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Saab 2.2 TiD é boa compra?

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    Saab 2.2 TiD é boa compra?

    Boas

    Tenho na calha a hipotese de ficar com um Saab 9-3 2.2 TiD. Um é de 99, tem 180.000 kms e custa 6000 euros. O outro é de 2000, tem 140.000 kms, versão SE Full Extras e custa 8500 euros.

    Que acham deste modelo? O motor é fiavel? O motor é izuzu, Saab ou GM? É boa compra?

    Obrigado

    #2
    Da graças a deus por esse motor não ser Isuzu.

    Eu troquei recentemente um Astra 1.7 DTI (motor Isuzu) por um Astra 2.2 DTI (motor Opel), por alguma razão foi...

    Em termos de fiabilidade esse é provavelmente o melhor motor que a Opel teve até hoje! Robusto, resistente, sem problemas de maior.

    Nas unidades de 2001 ha registos de bombas injectoras com problemas (falta de lubrificação nesta), esse problema afectou as bombas de várias marcas que usavam a mesma unidade. Foi resolvido, e apartir de 2003 a bomba foi substituida por outra sem qualquer tipo de problema.

    Em algumas unidades também entre 2000 e 2002 a admissão costuma apresentar uma sujidade acima do normal, provocando perda de potencia, pois quase tapa completamente, é algo que se pode resolver em casa (desmontar e lavar com petroleo), no entanto nas unidades pós 2002 a valvula EGR foi alterada e esse problema solucionou-se.

    Não ha mais registos de problemas, ou males cronicos. Em termos de consumos faço com o meu entre 5.5 (pé leve) e 6,9 (pé muito pesado).

    Revisões de 30 em 30 mil Kms, e não tem correia de distribuição (é por corrente).

    O Saab utiliza o chassis do Vectra C (um bom chassis), e tem vários elementos mecânicos partilhados com o Vectra C.

    Em termos de materiais, a versão pré restyling é inferior ao Vectra, a versão pós restyling melhorou, mas a montagem continua está abaixo.

    Em relação ao motor - no stress! Ainda hoje de manhã o meu foi à revisão e... está como novo!

    Comentário


      #3
      É um bom carro e o preço regular

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
        Da graças a deus por esse motor não ser Isuzu.

        Eu troquei recentemente um Astra 1.7 DTI (motor Isuzu) por um Astra 2.2 DTI (motor Opel), por alguma razão foi...

        Em termos de fiabilidade esse é provavelmente o melhor motor que a Opel teve até hoje! Robusto, resistente, sem problemas de maior.

        Nas unidades de 2001 ha registos de bombas injectoras com problemas (falta de lubrificação nesta), esse problema afectou as bombas de várias marcas que usavam a mesma unidade. Foi resolvido, e apartir de 2003 a bomba foi substituida por outra sem qualquer tipo de problema.

        Em algumas unidades também entre 2000 e 2002 a admissão costuma apresentar uma sujidade acima do normal, provocando perda de potencia, pois quase tapa completamente, é algo que se pode resolver em casa (desmontar e lavar com petroleo), no entanto nas unidades pós 2002 a valvula EGR foi alterada e esse problema solucionou-se.

        Não ha mais registos de problemas, ou males cronicos. Em termos de consumos faço com o meu entre 5.5 (pé leve) e 6,9 (pé muito pesado).

        Revisões de 30 em 30 mil Kms, e não tem correia de distribuição (é por corrente).

        O Saab utiliza o chassis do Vectra C (um bom chassis), e tem vários elementos mecânicos partilhados com o Vectra C.

        Em termos de materiais, a versão pré restyling é inferior ao Vectra, a versão pós restyling melhorou, mas a montagem continua está abaixo.

        Em relação ao motor - no stress! Ainda hoje de manhã o meu foi à revisão e... está como novo!
        Obrigado pela tua explicação, muito boa.

        Uma ultima opinião, não querendo abusar da tua boa vontade, deste tópico e com as caracteristicas que lá menciono, qual seria a tua opção?

        http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=58210

        Obrigado

        Comentário


          #5
          Obrigado!

          É assim, logo à partida, e por experiencia de causa, elimino os modelos de segmento abaixo.

          Sobram:

          Saab 2.2 TiD de 99, 180.000 kms por 6.000 euros

          Mitsubishi Carisma diesel de 99, 160.000 kms, 5.000 euros

          Mercedes-Benz C200 CDI de 99, 300.000 kms, 7.750 euros

          Por acaso conheço os 3 modelos, a minha namorada tem um Carisma do mesmo ano, e o carro não é bom, para tu teres ideia, o carro é de segmento acima do Astra, e ela acha que o meu carro é "uma máquina", quando deveria ser ao contrario.

