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Relatório de disponibilidade real de frotas - Março 2008

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    Relatório de disponibilidade real de frotas - Março 2008

    Boas,

    Muitas vezes neste fórum se especula sobre a qualidade desta ou de outra marca, e sobre estudos de fiabilidade que são mais ou menos encomendados por este ou aquele grupo, mais parcialidade dos Jornalistas, etc, etc, etc.

    Desta vez trago-vos aqui um estudo/relatório feito por uma conceituada empresa de Leasing operacional e gestão de frotas, que na minha opinião reflecte a realidade do mercado pois incide sobre o número de intervenções médias por carro para cada uma das marcas geridas por essa empresa.
    Vale o que vale, é mais um estudo, mas este pelo menos com dados reais e inatacáveis, digo eu.

    Média de intervenções oficinais por viatura entre 1/3/2007 e 29/2/2008 em veículos de passageiros:

    1º HONDA - 1.70
    2º MITSUBISHI - 1.85
    3º MAZDA - 1.89
    4º FORD - 1.94
    5º MERCEDES - 1.97
    6º ALFA ROMEO - 1.99
    7º NISSAN - 2.00
    7º BMW - 2.00
    9º SEAT - 2.12
    9º TOYOTA - 2.12
    11º OPEL - 2.14
    12º FIAT - 2.16
    13º CITROEN - 2.22
    14º SKODA - 2.32
    15º AUDI - 2.50
    16º RENAULT - 2.66
    17º PEUGEOT - 2.68
    18º VOLKSWAGEN - 2.81

    Já o ano passado tinha visto este mesmo estudo e os resultados não eram muito diferentes, embora do que me lembro algumas posições não eram as mesmas, o que é normal. Já sei que quem gosta dos últimos vai continuar a gostar e quem não gosta dos primeiros e/ou da ordem também não vai mudar a opinião, mas para mim estes resultados tranquilizam-me quanto às minhas escolhas e acima de tudo reflectem a realidade do dia a dia do mercado, por muito que isso possa ser diferente da realidade do fórum e das revistas.

    O estudo foi publicado na Auto Frotas nº 34 - Mai/Jun/Jul 2008, página 16

    Cumps

    #2
    Os alfas estão bem classificados.

    Fiquei desiludido com a Audi.

    Comentário


      #3
      Só coloco uma questão a este estudo...

      Entendo por "intervençoes oficinais" revisões ou necessidade de deslocação à oficina. Sendo assim, não contará os kilometros percorridos nesse periodo pelos diversos modelos das diversas marcas?

      É que se um VW andar o dobro ou o triplo de um Honda no mesmo periodo, é natural que tenha de ir mais vezes à oficina. É um pensamento lógico ou não?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Stockinger Ver Post
        Só coloco uma questão a este estudo...

        Entendo por "intervençoes oficinais" revisões ou necessidade de deslocação à oficina. Sendo assim, não contará os kilometros percorridos nesse periodo pelos diversos modelos das diversas marcas?

        É que se um VW andar o dobro ou o triplo de um Honda no mesmo periodo, é natural que tenha de ir mais vezes à oficina. É um pensamento lógico ou não?
        Não me parece...

        Em primeiro lugar eu entendo estas intervenções como qualquer deslocação à oficina, revisões incluídas.

        Só não percebo porque é que os VW haviam de andar mais que os outros quanto todos os carros da frota têm mais ou menos o mesmo tipo de utilização, tendo concerteza uma quilometragem média aproximada. Naturalmente que há carros que andam mais que outros, mas em frotas deste tamanho (estamos a falar de milhares de carros, não sei exactamente o tamanho da frota VW pq não é mencionado, mas a Ford tem 2034 viaturas, por isso a VW deve ter mais ainda) isso é irrelevante porque a média deve ser muito estável e muito populada.

        Cumps

        Comentário


          #5
          Eu levanto outra dúvida!!

          Nessas intervenções devem estar integrados acidentes, por exemplo. O estudo só nos dá o valor médio, era interessante saber quantos carros da Honda foram contabilizados e quantos carros da VW integraram o estudo.

          É que em 10 VW a probabilidade de ir á oficina é maior do que em apenas 1 Honda. Não estou a ser advogado do diabo, não tenho nada contra a Honda nem quero defender a Vag.

