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Citroen C4 - problema (GRANDE) no motor!

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    Citroen C4 - problema (GRANDE) no motor!

    Boas tardes,

    Teho um C4 que completou recentemente os 3 anos, que nunca me deu quaisquer problemas.

    Mas há cerca de um mês, a luz indicadora de sobreaquecimento acendeu (!!??). Eu parei e verifiquei o nível do líquido de refrigeração, que estava praticamente vazio (!!??). Para além disso, havia uma espécie de pasta castanha na tampa do reservatório do líquido de refrigeração (!!??), a que eu não liguei muito por não saber do que se tratava.

    Ora, depois de deixar arrefecer o motor e acrescentar água, deixou de me acender a tal luz de sobreaquecimento e assim que pude levei o carro à oficina da Citroen.

    Identificaram-me então um problema estranho, que era o facto do óleo e a água se estarem a misturar, ou seja, havia água no depósito do óleo do motor e vice-versa (dando origem à tal pasta castanha).

    O problema, à primeira vista do mecânico seria da junta de colaça, que teria quaimado devido a sobreaquecimento. Mas era estranho, porque a 1ª e única vez que tinha dado indicações de sobreaquecimento, tinha sido agora, portanto, o problema tinha de ser outro.

    Procederam então à abertura do motor e verificaram, para grande espanto do mecânico (que comentou nunca ter visto semelhante coisa!!), que a cabeça do motor tinha um dos pernos partidos (imaginem um perno de aço, da grossura de um dedo partir!!). E era precisamente nesse local que o óleo e a água estavam a sair e a "misturar-se" por todo o lado.

    Ora, nunca o motor tinha sido aberto, portanto a única explicação é que o perno já estaria danificado de origem e acabou por partir dentro do motor, pois também foi encontrada a cabeça do perno lá dentro.

    A minha questão agora é esta: dado que este problema se deveu a uma anomalia de fábrica, será que tenho direito a que a Citroen sofra os encargos totais pela sua reparação (cerca de 1000€)? A garantia já passou, mas este problema que só agora foi verificado, já podia estar a acontecer há muito tempo. Para além disso, por causa desse problema, o mecânico disse-me que seria melhor substituir a maior parte das peças do motor que ficaram danificadas com água e óleo a passar onde não devia.

    Depois de fazer um certo forcing, a Citroen concordou em pagar cerca de 30% da reparação, mas mesmo assim eu acho que é pouco, tendo em conta que este foi um problema causado por uma anomalia de montagem.

    Aguardo comentários!

    Obrigado!
    Editado pela última vez por hugopereira; 03 September 2008, 15:44.

    #2
    Boas...
    Por mim acho que já não é nada mau eles pagarem 30% da reparação...
    E se o carro está já fora de garantia, acho que até foram simpáticos.

    Porque se não tiveste nenhum problema dentro do ciclo de garantia....
    não é considerada como falha. Pode-se dizer é que tiveste azar
    Mas isto sou eu a falar...

    cumpz

    Comentário


      #3
      Pois, até pode acontecer que o perno tivesse uma micro-factrura que só agora deu de si. É uma nóia, mas acontece.

      Estando fora da garantia, acho que assumirem 30% já é uma grande ajuda.

      Comentário


        #4
        Obrigado pelas vossas respostas. De facto, é bom, mas também foi um carro que sempre fez as revisões na marca e que ainda por cima esteve lá há bem pouco tempo para a revisão.

        Por isso é que acho esquisito eles não terem dado conta do problema... e se calhar por isso é que quiseram amenizar com os 30%.. não sei.

        É que eu achei que eles cederam muito facilmente em pagar uma parte da despesa (não foi preciso fazer muito barulho)... e só por isso é que penso que talvez tivesse de puxar um pouco mais.

        Mas é verdade que está fora da garantia... embora tivesse sido uma coisa bastante grave (que me podia inclusivé ter partido o motor com o bocado solto do perno)

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
          Pois, até pode acontecer que o perno tivesse uma micro-factrura que só agora deu de si. É uma nóia, mas acontece.

