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Teste rápido à compressão de um motor

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    Teste rápido à compressão de um motor

    Bom dia pessoal,

    Estava hoje de manhã a beber um café com um amigo meu aqui do trabalho e estavamos a discutir a melhor maneira de testar a compressão de um motor usado...

    Chegámos à brilhante conclusão de que a melhor maneira é com o motor quente ver se ele pega como em frio, ou seja, se com as dilatações fica com as mesmas folgas...

    Chegámos também à conclusão que, provavelmente, o teste de ver se o carro fuma pelo orificio da vareta de óleo não é muito eficaz e que pode variar de carro para carro...

    Estando eu de olho num Punto 1.9 JTD com 120 mil kms, ajudem-me lá, sff...

    Chegámos às conclusões certas ou vocês têm outra opinião?

    Obrigado pessoal e aguardo respostas...

    EDIT:

    Relativamente ao fumo pelo orificio da vareta... segundo o meu amigo até há carros que deitam bastante fumo pela vareta e alguns até óleo, mesmo em bom estado... parece que pode ter a ver com a posição e localização da vareta, dependendo assim da concepção de cada motor... duvidei, mas ok... Aliás, ele até disse que os TDI's fumam quase todos pelo orificio da vareta...
    Editado pela última vez por crosario; 02 September 2008, 10:47.

    #2
    havia um teste que se fazia mas nao sei se e fiavel e que concistia no seguinte , numa descida carro desligado e engatado em 2 largas o travao e vez se ele desce, se descer a compressao ja teve melhoers dias

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      #3
      sim o pegar a quente tal como a frio é um bom teste, mas...nada como fazer um teste de compressão como dever ser ;)

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        #4
        O teste de pegar a quente tb não é 100% fiável.

        O motor 1.4 PSA a carburador, sempre teve alguma dificuldade a pegar a quente, e mais ainda se ficasse uma meia hora desligado. No entanto, se se for fazer um teste de compressão, está tudo ok.

        Já tive a prova disso num Citroën BX e num AX, ambos 1.4 a caburador.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por tulicreme Ver Post
          O teste de pegar a quente tb não é 100% fiável.

          O motor 1.4 PSA a carburador, sempre teve alguma dificuldade a pegar a quente, e mais ainda se ficasse uma meia hora desligado. No entanto, se se for fazer um teste de compressão, está tudo ok.

          Já tive a prova disso num Citroën BX e num AX, ambos 1.4 a caburador.
          Sim, és capaz de ter razão, mas penso que isso só se aplica a motores mais antigos...
          Penso que os carros mais recentes (pós-carburador, digamos assim) já não será bem assim....

          Pegando no exemplo no carro que ando a ver (punto 1.9 jtd 80 cv), que já é common rail e o caneco, isso já não se aplica se estiver tudo a funcionar normalmente...
          É a minha opinião...

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            #6
            Originalmente Colocado por joao.abreu Ver Post
            havia um teste que se fazia mas nao sei se e fiavel e que concistia no seguinte , numa descida carro desligado e engatado em 2 largas o travao e vez se ele desce, se descer a compressao ja teve melhoers dias

            Existem muitas descidas, todas com diferentes inclinações lol.

            Comentário


              #7
              pelo que me disseram, levanta uma roda motriz com o macaco, carro desligado, e tenta roda-la, quanto mais "resistência" ao rolamento maior é a compressão, corrijam se estou a dizer alguma barbaridade....


              abrazzi

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Rasteirinho Ver Post
                pelo que me disseram, levanta uma roda motriz com o macaco, carro desligado, e tenta roda-la, quanto mais "resistência" ao rolamento maior é a compressão, corrijam se estou a dizer alguma barbaridade....


                abrazzi
                Rasteirinho, esse teste é para as bikes

                Tou a brincar Mas acho que até faz sentido. No entanto, acho que também depende muito do carro. Provavelmente num carro 1.0 a gasolina a roda mais fácil do que num 2.2 D. Mas se calhar agora sou eu que digo barbaridades ...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por 100do Ver Post
                  Rasteirinho, esse teste é para as bikes

                  Tou a brincar Mas acho que até faz sentido. No entanto, acho que também depende muito do carro. Provavelmente num carro 1.0 a gasolina a roda mais fácil do que num 2.2 D. Mas se calhar agora sou eu que digo barbaridades ...
                  Não deves estar longe da verdade.

                  Num Otto tens uma taxa de compressão de uns 8:1, enquanto num Diesel tens uns 15:1 (isto valores típicos). É normal que tenhas muito mais dificuldade em fazer rodar o Diesel.

                  Já agora, o próprio motor de arranque de um Diesel é tipicamente maior e mais potente, a bateria tem igualmente maior capacidade e o sistema eléctrico é sobredimensionado face a um Otto exactamente porque o Diesel é mais "difícil" de arrancar devido à taxa de compressão.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por 100do Ver Post
                    Rasteirinho, esse teste é para as bikes

                    Tou a brincar Mas acho que até faz sentido. No entanto, acho que também depende muito do carro. Provavelmente num carro 1.0 a gasolina a roda mais fácil do que num 2.2 D. Mas se calhar agora sou eu que digo barbaridades ...
                    eheheheh, nas bikes quanto maior a "pressão" mais rola

                    de facto, é lógico que teria de haver um termo igual de comparação, tipo, levantar 2 carros iguais..... mas o mais fiável mesmo´, acho que é com uma máquina própria para o efeito....

                    abrazzi

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