          Na minha opinião gostava de saber mais parâmetros para tirar verdadeiras conclusões, mas não deixa de ser interessante.

          Cumps

          Comentário


            #6
            Esse estudo só demonstra que os carros estão cada vez mais "iguais". Afinal de contas a diferença entre o primeiro e o ultimo é de uma ida á oficina, o que num ano não me parece nada de extraordinário.

            Se me dissessem que havia carro imunes a idas á oficina, o facto de um outro ir apenas uma vez era relevante. No entanto, os supostamente mais fiáveis afinal de contas vão duas vezes á oficina no primeiro ano, pelo que não vejo nada de mais em o supostamente menos fiável ter apenas mais uma ida á oficina.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por T.Moura Ver Post
              Eu levanto outra dúvida!!

              Nessas intervenções devem estar integrados acidentes, por exemplo. O estudo só nos dá o valor médio, era interessante saber quantos carros da Honda foram contabilizados e quantos carros da VW integraram o estudo.

              É que em 10 VW a probabilidade de ir á oficina é maior do que em apenas 1 Honda. Não estou a ser advogado do diabo, não tenho nada contra a Honda nem quero defender a Vag.

              Na minha opinião gostava de saber mais parâmetros para tirar verdadeiras conclusões, mas não deixa de ser interessante.

              Cumps
              Pois... mas eles não indicam a dimensão da frota para todas as marcas, só mencionam algumas pontualmente.

              De qualquer forma, embora o que digas seja verdade, se transportarmos para 100 vezes mais, deixa de ser, porque se estiveres a comparar 100 carros vs 1000 aí já a distribuição das intervenções assumiu uma curva normal e é relativamente pouco influenciada pelos eventuais outliers (sejam acidentes ou carros com problemas em excesso). Neste caso a Honda tem 174 viaturas, a VW não sei, mas suponho como já disse mais de 2 mil.

              O que podes dizer, penso eu, é que dependendo das marcas, a tipologia da frota pode ser diferernte. Por ex. a frota da VW terá muitos Golf e Passat, enquanto que a da Honda devem ser só Accords. No entanto isto é especulação e não podemos saber com certeza estas afirmações.

              Cumps

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                Esse estudo só demonstra que os carros estão cada vez mais "iguais". Afinal de contas a diferença entre o primeiro e o ultimo é de uma ida á oficina, o que num ano não me parece nada de extraordinário.

                Se me dissessem que havia carro imunes a idas á oficina, o facto de um outro ir apenas uma vez era relevante. No entanto, os supostamente mais fiáveis afinal de contas vão duas vezes á oficina no primeiro ano, pelo que não vejo nada de mais em o supostamente menos fiável ter apenas mais uma ida á oficina.
                O que me parece ser mais importante, nem é a quantidade, mas sim o porque de irem.

                Problemas graves?
                Problemas de facil resolução?

                Ai sim poderiamos avaliar bem o estudo.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
                  O que me parece ser mais importante, nem é a quantidade, mas sim o porque de irem.

                  Problemas graves?
                  Problemas de facil resolução?

                  Ai sim poderiamos avaliar bem o estudo.
                  Realmente, e nem era complicado de contabilizar, bastaria contar as horas passadas nas oficinas e não o número de vezes que lá vão, na minha opinião daria uma melhor ideia.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                    Realmente, e nem era complicado de contabilizar, bastaria contar as horas passadas nas oficinas e não o número de vezes que lá vão, na minha opinião daria uma melhor ideia.
                    Exactamente

                    È aqui assim pode haver um carro que tenha ido 2 vezes e sejam situações graves, e outro que tenha ido 3 e sejam coisas sem importância.

                    E por este estudo estamos a dizer que o carro que foi 3 vezes é menos fiavel, o que não me parece correcto.

                    Comentário


                      #11
                      Concordo com o Dark. Uma coisa é um problema simples onde se gasta menos de 50€ e ai até pode ir lá 3 ou 4 vezes. Outra coisa é ir lá uma vez e largar-se 2000€ ou mais.

                      Comentário


                        #12
                        Deveria era ter ai as quantidades de veículos de cada marca, os modelos para se poderem calcular os desvios padrão e afins.

                        Admitamos que há 10 Hondas nessa empresa e que há 500 VW. É mais provável que existam problemas em alguns dos VW do que nos 10 Hondas logo todo o estudo fica viciado.

