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    Volks avalia novo câmbio em Lancia Ypsilon

    Volks avalia novo câmbio em Lancia Ypsilon

    Eis aí o motivo para o pequeno carro da marca italiana circular próximo de uma das unidades paulistas da fabricante alemã!

    O que um Lancia Ypsilon, carro pequeno da divisão de luxo da Fiat, fazia numa das portarias da Volkswagen? O modelo, dourado, com placa azul de Hortolândia, dava pistas sobre um dos desenvolvimentos mais importantes da indústria automobilística nacional para os próximos anos: a transmissão automatizada, ou robotizada, como preferem alguns.

    Em vez de ser automática, com conversor de torque, a nova caixa de transmissão tem embreagem, como um carro comum, mas ela é acionada de modo eletrônico. Isso pode não parecer novidade, especialmente para os donos do Mercedes-Benz Classe A com sistema AKS ou do Fiat Palio Citymatic, que tinham embreagem automatizada, mas o novo câmbio vai mais além. Não bastasse a embreagem ter comando eletro-hidráulico que dispensa a atuação do motorista, as trocas de marcha seguem o mesmo caminho.

    Para efeitos práticos, é um câmbio automático, com as vantagens de se poder trocar as marchas sempre que se achar necessário, de o sistema se parecer com um Tiptronic e de ser muito, muito mais barato que um sistema convencional. No Lancia Ypsilon, o câmbio é chamado de D.FN, ou Dual Function (dupla função), exatamente por essa característica. Funciona como um manual de embreagem automática ou como um automático. Neste modo de funcionamento, o câmbio oferece duas opções de uso, econômico ou normal.

    A placa de Hortolândia dá a pista para desvendar o mistério de um Lancia na Volkswagen: o fornecedor da marca italiana é a Magneti Marelli, empresa que quer vender o câmbio robotizado para outras fabricantes de veículos brasileiros, como a Ford, que tem em sua engenharia um Fiat Punto com o mesmo tipo de transmissão. A sede da Magneti Marelli é na cidade do interior paulista.

    As aplicações deste tipo de câmbio são muitas, e em qualquer veículo. Na Volkswagen, ele poderia servir em todos os modelos, mas pode esperar por ele na SpaceFox, no CrossFox e no Polo. São eles os que mais carecem deste tipo de equipamento, por sua maior sofisticação e valor.

    Na linha Ford, EcoSport, Fiesta e Fiesta Sedan são os candidatos a receber o equipamento, que pode surgir assim que os modelos desta linha sofrerem sua primeira renovação visual. A empresa também tem um Fiesta europeu circulando próximo da fábrica de São Bernardo do Campo, equipado com o câmbio Durashift EST (Electronic Shift Technology), que segue os mesmos princípios do D.FN.

    Como a Magneti Marelli pertence ao grupo Fiat, não será de duvidar que a marca de Turim queira o privilégio de estrear o novo câmbio, especialmente no Stilo e na Idea. Outro candidato a oferecê-lo é o Grande Punto, que deve ser lançado no Brasil até o final de 2007. Esse, aliás, é o ano em que os nomes Durashift (Ford), Quickshift (Renault), SensoDrive (Citroën) e Easytronic (GM) devem se tornar conhecidos do público brasileiro. Aguarde, consumidor. Boas novidades vêm por aí.

    (Idem, artigo da webotors)

    #2
    Essa caixa vem desde os primórdios do ano de 1994...

    Foi estreado no Twingo, na versão Easy, tendo a própria Fiat adoptado o mesmo sistema no Seicento em 1998.

    Recentemente, a Fiat melhorou o sistema, ao permitir o funcionamento da caixa em modo totalmente automático ou o modo sequencial, à escolha do condutor.

    Essa caixa já é aplicada no Punto II e mais recentemente no Panda e no Y.

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