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As caixas auto já começam a fazer estragos - Viper at ring

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    As caixas auto já começam a fazer estragos - Viper at ring

    Pois é, começo a pensar que alguns "pilotos" ou já se esqueceram o que é uma caixa manual ou então já nem as sabem usar convenientemente.
    Reparem neste video:

    http://www.motortrend.com/av/feature...deo/index.html

    #2
    Olha que não.

    Há situações em que o tempo que ele está no limitador é ridiculamente alto.No entanto, noutras é perfeitamente normal.

    É a situação que todos os pilotos (a sério...) enfrentam, quer na pista, quer fora de estrada.

    São situações em que uma curva se aproxima e eles têm um curto espaço de tempo para decidir entre chegar ao limitador (e manter o carro lá) ou subir uma relação de caixa.

    E acredita que em grande parte das situações, é preferível manter o carro na mesma relação de caixa e fazer a curva com as distribuições de massa perfeitas para a sua abordagem, do que subir a relação, descompensar o carro, alterar as distribuições de massa e errar na abordagem da "corda" (apex) da curva.

    É uma decisão que deve ser tomada em questões de milésimos de segundo, mas que na vida de um piloto, é feita milhares de vezes...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Force Ver Post
      Olha que não.

      Há situações em que o tempo que ele está no limitador é ridiculamente alto.No entanto, noutras é perfeitamente normal.

      É a situação que todos os pilotos (a sério...) enfrentam, quer na pista, quer fora de estrada.

      São situações em que uma curva se aproxima e eles têm um curto espaço de tempo para decidir entre chegar ao limitador (e manter o carro lá) ou subir uma relação de caixa.

      E acredita que em grande parte das situações, é preferível manter o carro na mesma relação de caixa e fazer a curva com as distribuições de massa perfeitas para a sua abordagem, do que subir a relação, descompensar o carro, alterar as distribuições de massa e errar na abordagem da "corda" (apex) da curva.

      É uma decisão que deve ser tomada em questões de milésimos de segundo, mas que na vida de um piloto, é feita milhares de vezes...

      Em certas situações concordo ctg, no entanto ele deixa que o carro chegue quase sempre ao corte antes de trocar de velocidade. Mesmo que estejamos a falar em zonas de aceleração pura!

      Comentário


        #4
        É assim tão difícil compreender que o tempo para:

        >Embraiagem
        >Mudança acima
        >AceleraDELA
        >Embraiagem
        >Mudança abaixo
        >Travar & ESTABILIZAR

        não é justificativo de deixar o carro ir ao corte??



        Só vês o limitador com um efectivo "limite" do carro se assim o quiseres.

        Para evitar transferências de massa abruptas o piloto deixa o carro ir deliberadamente ao limitador. Está escarrapachado na suavidade com que aquele carro deu a volta.

        Comentário


          #5
          o gajo deve tar cheio de marmelo


          o carro tá forte mas ja merece uma caixa mais rápida

          Comentário


            #6
            Ainda assim foi uma excelente volta...



            Não entendo mesmo este fórum. Queixam-se por ter e não ter.

            Se fosse auto/auto-assistida, whatever's > perdia a emoção de uma caixa manual

            Sendo manual > já devia ter uma caixa auto

            Mais ninguém reparou que é um Viper? Por norma não são aqueles carros que dão liçoes de handling a ninguém e portou-se muito bem nos 7.20's.



            Nos meus miseráveis dois cêntimos diria era que aquele escalonamento não é para aquele circuito. Mas, também o carro não estava a correr mas sim a "dar uma volta". E atenção às aspas.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Gak Ver Post
              Ainda assim foi uma excelente volta...



              Não entendo mesmo este fórum. Queixam-se por ter e não ter.

              Se fosse auto/auto-assistida, whatever's > perdia a emoção de uma caixa manual

              Sendo manual > já devia ter uma caixa auto

              Mais ninguém reparou que é um Viper? Por norma não são aqueles carros que dão liçoes de handling a ninguém e portou-se muito bem nos 7.20's.



