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Dúvidas corsa 1.0 ECo 1998

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    Dúvidas corsa 1.0 ECo 1998

    Ando atrás destes carritos, ora foi o meu carro de instrução e pondero comprar um modelo para substituição do meu "cancro" actual.
    As perguntas:

    É normal ser difícil passar a 2ª para a 1ª (Já não tocava num corsa à 4 anos)? Desconfiei da embraiagem, ao tocar no cabo de embraiagem do motor, não fez qualquer ruído, o reservatório de água não acusou ferrugem, o ponteiro da temperatura não passava dos 90º. Aparentemente tudo ok, certo? Quais são as pancadas destes carros?

    Errrr 84000 km nhec.... para desconfiar né?
    Editado pela última vez por SavageXp; 04 August 2008, 21:13.

    #2
    Originalmente Colocado por savage-xp Ver Post
    Ando atrás destes carritos, ora foi o meu carro de instrução e pondero comprar um modelo para substituição do meu "cancro" actual.
    As perguntas:

    É normal ser difícil passar a 2ª para a 1ª (Já não tocava num corsa à 4 anos)? Desconfiei da embraiagem, ao tocar no cabo de embraiagem do motor, não fez qualquer ruído, o reservatório de água não acusou ferrugem, o ponteiro da temperatura não passava dos 90º. Aparentemente tudo ok, certo? Quais são as pancadas destes carros?

    Errrr 84000 km nhec.... para desconfiar né?
    Eu tenho um de 1998 eco branquinho, veio novo para as minhas mãos e até hoje apenas levou salvo erro um sensor da massa de ar, já lá vão mais de 4 anos, o ano passado levou um outro sensor que não sei o nome porque o carro desligou-se parado num stop, só ligava passado alguns minutos , ficava a trabalhar 15 a 20 segundos e depois desligava-se e no volante rompeu-se no botão da buzina lado esquerdo. De resto revisões e mudanças normais, é arrastadeira mas, já fui para a zona da serra da estrela e trás-os-montes e ainada cá ande andar outros tantos anos nas minhas mãos.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
      Eu tenho um de 1998 eco branquinho, veio novo para as minhas mãos e até hoje apenas levou salvo erro um sensor da massa de ar, já lá vão mais de 4 anos, o ano passado levou um outro sensor que não sei o nome porque o carro desligou-se parado num stop, só ligava passado alguns minutos , ficava a trabalhar 15 a 20 segundos e depois desligava-se e no volante rompeu-se no botão da buzina lado esquerdo. De resto revisões e mudanças normais, é arrastadeira mas, já fui para a zona da serra da estrela e trás-os-montes e ainada cá ande andar outros tantos anos nas minhas mãos.

      E a questão da embreiagem, confirmas?

      Comentário


        #4
        Tive um durante um ano.

        Era um bom carro, muito econ´´omico. Segundo dizem lento como tudo, mas sinceramente acho que cumpre bem a sua função.

        Tive uns problemas com uns sensores e coiso e tal, mas foram logo subsituidos qnd os comprei e nunca mais tive chatisse.

        Lembro.me que a primeira não era fácil de meter, alias aquela caixa era muito pouco amiga do utilizador.

        Não sendo mau, tambem não o achei bom em nada.

        Acabei por trocar por um carro mais recente com menos km.

        Em relação aos teus km parecem-me relativamente aceitaveis...

        Comentário


          #5
          Aceitaveis.... hummmmm tipo a regra não é 15 mil km por ano? Tipo no meu carro actual de 1999 têm 96670 km. Nem 6 mil fiz (91500)-Agosto de 2007 a gosto 2008.
          Editado pela última vez por SavageXp; 04 August 2008, 21:48.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por savage-xp Ver Post
            E a questão da embreiagem, confirmas?
            Ainda é a de origem , tenho cerca de 97500 kms, e ainda não me queixei dela, em relação à caixa nunca senti problemas em meter qualquer mudança.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por savage-xp Ver Post
              Aceitaveis.... hummmmm tipo a regra não é 15 mil km por ano? Tipo no meu carro actual de 1999 têm 96670 km. Nem 6 mil fiz (91500)-Agosto de 2007 a gosto 2008.

