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Geometria do turbo desligada???

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    Geometria do turbo desligada???

    Li algures, que é possivel desligar a geometria do turbo nos motores TDI, sendo este um procedimento utilizado para verificar o correcto funcionamento do mesmo.

    Ora o que pretendia saber era: como se desliga a geometria do turbo?

    Tenho um colega com uma passat de 110, que segundo algumas pessoas, tem a geometria presa, pois tem pouco fulgor no arranque.

    Gostaria de saber se o procedimento acima mencionado permite confirmar ou desmentir tal diagnóstico?

    #2
    Aínda ontem estive com um Turbo Geometria aberto na mao
    Aquilo não dá para "Desligar", quando muito, o aro que se move para "esqueda ou direita" pode ficar preso nos acrvões que lá se possam depositar, mas, duvido...pode acontecer tambem é os freios desse aro estarem gastos haver muito atrito para rodar e "fechar" as palhetas para trabalhar a geometria...


    ...tá aquí um palavreado um bocado esquezito, mas acho que é mais ou menos assim.

    Comentário


      #3
      Qual o melhor método para determinar o correcto funcionamento da geometria?

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por sergio.loureiro

        Qual o melhor método para determinar o correcto funcionamento da geometria?
        Ligação do carro ao VAG-COM.

        Comentário


          #5
          Poix acontece que levei a minha carrinha ao Diagnostico da Bosch e deu um erro 023F e disseram me la que era o turbo que precisava de ser limpo.. alguem sabe alguma coisa deste erro?!?
          Tinha a ver qq coisa com entrada de ar, mas a MAF estava boa..
          O que acontece e que as vezes o turbo entra em Safe Mode, e parece que a carrinha fica sem turbo, ou com muito menos força..
          Alguem sabe o que se trata??
          Abraços

          Comentário


            #6
            CLAro que n dá

            na geometria varável tens 2 condutas cujas entradas são abertas consoante o regime do motor e consoante solicites a pressão do turbo

            Comentário


              #7
              isso de ter pouco fulgor deve ser da maldita MAF!
              ele que va ver isso antes de se meter em despesas

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por rui_cruz

                citação:Originalmente colocada por sergio.loureiro

                Qual o melhor método para determinar o correcto funcionamento da geometria?
                Ligação do carro ao VAG-COM.
                Deveria aparecer algum erro?

                É que ligando a carrinha ao VAG-COM não aparece nenhum erro.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por miguel santos

                  isso de ter pouco fulgor deve ser da maldita MAF!
                  ele que va ver isso antes de se meter em despesas
                  MAF em principio não é, já foi testada. Se desligar a MAF então aí parece uma arrastadeira. Não dá erro com o VAG.

                  O que é estranho, é que em altas a carrinha até responde razoavelmente bem, sem fazer qualquer tipo de fumo, o problema é mesmo em baixas...

                  Comentário


                    #10
                    Isso é quase de certeza a geometria presa..precisa somente de ser limpo o turbo. Só acontece em baixas pois é quando o motor é mais dependente do turbo, em altas já o pico de pressão pedido ao turbo diminuiu...

                    Mas no Vag-Com deve aparecer um erro, algo do género como pressão insuficiente na admissão.

                    Uma limpeza como deve ser e o turbo fica novo.

                    Comentário


                      #11
                      Desligar a geometria é a coisa mais usada e mais facil de fazeres.

                      Simplesmente desligas o tubo de vacuo k vai para o actuador do turbo e tens a geometria 100% aberta.

                      Cumps

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Artur Costa

                        Desligar a geometria é a coisa mais usada e mais facil de fazeres.

                        Simplesmente desligas o tubo de vacuo k vai para o actuador do turbo e tens a geometria 100% aberta.

                        Cumps
                        Tens fotos que mostrem qual é o tubo de vácuo que se deve desligar?

                        Se a geometria estiver presa, em principio dará para se perceber isso mesmo, ou seja, o motor terá a mesma resposta, independentemente do dito tubo estar ligado ou desligado?

                        Comentário


                          #13
                          Sim, se tiver presa cm o tubo desligado o carro vai ter o mesmo andamento k cm o tubo ligado.
                          Mas normalmente o problema é k ele prende a kente e por isso deve se testar cm o carro kente.

                          O tubo é facil de dar cm ele é o unico tubo de vacuo k vai ao turbo.

                          Sendo uma passat esta mesmo ali a vista do lado eskerdo(kem ta virado de frente po carro) um pouco abaixo da tampa do oleo e ao lado da MAF.