              Nos meus miseráveis dois cêntimos diria era que aquele escalonamento não é para aquele circuito. Mas, também o carro não estava a correr mas sim a "dar uma volta". E atenção às aspas.



              então o gajo deixa aquilo no corte sei lá quanto tempo e queres o quê? que se diga sim senhor?


              a caixa não está boa ali........nem em escalonamento nem mesmo em rapidez

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                Pois é, começo a pensar que alguns "pilotos" ou já se esqueceram o que é uma caixa manual ou então já nem as sabem usar convenientemente.
                Reparem neste video:
                LOoLLlll

                Comentário


                  #9
                  Possivelmente será culpa do escalonamento de caixa...e o carro deve ir com as ajudas electrónicas todas ligadas (se é que as tem)!!!
                  Com uma condução, que á primeira vista parece um bocado descuidada, fez um bom tempo...lol

                  Comentário


                    #10
                    Era a primeira vez ke o piloto conduzia aquele Viper... é também o novo record do Ring...

                    http://www.caradvice.com.au/16011/do...1-at-the-ring/

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Gak Ver Post
                      Ainda assim foi uma excelente volta...



                      Não entendo mesmo este fórum. Queixam-se por ter e não ter.

                      Se fosse auto/auto-assistida, whatever's > perdia a emoção de uma caixa manual

                      Sendo manual > já devia ter uma caixa auto

                      Mais ninguém reparou que é um Viper? Por norma não são aqueles carros que dão liçoes de handling a ninguém e portou-se muito bem nos 7.20's.



                      Nos meus miseráveis dois cêntimos diria era que aquele escalonamento não é para aquele circuito. Mas, também o carro não estava a correr mas sim a "dar uma volta". E atenção às aspas.
                      Mas alguém aqui está a dizer que o carro deveria ter caixa auto?!
                      E logo com quem...comigo!O carro lá de casa que mais prazer de condução me dá tem 25 anos!!!! longe de ter caixa auto ou ajudas electronicas!E tenho um bem mais potentes e recente ao lado na garagem!
                      O viper ainda é dos poucos superdesportivos sem ajudas electro! ainda a tempos deixei ai um video onde se motrava um viper com 1000cv´s onde as unicas ajudas eram os 335mm de borracha dos pneus!
                      Longe de mim estar a dizer que o carro deveria ter caixa auto.
                      Mais, mesmo que o escalonamento da caixa seja errado pro ring, alguém duvida que aquele carro em determinadas zonas se fosse em 3ª perdia alguma coisa!? Têm noção do torque daquele motor?! Rodar as 3 ou 4mil é manteiga para aquilo!
                      E se entre algumas curvas até posso "engolir" o facto de ele manter a velocidade para não tar a desiquilibrar o carro etc e tal, digam-me lá, porque é que ele, mesmo nas rectas puxa todas as velocidades até ao corte?!
                      Ainda por cima este V10 nem tem a potência máxima lá em cima!Não há necessidade de o espremer até ao tutano!

                      PS: De facto fez um tempo muito bom, mas poderia ter feito ainda melhor se fosse melhor conduzido.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por AceleraDemais Ver Post
                        Possivelmente será culpa do escalonamento de caixa...e o carro deve ir com as ajudas electrónicas todas ligadas (se é que as tem)!!!
                        Com uma condução, que á primeira vista parece um bocado descuidada, fez um bom tempo...lol
                        O escalonamento de uma caixa nada tem a ver com o momento em que trocamos de relação.
                        Não vejo necessidade de levar o carro até ao corte antes de trocar.
                        A não ser que o carro acelere mais rápido que o pensamento do piloto!