              Não há regra nenhuma, principalmente neste tipo de carro mais pequenos... Se estivessemos a falar de um mercedes de 98 a diesel com esses km era de desconfiar, mas estes carros pequenos a gasolina é relativamente comum aparecerem com poucos km.

              O meu comprado há dois anos atrás tinha 6x.000km (era de 98), o meu actual comprado há um ano vinha com 23.000km (é de 2001).

              Tens aqui o link para o diário de bordo - http://forum.autohoje.com/showthread...ghlight=swinco

              Comentário


                #8
                A unica coisa a apontar a esse modelo, são mesmo os sensores de massa de ar.

                De resto não tenho conhecimento de mais anomalias... Não se podem exigir grandes performances, mas é economico e cumpre bem a função dele.

                Comentário


                  #9
                  Prepara-te para trocar de escapes muito frequentemente. económico não é, conheço 1 e bebe 6 a 7l aos 100, estamos a falar de 1000cc com 55cv, há carros bem mais potentes a beber quase o mesmo. De resto é rijo e não faz curvas. Para muitos foi o pior carro que a Opel fez...

                  Comentário


                    #10
                    Uma pesquisa no AHO e aparecem logo bastantes tópicos do Corsa B.

                    Tive um 1.0 Ecotec, modelo Swing 3 portas de 1998, vendi-o há cerca de 6 meses. Tinha cerca de 120.000 km.

                    Problemas crónicos:

                    - Botões da buzina rompem, foles da alavanca da caixa e do travão de mão ficam esfolados. (foles são relativamente baratos mas a buzina implica a substituição do airbag e é custoso)

                    - Avarias na válvula EGR - Limpar ou meter nova (cerca de 300€)

                    - Avarias possíveis no sensor da cambota, sensor de oxigénio e sensor da pressão do óleo. (sensores não costumam ser caros, são avarias "baratas")

                    - Avarias no medidor de massas de ar (MAF) - Comprar usado por 25 a 100€ ou novo por cerca de 250€.

                    - Problemas ocasionais no fecho central - Electricista fora da marca para ser barato. Normalmente é o comando do fecho central que avaria.

                    - Luzes da chauffage fundem-se constantemente - custoso de reparar nos Corsa pós-restyling. Não vale a pena mandar arranjar.

                    - Escape enferruja e deteriora-se rapidamente - Tens de viver com isso.

                    Contudo era económico e sólido. O interior estava impecável ao fim de 9 anos e os bancos mantinham-se duros. O volante quase não apresentava desgaste (exceptuando os botões da buzina).

                    A dureza da caixa pode ser o cabo de embraiagem que não é original. Recomendo o cabo da GM que custa 30€.

                    Espero ter ajudado.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                      Uma pesquisa no AHO e aparecem logo bastantes tópicos do Corsa B.

                      Tive um 1.0 Ecotec, modelo Swing 3 portas de 1998, vendi-o há cerca de 6 meses. Tinha cerca de 120.000 km.

                      Problemas crónicos:

                      - Botões da buzina rompem, foles da alavanca da caixa e do travão de mão ficam esfolados. (foles são relativamente baratos mas a buzina implica a substituição do airbag e é custoso)

                      - Avarias na válvula EGR - Limpar ou meter nova (cerca de 300€)

                      - Avarias possíveis no sensor da cambota, sensor de oxigénio e sensor da pressão do óleo. (sensores não costumam ser caros, são avarias "baratas")

                      - Avarias no medidor de massas de ar (MAF) - Comprar usado por 25 a 100€ ou novo por cerca de 250€.

                      - Problemas ocasionais no fecho central - Electricista fora da marca para ser barato. Normalmente é o comando do fecho central que avaria.

                      - Luzes da chauffage fundem-se constantemente - custoso de reparar nos Corsa pós-restyling. Não vale a pena mandar arranjar.

                      - Escape enferruja e deteriora-se rapidamente - Tens de viver com isso.

                      Contudo era económico e sólido. O interior estava impecável ao fim de 9 anos e os bancos mantinham-se duros. O volante quase não apresentava desgaste (exceptuando os botões da buzina).

