Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico Honda Civic EK4 VTi 4 portas 1996-2000! Ajuda em compra!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tópico Honda Civic EK4 VTi 4 portas 1996-2000! Ajuda em compra!

    Boas!

    Ando a equacionar a compra de um Civic VTi Ek4 sedan, de 1995 a 2000 (de preferencia um de 99 ou mesmo 00), e como todo a gente que compra carro gosto de saber com o que contar, seja o carro novo ou usado! Sendo um usado essa informação pode surgir mais abundante e, claro, eficaz de propritários e não só!

    E é exactamente nesse ponto que gostaria que me pudessem ajudar (queria tentar que este tópico fosse um pouco informativo mas também decisivo quanto à escolha) por forma a ter a certeza de que se trata mesmo de um automóvel às minhas medidas!

    O que eu gostaria de saber (principalmente de donos ou antigos donos deste veículo... mas também de toda a gente), e com a intenção de que me pudessem compilar as vossas descrições no genero checklist tal como usado nesta webpage: http://edgemotorworks.com/index.php?...d=26&Itemid=55 (trata-se de uma lista de elementos problemáticos no BMW serie 5 E34, carro que também andei à caça), era:

    1. Fiabilidade geral do veículo? -> Falhas usuais ou mesmo nada usuais que já tenham acontecido. Qualquer uma por favor. E como essa falha foi resolvida e qual a rapidez de resolução?;

    2. Peças criticas que podem dar problemas? -> Enfoquem bem este problema pois para mim é dos mais importantes! Tipo uma indicação de pontos a ver (soldaduras (mostrem fotos de como deveria ser de fábrica e ainda de reparações), peças que se danificam em embates) aquando da compra e elementos a rever logo após a compra!

    3. Qualidade geral dos componentes? -> Tipo ruídos parasitas exteriores e interiores e qualidade de materiais;

    4. Aspectos positivos e negativos do carro?

    5. Sensação de segurança (passiva e activa - um crash test ou mesmos fotos de embates com este veículo vinha a calhar para saber qual a reaccao do chassis), estabilidade, direcção directa e precisa, travagem e equilibrio em curva?

    6. Alterações que faziam para melhorar performance ou se não faziam qualquer alteração? -> Sem tocar no motor... só suspensão, travagem, aerodinâmica, outros;

    7. Numa escala de 0 a 20 qual a valorização que davam a este veículo?

    8. Quantos km's tem o vosso VTi e quantos acham que podem fazer? É que até agora só vi este motor em veículos para venda (EG E EK) com menos de 230mil km's... Então mas este motor não aguenta mais? Qual foi o máximo de km's que já viram num VTi? (É que a pretensão é usar o carro todos os dias e fazer 50 ou pouco mais km's diários - A este ritmo, e se comprar um com 110-130mil km's mando o motor pra sucata que é um instante!!! E eu quero manter o carro durante bastante tempo!)

    Para quem não saiba a máquina em questão é esta (agradeço fotos que tenham para tirar dicas de jantes e aspectos aerodinâmicos, interiores, motor, etc):








    Para mim considero a fiabilidade como sendo ponto fulcral da questão e quero também evitar que o carro possa vir agrafado do genero:



    Falem tudo sobre o carro, sobre o motor... características técnicas, videos e fotos são sempre mais valias, fotos de elementos que se possam modificar sem alterar as condições do carro perante livrete e IPO, etc. Basicamente debitem tudo o que sabem sobre este VTi e por favor não devaneem para outros modelos que não Civic EK.

    P.S. - A escolha deste modelo reflecte-se na base de para mim ser um veículo polivalente (um misto de boy's racer classico mas que para mim sempre será o ideal): espaço, performance quando necessaria, consumos entre 7.5 e 11L/ 100km conforme andamento... conheço muito bem o efeito explosivo VTEC deste motor mas falta-me mesmo a percepção descrita de um proprietário da fiabilidade do motor e chassis em si.

    Ah, alguem me poderia pôr aki uma foto do livrete de um VTi destes? (Naturalmente com todos os números proprios do veículo retirados - Queria ver os elementos que estão homologados para este carro sff)

    Desde já um obrigado pela atenção e pelas dicas.
    Editado pela última vez por dasthunder; 07 September 2008, 02:27.