                        Só com universos iguais de carros é que é possivel fazer um estudo como deve ser.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
                          Exactamente

                          È aqui assim pode haver um carro que tenha ido 2 vezes e sejam situações graves, e outro que tenha ido 3 e sejam coisas sem importância.

                          E por este estudo estamos a dizer que o carro que foi 3 vezes é menos fiavel, o que não me parece correcto.
                          Pois, mas esta foi a forma como o estudo foi feito. É o que temos...

                          Claro que 2 intervenções de 1 dia são melhores que 1 intervenção de 3 dias, mas esses dados não existem pelo menos publicamente...

                          Originalmente Colocado por The-Prophecy Ver Post
                          Só com universos iguais de carros é que é possivel fazer um estudo como deve ser.
                          Não acho que seja tanto assim pelo que já expliquei acima, de qualquer forma ter frotas iguais seria utópico... estas frotas de alguma forma refletem o mercado, não pode ser de outra maneira.

                          Cumps

                          Comentário


                            #14
                            Também vi esse estudo pois recebo a revista em casa e como habitualmente, não lhe liguei nenhuma, porque o que deve ser avaliado é as visitas por x kms, ignorando as revisões obrigatórias.

                            Só para dar um exemplo, o carro de frota com que ando visitou a oficina 8 vezes no último ano. Dá logo ideia de ser um cancro, mas 4 das visitas foram revisões, 2 foram trocar lâmpadas fundidas e só 2 devido a problemas no sensor do airbag. Ele anda é muito!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                              Também vi esse estudo pois recebo a revista em casa e como habitualmente, não lhe liguei nenhuma, porque o que deve ser avaliado é as visitas por x kms, ignorando as revisões obrigatórias.

                              Só para dar um exemplo, o carro de frota com que ando visitou a oficina 8 vezes no último ano. Dá logo ideia de ser um cancro, mas 4 das visitas foram revisões, 2 foram trocar lâmpadas fundidas e só 2 devido a problemas no sensor do airbag. Ele anda é muito!
                              Para mim 4 idas à oficina num ano extra revisões, ainda por cima num ano em que vi lá 4 vezes e que tem tb oportunidade de reparar pequenos problemas que aparecem (ou só aparecem quando não precisa de revisão?) transformam o carro não num cancro, mas num carro com uma fiabilidade questionável... independentemente de andar muito ou não...

                              Cumps

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por fnal Ver Post
                                Para mim 4 idas à oficina num ano extra revisões, ainda por cima num ano em que vi lá 4 vezes e que tem tb oportunidade de reparar pequenos problemas que aparecem (ou só aparecem quando não precisa de revisão?) transformam o carro não num cancro, mas num carro com uma fiabilidade questionável... independentemente de andar muito ou não...

                                Cumps
                                Não posso concordar com isso, achas que 4 visitas à oficina (sendo duas delas lâmpadas) num ano num carro que fez 70.000 kms é o mesmo que 4 visitas num que fez 20.000? Se ele anda 4x mais que a maioria dos carros, isso é equivalente a uma visita por ano tomando como referência os 15/20.000 kms/ano.

                                Para mim o que faz sentido é o número de visitas por x kms e não por ano. Um táxi que faça 100.000 ano vai à oficina mais vezes que o carro do velhinho que só pega nele aos domingos para ir à missa e não é por isso que é menos fiável.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                  Não posso concordar com isso, achas que 4 visitas à oficina (sendo duas delas lâmpadas) num ano num carro que fez 70.000 kms é o mesmo que 4 visitas num que fez 20.000? Se ele anda 4x mais que a maioria dos carros, isso é equivalente a uma visita por ano tomando como referência os 15/20.000 kms/ano.

                                  Para mim o que faz sentido é o número de visitas por x kms e não por ano. Um táxi que faça 100.000 ano vai à oficina mais vezes que o carro do velhinho que só pega nele aos domingos para ir à missa e não é por isso que é menos fiável.
                                  Não me devo ter expressado bem com relação ao que queria dizer...