          Estando fora da garantia, acho que assumirem 30% já é uma grande ajuda.
          Boas. Nos dias que correm, fora da garantia, 30% não é uma ajuda. É uma DÁDIVA!!! Se fosse noutro concessionario e outra marca era tudo por conta do cliente! Normalmente isso (dizem eles) é causado pela utilização indevida do veiculo!

          Comentário


            #6
            aproveita mas é enquanto eles te dão esses 30%.

            olha que por vezes quem espreme mais não fica com nd....

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por c200 Ver Post
              Boas. Nos dias que correm, fora da garantia, 30% não é uma ajuda. É uma DÁDIVA!!! Se fosse noutro concessionario e outra marca era tudo por conta do cliente! Normalmente isso (dizem eles) é causado pela utilização indevida do veiculo!
              Ao contrário dos restantes users, eu discordo e exemplifico com o meu caso: tenho um Megane de 2005, que há pouco tempo começou a fazer um barulho no motor, um tac-tac. Levei-o à Renault, que diagnosticou um apoio de motor partido.

              Perguntei se, apesar de já não ter garantia, assumiam o custo da reparação, o que declinaram. Contactei a Renault Portugal, insisti que se tratava de um problema recorrente nos Meganes, e que não tinha nada que ver com desgaste ou utilização indevida, e passado uma semana, mandaram-me um mail em que me indicavam para me dirigir ao concessionário efectuar a troca do apoio sem custos.

              Posto isto, creio que deves usar os teus argumentos (revisões na marca, historial dos C4 neste ponto, etc.) e expor o caso à Citroen Portugal.

              Era o que eu faria.

              Boa sorte

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por jpcfc Ver Post
                Ao contrário dos restantes users, eu discordo e exemplifico com o meu caso: tenho um Megane de 2005, que há pouco tempo começou a fazer um barulho no motor, um tac-tac. Levei-o à Renault, que diagnosticou um apoio de motor partido.

                Perguntei se, apesar de já não ter garantia, assumiam o custo da reparação, o que declinaram. Contactei a Renault Portugal, insisti que se tratava de um problema recorrente nos Meganes, e que não tinha nada que ver com desgaste ou utilização indevida, e passado uma semana, mandaram-me um mail em que me indicavam para me dirigir ao concessionário efectuar a troca do apoio sem custos.

                Posto isto, creio que deves usar os teus argumentos (revisões na marca, historial dos C4 neste ponto, etc.) e expor o caso à Citroen Portugal.

                Era o que eu faria.

                Boa sorte
                Pois, o problema é que o historial dos C4 nesse ponto acho que não é nenhum. Isto foi mesmo uma situação rara (a julgar pelo ar de estupefacção do mecânico)...

                Mas obrigado pela dica!!

                Comentário


                  #9
                  Aproveita os 30%.
                  Se fosse a marca do losango era 0% . Nem resposta tinhas.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por hugopereira Ver Post
                    Boas tardes,

                    Teho um C4 que completou recentemente os 3 anos, que nunca me deu quaisquer problemas.

                    Mas há cerca de um mês, a luz indicadora de sobreaquecimento acendeu (!!??). Eu parei e verifiquei o nível do líquido de refrigeração, que estava praticamente vazio (!!??). Para além disso, havia uma espécie de pasta castanha na tampa do reservatório do líquido de refrigeração (!!??), a que eu não liguei muito por não saber do que se tratava.

                    Ora, depois de deixar arrefecer o motor e acrescentar água, deixou de me acender a tal luz de sobreaquecimento e assim que pude levei o carro à oficina da Citroen.

                    Identificaram-me então um problema estranho, que era o facto do óleo e a água se estarem a misturar, ou seja, havia água no depósito do óleo do motor e vice-versa (dando origem à tal pasta castanha).

