haver uma redutora... mas não me parece.

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                  Eh pá tantos? afinal existem!!!

                                  Vêm aí o Iveco!
                                  Já são poucos

                                  Daqui a uns anos vão acabar ...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                    qual era o TT dessa altura com uma transmissão mais complexa?
                                    O HDJ 100 e o Mercedes G !

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                      Eh pá... não terá sido com o RAV4 em 1994? Antes desses... um bocado!

                                      Mas para ser-mos mais precisos ainda temos o Lada Niva dos anos 70
                                      Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                      Os primeiros Suv's foram o Toyota Rav4, e depois o LR Freelander.

                                      O teu GrandVitara não é um Suv.
                                      Efectivamente esqueci-me do Rav4.

                                      Creio que o Niva não pode entrar aqui, apesar de mais pequeno, é um duro

                                      Ps. eu a pensar que tinha um Suv...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver Post
                                        Á parte de Wrangler / PAtrol / Land Cruiser / Defender e Mercedes G ... já nao existem verdadeiros TT
                                        Não esqueçam dos Pajeros....

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                          Bom SUV light criados na Europa??? se considerares o Lada Niva sim... caso contrário, acho que foram criados no Japão com o 1º RAV.

                                          Menos altura ao solo... enfim... é sempre a mesma coisa... mas nas caracteristicas aparece sempre a altura minima ao solo e quando comprei o meu RAV em 1996 lembro-me que nesta medida apenas tinha menos 0,5cm que o Defender da LandRover... pois não tem aquelas enormes bolas do diferencial.

                                          Sistemas de tracção 4wd mais simples... ponto e virgula... o meu RAV tem 4x4 permanente com 3 diferenciais, central e traseiro com autoblocante sendo que o traseiro é um Torsen a 100% e o central tb é bloqueável a 100% manualmente... qual era o TT dessa altura com uma transmissão mais complexa? só se chamas mais complexo ao facto de haver uma redutora... mas não me parece.
                                          Tens a certeza que o diferencial traseiros é autoblocante a 100% no RAV?????

                                          Tenho as minhas duvidas camarada!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                            Bom SUV light criados na Europa??? se considerares o Lada Niva sim... caso contrário, acho que foram criados no Japão com o 1º RAV.

                                            Menos altura ao solo... enfim... é sempre a mesma coisa... mas nas caracteristicas aparece sempre a altura minima ao solo e quando comprei o meu RAV em 1996 lembro-me que nesta medida apenas tinha menos 0,5cm que o Defender da LandRover... pois não tem aquelas enormes bolas do diferencial.

                                            Sistemas de tracção 4wd mais simples... ponto e virgula... o meu RAV tem 4x4 permanente com 3 diferenciais, central e traseiro com autoblocante sendo que o traseiro é um Torsen a 100% e o central tb é bloqueável a 100% manualmente... qual era o TT dessa altura com uma transmissão mais complexa? só se chamas mais complexo ao facto de haver uma redutora... mas não me parece.
                                            Então e o vitara SW em 1992? é um jipe??? com aqueles angulos (maus) e a altura baixinha ao solo que o carro tinha??
                                            Ou é um SUV??

                                            Comentário


                                              #23
                                              Não se pode apontar só ao chassis, pq o Niva é um jipe e tem chassis monobloco. O UMM 2100 era quase um monobloco pq as longarinas e a carroçaria estavam soldadas entre si.
                                              Os Vitara são grandes máquinas se tiverem um ligeiro upgrade de pneus e suspensão, inclusive os LWB.
                                              Para mim é jipe se tiver redutoras ou 1ª muito curta (tipo Panda) e boas capacidades de transposição de obstáculos (ou possibilidade evolutiva).

                                              Comentário


                                                #24
                                                Permitam-me o àparte....

                                                O tópico é "
                                                Onde terminam os SUV e começam os verdadeiros TT?"

                                                Essa é fácil!


                                                road.jpg


                                                Fui...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                                  Permitam-me o àparte....

                                                  O tópico é "Onde terminam os SUV e começam os verdadeiros TT?"

                                                  Essa é fácil!

                                                  [ATTACH]38206[/ATTACH]


                                                  Fui...

                                                  Podias ter arranjado melhor exemplo. Para essa valazinha e milheiral, até um 4X2 tipo Santa Fé levo eu q não sou entendido em OR...


                                                  Mais do mesmo, versão 324/65....

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                                    Permitam-me o àparte....

                                                    O tópico é "Onde terminam os SUV e começam os verdadeiros TT?"

                                                    Essa é fácil!

                                                    [ATTACH]38206[/ATTACH]


                                                    Fui...
                                                    Pela estrada...
                                                    Continuo a dizer que um SUV faz TT...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                                      Pela estrada...
                                                      Continuo a dizer que um SUV faz TT...
                                                      Concordo que para o TT mais normal, de passeio turistico, qq Suv tb faz.
                                                      Mesmo com mais alguma dificuldade tb o faz, pois os controlos de tracção são cada vez mais eficazes.
                                                      Não veja qq dificuldade de um Cayenne ou VW numa pista em Marrocos (se calhar o melhor para estes monstros).

                                                      Eu já dei uma volta onde um dos participantes era um Touraeg V6 Tdi, só não passou em todo lado por ter pneus de estrada, com uns AT tinha passado (creio), como os outros.
                                                      Claro que tb é preciso atinar com o acelarador para não atrofiar a electrónica, mas ai a culpa é do condutor e não da máquina.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Onde acabam os SUV e começam os TT?!
                                                        Essa é fácil...e nem é preciso mais hard core que isto!

                                                        http://www.youtube.com/watch?v=PIpRju_pJAM

                                                        Depois temos a parte de..onde acabam os TT... Eu diria que o céu é o limite!!

                                                        http://www.youtube.com/watch?v=Tpjj5ow9gs4


                                                        Metam lá os cayennes e companhia a fazer isto:

                                                        http://www.youtube.com/watch?v=qr8eE...eature=related
                                                        Editado pela última vez por alfamaniaco; 31 July 2008, 21:55.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O objectivo do tópico era, olhando para o que o mercado actual oferece, tentar distinguir aqueles que são SUV e os que ainda são considerados "verdadeiros TT" e porquê.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver Post
                                                            O HDJ 100 e o Mercedes G !
                                                            HDJ 100 em 1994??? mesmo que fosse... era mais complexa só por causa da redutora mais nada!

                                                            Comentário

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