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    aplicação de intercooler

    Boas pessoal

    Com os vossos conhecimentos esclareçam-me a duvida

    A aplicação de um intercooler num carro sem o mesmo nao produz qualquer efeito até ser reprogramado, ou afinado para que o intercooler realmente faça efeito, a aplicação do intercooler sem fazer mais nada até ira provocar um maior lag, pois o carro foi projectado sem intercooler e com o intercooler o ar que entra até chegar ao motor terá de percorrer uma maior distancia, sendo que terá de passar pelas tubagens e pelo próprio intercooler, provocando esse aumento do lag e consequentemente fumo negro em baixas rpm devido a tar a queimar gasoil pobre em O2 , assim sendo apos a aplicação de um intercooler terá de ser sempre afinado o motor para que o intercooler faça algum efeito.

    Está correcto o que aqui descrevi ou algo do que disse não é bem assim?


    Cumprimentos

    #2
    Originalmente Colocado por Johnn_t Ver Post
    Boas pessoal

    Com os vossos conhecimentos esclareçao-me a duvida

    A aplicação de um intercooler num carro sem o mesmo nao produz qualquer efeito até ser reprogramado, ou afinado para que o intercooler realmente faça efeito, a aplicação do intercooler sem fazer mais nada até ira provocar um maior lag, pois o carro foi projetado sem intercooler e com o intercooler o ar que entra até chegar ao motor terá de percorrer uma maior distancia, sendo que terá de passar pelas tubagens e pelo proprio intercooler, provocando esse aumento do lag e consequentemente fumo negro em baixas rpm devido a tar a queimar gasoil pobre em O2 , assim sendo apos a aplicação de um intercooler terá de ser sempre afinado o motor para que o intercooler faça algum efeito.

    está correcto o que aqui descrevi ou algo do que disse nao é bem assim.


    Cumprimentos
    mesmo sem repro, só aplicar um IC pode aumentar uns 20cvs pelo que ouvir dizer, mas vou ficar atento ao topico porque não tenho certezas

    Comentário


      #3
      desculpem a minha ignorância, mas o intercooler nao é SÓ para arrefecer o oleo do motor ou do turbo??? como é só isso, dá 20 cv ao motor?

      Comentário


        #4
        intercoller arrefece o ar para a admissão

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por k_pt Ver Post
          intercoller arrefece o ar para a admissão
          entao porque é k circula oleo no intercoler

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
            entao porque é k circula oleo no intercoler
            e não circula oleo na admissao?

            Comentário


              #7
              xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii


              há 4 tipos de intercooler:

              ar: é o que vem do turbo para a admissão para entrar no motor

              gasoleo: para arrefecer o gasoleo (n sei bem o que faz)

              oleo: o oleo que sai do turbo que vem quente precisa de ser arrefecido e passa por este!

              e os hibridos: ar/oleo 2 condutas diferentes 1 entra ar outra oleo e serve também para arrefecer o ar e o oleo vindos do turbo



              por exemplo, nos carros com A/C de série hoje em dia os radiadores são hibridos para arrefecer o gas e o líquido de refrigeração do motor, por isso é que só têm 1 ventoinha!
              Editado pela última vez por GJP; 10 August 2008, 18:55.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por k_pt Ver Post
                e não circula oleo na admissao?

                se isso acontecer é mt mau!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                  se isso acontecer é mt mau!
                  é? porquê? o meu carro tem um tubo a apontar para a admissao de ar que baba oleo, por acaso agora nao aponta porque tenho lá o filtro conico.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por k_pt Ver Post
                    é? porquê? o meu carro tem um tubo a apontar para a admissao de ar que baba oleo, por acaso agora nao aponta porque tenho lá o filtro conico.

                    o meu tb baba um bocadinho de oleo, mas vem do motor! não é injectado para o motor é diferente!

                    é da propria circulação do oleo do motor

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Johnn_t Ver Post
                      Boas pessoal

                      Com os vossos conhecimentos esclareçao-me a duvida

                      A aplicação de um intercooler num carro sem o mesmo nao produz qualquer efeito até ser reprogramado, ou afinado para que o intercooler realmente faça efeito, a aplicação do intercooler sem fazer mais nada até ira provocar um maior lag, pois o carro foi projetado sem intercooler e com o intercooler o ar que entra até chegar ao motor terá de percorrer uma maior distancia, sendo que terá de passar pelas tubagens e pelo proprio intercooler, provocando esse aumento do lag e consequentemente fumo negro em baixas rpm devido a tar a queimar gasoil pobre em O2 , assim sendo apos a aplicação de um intercooler terá de ser sempre afinado o motor para que o intercooler faça algum efeito.

                      está correcto o que aqui descrevi ou algo do que disse nao é bem assim.


