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Caixa de 6 , Marketing ou Evolução ?

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    Caixa de 6 , Marketing ou Evolução ?

    Desde que andei a sondar o mercado para compra de uma viatura nova, fez me alguma confusão o Vendedor dizer me que o Golf BlueMotion trazia caixa de velocidades de 5 e nao a de 6 como habitual, no sentido em que era mais económico com caixa de 5 !
    Ora, sempre fiquei de pé atrás sobre isso e não tomei grande relevância a resposta do Vendedor , ficando sempre na ideia que seria uma tentativa de tornar o carro com um custo mais baixo !

    Agora, leio com alguma atenção a AF desta semana onde se encontram o Ford Focus 1.6 TDCI e o Peugeot 308 1.6 HDi ( mesmo bloco motriz ) ,o Ford com Caixa de 5 e o Pug com Caixa de 6 velocidades !

    Alguns factos relevantes :


    ( Ford ) Peugeot
    Acelaração dos 0 a 50 KMH (3.4) 4.1
    Aceleração dos 0/100 KMH (11.1) 11.4
    dos 0 aos 400 M (17.7) 19.0


    Consumos Medios (Medidos e nao declarados)

    (6.9) 7.4


    Peso (1338 Kgs) 1337 Kgs




    Todos os dados são Medições da Revista e não dados do Construtor


    A Pergunta do Milhão de Dólares : Caixa de 6 porque ? Não deveria uma caixa de 6 aproveitar melhor todo a faixa de rotações do Motor e permitir melhores prestações e consumos ?

    Edit: A formatação do texto estragou me a tabela, valores do Focus entre parênteses !
    Editado pela última vez por Vogal; 02 September 2008, 17:16.

    #2
    Originalmente Colocado por Vogal Ver Post
    A Pergunta do Milhão de Dólares : Caixa de 6 porque ? Não deveria uma caixa de 6 aproveitar melhor todo a faixa de rotações do Motor e permitir melhores prestações e consumos ?
    A caixa de 6 faz sentido em carros que fazem grandes tiradas de auto-estrada. Noutros ambientes, pode fazer ou não, só analisando caso a caso. Neste caso a aposta da Ford parece mais adequada.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Vogal Ver Post
      Desde que andei a sondar o mercado para compra de uma viatura nova, fez me alguma confusão o Vendedor dizer me que o Golf BlueMotion trazia caixa de velocidades de 5 e nao a de 6 como habitual, no sentido em que era mais económico com caixa de 5 !
      Ora, sempre fiquei de pé atrás sobre isso e não tomei grande relevância a resposta do Vendedor , ficando sempre na ideia que seria uma tentativa de tornar o carro com um custo mais baixo !

      Agora, leio com alguma atenção a AF desta semana onde se encontram o Ford Focus 1.6 TDCI e o Peugeot 308 1.6 HDi ( mesmo bloco motriz ) ,o Ford com Caixa de 5 e o Pug com Caixa de 6 velocidades !

      Alguns factos relevantes :


      ( Ford ) Peugeot
      Acelaração dos 0 a 50 KMH (3.4) 4.1
      Aceleração dos 0/100 KMH (11.1) 11.4
      dos 0 aos 400 M (17.7) 19.0


      Consumos Medios (Medidos e nao declarados)

      (6.9) 7.4


      Peso (1338 Kgs) 10337 Kgs




      Todos os dados são Medições da Revista e não dados do Construtor


      A Pergunta do Milhão de Dólares : Caixa de 6 porque ? Não deveria uma caixa de 6 aproveitar melhor todo a faixa de rotações do Motor e permitir melhores prestações e consumos ?

      Edit: A formatação do texto estragou me a tabela, valores do Focus entre parênteses !
      não sou perito, mas vamos ao exagero: se tiver 12 velocidades as relações não seriam muito curtas? relações longas favorecem o consumo e de ahi o uso no passat e golf bluemotion da caixa de 5 velocidades. Em autoestrada é que a caixa de seis favorece

      Comentário


        #4
        deleted

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por - Ver Post
          o tópico é faccioso qb...desde quando os dois não estão ligados?

          Isto de usar termos desconhecidos tem destas coisas
          faccioso? pq? andei fora dos relvados um tempo, mas....

          Comentário


            #6
            O valor de aceleração dos 0-100 pode não ser um bom indicador quanto às prestações uma vez que poderá ter que se meter mais uma mudança ( a Lamborghini esticou a 1ª para lá dos 100 km/h no Gallardo para baixar este valor!!!) Como já disseram, a caixa de 6 velocidades é mais adequada para AE, e também é boa para baixar o ruído interior porque o carro poderá rodar a uma rotação mais baixa numa mudança acima do que com uma caixa de 5. Pessoalmente não vejo muitas vantagens numa caixa de 6. Tenho um carro com caixa de 5 e outro com caixa de 6 aqui em casa e poderá ser por causa do motor, mas gosto mais da caixa de 5.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por - Ver Post
              o tópico é faccioso qb...desde quando os dois não estão ligados?

              Isto de usar termos desconhecidos tem destas coisas
              Ora explica me lá isso faz favor ....
              E já agora , esclarece me os termos também, estou cá para aprender com quem sabe
              Editado pela última vez por Vogal; 02 September 2008, 17:49.