                    O problema, à primeira vista do mecânico seria da junta de colaça, que teria quaimado devido a sobreaquecimento. Mas era estranho, porque a 1ª e única vez que tinha dado indicações de sobreaquecimento, tinha sido agora, portanto, o problema tinha de ser outro.

                    Procederam então à abertura do motor e verificaram, para grande espanto do mecânico (que comentou nunca ter visto semelhante coisa!!), que a cabeça do motor tinha um dos pernos partidos (imaginem um perno de aço, da grossura de um dedo partir!!). E era precisamente nesse local que o óleo e a água estavam a sair e a "misturar-se" por todo o lado.

                    Ora, nunca o motor tinha sido aberto, portanto a única explicação é que o perno já estaria danificado de origem e acabou por partir dentro do motor, pois também foi encontrada a cabeça do perno lá dentro.

                    A minha questão agora é esta: dado que este problema se deveu a uma anomalia de fábrica, será que tenho direito a que a Citroen sofra os encargos totais pela sua reparação (cerca de 1000€)? A garantia já passou, mas este problema que só agora foi verificado, já podia estar a acontecer há muito tempo. Para além disso, por causa desse problema, o mecânico disse-me que seria melhor substituir a maior parte das peças do motor que ficaram danificadas com água e óleo a passar onde não devia.

                    Depois de fazer um certo forcing, a Citroen concordou em pagar cerca de 30% da reparação, mas mesmo assim eu acho que é pouco, tendo em conta que este foi um problema causado por uma anomalia de montagem.

                    Aguardo comentários!

                    Obrigado!

                    Quantos quilómetros tem o carro e já agora qual a motorização?

                    Já emito a minha opinião, mas com esses dados, mais ajuda (principalmente a questão dos quilómetros).

                    Comentário


                      #11
                      De facto era interessante saber quantos kms o carro tem.

                      Por um lado, um defeito de fabrico é um defeito de fabrico, e deveria ser sempre corrigido, dentro ou fora da garantia.

                      Por outro lado, se o carro tem muitos kms, já existiram muitos ciclos de aquecimento e arrefecimento, que vão enfraquecendo os materiais.

                      No entanto, nos dias que correm, a marca comparticipar em 30% da reparação já é excelente.

                      Conheço quem tenha tido um problema (menos grave) num Honda fora da garantia, e foi um problema para assumirem uma parte do custo.

                      No meio do azar eles até estão a ser porreiros.

                      Se o carro tiver poucos kms a leitura pode ser um pouco diferente.

                      Comentário


                        #12
                        tá fora da garantia, parece que 30% é muito significativo. Realmente nem todas as marcas faziam isso, mas sempre pode pressionar 1 cadito mais, sem ofender nng.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                          Quantos quilómetros tem o carro e já agora qual a motorização?

                          Já emito a minha opinião, mas com esses dados, mais ajuda (principalmente a questão dos quilómetros).
                          Tem à volta de 75.000 Km e é um C4 1.4i, 16V, 90CV VTR PACK

                          Comentário


                            #14
                            Engraçado que quando ele o comprou ninguém o avisou acerca destes "azares".

                            Aperta com eles! O primeiro valor atirado para cima da mesa é sempre para tentar colar barro à parede.

                            Cumprimentos.

                            Comentário


                              #15
                              Eu acho que temos que ser sérios e realistas.É muito difícil prever que possa ser defeito de fabrico. Muitas marcas já sabemos o que iriam aludir. A semana passada ouve aqui um user que contou problemas (de negociação) com um Ford, antes de o ter levantado ainda do stand. Era muito fácil ao concessionário aludir que ouve má utilização blá, blá, blá. Ao comparteciparem com cerca de 30% mostram preocupação pelo cliente e defender a imagem da marca. Esta é a minha simples opinião de quem por motivos de ordem profissional já visitou muitos concessionérios de diversas marcas.
                              Que tudo se resolva pelo melhor são os meus sinceros votos

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                Engraçado que quando ele o comprou ninguém o avisou acerca destes "azares".
                                Qual "avisar"?

