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Os Automóveis Estão Baratos!

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    Os Automóveis Estão Baratos!

    Tenho por hábito passar os olhos pelas tabelas de preços dos veículos novos e por estranho que pareça, os automóveis estão relativamente baratos face ao que custavam há 6 a 7 anos atrás.

    Por exemplo, em Janeiro de 2002 o meu 307 1.4 Hdi 70cv custou 20800€ (depois de descontos) e hoje um 308 1.6 Hdi 90cv com mais motor, mais segurança, (não muito) mais equipamento, mais actual, custa pouco mais do que isso de preço tabela, supondo que facilmente chegará perto do valor que dei em 2002 pelo 307.

    308.JPG

    Este é o exemplo mais lógico face ao 307, mas se virmos os preços de Astra, Focus, Golf, C4 e outros nas suas versões mais básicas (mas mesmo assim com o equipamento essencial), constata-se que os automóveis talvez tenham sido dos bens que menos aumentaram nestes últimos anos, chegando mesmo em alguns casos a diminuir significativamente de preço.

    Há algo de que me tenha esquecido? Ou estou a ver bem a coisa?

    #2
    Se não estou em erro, deve ser devido ao IUC...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
      Se não estou em erro, deve ser devido ao IUC...
      Curiosamente concordo!

      O meu Ibiza VAN 1.9TDi comprado em 2003 ficou com alguns extras por 19800€ e já com desconto de frotista.

      Os anúncios que tenho visto do novo ibiza com a mesma motorização e cinco lugares andam muito próximo dos 21/22000€ e ainda sujeitos as descontos de frota.

      Comentário


        #4
        Há certos casos que sim. Veja-se o Golf 1.9TDI por exemplo. Isto pelo imposto, e "malandrices" das marcas.

        Mas também há outros que é o oposto.

        Comentário


          #5
          E com o desconto de um carro para abate ficam a um óptimo preço!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
            Se não estou em erro, deve ser devido ao IUC...
            Penso que teve uma boa parte de influência, mas penso que as marcas tambem "estabilizaram" os preços.

            Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
            Curiosamente concordo!

            O meu Ibiza VAN 1.9TDi comprado em 2003 ficou com alguns extras por 19800€ e já com desconto de frotista.

            Os anúncios que tenho visto do novo ibiza com a mesma motorização e cinco lugares andam muito próximo dos 21/22000€ e ainda sujeitos as descontos de frota.
            Alem de que, á data, um 1.4 Tdi de 5 lugares deveria andar por esses preços.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
              Há certos casos que sim. Veja-se o Golf 1.9TDI por exemplo. Isto pelo imposto, e "malandrices" das marcas.

              Mas também há outros que é o oposto.
              Sim, há casos contrários mas penso que nas marcas generalistas são mais estes casos. E mesmo que em 6 ou 7 anos um carro de 20000€ passasse a custar 21000€ com o acréscimo de qualidade/equipamento/segurança actual, não seria nenhum exagero.

              Originalmente Colocado por RSafrane Ver Post
              E com o desconto de um carro para abate ficam a um óptimo preço!
              Sim, dessa forma ainda melhor.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post

                Alem de que, á data, um 1.4 Tdi de 5 lugares deveria andar por esses preços.
                Era mais ou menos isso era.

                Comentário


                  #9
                  Sempre que dou uma vista de olhos por revistas auto, com novos lançamentos, geralmente há sempre uma nota para o preço se manter na mesma ordem que no modelo anterior.

                  Acho que as próprias marcas (ou concessionários) viram que se o preço começa a subir haverá mais dificuldade em escoar os produtos e assim, mantem pelo menos o mesmo volume de vendas (teoricamente).
                  O custo de produção tb não me parece que tenha subido, as marcas/fabricas cada vez mais vão ultilizando plataformas ou soluções conjuntas, mudam a localização o que permite controlar este factor.
                  Acresce o novo calculo de IUC e pode andar por aí a justificação.

                  Comentário


                    #10
                    Já o imposto de circulação tem aumentado... e de que maneira

                    Comentário


                      #11
                      Eu acho que estão mais baratos.