    #2
    1. Fiabilidade geral do veículo? -> Falhas usuais ou mesmo nada usuais que já tenham acontecido. Qualquer uma por favor. E como essa falha foi resolvida e qual a rapidez de resolução?;

    2. Peças criticas que podem dar problemas? -> Enfoquem bem este problema pois para mim é dos mais importantes! Tipo uma indicação de pontos a ver (soldaduras (mostrem fotos de como deveria ser de fábrica e ainda de reparações), peças que se danificam em embates) aquando da compra e elementos a rever logo após a compra!
    Não dá problemas basicamente nenhuns. Se comprares sem livro de revisões faz uma revisão completa com mudança de correia e etc.

    3. Qualidade geral dos componentes? -> Tipo ruídos parasitas exteriores e interiores e qualidade de materiais;
    Plásticos medianos, excelente montagem.

    4. Aspectos positivos e negativos do carro?
    Positivos, é rápido, fiável e distinto.
    Negativos, tem pouco binário e o interior não é muito luxuoso.

    5. Sensação de segurança (passiva e activa - um crash test ou mesmos fotos de embates com este veículo vinha a calhar para saber qual a reaccao do chassis), estabilidade, direcção directa e precisa, travagem e equilibrio em curva?
    A segurança passiva é fraca. A activa é boa se investires numa boa suspensão e pneus.

    6. Alterações que faziam para melhorar performance ou se não faziam qualquer alteração? -> Sem tocar no motor... só suspensão, travagem, aerodinâmica, outros;
    Num Honda DOHC VTEC já tens um motor de competição, concentra-te na suspensão e nos travões.

    7. Numa escala de 0 a 20 qual a valorização que davam a este veículo?
    17.

    8. Quantos km's tem o vosso VTi e quantos acham que podem fazer? É que até agora só vi este motor em veículos para venda (EG E EK) com menos de 230mil km's... Então mas este motor não aguenta mais? Qual foi o máximo de km's que já viram num VTi? (É que a pretensão é usar o carro todos os dias e fazer 50 ou pouco mais km's diários)
    Faz tanto quantos quiseres. Já vi um de 96 com 496.000 Km.

    ps: O carro cinzento que mostras não é um EK4 mas sim um EK3 mas também não é relevante.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por RPM Ver Post
      Faz tanto quantos quiseres. Já vi um de 96 com 496.000 Km.

      ps: O carro cinzento que mostras não é um EK4 mas sim um EK3 mas também não é relevante.
      496000km??? Isso sim já são valores que me agradam!

      Ya eu sei... trata-se de um EK3. Mas era a foto mais agradável que tinha (sem tuning) e está bastante parecido ao EK4. Mas já agora em que te baseaste para ver as diferenças? É que não é muita gente que consegue distinguir! Ou conheces de onde ele é?

      Para o resto do pessoal: e + coisas?

      Obrigado

      Comentário


        #4
        O mal destes carros é que os amigos do alheio também gostam muito deles

        Comentário


          #5
          Gosto bastante deste EK4

          é um modelo que até consegue ser o menos mau ao nível de interiores, com alguns a trazerem de série por exemplo estofos em pele.
          gosto bastante das jantes de série.

          Os problemas podem essencialmente vir da má utilização dos seus proprietários, é um motor que necessita de muita atenção na mudança da correia de distribuição, de velas sempre impecáveis e sempre com o óleo ao nível correcto e que cumpra os tempos de substituição do óleo e do filtro.
          Atenção ao estado dos amortecedores e às ponteiras de transmissão.


          A segurança passiva é reduzida e acredito que não passaria da 1 estrela num crash test actual.

          Consegue ser um bom 2 ou 1 na minha opinião, levas a família ao Cascais Shoping, entretanto vais ao autódromo dar umas voltas e voltas para casa...(não te esqueças da familia!!! )

          o meu B16A1 já vai nos 262000 kms

          Comentário


            #6
            Em termos de fiabilidade vai depender um pouco do que o anterior dono lhe fez, mas à partida tens um carro com uma fiabilidade excelente.

            110.000 kms para esse motor não é nada de especial.

            É um carro que engana. Visual de familiar pacato, mas esconde um belo motor debaixo do capôt.

            Tendo um civic desta época, digo-te que tem sido 5 estrelas.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por das_thunder Ver Post
              Boas!

              1. Fiabilidade geral do veículo? -> Falhas usuais ou mesmo nada usuais que já tenham acontecido. Qualquer uma por favor. E como essa falha foi resolvida e qual a rapidez de resolução?;

              2. Peças criticas que podem dar problemas? -> Enfoquem bem este problema pois para mim é dos mais importantes! Tipo uma indicação de pontos a ver (soldaduras (mostrem fotos de como deveria ser de fábrica e ainda de reparações), peças que se danificam em embates) aquando da compra e elementos a rever logo após a compra!