                      A dureza da caixa pode ser o cabo de embraiagem que não é original. Recomendo o cabo da GM que custa 30€.

                      Espero ter ajudado.
                      Tudo o que esta a bold tinha no meu!

                      O sensor que o meu levou não me lembro do nome, mas sei que foram 100€ mas foi posto em "garantia".

                      O meu escape era novo por isso no ano que o tive não precisei de substituir, mas confirmaram-me a fome por escapes que o carro tem!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por speed_kills Ver Post
                        Prepara-te para trocar de escapes muito frequentemente. económico não é, conheço 1 e bebe 6 a 7l aos 100, estamos a falar de 1000cc com 55cv, há carros bem mais potentes a beber quase o mesmo. De resto é rijo e não faz curvas. Para muitos foi o pior carro que a Opel fez...
                        Isso do quase o mesmo é relativo.

                        Realmente o opel gastava 7-8 e andar a fundo, e claro que consegues um carro mais potente que gaste isso..

                        Claro que se andares com cuidado, ai os consumos do Opel baixam bastante, é muito facil fazer 5L/100km o que convenhamos não é facil de conseguir com qq carro...

                        Comentário


                          #13
                          Tenho um Corsa 1.0 de 2000 e até agora nada a apontar (já lá vão dois anos)...
                          O carro cumpre plenamente aquilo a que foi destinado;

                          Relativamente à quilometragem, não fiques admirado de tão poucos quilómetros; comprei o meu com cerca de 60 mil Kms e ainda só foram feitos 12 mil em dois anos (é a minha esposa que anda nele e limita-se a circuitos urbanos);

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por savage-xp Ver Post
                            Ando atrás destes carritos, ora foi o meu carro de instrução e pondero comprar um modelo para substituição do meu "cancro" actual.
                            As perguntas:

                            É normal ser difícil passar a 2ª para a 1ª (Já não tocava num corsa à 4 anos)? Desconfiei da embraiagem, ao tocar no cabo de embraiagem do motor, não fez qualquer ruído, o reservatório de água não acusou ferrugem, o ponteiro da temperatura não passava dos 90º. Aparentemente tudo ok, certo? Quais são as pancadas destes carros?

                            Errrr 84000 km nhec.... para desconfiar né?
                            Tive um durante 9 anos e era de 1.0 Eco, comprei novo em 98 e vendi à pouco tempo com 120.000km's.

                            Pessoalmente confesso ter tido muito poucas razões de queixa. Era eu que lhe fazia as revisões e práticamente durante estes 120.000km's foi só mudar filtros, óleo e panelas escape.

                            Problemas no carros durante 9 anos:

                            > Panela de escape era uma cada 2 anos;
                            > qualidade dos plásticos interiores era má (gretavam um pouco);
                            > Até aos 100.000km's foi 3 panelas de escape, óleo, filtros ar, óleo e uma muda de pastilhas travões;
                            > Aos 115.000km's levou medidor massa ar;

                            Confesso que foi um carro que me deixou bastante contente, preço/qualidade bastante aceitável.

                            Um dos melhores aspectos do carro para mim, era sem duvida o motor. Para um motor fraco de 3 cilindros e 960cc não se desenrascava mal (claro tendo sempre em atenção das limitações obvias que um motor com estas caracteristicas técnicas tem !!), mas acima de tudo a fiabilidade do motor foi sempre exemplar.

                            Em termos de consumos como qualquer motor de fraca cilindrada, fazia desde consumos de 5l/100km até aos 10l/100km. Tudo dependia do peso do pé direito ;).

                            PS: Eu diria que o cancro que o carro tem é mesmo os escapes. Basicamente este problema deve-se aos gases de escapes deste motor tri-cilindrico serem um pouco mais elevados que o normal (1.2) e a vibração ser tb pouco mais elevada. Este problema deveria ter sido levado em conta na fabricação da liga metálica para os escapes deste carro, mas a Opel limitou-se a colocar a mesma que usava no 1.2 16v. Enfim nunca nada na vida é perfeito :D
                            Editado pela última vez por Dave; 09 August 2008, 11:32.

