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Óleo em pasta

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    Óleo em pasta

    Boas

    A situação é a seguinte: ando a ver carros usados e deparei-me com um carro que, tirando a vareta, o óleo, apesar de escuro, é fluído mas tirando a tampa de cima, parece pasta preta/acastanhada, tanto na tampa como por cima das peças que se conseguem ver.
    O andamento do carro pareceu-me normal.
    O motor é o 1.4 16v 75CV da VAG.
    Estive a pesquisar e as opiniões que encontrei é que poderá ser óleo muito velho. De notar que o carro está parado há cerca de 4-5 meses.
    Que me dizem? É um sintoma grave? Vale a pena reparar?

    #2
    Sintoma grave? Reparar? Estranho...

    pode ser óleo efectivamente velho, tenta saber quando foi feita a última mudança de óleo.

    na minha opinião, pode haver aí descuido com as mudas de óleo.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Max Ver Post
      Sintoma grave? Reparar? Estranho...

      pode ser óleo efectivamente velho, tenta saber quando foi feita a última mudança de óleo.

      na minha opinião, pode haver aí descuido com as mudas de óleo.
      O papel diz que foi há 3500Km. Não sei é há quanto tempo.
      Falei em reparar porque não sei ao certo se isto não será sintoma de alguma coisa que implique abrir o motor para limpar/desentupir alguma peça devido ao estado do óleo.
      Editado pela última vez por Zell; 05 August 2008, 21:07.

      Comentário


        #4
        PArece-me algo perfeitamente normal tendo em conta que se fala do óleo na tampa e não dentro do carter. Óbvio que a rodar com o carro esse óleo terá de sair de imediato!

        Comentário


          #5
          Junta da cabeça com fissuras, que mais tarde o mais cedo, cede por completo

          Comentário


            #6
            Não é nada normal.
            O óleo está coagulado, este é o termo certo.
            Desmontei um velho TU3 de um ZX e por dentro era só óleo desse.
            Claramente o dono anterior não teve em conta a manutenção do carro.
            É fugir desse negócio.

            Comentário


              #7
              Normalmente isso acontece quando o oleo entra em contacto com água... Logo poderá ter uma passagem na junta da cabeça ou cabeça estalada.

              Mas até pode ser só de o oleo ser antigo, mas pronto... é um risco!

              Comentário


                #8
                Pois, parece-me que a questão é se o carro já andou o suficiente com o óleo assim para causar estragos. A ver se peço a um mecânico para ver.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por M3 Ver Post
                  Junta da cabeça com fissuras, que mais tarde o mais cedo, cede por completo
                  Mas se fosse isso, não devia haver vestígios de anti-congelante no óleo?

                  Comentário


                    #10
                    Isso é sinal da presença de água no óleo!

                    Pode ser a junta que está com alguma físsura (o mais provável), como poderá tambér ser onde o óleo é arrefecido (o menos proválvel)!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                      Mas se fosse isso, não devia haver vestígios de anti-congelante no óleo?
                      No óleo não, mas mas se for da cabeça, na(s) vela(s) podem ficar os resíduos!

                      Comentário


                        #12
                        Pode ser só humidade de ter estado tanto tempo parado!

                        O ideal mesmo é andar com ele e ver o estado do liquido de refrigeração e do óleo.

                        Abraço.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                          Pode ser só humidade de ter estado tanto tempo parado!

                          O ideal mesmo é andar com ele e ver o estado do liquido de refrigeração e do óleo.

                          Abraço.
                          O andamento pareceu-me desenvolto mas acho que isso também não tem a ver. O líquido de refrigeração pareceu-me normal e no nível certo. O óleo, como já disse foi mudado há poucos Km mas não sei há quanto tempo, pondo-se também a hipótese de se ter trocado o óleo mas aquela porcaria toda ter ficado lá à mesma, porque aquilo está agarrado às peças, tanto quanto pude ver. Ou seja, não sei quanto o carro andou naquelas condições, com lubrificação deficiente.

                          Comentário


                            #14
                            Deixo aqui algumas imagens de casos semelhantes:

                            http://img152.imageshack.us/img152/8...pamotorau4.jpg

                            http://s2000.com.br/images/novos/borra.jpg

                            http://img11.echo.cx/img11/5986/sludge2aa.jpg



                            Aqui alguns motores abertos:

                            http://images.google.pt/imgres?imgur...pt-PT%26sa%3DN


                            http://images.google.pt/imgres?imgur...pt-PT%26sa%3DG



                            Um site com boas dicas:

                            http://images.google.pt/imgres?imgur...pt-PT%26sa%3DN

                            Comentário


                              #15
                              O meu carro tem na tampa do oleo um pouco de oleo coalhado e é normal, tem as manutenções em dia e não tem a cabeça do motor estalada.

                              ve é se o oleo ta homogenio e nem a mais nem a menos ou se tem agua misturada e já agora ve tb o radiador o o vaso de expansão.

                              Comentário


                                #16
                                E a água no vaso de expansão como está, viste?

                                Se tivesse a passar água para o óleo, a água no vaso de expansão também deveria ter nhenha, acho eu.
                                Editado pela última vez por Ment0r; 06 August 2008, 14:35.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                  O meu carro tem na tampa do oleo um pouco de oleo coalhado e é normal, tem as manutenções em dia e não tem a cabeça do motor estalada.

                                  ve é se o oleo ta homogenio e nem a mais nem a menos ou se tem agua misturada e já agora ve tb o radiador o o vaso de expansão.
                                  Daquilo que conheço não é normal. E todos os carros que já tive oportunidade de verificar, mais novos e mais velhos, conhecidos ou não, nunca vi um óleo naquele estado.
                                  Aquele caso não é um pouco. Dava para encher colheres de sopa, assim como quem faz pastéis de bacalhau.
                                  Já nuns posts anteriores falei dos líquidos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Ment0r Ver Post
                                    E a água no vaso de expansão como está, viste?

                                    Se tivesse a passar água para o óleo, a água no vaso de expansão também deveria ter nhenha, acho eu.
                                    Vide respostas anteriores.

                                    Se o nível for constantemente rectificado e a menos que a fuga seja um "buraco negro", o nível parecerá correcto, acho eu.

                                    Comentário

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