                        Comentário


                          #13
                          Acho que estes videos ilustram o regime de trabalho ideal do >8litros V10 do viper.
                          é um motor muito pouco rotativo, e não é a espremer que se tira o melhor dele:

                          http://www.youtube.com/watch?v=X9-0S...eature=related

                          E neste video, podem ver aos 48segundos claramente o conta-rotações. a partir das 5500rpm´s já estão a "moer"

                          http://www.youtube.com/watch?v=v_Dyj...eature=related

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                            Mas alguém aqui está a dizer que o carro deveria ter caixa auto?!
                            E logo com quem...comigo!O carro lá de casa que mais prazer de condução me dá tem 25 anos!!!! longe de ter caixa auto ou ajudas electronicas!E tenho um bem mais potentes e recente ao lado na garagem!
                            O viper ainda é dos poucos superdesportivos sem ajudas electro! ainda a tempos deixei ai um video onde se motrava um viper com 1000cv´s onde as unicas ajudas eram os 335mm de borracha dos pneus!
                            Longe de mim estar a dizer que o carro deveria ter caixa auto.
                            Mais, mesmo que o escalonamento da caixa seja errado pro ring, alguém duvida que aquele carro em determinadas zonas se fosse em 3ª perdia alguma coisa!? Têm noção do torque daquele motor?! Rodar as 3 ou 4mil é manteiga para aquilo!
                            E se entre algumas curvas até posso "engolir" o facto de ele manter a velocidade para não tar a desiquilibrar o carro etc e tal, digam-me lá, porque é que ele, mesmo nas rectas puxa todas as velocidades até ao corte?!
                            Ainda por cima este V10 nem tem a potência máxima lá em cima!Não há necessidade de o espremer até ao tutano!

                            PS: De facto fez um tempo muito bom, mas poderia ter feito ainda melhor se fosse melhor conduzido.
                            Não percebi o quote ao meu post. Mas creio que qualquer outra coisa que possa dizer vai dar ao mesmo sítio e sempre ao mesmo género de discussão. Já não dá qualquer tipo de gosto de participar neste fórum, especialmente neste género de tópicos em que é prolífica a quantidade de pilotos capazes de conduzir sempre melhor do que os ilustrados nos vídeos.



                            Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post


                            então o gajo deixa aquilo no corte sei lá quanto tempo e queres o quê? que se diga sim senhor?


                            a caixa não está boa ali........nem em escalonamento nem mesmo em rapidez
                            Originalmente Colocado por Gak Ver Post
                            Só vês o limitador com um efectivo "limite" do carro se assim o quiseres.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                              Mas alguém aqui está a dizer que o carro deveria ter caixa auto?!
                              E logo com quem...comigo!O carro lá de casa que mais prazer de condução me dá tem 25 anos!!!! longe de ter caixa auto ou ajudas electronicas!E tenho um bem mais potentes e recente ao lado na garagem!
                              O viper ainda é dos poucos superdesportivos sem ajudas electro! ainda a tempos deixei ai um video onde se motrava um viper com 1000cv´s onde as unicas ajudas eram os 335mm de borracha dos pneus!
                              Longe de mim estar a dizer que o carro deveria ter caixa auto.
                              Mais, mesmo que o escalonamento da caixa seja errado pro ring, alguém duvida que aquele carro em determinadas zonas se fosse em 3ª perdia alguma coisa!? Têm noção do torque daquele motor?! Rodar as 3 ou 4mil é manteiga para aquilo!
                              E se entre algumas curvas até posso "engolir" o facto de ele manter a velocidade para não tar a desiquilibrar o carro etc e tal, digam-me lá, porque é que ele, mesmo nas rectas puxa todas as velocidades até ao corte?!
                              Ainda por cima este V10 nem tem a potência máxima lá em cima!Não há necessidade de o espremer até ao tutano!

                              PS: De facto fez um tempo muito bom, mas poderia ter feito ainda melhor se fosse melhor conduzido.

                              Se trocar de relação a uma rotação mais elevada,a próxima engrenada vai estar mais próxima do regime ideal?Se calhar é por isso...

                              Quanto ao não trocar de relação e deixar estar no corte quando se aproxima de uma curva é porque é para os tempos.Eu no GT também fazia isso e os tempos eram menores!E se aquela volta é para os tempos,partir é secundário.
                              Editado pela última vez por mELIANTE; 30 August 2008, 13:09.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                                Se trocar de relação a uma rotação mais elevada,a próxima engrenada vai estar mais próxima do regime ideal?Se calhar é por isso...