                                Quando compras uma máquina não tens noção de que ela pode avariar?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por orion Ver Post
                                  Aproveita os 30%.
                                  Se fosse a marca do losango era 0% . Nem resposta tinhas.
                                  Porreiro pá...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por orion Ver Post
                                    Aproveita os 30%.
                                    Se fosse a marca do losango era 0% . Nem resposta tinhas.
                                    Ao contrário dos restantes users, eu discordo e exemplifico com o meu caso: tenho um Megane de 2005, que há pouco tempo começou a fazer um barulho no motor, um tac-tac. Levei-o à Renault, que diagnosticou um apoio de motor partido.

                                    Perguntei se, apesar de já não ter garantia, assumiam o custo da reparação, o que declinaram. Contactei a Renault Portugal, insisti que se tratava de um problema recorrente nos Meganes, e que não tinha nada que ver com desgaste ou utilização indevida, e passado uma semana, mandaram-me um mail em que me indicavam para me dirigir ao concessionário efectuar a troca do apoio sem custos.
                                    Hummm............

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                                      Hummm............

                                      Não percebes nada, Bruno!

                                      A marca do Losango é a Borgward, é normal que não haja resposta porque faliram há dezenas de anos!

                                      É preciso explicar tudo a certa gente...


                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                        Não percebes nada, Bruno!

                                        A marca do Losango é a Borgward, é normal que não haja resposta porque faliram há dezenas de anos!

                                        É preciso explicar tudo a certa gente...


                                        Ah!! É a Borgward...pois....não admira a ausência de resposta de algo que não existe...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                                          Ah!! É a Borgward...pois....não admira a ausência de resposta de algo que não existe...
                                          É!
                                          Como o link que deixou de funcionar!

                                          Cá está a imagem de novo!

                                          borgward_logo.jpg
                                          Editado pela última vez por ClioII; 04 September 2008, 15:55.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por orion Ver Post
                                            Se fosse a marca do losango era 0% . Nem resposta tinhas.
                                            Quando não se sabe, diz-se asneira.
                                            A Renault fez uma intervenção num carro cá de casa com 8 anos, que tinha o custo de 2000€ e paguei 0€ e só tive de telefonar uma vez para a Renault Portugal.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por c200 Ver Post
                                              Boas. Nos dias que correm, fora da garantia, 30% não é uma ajuda. É uma DÁDIVA!!! Se fosse noutro concessionario e outra marca era tudo por conta do cliente! Normalmente isso (dizem eles) é causado pela utilização indevida do veiculo!
                                              Na Toyota, já tive conhecimento de diversas reparações que foram solucionadas ao abrigo da garantia...dois ou três anos depois desta mesmo caducar

                                              Aliás, o meu carro levou um catalizador novo quase 6 anos depois de o comprar - e não paguei nada.
                                              O carro tinha 5 anos de garantia.



                                              Nesta situação do C4, se as pessoas da marca/concessão fossem compreensivas, não especulativas e quisessem manter uma boa relação para com o cliente, parece-me que deviam assumir a reparação pela totalidade.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Já agora, qual foi a explicação/justificação dada pela oficina do concessionário para o sucedido?
                                                Estou curioso em saber

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por hugopereira Ver Post
                                                  Tem à volta de 75.000 Km e é um C4 1.4i, 16V, 90CV VTR PACK

                                                  Mesmo sendo a gasolina, acho que se podem considerar poucos quilómetros.

                                                  Uma situação dessas dificilmente resulta de algo que não seja defeito nessa peça (ou aperto deficiente).

                                                  Muito provavelmente (e esta é a minha opinião pessoal) se tivesses feito esses 75000 Km ainda no periodo de garantia, essa peça acabaria por ceder.

                                                  Acho que não deves contentar-te com os 30%. Se eles já te "oferecem" isso, é porque têm consciência de que têm resposabilidades.

