Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Os carros estão a ficar mais pequenos???

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Os carros estão a ficar mais pequenos???

    Boas!

    Até agora tenho acreditado nas revistas quando dizem que o novo modelo está mais espaçoso que o anterior, que o acrescimo das dimensões exteriores repercutiu-se positivamente no interior, etc...
    Mas ainda há bocado decidi verificar uns valores que vêm numas "Guia do Automovel" que por aqui tenho..
    E pelo que vi, os carros até estão a ficar mais pequenos...

    Atentem nas imagens dos links, mais precisamente na parte em que diz "largura habitavel atrás"...

    1º Imagem - Um scan da Guia Do Automovel nº 182, de Junho de 2000, do comparativo entre Punto, Yaris, Clio, 206 e Polo
    http://img171.imageshack.us/my.php?i...agem001vg2.jpg

    2º Imagem - Scan da Guia do Automovel deste mês, (Agosto/2008), ensaio ao novo Seat Ibiza (1.9TDI)
    http://img411.imageshack.us/my.php?i...agem002hs8.jpg

    3º Imagem - Scan da edição de Agosto de 2007, ensaio à Golf Variant 1.9 TDI
    http://img171.imageshack.us/my.php?i...agem004fj8.jpg

    4ª Imagem - Scan da edição de Fevereiro deste ano, teste ao Seat Leon 1.4 TSI
    http://img60.imageshack.us/my.php?im...agem005qq4.jpg

    5ª Imagem - A título de curiosidade, scan à análise da nova Classe C220CDI Station, Abril de 2008
    http://img217.imageshack.us/my.php?i...agem006vw5.jpg

    Aquilo que depreendo é que um carro do segmento B no ano 2000, tinha 1,35m de largura habitavel atrás. Hoje um Seat Leon, segmento C, tem 1,31m. O novissimo Ibiza tem 1,27m, a Golf Variant tem 1,32 e a nova Classe C Station, do segmento D, tem 1,36m! Ou seja, uma carrinha do segmento D tem apenas mais 1cm de largura atrás que um utilitário em 2000!

    Os carros estão mesmo a ficar mais pequenos, ou está-me a falhar alguma coisa? Opinem!

    Cumprimentos!
    Editado pela última vez por LuisMiguelC; 03 August 2008, 12:41.

    #2
    Poderá eventualmente estar relacionado com o facto de as exigências de segurança aos embates laterais terem aumentado, o que faz com que as zonas de protecção no habitáculo (largura das portas, forras para absorção de energia, etc.) estejam cada vez mais "gordas"...
    Não vejo outra explicação.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Safety Ver Post
      Poderá eventualmente estar relacionado com o facto de as exigências de segurança aos embates laterais terem aumentado, o que faz com que as zonas de protecção no habitáculo (largura das portas, forras para absorção de energia, etc.) estejam cada vez mais "gordas"...
      Não vejo outra explicação.
      Exacto, e eu até compreendo, mesmo apesar do Punto em 2000 já ter 4 estrelas no Euro NCAP.

      Mas a questão é que quase nunca vi uma revista que dissesse "este modelo ficou mais apertado, apesar do acrescimo das dimensões exteriores", por exemplo...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por LuísMiguel Ver Post
        Mas a questão é que quase nunca vi uma revista que dissesse "este modelo ficou mais apertado, apesar do acrescimo das dimensões exteriores", por exemplo...
        Por acaso esse comentário até já o vi escrito várias vezes. Acontece geralmente quando acrescentam algo ao equipamento do carro.
        Por exemplo, alguns apoios de braço dianteiros acabam por roubar espaço ao desgraçado que vai atrás no meio. Alguns carros hoje em dia ir atrás no meio é bem mais desconfortável que alguns antigos. Fica sempre ali aquele alto ao meio muito incomodativo.

        Comentário


          #5
          Resumindo, as revistas se fizessem uma análise objectiva diriam que o carro Y está mais acanhado que o carro Y1!