                                Quanto ao não trocar de relação e deixar estar no corte quando se aproxima de uma curva é porque é para os tempos.Eu no GT também fazia isso e os tempos eram menores!E se aquela volta é para os tempos,partir é secundário.

                                o Gt não é a vida real, se deixares o carro ir ao corte no GT só lixas mais a mola do comando e mai nada


                                O gajo notoriamente não conhece o carro e deve estar habituado a outras coisas porque nota-se que a exploração de motor não é a ideal tal como o alfamaniaco referiu, o gajo está a tentar explorar o carro em altas e pensa que se meter uma 3ª em curva o gajo não vai ter potência suficiente para sair, e depois vê-se que o piloto está habituado a uma caixa mais rápida.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Gak Ver Post
                                  Não percebi o quote ao meu post. Mas creio que qualquer outra coisa que possa dizer vai dar ao mesmo sítio e sempre ao mesmo género de discussão. Já não dá qualquer tipo de gosto de participar neste fórum, especialmente neste género de tópicos em que é prolífica a quantidade de pilotos capazes de conduzir sempre melhor do que os ilustrados nos vídeos.

                                  Se não gosta de participar no forum, tem bom remédio!!
                                  O quote ao seu post, foi pelas palavras que escreveu, de que queixa-se sempre. Se tem auto devia ter manual, se tem manual devia ter auto...Fiz o quote e expliquei!Se escreve num forum publico, fica sujeito a quotes!
                                  Mas assim, como tem a sua opinião eu tenho a minha. E não, não sou piloto!Longe disso!
                                  Mas volto a frisar, que não me lembro de ver nenhum carro em competição a ser levado constantemente ao corte em quase todas as passagens de caixa.
                                  Este piloto espera que o carro entre no corte e sói depois troca de velocidade.
                                  Se há motores onde até tem que ser muito bem espremidos, este não é um deles.
                                  Os carros americanos são apelidados de muscle cars por algum motivo.
                                  Mas não vale a pena estar aqui a mostrar o meu ponto de vista, quando você pensa que tem a razão absoluta, e que eu é que sou o cabeça dura.
                                  Minha opnião sobre o carro: Muito bom.
                                  Minha opinião sobre o piloto: Tem que rever os conceitos de exploração do motor.Não ganha nada em estar a levar o motor ao corte. Volto a repetir, entre as curvas, quando se nota que ele não troca prepositadamente de relação, até dou de barato que seja, porque o tempo entre tirar segunda, meter 3ª e voltar a reduzir para 2ª não compense o facto de deixar ir no corte. Agora, posteriormente a isso, quando em aceleração pura leva 1ª ao corte, 2ª ao corte, 3ª ao corte... e por aí fora.., Para quê?!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Querem dar lições ao Tom Coronel?!

                                    Ele se deixa o corte-de-corrente actuar é porque sabe que ou não vale a pena ou perde em mudar de velocidade. Existe uma situação em que ele falha mas da para ver que não tem muita experiencia com aquela caixa.

                                    Ver a manete a tremer com o corte de rotações até arrepia Que bomba.

                                    E mais uma vez um V8/10 americano com arvore-de-canes-no-bloco a mostrar o que vale. Mais leve, mais barato, mais potencia/binário (e uma curva de potência bem cheia e linear), menor centro de gravidade, menores consumos, menos custos de manutenção. "Potencia Especifica"?! Fiquem com ela e com os DVD´s do Fast and Furious
                                    Editado pela última vez por BeOito; 30 August 2008, 21:32.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por BeOito Ver Post
                                      Querem dar lições ao Tom Coronel?!

                                      Ele se deixa o corte-de-corrente actuar é porque sabe que ou não vale a pena ou perde em mudar de velocidade. Existe uma situação em que ele falha mas da para ver que não tem muita experiencia com aquela caixa.

                                      Ver a manete a tremer com o corte de rotações até arrepia Que bomba.