                                  Concordo que se o teu carro vai 4 vezes num ano e anda 4x mais quer dizer que vai uma vez por ano para quilometragens normais - Tens toda a razão, mas é uma vez a mais que as revisões. O meu carro vai uma vez por ano à oficina (efectivamente um pouco mais pq vai a cada 15000 e eu faço um pouco mais por ano), mas vai lá para a revisão. Se o teu vai duas (ainda que seja 1,5 vezes se descontarmos as lâmpadas), é menos fiável.

                                  Cumps

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu sinceramente acho que o estudo não quer dizer muito.. ou seja, como disse o autor do post.. vale o que vale. O que é certo é que veio logo toda a gente arranjar desculpas para a VW estar no fim..

                                    Comentário


                                      #19
                                      1º HONDA - 1.70
                                      2º MITSUBISHI - 1.85
                                      3º MAZDA - 1.89
                                      (...)
                                      16º RENAULT - 2.66
                                      17º PEUGEOT - 2.68
                                      18º VOLKSWAGEN - 2.81

                                      Vale o que vale, é um facto. Basta pegar nos três primeiros e últimos. Os "mais fiáveis" cheiram-me a Accords, Grandis, 6 e por aí fora, carros de quadros médios ou superiores.

                                      Os "menos fiáveis" apesar de haver por lá muitos Passats, Lagunas ou 407 também devem ter uma boa dose de Caddys, Transporters, Partners, Kangoos... Carros que levam muita "porrada" num dia de trabalho e mais susceptíveis de ter de visitar uma oficina.

                                      Mas mais uma vez digo, isto é só uma suposição, mais uma entre outras neste tópico, vale o que vale, ou seja, nada.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Esse estudo, embora seja sempre interessante tem alguns pormenores.
                                        A ida à oficina, é qquer deslocação À oficina, se tiveres 100 utilizadores q vão à oficina por tudo e por nada, desvirtua isso.
                                        Esse resultado da mitsubishi, q já o ano passado era fabuloso, era obtido a partir de 6 viaturas, enquanto o da renault representava um universo de quase seis milhares de viaturas.
                                        Para quem usa um carro da maior locadora de renting, está habituado a ver este estudo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                          A ida à oficina, é qquer deslocação À oficina, se tiveres 100 utilizadores q vão à oficina por tudo e por nada, desvirtua isso.
                                          Pois, há quem apesar do carro não ser seu vá à oficina para resolver um barulhinho no tablier e há quem se esteja a marimbar para o carro e só lá passe nas revisões ou então quando ficar apeado na berma da auto-estrada.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                            1º HONDA - 1.70
                                            2º MITSUBISHI - 1.85
                                            3º MAZDA - 1.89
                                            (...)
                                            16º RENAULT - 2.66
                                            17º PEUGEOT - 2.68
                                            18º VOLKSWAGEN - 2.81

                                            Vale o que vale, é um facto. Basta pegar nos três primeiros e últimos. Os "mais fiáveis" cheiram-me a Accords, Grandis, 6 e por aí fora, carros de quadros médios ou superiores.

                                            Os "menos fiáveis" apesar de haver por lá muitos Passats, Lagunas ou 407 também devem ter uma boa dose de Caddys, Transporters, Partners, Kangoos... Carros que levam muita "porrada" num dia de trabalho e mais susceptíveis de ter de visitar uma oficina.

                                            Mas mais uma vez digo, isto é só uma suposição, mais uma entre outras neste tópico, vale o que vale, ou seja, nada.
                                            Não, este estudo é só para ligeiros de passageiros, os comerciais têm outra classificação.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tu dizes que este estudo é que é bom, eu digo que n vale nda...Pelo menos para aquilo que voces estão a querer retirar dele, que penso ser indices de fiabilidade das diferentes marcas, este estudo apenas serve para ver aquilo que nos oferece e ponto final. E o que nos oferece é uma noção da "Média de intervenções oficinais por viatura", que como se sabe existem os mais variados motivos para um carro se deslocar a uma oficina: revisões, situações cobertas pela garantia, toques na chapa, acidentes etc...Se voces forem a ver mais de 75% dos carros que dão entrada nas oficinas de klkr marca, são para ser efectuadas as devidas revisões, reparações cobertas pela garantia. Acabando a garantia são poucos os que se dirigem as marcas para resolver os problemas ou até mesmo fazer revisões, claro que há excepções, logicamente, e eu sou uma delas.
                                              Contudo fico contente por ver que independentemente dos estudos e da qualidade dos mesmos a Honda tá la sempre para cima.
                                              Editado pela última vez por zedmamed; 16 August 2008, 19:38.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por fnal Ver Post
                                                Não, este estudo é só para ligeiros de passageiros, os comerciais têm outra classificação.
                                                Não reparei nesse pormenor, sendo assim retiro o que disse.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O ultimo não fica em primeiro e dá nisto. Passa a ser um estudo duvido.