          Comentário


            #6
            O novo Ibiza de facto parece que encolheu e de que maneira em relação à geração anterior.

            Comentário


              #7
              Sinceramente não sei como é na globalidade.
              Sei que quando saiu o Opel Corsa D, vi escrito em uma ou outra revista que tinha mais espaço que o Opel Astra F. Não sei até que ponto isto é ou não verdade. Pelo menos exteriormente cresceram todos.

              Comentário


                #8
                O crescimento exterior acho que é óbvio.

                As dimensões dos pneus aumentam, logo as cavas das rodas também têm que aumentar, consequentemente aumentando a largura total do carro.

                Depois o aumento do equipamento passivo de segurança, especialmente nas portas e os airbags, leva a que o carro também aumente as suas dimensões.

                O aumento também da dimensão dos bancos, por causa do conforto (apoios laterais) e os airbags, mais outro factor.

                A questão é que apesar de tudo estamos na Europa e devido às estradas estreitas os contrutores nem sempre compensam o aumento de volume de certos componentes com as dimensões globais do carro. Especialmente em carros de cidade.

                Comentário


                  #9
                  Não acredito que um Delta, um segmento C que está na casa do 4440mm de comprimento, seja mais desconfortável que o seu homônimo de 15 anos atrás.

                  Os carros estão a ficar cada vez maiores. E, para mim, isso não é nada bom.

                  Comentário


                    #10
                    eu sei que quando tive o meu passat de 92 espaço atras era o que nao faltava, quando entrei num dos novos.... até sufoquei com aquilo tudo apertado

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por maap Ver Post
                      eu sei que quando tive o meu passat de 92 espaço atras era o que nao faltava, quando entrei num dos novos.... até sufoquei com aquilo tudo apertado
                      Aqui há uns tempos andei num Opel Kadett 1.3 de 1981 e iam 3 pessoas atrás, sendo que quem ia ao meio era eu (1,71m, 71Kg) e iamos perfeitamente à vontade, tal nunca me tinha acontecido. No dia seguinte andei num Seat Leon do primeiro modelo e voltei a ficar ao meio e simplesmente não cabia, tive que ir com os ombros de lado... A diferença era abismal

                      (Mas sim, compreendo que a maior segurança passiva do Leon tenha implicações no espaço interior )

                      Comentário


                        #12
                        Eu já tive as 3 gerações de Clio, ainda tenho as duas ultimas, e posso dizer que embora o Clio II seja exteriormente maior que o I em termos de interiores é mais acanhado, principalmente atrás. Já comparando com o Clio III não tem nada a ver. O III cresceu 17 cm em comprimento e 8 em altura (se não me engano) o que se nota bem no interior.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                          Sinceramente não sei como é na globalidade.
                          Sei que quando saiu o Opel Corsa D, vi escrito em uma ou outra revista que tinha mais espaço que o Opel Astra F. Não sei até que ponto isto é ou não verdade. Pelo menos exteriormente cresceram todos.
                          Pelo menos nos bancos traseiros tem. à frente será o mesmos e na mala menos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por __Eagle__ Ver Post
                            Eu já tive as 3 gerações de Clio, ainda tenho as duas ultimas, e posso dizer que embora o Clio II seja exteriormente maior que o I em termos de interiores é mais acanhado, principalmente atrás. Já comparando com o Clio III não tem nada a ver. O III cresceu 17 cm em comprimento e 8 em altura (se não me engano) o que se nota bem no interior.
                            Ainda assim, devo dizer que em termos de largura atrás, não noto muita diferença entre o Clio I e o Clio III, por incrível que pareça.

                            Em relação ao tópico, a resposta foi dada logo no 1º post.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                              Ainda assim, devo dizer que em termos de largura atrás, não noto muita diferença entre o Clio I e o Clio III, por incrível que pareça.

                              Em relação ao tópico, a resposta foi dada logo no 1º post.
                              Pelo menos em altura notas de certeza. A altura atrás, na minha opinião, é a maior regressão que houve do Clio I para II.

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X