                                      E mais uma vez um V8/10 americano com arvore-de-canes-no-bloco a mostrar o que vale. Mais leve, mais barato, mais potencia/binário (e uma curva de potência bem cheia e linear), menor centro de gravidade, menores consumos, menos custos de manutenção. "Potencia Especifica"?! Fiquem com ela e com os DVD´s do Fast and Furious

                                      Mais uma vez vou repetir.

                                      Não me refiro ao facto de ele deixar o carro ir no corte entre duas curvas sucessivas.
                                      Refiro-me ao facto de ele levar todas as velocidades ao corte antes de trocar de caixa.Mesmo quando vai em recta!!!!
                                      Ele espreme o motor sempre até ao corte entre mudanças! E como tu proprio dizes e bem, este é um motor bem cheio e linear. Ele em altas nem respira muito bem!Isto não é um V8 da Ferrari que faz 8500!
                                      Este motor corta em volta das 6000! O rendimento máximo dele anda entre as 3500-5500!Leva-lo ao corte em todas as velocidades como ele está a fazer, só está a perder tempo!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Andar no corte, não é nada de espantar como já foi explicado.
                                        Contudo, com este motor, o piloto poderia andar com uma mudança acima, não iria ter falta de potência e poderia aproveitar mais uns décimos por não andar na zona de 'corte'. ...como também já foi dito.

                                        Já agora, as caixas sequenciais, tipicamente as DCT e AMT, já são mais rápidas que as manuais e como tal, preferíveis em competição.

                                        Do ponto de vista do prazer de utilização:

                                        - Quem usa manuais, prefere manuais.
                                        - Quem usa sequenciais, prefere sequenciais
                                        - Quem usa ambas, prefere sequenciais.

                                        Michael

                                        Comentário


                                          #21
                                          Pela ultima vez... Não está aqui em causa "andar no corte" entre curvas, e assim não perder tempo em passagens de caixa!
                                          Está em causa o piloto espremer o motor nas acelerações!!!

                                          Ele saí de uma curva, tem um recta e frente, sai em 2ª...espreme até ao corte antes de meter 3ª, mete a 3ª espreme até ao corte antes da 4ª!!!
                                          é isto que critico!!! E isto é perder tempo!!
                                          Ele leva o motor ao corte sempre entre mudanças!!!

                                          Na parte final do video, ele vem em 4ª no corte uma serie de tempo, e estamos a falar numa zona rapida!!!
                                          Agora das duas uma...ou estou tolo, ou vocês não estão a ver o mesmo filme que eu!!!

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                                            #22
                                            Ele queria era partir o motor.Não estava fazer tempos,estava a testar o material a ver se partia.Deve ser assim o teste de fiabilidade da marca...

                                            Comentário


                                              #23
                                              o bacano parece que se esquece que tem caixa...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por BeOito Ver Post
                                                Querem dar lições ao Tom Coronel?!

                                                Ele se deixa o corte-de-corrente actuar é porque sabe que ou não vale a pena ou perde em mudar de velocidade. Existe uma situação em que ele falha mas da para ver que não tem muita experiencia com aquela caixa.

                                                Ver a manete a tremer com o corte de rotações até arrepia Que bomba.

                                                E mais uma vez um V8/10 americano com arvore-de-canes-no-bloco a mostrar o que vale. Mais leve, mais barato, mais potencia/binário (e uma curva de potência bem cheia e linear), menor centro de gravidade, menores consumos, menos custos de manutenção. "Potencia Especifica"?! Fiquem com ela e com os DVD´s do Fast and Furious
                                                Mas este fórum é prolífico em pilotos que davam lições a esse senhor e faziam com vá, quase todos os carros, voltas recorde nas pistas em que as viaturas rodassem.