                                                  Mesmo com esse desconto de 30% eles ainda ganham muito. Tenta saber quanto fica essa operação numa oficina fora da marca. Tem atenção que tem que ser um local que te dê algumas garantias, pois essa operação não deixa de ser delicada. Tenta saber preços disso e negoceia com eles.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Ksyrium Ver Post
                                                    Quando não se sabe, diz-se asneira.
                                                    A Renault fez uma intervenção num carro cá de casa com 8 anos, que tinha o custo de 2000€ e paguei 0€ e só tive de telefonar uma vez para a Renault Portugal.
                                                    Escrevi com conhecimento de causa pessoal!!!
                                                    No meu caso avariou o fecho de uma porta 1 semana depois de ter terminado a garantia. Comparticipação ZERO!!!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O que disseste é que a Renault não faz comparticipações nem responde aos clientes, o que é errado! Não deixa de ser um caso a lamentar.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Os 30% estão garantidos. Tenta que eles comparticipem mais.... mesmo que já não esteja na garantia.

                                                        Ainda bem que te deram carro de substitução. Eu, há um mês, foi uma semana sem carro...

                                                        Estava com 68.000 Km (mas na garantia). Problemas com a embreagem e com o volante do motor. Orçamento 1.200 euros.

                                                        Primeiro, diziam que era má utilização minha. Reclamei. Depois, já compartipavam alguma coisa, Por fim, chegei a acordo e só paguei 180 €.

                                                        Os casos são diferentes, mas tentar não custa, nem perdes nada.

                                                        Boa sorte.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por RFM Ver Post
                                                          Os 30% estão garantidos. Tenta que eles comparticipem mais.... mesmo que já não esteja na garantia.

                                                          Ainda bem que te deram carro de substitução. Eu, há um mês, foi uma semana sem carro...

                                                          Estava com 68.000 Km (mas na garantia). Problemas com a embreagem e com o volante do motor. Orçamento 1.200 euros.

                                                          Primeiro, diziam que era má utilização minha. Reclamei. Depois, já compartipavam alguma coisa, Por fim, chegei a acordo e só paguei 180 €.

                                                          Os casos são diferentes, mas tentar não custa, nem perdes nada.

                                                          Boa sorte.
                                                          focus??

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por T-Sport Ver Post
                                                            Já agora, qual foi a explicação/justificação dada pela oficina do concessionário para o sucedido?
                                                            Estou curioso em saber
                                                            Bem, já fui buscar o carro e paguei quase 700€ pelo arranjo, não sem antes ter dito que não estava nada contente com a baixa comparticipação (30%) que a Citroen tinha acordado com a oficina e que ia reclamar.

                                                            Foi-me explicado que as peças fundamentais (juntas, parafusos, etc) que tinham a ver com o problema foram à conta da Citroen, bem como 30% da mão de obra. Quanto às restantes peças, óleo, etc, foi-me dito que isso não podia ser comparticipado por se tratar de "manutenção".

                                                            Em suma, acabaram por querer justificar que algumas das peças, componentes e produtos que foram instalados, seriam considerados manutenção pela Citroen e por isso não seriam incluídas na "comparticipação". No final de contas, a comparticipação nem sequer corresponde a 30%... mas a uns 15%-20%.

                                                            Eu acabei por pagar, porque queria era o carro de volta, mas agora vou entrar em contacto com a DECO, para me representar junto da Citroen e ver se se faz justiça. É que houve uma quantidade enorme de peças que eles montaram que teve a ver directamente com o problema, apenas porque "ao desmontar, as peças (juntas, na maior parte) ficam com folga e têm de ser substituídas por novas".

                                                            Para cúmulo, quando vou a sair da oficina, vejo que o pára-brisas está rachado e toca de voltar atrás. Ficou lá outra vez para me porem um pára-brisas novo... e o mais incrível é que "não tinham reparado".

                                                            Comentário

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