              Comentário


                #8
                O caso do Golf Bluemotion é verdade. A caixa de 5 foi trabalhada para esticar (tornar mais longas) as últimas relações, de modo a permitir baixar a rotação e logo o consumo.

                Claro que o carro se torna um pastel, mas há clientela que aprecia.

                Não foi tanga do vendedor.

                Comentário


                  #9
                  Acho que a cx de 6 se justifica a partir de certa potência. Dps de experimentar a cx de 5 no Focus acho que chega perfeitamente e até era um dos factores que estava em duvida na decisão de compra.

                  Comentário


                    #10
                    http://forum.autohoje.com/showthread...ighlight=caixa
                    Aqui está o caso do Accord que com caixa de 6 não melhorou em relação ao de 5v.

                    http://forum.autohoje.com/showthread...&highlight=308
                    Neste está o do 308 que aconteceu a mesma coisa.

                    Uma caixa de 5 velocidades, em carros com esta potencia, se for bem escalonada não fica nada mal.

                    Mas a moda são caixas de 6.

                    Comentário


                      #11
                      A minha Espace tem caixa de 6 velocidades e a grande vantagem da sexta velocidade é mesmo a redução de ruído quando se rola em auto-estrada. Em termos de desempenho ir em quinta ou em sexta é quase a mesma coisa: é uma lesma.

                      Comentário


                        #12
                        deleted

                        Comentário


                          #13
                          Tudo depende da potencia e do escalonamento. Na maior parte dos casos do segmento C aqui citados apenas se ganha conforto (o q para quem faça muita AE pode não ser "apenas"). Há casos inclusivé de carros com caixa de 6 que só atingem a velocidade máxima em 5ª.

                          Por exemplo, nos poucos casos que eu conheço pessoalmente, e são o 1.5dci 105cv e o 1.7cdti 100cv, ambos têm caixa de 6 e têm um escalonamento completamente diferente. No caso do opel em 6ª a 120km/h vai-se na casa das 2000rpm's e no renault às mesmas rpm's vai-se a 102km/h. Isto faz com que a 6ª do opel tenha muito pouca força (é quase mesmo só para manter a velocidade), mas ganha-se mais em conforto. Eu costumo dizer até na brincadeira que o opel nao tem caixa de 6, mas sim 5+1. E atenção, antes que venham as brigadas do prós e contras, eu nao quero com isto dizer que um está certo e outro errado. Simplesmente quero demonstrar que cada caso é um caso, e q cada caso pode ter motivações e objectivos diferentes.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por - Ver Post
                            A ver se dá para sintetizar..

                            Marketing está longe de resumir-se conforme muita boa gente por aqui vem a "vender" e muito menos publicidade, sendo a conjunção base de várias vertentes o denominado Marketing Mix (que mais uma vez agarrando na vertente "comum") passa pelos seguintes componentes (os 4P's)

                            - Product
                            - Price
                            - Promotion
                            - Placement

                            Qualquer um destes desdobra-se em vários "subpontos", sendo que muita gente só olha mais para a parte da comunicação (e no que toca à parte da publicidade)

                            Ora o que o pessoal do Marketing em conjunto com outras cabecinhas pensadoras (porque nestas coisas há que actuar em conjunto) como Economistas, Designers, Creativos, "Inginheiros",etc.. é trabalhar no desenvolvimento de algo que (e aqui pode realmente haver discordancias) em culmatar necessidades, melhorar, despertar, criar necessidades com o objectivo de criar valor e satisfazer o consumidor.

                            Dizer que o Marketing se resume a publicidade ou vender algo desnecessário é tanto redutor como ignorante.

                            Claro que é mais fácil usar nesse contexto que tentar como eu fiz (de forma incompleta admito) tentar explicar a coisa..

                            Aplicarem o conceito de Marketing da forma vulgarmente por aqui feita, e usando o facto de estarmos num forum de automóveis é o mesmo que dizer que um Mecanico só troca oleo e pneus (sendo que neste caso regra geral a tarefa até é delegada a outros)

                            uff, qualquer erro é indicar que nem vou voltar a ler isto tudo que fui escrevendo

                            Edit:

                            Vogal - Se estiveres realmente interessado em discutir a tematica terei todo o prazer em o fazer (por pm, mail ou messenger) ;)
                            Obrigado pela explicação , so nao entendi o porque do tópico ser Faccioso

                            Comentário


                              #15
                              deleted

                              Comentário


                                #16
                                Só para dar um exemplo, os Peugeot 307 WRC tinham caixa de apenas 4 velocidades.. (apesar de depois terem mudado para uma de 5)

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por - Ver Post
                                  ...despertar, criar necessidades com o objectivo de criar valor....
                                  Penso que a utilização da palavra marketing neste tópico se enquadra bem nesta parte da definição.

                                  Comentário


                                    #18
                                    deleted

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                      Só para dar um exemplo, os Peugeot 307 WRC tinham caixa de apenas 4 velocidades.. (apesar de depois terem mudado para uma de 5)
                                      Pois, no caso de carros de competição com 300cv justifica-se plenamente mais velocidds de modo a explorar ao máximo o binário dos carros. Na F1 todos tem caixa de 7.

                                      Comentário

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