          O Carisma é bastante bom a nível de fiabilidade, não ha muita tecnologia, logo não ha muito por onde avariar, no entanto peca em termos de qualidade materiais, ha diversos ruidos parasitas, em curva é um carro que não gosta de grandes aventuras, o travão não é bom... Enfim, acho que o ponto forte é mesmo a fiabilidade, apesar de, como todos sabemos, cada vez mais é uma questão de sorte.

          O Mercedes é uma boa opção, qualidade e robustez são a palavra de ordem, mas são 300 mil kms. Apesar de não me fazer confusão os quilometros pelo menos até 200 mil, acho que 300 já soma um bocadito... Nem é tanto pelo motor, que se for bem tratado... aguenta. É mesmo por questões como o desgaste geral de borrachas, materiais, aqueles pormenores que no fim acabam por construir todo o conjunto - carro.

          O Saab, sinceramente, parece-me a proposta mais equilibrada, não sendo o melhor em tudo (como é o caso dos materiais), parece-me o mais homogeneo, e claro está, face aos outros modelos, é um segmento acima.

          No entanto ha aqui um que pode fazer pensar:

          Skoda OCTAVIA 1.9TDI de 2000, 150.000 kms, 6.000 euros

          Este modelo sofre do mal da desvalorização, daí este preço, e mesmo sendo de segmento inferior, dá que pensar - não tem muitos quilometros, e o preço é bom.

          Mesmo assim, a minha opção seria o Saab.

          Espero ter ajudado! Não voltarei a passar pelo fórum até domingo, portanto se colocares alguma questão, e eu não disser nada, não é por mal, mas não estarei cá.

          Comentário


            #6
            PS: Ainda em relação ao Saab, os pequenos problemas que relatei, nessa unidade de 99, obviamente já terão sido resolvidos, logo já não é necessário haver qualquer preocupação em relação a isso.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ze Bitaite Ver Post
              Obrigado pela tua explicação, muito boa.

              Uma ultima opinião, não querendo abusar da tua boa vontade, deste tópico e com as caracteristicas que lá menciono, qual seria a tua opção?

              http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=58210

              Obrigado
              apesar da elevada quilometragem (o Tubes já te sossegou quanto a isso, mas parece-me sempre muito, para um diesel) é uma bela compra.
              adoro o 9-3 anterior.

              ld

              Comentário


                #8
                Obrigado pela vossa ajuda. Em relação ao Saab, estava com algumas duvidas, pois o Carlos.L falou muito mal do carro, por diversas vezes, neste tópico:

                http://forum.autohoje.com/showthread...highlight=saab

                segundo ele, o carro é quase um cancro. Penso que deverá ter sido uma má experiencia isolada.

                Neste momento estou apenas indeciso entre comprar um usado a pronto, ou comprar um Yaris ou Auris novo, motor 1.4 diesel de 90cv e ficar a pagar prestação de 200 euros.

                Vamos ver o que se faz....estou bastante indeciso. A Toyota oferece-me 7 anos de garantia...

                Obrigado pela ajuda. Podem continuar, se quiserem e puderem...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ze Bitaite Ver Post
                  Obrigado pela vossa ajuda. Em relação ao Saab, estava com algumas duvidas, pois o Carlos.L falou muito mal do carro, por diversas vezes, neste tópico:

                  http://forum.autohoje.com/showthread...highlight=saab

                  segundo ele, o carro é quase um cancro. Penso que deverá ter sido uma má experiencia isolada.

                  Neste momento estou apenas indeciso entre comprar um usado a pronto, ou comprar um Yaris ou Auris novo, motor 1.4 diesel de 90cv e ficar a pagar prestação de 200 euros.

                  Vamos ver o que se faz....estou bastante indeciso. A Toyota oferece-me 7 anos de garantia...

                  Obrigado pela ajuda. Podem continuar, se quiserem e puderem...
                  A questão da garantia dá que pensar, é certo.

                  Mas o segmento de um carro tem um peso imbatível! Pelo menos para quem conhece ou já experimentou vários modelos de vários segmentos.

                  Mesmo sendo mais antigos, ha outros níveis de requinte, qualidade, construção, insonorização, e outras mordomias que fazem a diferença.

                  Eu comprei recentemente um usado de 2004 de segmento C, o valor que paguei dava na perfeição para qualquer novo de segmento B, e se calhar até para um ou outro de segmento C, mas depois de ter experimentado modelos como Clio, ou Corsa (durante 2 dias), cheguei à conclusão que o segmento continua a ter um peso muito muito forte.