              3. Qualidade geral dos componentes? -> Tipo ruídos parasitas exteriores e interiores e qualidade de materiais;

              4. Aspectos positivos e negativos do carro?

              5. Sensação de segurança (passiva e activa - um crash test ou mesmos fotos de embates com este veículo vinha a calhar para saber qual a reaccao do chassis), estabilidade, direcção directa e precisa, travagem e equilibrio em curva?

              6. Alterações que faziam para melhorar performance ou se não faziam qualquer alteração? -> Sem tocar no motor... só suspensão, travagem, aerodinâmica, outros;

              7. Numa escala de 0 a 20 qual a valorização que davam a este veículo?

              8. Quantos km's tem o vosso VTi e quantos acham que podem fazer? É que até agora só vi este motor em veículos para venda (EG E EK) com menos de 230mil km's... Então mas este motor não aguenta mais? Qual foi o máximo de km's que já viram num VTi? (É que a pretensão é usar o carro todos os dias e fazer 50 ou pouco mais km's diários - A este ritmo, e se comprar um com 110-130mil km's mando o motor pra sucata que é um instante!!! E eu quero manter o carro durante bastante tempo!)
              1. Molas da embraiagem com folga, resolvido prontamente dentro da garantia. A nova ainda dura e tem já muitos quilómetros em cima.

              2. Entrada de água na mala, mas a meu ver, por culpa dos utilizadores cá de casa que pensam que estão a fechar um portão e rebentam com as borrachas...

              3. Barulhos parasitas tem um ou outro, nada de extraordinário. Interior praticamente igual às restantes versões, excepto consola e bancos que são mais agradáveis e cumprem. Materiais sem serem nada de fantástico cumprem bem.

              4. Positivos: Anda que se desunha e com ritmos calmos faz umas médias de consumo muito boas. Boa qualidade do carro.
              Negativos: Caixa longa em 4ta. Nota-se muito a diferença entre a terceira e quarta quando a fundo. Pouco binário abaixo das 4/5000 rotações em mudanças altas (reduzir na caixa...).

              5. Acho que não tem travões (mordacidade) ao nível do motor e o ABS entra muito cedo. Não gosto do "feeling" da direcção.

              6. Travões.

              7. 17.

              8. O cá de casa tem 240.000 km. Na oficina Honda falaram-me de um que por lá tinha passado com 500.000 km, sem mexer no motor.
              Editado pela última vez por NunoS; 07 September 2008, 21:37.

              Comentário


                #8
                Já disseram práticamente tudo ; )

                o ABS entra muito cedo. Não gosto do "feeling" da direcção.
                Quanto a mim também é o pior do carro. Com uns bons pneus na medida que podes mandar averbar, 195/50-15, melhora bastante.

                Adorei os bancos (em tecido), e o conforto no geral.

                Problemas há os referidos, e falaram-me nas capas de biela (penso que seja isto, mas acho que há membros mais bem informados que eu, pelo que podem opinar ou corrigir-me ; )), que convém andar em cima, porque também são peça de desgaste.

                Claro que num carro bem tratado podem durar uma vida. Mas como num usado não sabemos como estão, e se é para o manter muito tempo convém ver bem. Um bom mecânico consegue ver-te logo o estado em que se encontra o bicho.

                Eu quando comprei o meu, e naquela altura havia muito menos escolha, procurei um que tivesse apenas 1 proprietário, quanto a mim mais importante que o número de kms, no meu caso até marcava pouco, cerca de 140 mil.

                Notava-se que era carrito de cidade (alguns toques habituais neste ambiente, assim como o motor um pouco "preso".

                Certo é que em 2 anos fiz cerca de 40 mil kms, e só troquei oleo, filtros e pneus, a tal medida 195/50.

                O resto que tive de trocar foi culpa da maria, deu um toquito e riscou a lateral toda do carro : (

                As peças de substituição não foram caras, isto porque a concorrência tem muito material... Mas as peças de desgaste normal, discos, pastilhas, ets não são muito caras na marca, pelo menos não achei.

                De todos os carros que tive foi o 2º que me marcou mais!!!

                De livrete apenas tem averbado a medida de pneus em 14, acho que não consta mais nada.

                Boa compra ; )


                Cump.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ice Ver Post

                  Problemas há os referidos, e falaram-me nas capas de biela (penso que seja ....
                  Também tinha ouvido falar disso e perguntei numa oficina Honda. Disseram-me que não é preciso mexer.

                  Originalmente Colocado por ice Ver Post
                  Quanto a mim também é o pior do carro. Com uns bons pneus na medida que podes mandar averbar, 195/50-15, melhora bastante.
                  O VTI traz 195/55, não sei como ficaria com os 50. O problema é que a direcção tende a seguir qualquer irregularidade do alcatrão, o que requer atenção.