                      Em 96 veio cá para casa 1 Saxo 1.5d 58cv. 3.000 contos

                      Em 2007 comprei o GPunto por 18.300€. Mais 660contos.
                      Tem a mais: 32cv, 107Nm, 5 airbags, AC, Jantes 17, ABS, ESP, radio leitor MP3, Blue & Me, computador de bordo. Alem de ter mais segurança, espaço interior e qualidade.

                      E na altura 3.000contos era mais dinheiro do que 15.000€ agora.
                      Editado pela última vez por rogerAjacto; 03 August 2008, 00:10.

                      Comentário


                        #12
                        Eu acho é que alguns modelos não estão, de facto, tão caros quanto os seus "equivalentes" de há uns anos atrás.

                        Outros ficaram mais ou menos na mesma.

                        É que, baratos mesmo, só em Espanha

                        Pronto, já fiquei deprimido

                        Comentário


                          #13
                          A ideia que tenho é que os carros de hoje não aguentam 10 ou 15 anos da mesma maneira que carros lançados à 10 anos! Parecem descartáveis!

                          Comentário


                            #14
                            Isso ocorre de maneira interessantíssima aqui no Brasil:

                            Quando se comparam dois carros de segmentos semelhantes em um espaço de ~ 20 anos, percebe-se que o que hoje custa em torno dos 60 a 70 mil reais, custava o equivalente a 120, 130 mil reais na época, como efeito da inflação dominante na época.

                            Já quando se comparam dois carros equivalentes em um espaço de 10 anos, principalmente nos segmentos de base, tem-se a impressão que o custo-benefício dos velhos tempos é mais interessante.

                            Comentário


                              #15
                              Seria interessante fazer-se este mesmo estudo, mas com os valores de preços base (antes de impostos).

                              O exemplo apresentado também deve ter outro tipo de influência, é que a Peugeot deve ter colocado o 1.4 HDI com um preço base elevado, sendo compensado depois pela menor taxação de impostos, e o processo inverso para o 1.6 HDI.

                              O mesmo acontecia (acontece ) com o 1.3 vs 1.7 CDTI na Opel. A nível de preços base, o 1.3 era o mais caro da gama CDTI (mais caro do que o 1.9....).

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Mobius Ver Post
                                A ideia que tenho é que os carros de hoje não aguentam 10 ou 15 anos da mesma maneira que carros lançados à 10 anos! Parecem descartáveis!
                                Tangas.

                                Na sua generalidade os carros estão mais baratos. Pagam menos imposto porque os motores são mais pequenos e são mais baratos de produzir devido a várias optimizações no processo de construção.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu concordo que estão baratos, sobretudo os carros de entrada de gama, fruto do novo IA.

                                  Originalmente Colocado por Mobius Ver Post
                                  A ideia que tenho é que os carros de hoje não aguentam 10 ou 15 anos da mesma maneira que carros lançados à 10 anos!
                                  Pois não, aguentam melhor.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Os carros estão meia dúzia de euros mais baratos o IUC aumentou 4x ou mais do que o selo...bah, esses preços diminutos são areia para os nossos olhos, eles vão-no buscar noutro lado!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                      Os carros estão meia dúzia de euros mais baratos o IUC aumentou 4x ou mais do que o selo...bah, esses preços diminutos são areia para os nossos olhos, eles vão-no buscar noutro lado!
                                      Claro, achas que não
                                      Eu ainda me safo a pagar 32€ por um 1.9tdi de 2002 mas quem comprar agora paga muito mais...

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                        Seria interessante fazer-se este mesmo estudo, mas com os valores de preços base (antes de impostos).

                                        O exemplo apresentado também deve ter outro tipo de influência, é que a Peugeot deve ter colocado o 1.4 HDI com um preço base elevado, sendo compensado depois pela menor taxação de impostos, e o processo inverso para o 1.6 HDI.

                                        O mesmo acontecia (acontece ) com o 1.3 vs 1.7 CDTI na Opel. A nível de preços base, o 1.3 era o mais caro da gama CDTI (mais caro do que o 1.9....).
                                        Este exemplo do Astra só me leva a concluir que nem sempre o Estado e os seus impostos são os únicos responsáveis por em Portugal termos carros mais caros que noutros países... Onde já se viu o 1.3 CDTI ser mais caro que o 1.7 CDTI...??

