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Baquets - Podem ou não circular na via publica?!

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    Baquets - Podem ou não circular na via publica?!

    Fui a dois centros de IPO e um disse-me que sim e outro disse-me que não.
    Ou seja, fiquei num nim...
    O que queria saber é, se aplicar baquets não rebativeis,mas num carro de 4 portas, e aplicar as mesmas sobre as calhas originais do carro, permitindo assim que este deslize e tenha ajuste em profundidade,posso ou não circular na via publica.
    Há legislação sobre isso?

    Obrigado.

    #2
    Estas a alterar as caracteristicas originais do carro, por isso sendo rigoroso, são ilegais. A lei é parva, mas é simples. Se não tem especificações OEM e não esta homologado pela marca, até pode ser um pinheirinho para prenderes no espelho, é ilegal.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por foo Ver Post
      Estas a alterar as caracteristicas originais do carro, por isso sendo rigoroso, são ilegais. A lei é parva, mas é simples. Se não tem especificações OEM e não esta homologado pela marca, até pode ser um pinheirinho para prenderes no espelho, é ilegal.

      Pois, percebo!
      É a tal lógica...ou falta dela. Toda e qualquer caracteristica alterada, dá direito a apreensão.
      Mas agora pergunto, onde é que eles provam que não é de serie?É que esta lei é muito vaga.
      O unico elemento que existe é a ficha técnica do veiculo e o livrete.
      No livrete constam meia duzia de informações.
      Claro que se colocar lá os bancos de um 156, por exemplo, ninguém me multa, mas se colocar umas baquets, como tem ar desportivo já me incomodam.
      O carro tem 25 anos.
      Enfim...arrisco e fico pendente da boa disposição....

      Comentário


        #4
        É na Giulietta? Não consegues homologar?

        Comentário


          #5
          Metes as baquets e vais fazer a IPO ao que te disse que sim

          Comentário


            #6
            O problema não é a IPO. Essa já está feita e sem € no cinzeiro.
            Agora, eu queria montar as baquets e andar descansado na via publica, só que pelos vistos vou andar a ser sempre chateado.
            Lá vou ter que gastar € nuns recaro oriundos de um integrale.
            Sempre fica com look +/- da epoca e aí niguém me chateia!

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              #7
              Originalmente Colocado por GTS_M5 Ver Post
              É na Giulietta? Não consegues homologar?
              Vou perguntar, mas duvido que o façam.
              Posso é sempre fazer a homologação como carro de ralis históricos.Esses até com roll-bar circulam.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                Vou perguntar, mas duvido que o façam.
                Posso é sempre fazer a homologação como carro de ralis históricos.Esses até com roll-bar circulam.

                Mas na via pública fora de troços fechados circulam de forma ilegal, sejam clássicos ou não.

                Está neste momento em estudo na FPAK um diploma que será entregue nas entidades competentes para se fazer a regulamentação dos carros de competição que precisam de circular na via pública.

                Tal regulamentação há muito que era pedida, mas só agora com a extinção da DGV e com um aperto das autoridades, se começou a ver isto a sério.

                Veja-se o caso do rali de Cerveira, do camp. Open de Ralis, onde vários concorrentes foram mandados parar a caminho das verificações, e havendo um caso em concreto de um piloto que ficou sem os documentos e foi mandado para uma inspecção B.

                No caso dos clássicos é igual, pois o passaporte técnico e todas as homologações só são válidas dentro de troços onde exista uma prova regulamentada e onde seja válido o seguro de prova.

                Comentário


                  #9
                  alfa, porque não experimentas enviar um email à ansr a expor a situação?

                  Tentas usar as palavras com cuidado para não te interpretarem mal, e se tiveres uma resposta positiva até é capaz de ter algum valor legal. Pelo menos se apanhares um agente extremamente zelosos já tens mais uma ferramenta para te defenderes.

                  Comentário


                    #10
                    Hoje fui a DGV (agora tem outro nome...Lol).
                    Resposta pronta e directa é que só posso andar com as baquets se e só se as mesmas forem aprovadas pela marca.
                    Ok, nada que eu não soubesse.
                    Agora o caso caricato.
                    Foi hoje comigo um amigo meu que tem um bravo van de 2000. Ele quer homologar pneus 195/45R16, que é a medida que a TDS passa para este carro.
                    Um outro bravo de um outro amigo nosso, exactamente igual e a mesma versão, já tinha feito dias antes o mesmo pedido, dirigindo-se a DGV com a declaração emitida pela TDS.
                    Ora os carros são exactamente iguais, mesmo modelo e versão, e sabem que mais?
                    Não emitiram para o outro bravo.
                    Cada carro tem que levar uma declaração. Ou seja, tudo igual e pagas duas vezes a mesma declaração onde só mudam a matricula.
                    Não há paciência que aguente este oportunismo e burocracia.

                    A isto eu chamo ROUBAR!!!

                    Nota: Não estamos a falar medidas especiais que requiram alterações profundas no carro além da troca de jantes. Estamos a falar de uma medida que a marca passa e que pode ser montada no carro sem troca de qualquer outro orgão mecânico.

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