                                                  É que se há a possibilidade do pessoal dos VW ir a oficina por tudo e por nada, nas outras marcas é igual.

                                                  Mais uma vez, e como sempre, os Japoneses no topo da tabela.
                                                  Quanto a Fiat, ficou bem classificada, já que Bravos não devem ser e Cromas muito menos. Por isso ou são Gpuntos ou Pandas, os mais baratos da tabela e dos mais puxadinhos. E não serem os ultimos mostra o valor que tem.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu nunca tive um carro Japonês mas por aquilo que leio, vejo e ouço, acredito que tenham uma fiabilidade acima da média.

                                                    No caso deste estudo tenho algumas duvidas porque acho muita coincidencia as marcas menos vendidas estarem nos primeiros lugares e as marcas mais vendidas estarem nos ultimos lugares..

                                                    1º HONDA - 1.70
                                                    2º MITSUBISHI - 1.85
                                                    3º MAZDA - 1.89
                                                    ...
                                                    16º RENAULT - 2.66
                                                    17º PEUGEOT - 2.68
                                                    18º VOLKSWAGEN - 2.81

                                                    Quero com isto dizer que o numero de viaturas vendidas pelas marcas em estudo condiciona os resultados da análise!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                      O ultimo não fica em primeiro e dá nisto. Passa a ser um estudo duvido.

                                                      É que se há a possibilidade do pessoal dos VW ir a oficina por tudo e por nada, nas outras marcas é igual.

                                                      Mais uma vez, e como sempre, os Japoneses no topo da tabela.
                                                      Quanto a Fiat, ficou bem classificada, já que Bravos não devem ser e Cromas muito menos. Por isso ou são Gpuntos ou Pandas, os mais baratos da tabela e dos mais puxadinhos. E não serem os ultimos mostra o valor que tem.
                                                      Acreditas mesmo nisso? Não é preciso ser fanático para se reconhecer que as conclusões possíveis de um estudo deste tipo são reduzidas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                                                        Acreditas mesmo nisso? Não é preciso ser fanático para se reconhecer que as conclusões possíveis de um estudo deste tipo são reduzidas.
                                                        Acredito. Se a tabela estivesse ao contrário a conversa era outra. Passa a ser um estudo fiável e a prova que a VW é a melhor de todas.

                                                        Sendo assim há que cortar um bocado no estudo. Neste e em todos os que aparecem que são liderados pelos japoneses (quer de satisfação, fiabilidade, etc).

                                                        Nenhum deles é credivel e certo até ser uma marca germanica a ganhar. AI o estudo passa a ser exacto e a corrsponder a realidade.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                                                          Acreditas mesmo nisso? Não é preciso ser fanático para se reconhecer que as conclusões possíveis de um estudo deste tipo são reduzidas.
                                                          É o que eu digo, hoje em dia neste fórum nada vale nada.

                                                          Aqui ficam os resultados dos comerciais, pode ser que estes já valham algo

                                                          1º PEUGEOT 2.21
                                                          2º FIAT 2.23
                                                          2º FORD 2.23
                                                          2º SEAT 2.23
                                                          5º VW 2.27
                                                          6º OPEL 2.28
                                                          7º MAZDA 2.30
                                                          8º CITROEN 2.58
                                                          9º TOYOTA 2.61
                                                          10º RENAULT 2.65
                                                          11º SKODA 2.75
                                                          12º NISSAN 2.98
                                                          13º MITSUBISHI 3.16
                                                          14º MERCEDES 3.64

                                                          Cumps

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por fnal Ver Post
                                                            É o que eu digo, hoje em dia neste fórum nada vale nada.

                                                            Aqui ficam os resultados dos comerciais, pode ser que estes já valham algo

                                                            ...

                                                            Cumps
                                                            Enquanto as pessoas tiverem cabeça para pensar e não engolir as conclusões dos outros, não, nada vale nada.

                                                            Comentário

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