                  Depois a questão do pagamento a pronto, isso é uma opinião mais pessoal, mas sinceramente acho que o pagamento a pronto é um descanso/alívio! Acho mesmo que é preferivel um bom usado a pronto, que andar a pagar um novo mediano.

                  Além disso o novo, é novo durante aqueles primeiros dias em que é novidade, para nós, e para os amigos.

                  O meu pai comprou um Vectra novo em 2006, o carro é muito bom, e imepecável, mas, mesmo não estando minimamente arrependido da compra, hoje, depois de conhecer mais do mundo automovel penso que pelo valor dele tinha dado para comprar um usado de segmento acima...

                  É apenas a minha opinião.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                    Da graças a deus por esse motor não ser Isuzu.

                    Eu troquei recentemente um Astra 1.7 DTI (motor Isuzu) por um Astra 2.2 DTI (motor Opel), por alguma razão foi...

                    Em termos de fiabilidade esse é provavelmente o melhor motor que a Opel teve até hoje! Robusto, resistente, sem problemas de maior.

                    Nas unidades de 2001 ha registos de bombas injectoras com problemas (falta de lubrificação nesta), esse problema afectou as bombas de várias marcas que usavam a mesma unidade. Foi resolvido, e apartir de 2003 a bomba foi substituida por outra sem qualquer tipo de problema.

                    Em algumas unidades também entre 2000 e 2002 a admissão costuma apresentar uma sujidade acima do normal, provocando perda de potencia, pois quase tapa completamente, é algo que se pode resolver em casa (desmontar e lavar com petroleo), no entanto nas unidades pós 2002 a valvula EGR foi alterada e esse problema solucionou-se.

                    Não ha mais registos de problemas, ou males cronicos. Em termos de consumos faço com o meu entre 5.5 (pé leve) e 6,9 (pé muito pesado).

                    Revisões de 30 em 30 mil Kms, e não tem correia de distribuição (é por corrente).

                    O Saab utiliza o chassis do Vectra C (um bom chassis), e tem vários elementos mecânicos partilhados com o Vectra C.

                    Em termos de materiais, a versão pré restyling é inferior ao Vectra, a versão pós restyling melhorou, mas a montagem continua está abaixo.

                    Em relação ao motor - no stress! Ainda hoje de manhã o meu foi à revisão e... está como novo!
                    Agora fiquei pasmado!!!
                    Oh Tubular Bells, não estava nada à espera de te ver a escrever isto da Isuzu!
                    Afinal não sou só eu que conheço montes de problemas nos motores Isuzu!
                    Aqui no forum a Isuzu é a marca mais fiavel do mundo e arredores e, os que eu conheço (e não são poucos), deram quase todos problemas!

                    On topic:
                    O Saab é um bom carro, fiavel e está a bom preço!
                    Acho que é uma boa compra!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                      Agora fiquei pasmado!!!
                      Oh Tubular Bells, não estava nada à espera de te ver a escrever isto da Isuzu!
                      Afinal não sou só eu que conheço montes de problemas nos motores Isuzu!
                      Aqui no forum a Isuzu é a marca mais fiavel do mundo e arredores e, os que eu conheço (e não são poucos), deram quase todos problemas!

                      On topic:
                      O Saab é um bom carro, fiavel e está a bom preço!
                      Acho que é uma boa compra!
                      É a tal coisa, quando eu tenho que dizer bem, digo (e chamam-me fanático, lol), mas se tiver que dizer mal e cascar, também casco e também falo.

                      O problema é que muita gente que tem Isuzu não fala porque "ui, Isuzu é bom! Eu tive foi azar com a minha unidade" (como já me disseram a mim – "tiveste azar" - ao que respondo - "então todos os que eu conheço tiveram azar... mas que azar do carago... ).

                      O problema é que fazendo uma breve pesquisa, e observando/falando nos próprios concessionários (neste caso, da Opel), acerca dos belos Isuzu ouvimos coisas como "uuui, isso é uma aberração de motor", ou "esses 1.7 são uns abortos do inicio ao fim, os CDTI escapam, mas continuam a não ser grande coisa".

                      E coisas deste género.

                      Vê lá tu que só o 1.7 DTI tem 10 conhecidos problemas crónicos!!! 10!!!!

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                        #12
                        É um carro q gosto bastante...


                        Quanto a problemas não posso falar do q não sei...

                        Comentário


                          #13
                          Aproveito este tópico para fazer umas perguntas sobre o carro em questão.

                          Entre que valores está um saab 9-3 coupe 2.2 tid de 2001 com 174.000km's?
                          Pedia também informação sobre o carro em questão (fiabilidade, consumos, comportamento em estrada, etc.)

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