                            Comentário


                              #15
                              Falei com o meu cunhas e ele diz que é normal o que sinto na caixa velocidades, é comum nos corsas. Bem vou ficar com ele!

                              Comentário


                                #16
                                Eu conheço um manco desses comprad novo em 97 que tem 40 e poucos mil kms...

                                Eu pessoalmente nao gosto, por ser Opel ( ja tive dois ) e pelo motor..

                                Isso em cidade nao gasta muito, mas em AE mete-lo a gastar 10 litros nao é dificil..

                                De qualquer forma é um carrito honesto para meio de transporte do ponto A a B

                                Comentário


                                  #17
                                  Olha eu tive durante sensivelmente um ano um Corsa 1.0 Swing 5p, vendi-o há cerca de 3 semanas, quando recebi o PUG. Se necessitares de informações é só dizeres. Não era eu que o conduzia (ainda não tenho carta), mas andava bastante a pendura.

                                  O que por cá passou, ao contrário do que se diz por aí não era económico como eu esperava e era um motor muito esforçado. Era conduzido por uma senhora...

                                  Foi uma solução de recurso, entendes?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Olha eu tive durante sensivelmente um ano um Corsa 1.0 Swing 5p, vendi-o há cerca de 3 semanas, quando recebi o PUG. Se necessitares de informações é só dizeres. Não era eu que o conduzia (ainda não tenho carta), mas andava bastante a pendura.

                                    O que por cá passou, ao contrário do que se diz por aí não era económico como eu esperava e era um motor muito esforçado.

                                    Foi uma solução de recurso, entendes?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MAZDA 6 Ver Post
                                      Olha eu tive durante sensivelmente um ano um Corsa 1.0 Swing 5p, vendi-o há cerca de 3 semanas, quando recebi o PUG. Se necessitares de informações é só dizeres. Não era eu que o conduzia (ainda não tenho carta), mas andava bastante a pendura.

                                      O que por cá passou, ao contrário do que se diz por aí não era económico como eu esperava e era um motor muito esforçado.

                                      Foi uma solução de recurso, entendes?
                                      Estamos em sintonia, para mim também é recurso porque andar sem nada é uma depressão.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Acho que o titulo ficava melhor se fosse CorsazEco "

                                        Eu desatino com os Corsas sobretudo com esse motor.. andei com uns poucos de aluguer e que coisa terrivel..

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
                                          Acho que o titulo ficava melhor se fosse CorsazEco "

                                          Eu desatino com os Corsas sobretudo com esse motor.. andei com uns poucos de aluguer e que coisa terrivel..
                                          Sempre é melhor que um motor M-tec de 800 cc.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por savage-xp Ver Post
                                            Sempre é melhor que um motor M-tec de 800 cc.
                                            Nao confirmo nem desminto mas dentro dos preços normais desses carros ha mais value for money

                                            mas cada qual sabe de si... ha quem adore os Corsas...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por savage-xp Ver Post
                                              Estamos em sintonia, para mim também é recurso porque andar sem nada é uma depressão.
                                              Exacto

                                              Mais uma vez, caso necessites de qualquer tipo de infos, dispõe.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por savage-xp Ver Post
                                                Ando atrás destes carritos, ora foi o meu carro de instrução e pondero comprar um modelo para substituição do meu "cancro" actual.
                                                As perguntas:

                                                É normal ser difícil passar a 2ª para a 1ª (Já não tocava num corsa à 4 anos)? Desconfiei da embraiagem, ao tocar no cabo de embraiagem do motor, não fez qualquer ruído, o reservatório de água não acusou ferrugem, o ponteiro da temperatura não passava dos 90º. Aparentemente tudo ok, certo? Quais são as pancadas destes carros?

                                                Errrr 84000 km nhec.... para desconfiar né?
                                                É um bocado dificil, mas é mais fácil quando tiveres com o carro parado e meteres a 1ª. Eu tenho um Corsa B e também faz a mesma coisa... Aliás praticamente todos os que conheço fazem isso!
                                                O meu tem 182k kms e ainda tem a embraiagem de origem...
                                                As pancadas esses 1.0 é que é um pouco guloso, em AE devido à fraca cilindrada!

                                                Espero ter ajudado!

                                                Comentário

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