                                                Será que ninguém aqui têm humildade para pelo penos pensar em, "ele deverá por algum motivo estar a fazer aquilo e sabe bem a razão pela qual o está a fazer"? Que eu saiba aqui ninguém é profissional do meio. Alguns com eventuais incursões mas nada que se assemelhe a fazer aquilo. Nós só vemos um vídeo, não sabemos de era um teste, se era uma experiência mas no entanto consegue-se criar uma discussão sobre "bitaites" das más capacidades de condução do senhor. Sinceramente, é muito despezismo.
                                                Editado pela última vez por Gak; 31 August 2008, 13:48.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                                  Pela ultima vez... Não está aqui em causa "andar no corte" entre curvas, e assim não perder tempo em passagens de caixa!
                                                  Está em causa o piloto espremer o motor nas acelerações!!!

                                                  Ele saí de uma curva, tem um recta e frente, sai em 2ª...espreme até ao corte antes de meter 3ª, mete a 3ª espreme até ao corte antes da 4ª!!!
                                                  é isto que critico!!! E isto é perder tempo!!
                                                  Ele leva o motor ao corte sempre entre mudanças!!!

                                                  Na parte final do video, ele vem em 4ª no corte uma serie de tempo, e estamos a falar numa zona rapida!!!
                                                  Agora das duas uma...ou estou tolo, ou vocês não estão a ver o mesmo filme que eu!!!
                                                  De facto eu no filme que vi não me pareceu isso (mas só vi até meio sensivelmente), parece-me uma condução normal de pista, sendo que talvez por o carro respirar muito bem até à zona de corte ou porque essa está muito próxima da zona de potência máxima, acaba por acontecer várias vezes ir ao corte, mas confesso que me parece tudo dentro da normalidade.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A mim parece-me que é condução de grande qualidade... Não vejo problema no facto de o carro andar no corte nas zonas sinuosas, ou antes de uma travagem forte...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                      De facto eu no filme que vi não me pareceu isso (mas só vi até meio sensivelmente), parece-me uma condução normal de pista, sendo que talvez por o carro respirar muito bem até à zona de corte ou porque essa está muito próxima da zona de potência máxima, acaba por acontecer várias vezes ir ao corte, mas confesso que me parece tudo dentro da normalidade.
                                                      Concordo por completo. E para mais a caixa do Viper é complicada/lenta de trabalhar. Daí ele optar por ir ao corte. Compensa mais manter o corte que meter uma mudança superior, que devido à caixa ser lenta e super rija, se torna um processo moroso, para logo a seguir se inserir numa curva e voltar a reduzir. Confesso que fiquei elucidado de duas coisas no video. Primeiro as relações de caixa são abismalmente grandes para um circuito daqueles e a segunda é que o motor corta ainda a plenos pulmões, ou seja, induz em erro pois parece que poderia cortar mais tarde (ter mais margem de utilização).

                                                      Um piloto daqueles para falhar uma passagem de caixa...nem imagino a força/imprecisão necesária para engrenar uma mudança. E olhem que as sequencias de um carro de pista ou de rally só funcionam à bruta (ou entra ou não entra).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Continuam a insistir no ponto onde eu também concordo. Passagem de caixa entre curvas não ser necessário na maioria das situações.

                                                        Agora o que eu digo não concordar vocês ou não viram ou não estão a ser "exigentes"!

                                                        Vejam os ultimos 40-50s do video, e digam-me lá se há necessidade de ir ali com a 4ª no corte aquele tempo todo.....

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                                          Continuam a insistir no ponto onde eu também concordo. Passagem de caixa entre curvas não ser necessário na maioria das situações.

                                                          Agora o que eu digo não concordar vocês ou não viram ou não estão a ser "exigentes"!

                                                          Vejam os ultimos 40-50s do video, e digam-me lá se há necessidade de ir ali com a 4ª no corte aquele tempo todo.....
                                                          Essa eu vi e até me arrepiei todo...
                                                          O homem até ficava a olhar pra caixa lool, tal os solavancos que aquilo dava.
                                                          Podia muito bem ter posto ali uma quinta. Mas não... Preferiu acelerar, desacelerar,acelerar,desacelerar... Isto numa recta!!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Nos últimos 50 segundos está em 6ª velocidade!!!

                                                            Comentário

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