                                        A Opel (que está no seu direito) é que está a ganhar bom dinheirinho com o 1.3 (e com os portugueses)...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Bodygard Ver Post
                                          Claro, achas que não
                                          Eu ainda me safo a pagar 32€ por um 1.9tdi de 2002 mas quem comprar agora paga muito mais...
                                          O meu carro foi comprado dois meses antes da entrada em vigor do IUC...graças a Deus...é que o carro não sou eu que pago, mas o selo sou

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                            Seria interessante fazer-se este mesmo estudo, mas com os valores de preços base (antes de impostos).

                                            O exemplo apresentado também deve ter outro tipo de influência, é que a Peugeot deve ter colocado o 1.4 HDI com um preço base elevado, sendo compensado depois pela menor taxação de impostos, e o processo inverso para o 1.6 HDI.

                                            O mesmo acontecia (acontece ) com o 1.3 vs 1.7 CDTI na Opel. A nível de preços base, o 1.3 era o mais caro da gama CDTI (mais caro do que o 1.9....).

                                            O quê?????????? Só vendo mas altamente duvidoso...

                                            Comentário


                                              #23
                                              sei que o preço base do 1.3 CDTi era o mesmo que o 1.4 otto

                                              Lembro-me de ver isso nas tabelas do Opel Meriva
                                              Editado pela última vez por South Dakota; 02 August 2008, 13:48.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                                O quê?????????? Só vendo mas altamente duvidoso...
                                                Acho que se refere a preço sem impostos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                  Acho que se refere a preço sem impostos.
                                                  Mas como é que o preço base de um 1.3 pode ser superior a um 1.9? Mesmo sem impostos? Pela cilindrada? O preço base é influênciado pela cilindrada? Pensava que era quando se pusesse os impostos...
                                                  Editado pela última vez por warmthboy; 03 August 2008, 00:39. Razão: Queria dizer superior!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    o preço de um motor tem haver com os custos de produção dele, ora bolas... mas claro que há uma margem de lucro que pode ser maior ou menor

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                                      Mas como é que o preço base de um 1.3 pode ser inferior a um 1.9? Mesmo sem impostos? Pela cilindrada? O preço base é influênciado pela cilindrada? Pensava que era quando se pusesse os impostos...
                                                      Preço do carro sem impostos tem a ver com o custo de produção do carro. Apenas isso, maior ou menor cilindrada é irrelevante.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Penso que a mudança para o novo imposto tem alguma coisa a ver com isto, mas não é facto único. É certo que o imposto fez baixar um pouco os preços mas não foi tanto assim.

                                                        Suponho que, como já foi dito, o principal tem sido a cada vez maior partilha de plataformas e componentes dentro de cada grupo e até entre grupos concorrentes.

                                                        Talvez a mão-de-obra barata dos países emergentes tambem tenha contribuído para a manutenção, ou até diminuição, do custo de produção de certos componentes e isso se reflicta nos preços finais. Será?

                                                        Tambem concordo com o facto das marcas terem posto um travão á escalada de preços pois se tal não acontecesse não tardaria termos, por exemplo, um 308 básico a absurdos 25000/30000€.

                                                        Quanto ao novo imposto, não conheço os números concretos, mas o estado certamente não terá ficado a perder, quanto muito, terá ficado na mesma, mas penso que o consumidor tambem não ficou a perder tanto assim. É certo o IUC é bem mais elevado mas, se atendermos a um IUC de 125€ e que anteriormente o mesmo veiculo pagava 35€, temos 90€ de diferença.

                                                        Supondo que se mantem o carro durante 5 anos, paga-se 450€ ao longo desse tempo. Será que a baixa de ISV não compensou isto? Nalguns casos sim, noutros talvez não, mas acabou por ficar tudo praticamente na mesma, apenas com o pagamento faseado. Para quem mantem os carros 10 ou 15 anos, ai sim, ficará a perder com certeza.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Pelo preço de um 120d de 5 lugares em 2005, hoje, compra-se a versão coupé...

                                                          A diferença de preços é considerável...

                                                          Culpa do IUC e do IVA...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            só espero que ninguém do governo veja o título deste tópico

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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