                  Comentário


                    #10
                    O VTI traz 195/55, não sei como ficaria com os 50. O problema é que a direcção tende a seguir qualquer irregularidade do alcatrão, o que requer atenção.
                    A intenção é mesmo o carro ficar mais directo, sempre colmata um pouco a falta de feeling e a leveza da direcção. Já para não falar no que se ganha em curva/travagem e em €€€ ; )

                    O facto de na honda dizerem que não é preciso mexer, não quer dizer que não seja ; ) Depende e muito da oficina... É que já ouvi tanta barbaridade em oficinas honda.... Vale mais perguntar a quem realmente percebe de b16´s, e há membros do forum que conhecem pessoas capazes ; )


                    Cump.

                    Comentário


                      #11
                      Estranho seria se um motor destes tivesse de ser aberto para trocar capas de bielas com 130.000 kms...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                        Estranho seria se um motor destes tivesse de ser aberto para trocar capas de bielas com 130.000 kms...
                        Pois, de qualquer maneira coisas estranhas podem sempre acontecer!!! Contudo são mesmo estas coisas que eu também quero saber... problemas comuns e problemas que foram um ocaso! Por falar em bielas do B16A. Eis uma:








                        Agora eu pergunto... O que vocês entendem por capas das bielas??? São as chumaceiras... ou é outra coisa?

                        Entao e mais feedback?

                        Cumprs

                        Comentário


                          #13
                          Entao ninguem mais tem destes modelos que me possa dar um feedback genuino da coisa?

                          Comentário


                            #14
                            Boas,

                            Alguem me sabe dizer quais as diferenças tecnicas entre os EK4 de '95 a '97 e os de 99! Sei que houve um restyling mas as coisas ficaram por aqui ou deram retoques no chassis e estrutura?

                            Comentário


                              #15
                              tb eu ando de olho num ek3 ;)

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por das_thunder Ver Post
                                Boas,

                                Alguem me sabe dizer quais as diferenças tecnicas entre os EK4 de '95 a '97 e os de 99! Sei que houve um restyling mas as coisas ficaram por aqui ou deram retoques no chassis e estrutura?
                                Tanto quanto sei, o chassis e' completamente identico.
                                Entre um e outro e' basicamente uma questao de este'tica (pessoalmente o prefiro o pre'-restyling).

                                Comentário


                                  #17
                                  É meramente estética. Plásticos, e os manometros também alteram muito ligeiramente...


                                  Cump.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                    É meramente estética. Plásticos, e os manometros também alteram muito ligeiramente...


                                    Cump.
                                    Boas, então é meramente estética!!! Hum... também me pareceu mas não quis estar a arriscar!!!

                                    Consegueriam fazer-me uma compilação com fotos dos pormenores do primeiro e do restyled!?

                                    Obrigado

                                    Comentário


                                      #19
                                      O que salta mais há vista são mesmo os manometros...

                                      Num os números são a bold, mais "carregados", no outro são iguais aos restantes civic 2/3/4p, mas com a mesma cor ambar.


                                      Cump.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Então e que mais informações me podem dar do carro???

                                        Já agora uma pergunta!!! Encontrei esta foto na net e este reforço já vem no VTi ou isto é um upgrade?

                                        Comentário


                                          #21
                                          upgrade...

                                          Comentário


                                            #22
                                            É ou era um carro muito apetecido para a VGD também, com muito potencial para lhe sacar mais potência... Há que ter cuidado.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Cessna Ver Post
                                              É ou era um carro muito apetecido para a VGD também, com muito potencial para lhe sacar mais potência... Há que ter cuidado.
                                              LOL, bem sacar muito mais potência não é assim tão pacífico. Mas dá para tirar mais uns belos cavalitos! Mas contudo este de 4 portas não é muito visto na cena da VDG. Vê-se mais são EG6 e EG9 e dos EK4 sem traseira.

                                              Mas sim, sei que é um carro que precisa de algum cuidado na compra!

                                              Contudo mais feedback sobre a fiabilidade do veículo? Alguem mais?

                                              Comentário


                                                #24
                                                ainda nao compras-te o carro ???

                                                acerca da fiabilidade ja foi tudo dito, faz uma revisao num mecanico de confiança e parte para o negocio se estiver tudo bem.

                                                um b16 tem uma mecanica de excelencia sem problemas cronicos. o unico problema sao os anteriores donos e o que estes podem ter feito...se a revisao nao detectar nada de anormal siga...

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X