Boas tardes,
Teho um C4 que completou recentemente os 3 anos, que nunca me deu quaisquer problemas.
Mas há cerca de um mês, a luz indicadora de sobreaquecimento acendeu (!!??). Eu parei e verifiquei o nível do líquido de refrigeração, que estava praticamente vazio (!!??). Para além disso, havia uma espécie de pasta castanha na tampa do reservatório do líquido de refrigeração (!!??), a que eu não liguei muito por não saber do que se tratava.
Ora, depois de deixar arrefecer o motor e acrescentar água, deixou de me acender a tal luz de sobreaquecimento e assim que pude levei o carro à oficina da Citroen.
Identificaram-me então um problema estranho, que era o facto do óleo e a água se estarem a misturar, ou seja, havia água no depósito do óleo do motor e vice-versa (dando origem à tal pasta castanha).
O problema, à primeira vista do mecânico seria da junta de colaça, que teria quaimado devido a sobreaquecimento. Mas era estranho, porque a 1ª e única vez que tinha dado indicações de sobreaquecimento, tinha sido agora, portanto, o problema tinha de ser outro.
Procederam então à abertura do motor e verificaram, para grande espanto do mecânico (que comentou nunca ter visto semelhante coisa!!), que a cabeça do motor tinha um dos pernos partidos (imaginem um perno de aço, da grossura de um dedo partir!!). E era precisamente nesse local que o óleo e a água estavam a sair e a "misturar-se" por todo o lado.
Ora, nunca o motor tinha sido aberto, portanto a única explicação é que o perno já estaria danificado de origem e acabou por partir dentro do motor, pois também foi encontrada a cabeça do perno lá dentro.
A minha questão agora é esta: dado que este problema se deveu a uma anomalia de fábrica, será que tenho direito a que a Citroen sofra os encargos totais pela sua reparação (cerca de 1000€)? A garantia já passou, mas este problema que só agora foi verificado, já podia estar a acontecer há muito tempo. Para além disso, por causa desse problema, o mecânico disse-me que seria melhor substituir a maior parte das peças do motor que ficaram danificadas com água e óleo a passar onde não devia.
Depois de fazer um certo forcing, a Citroen concordou em pagar cerca de 30% da reparação, mas mesmo assim eu acho que é pouco, tendo em conta que este foi um problema causado por uma anomalia de montagem.
Aguardo comentários!
Obrigado!
Teho um C4 que completou recentemente os 3 anos, que nunca me deu quaisquer problemas.
Mas há cerca de um mês, a luz indicadora de sobreaquecimento acendeu (!!??). Eu parei e verifiquei o nível do líquido de refrigeração, que estava praticamente vazio (!!??). Para além disso, havia uma espécie de pasta castanha na tampa do reservatório do líquido de refrigeração (!!??), a que eu não liguei muito por não saber do que se tratava.
Ora, depois de deixar arrefecer o motor e acrescentar água, deixou de me acender a tal luz de sobreaquecimento e assim que pude levei o carro à oficina da Citroen.
Identificaram-me então um problema estranho, que era o facto do óleo e a água se estarem a misturar, ou seja, havia água no depósito do óleo do motor e vice-versa (dando origem à tal pasta castanha).
O problema, à primeira vista do mecânico seria da junta de colaça, que teria quaimado devido a sobreaquecimento. Mas era estranho, porque a 1ª e única vez que tinha dado indicações de sobreaquecimento, tinha sido agora, portanto, o problema tinha de ser outro.
Procederam então à abertura do motor e verificaram, para grande espanto do mecânico (que comentou nunca ter visto semelhante coisa!!), que a cabeça do motor tinha um dos pernos partidos (imaginem um perno de aço, da grossura de um dedo partir!!). E era precisamente nesse local que o óleo e a água estavam a sair e a "misturar-se" por todo o lado.
Ora, nunca o motor tinha sido aberto, portanto a única explicação é que o perno já estaria danificado de origem e acabou por partir dentro do motor, pois também foi encontrada a cabeça do perno lá dentro.
A minha questão agora é esta: dado que este problema se deveu a uma anomalia de fábrica, será que tenho direito a que a Citroen sofra os encargos totais pela sua reparação (cerca de 1000€)? A garantia já passou, mas este problema que só agora foi verificado, já podia estar a acontecer há muito tempo. Para além disso, por causa desse problema, o mecânico disse-me que seria melhor substituir a maior parte das peças do motor que ficaram danificadas com água e óleo a passar onde não devia.
Depois de fazer um certo forcing, a Citroen concordou em pagar cerca de 30% da reparação, mas mesmo assim eu acho que é pouco, tendo em conta que este foi um problema causado por uma anomalia de montagem.
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