                      Cumprimentos
                      Para se retirar o maixmo potencial da instalação do IC o debito da bomba tem de ser sempre afinado, seja por reporgramação seja mexendo na bomba no caso de um motor totalmente mecanico, mas n invalida que em certos caso apenas a colocação do IC faça o motor respirar melhor, fazendo o carro desenvolver melhor.

                      Cada motor é um motor, n dá pra generalizar.

                      Comentário


                        #12
                        simples... quanto mais quente estiver o ar menos moleculas de oxigenio existem pq estas expandem, logo torna o ar "pobre". com o intercooler esse ar é arrefecido, logo concentrando o oxigenio.
                        o ar ao atravessar o turbo é brutalmente aquecido.
                        Por isso só a simples aplicação de um intercoler vai aumentar os cavalos do motor, mas atenção depende muito do motor e dimensoes do intercooler e do posicionamento do dito.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
                          entao porque é k circula oleo no intercoler

                          Boas,

                          Não circula óleo no intercooler! Deves estar a referir-te a um radiador de óleo que é uma coisa diferente. Se circular óleo no intercooler, é porque o turbo já viu melhores dias e está a deixá-lo passar...

                          Comentário


                            #14
                            a aplicação de um intercooler gera mais algum lag
                            que terá a ver com o tamanho do IC e das tubagens sim

                            geralmente na pratica ocorre uma queda de pressão pos IC
                            que depende do tamanho deste

                            havendo sempre divergencias na pressão antes e pós IC

                            só a aplicação do IC irá reduzir as temperaturas na admissão
                            o que é sempre bom, principalmente se a temperatura for elevada, claro!

                            é normal os Ic's terem oleo,
                            deve-se á circulação dos gases do carter do motor
                            estes gases são libertados na admissão antes do turbo,
                            o que faz com que no circuito turbo - Ic - colector de admissão fique com os kms tudo cheio de oleo

                            chama-se crank case ventilation (salvo erro)

                            geralmente apos a aplicação de um IC pode-se e deve-se alterar a injecção de gasoleo para que a relação ar/gasoleo se volte a restablecer

                            claro que isto trará aumentos de potencia

                            Comentário


                              #15
                              Isso não é bem assim. Só acontece isso nos motores com recirculação de gases de escape. Façam um procura sobre Tópico Técnico que tem lá a explicar para serve e como funciona um intercooler.

                              Comentário


                                #16
                                no intercooler passa ar com óleo.... sempre....... ar humedecido de óleo.... tal como no respirador do motor... etc.....

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por R_D Ver Post
                                  no intercooler passa ar com óleo.... sempre....... ar humedecido de óleo.... tal como no respirador do motor... etc.....
                                  Onde aprendeste isso, que é para eu n ir lá?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                                    xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii


                                    há 4 tipos de intercooler:

                                    ar: é o que vem do turbo para a admissão para entrar no motor

                                    gasoleo: para arrefecer o gasoleo (n sei bem o que faz)

                                    oleo: o oleo que sai do turbo que vem quente precisa de ser arrefecido e passa por este!

                                    e os hibridos: ar/oleo 2 condutas diferentes 1 entra ar outra oleo e serve também para arrefecer o ar e o oleo vindos do turbo



                                    por exemplo, nos carros com A/C de série hoje em dia os radiadores são hibridos para arrefecer o gas e o líquido de refrigeração do motor, por isso é que só têm 1 ventoinha!
                                    O do gasoleo e do oleo são Radiadores, não intercoolers.

                                    Senão o radiador de agua, também era um intercooler, mas que arrefecia agua... nê

                                    Leiam o que o Killer escreveu ;)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Exacto o killer explicou bem ; )

                                      No g40 por exemplo, há quem coloque um recipiente para "guardar" esse oleo (também não jorra óleo lol).

                                      Aliás nos carros turbinados nota-se mais, mas duvido que haja algum carro recente (com as norma anti poluição em vigor) que não faça a recirculação de gases.


                                      Cump.

                                      Comentário

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