                          Cumps

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por sergio.loureiro

                            Qual o melhor método para determinar o correcto funcionamento da geometria?
                            Fazer vácuo com uma pistola ou maquineta própria e verificar o correcto funcionamento do tirante.
                            Podia fornecer a tabela sobre a relação mBar/curso, mas de momento não é possível.
                            De qualquer das maneiras fazendo vácuo já se verifica se está preso ou não.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por setim

                              Poix acontece que levei a minha carrinha ao Diagnostico da Bosch e deu um erro 023F e disseram me la que era o turbo que precisava de ser limpo.. alguem sabe alguma coisa deste erro?!?
                              Tinha a ver qq coisa com entrada de ar, mas a MAF estava boa..
                              O que acontece e que as vezes o turbo entra em Safe Mode, e parece que a carrinha fica sem turbo, ou com muito menos força..
                              Alguem sabe o que se trata??
                              Abraços
                              Sinceramente esse erro poderá ser algo que tenha a ver com pressão. Muito possivelmente o próprio sensor de pressão.
                              Não há nenhum diagnostico numa máquina da BOSCH que diga directamente que seja do turbo, a resposta deles poderá ser muito dúbia do género... dá-se um orçamento alto e depois logo se verá. Esse

                              Não é o turbo que entra em SAFE MODE, mas sim a gestão do motor. Isso tem a ver com uma variação ou não variação de pressão, então para não haver hipótese de se danificar algo no motor, este entra em segurança.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por sergio.loureiro

                                Li algures, que é possivel desligar a geometria do turbo nos motores TDI, sendo este um procedimento utilizado para verificar o correcto funcionamento do mesmo.

                                Ora o que pretendia saber era: como se desliga a geometria do turbo?

                                Tenho um colega com uma passat de 110, que segundo algumas pessoas, tem a geometria presa, pois tem pouco fulgor no arranque.

                                Gostaria de saber se o procedimento acima mencionado permite confirmar ou desmentir tal diagnóstico?
                                O facto de a geometria estar presa, (não se movimentar ou movimentar-se lentamente) não quer dizer que seja mesmo do turbo. Este é controlado por: Sensor de pressão, válvula de comando a própria wastegate e a tão falada MAF. Quero com isto dizer que o facto do carro não sair não quer dizer que seja do turbo, sendo radical até poderá ser da bomba.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Jtd_Zep

                                  CLAro que n dá

                                  na geometria varável tens 2 condutas cujas entradas são abertas consoante o regime do motor e consoante solicites a pressão do turbo
                                  Duas condutas?

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por sergio.loureiro

                                    citação:Originalmente colocada por rui_cruz

                                    citação:Originalmente colocada por sergio.loureiro

                                    Qual o melhor método para determinar o correcto funcionamento da geometria?
                                    Ligação do carro ao VAG-COM.
                                    Deveria aparecer algum erro?

                                    É que ligando a carrinha ao VAG-COM não aparece nenhum erro.
                                    Normalmente as avarias do sensor de pressão raramente são detectadas por diagnósticos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por FGO

                                      citação:Originalmente colocada por sergio.loureiro

                                      Qual o melhor método para determinar o correcto funcionamento da geometria?
                                      Fazer vácuo com uma pistola ou maquineta própria e verificar o correcto funcionamento do tirante.
                                      Podia fornecer a tabela sobre a relação mBar/curso, mas de momento não é possível.
                                      De qualquer das maneiras fazendo vácuo já se verifica se está preso ou não.
                                      N é preciso , ao relanti ele faz o vacuo maximo... se a aste n subir direito ou é da N75 k deve fazer entre -0.6 a -0.8bars (a -0.5 ja funciona mal) ou é mesmo a geometria.

                                      Acreditem k é mais simples do k parece mexer nisso tudo.

                                      Cumps

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Artur Costa

                                        citação:Originalmente colocada por FGO

                                        citação:Originalmente colocada por sergio.loureiro

                                        Qual o melhor método para determinar o correcto funcionamento da geometria?
                                        Fazer vácuo com uma pistola ou maquineta própria e verificar o correcto funcionamento do tirante.
                                        Podia fornecer a tabela sobre a relação mBar/curso, mas de momento não é possível.
                                        De qualquer das maneiras fazendo vácuo já se verifica se está preso ou não.
                                        N é preciso , ao relanti ele faz o vacuo maximo... se a aste n subir direito ou é da N75 k deve fazer entre -0.6 a -0.8bars (a -0.5 ja funciona mal) ou é mesmo a geometria.

                                        Acreditem k é mais simples do k parece mexer nisso tudo.

                                        Cumps
                                        Já agora, se for na N75, não dará erro com o VAG?

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por sergio.loureiro

                                          citação:Originalmente colocada por Artur Costa

                                          citação:Originalmente colocada por FGO

                                          citação:Originalmente colocada por sergio.loureiro

                                          Qual o melhor método para determinar o correcto funcionamento da geometria?
                                          Fazer vácuo com uma pistola ou maquineta própria e verificar o correcto funcionamento do tirante.
                                          Podia fornecer a tabela sobre a relação mBar/curso, mas de momento não é possível.
                                          De qualquer das maneiras fazendo vácuo já se verifica se está preso ou não.
                                          N é preciso , ao relanti ele faz o vacuo maximo... se a aste n subir direito ou é da N75 k deve fazer entre -0.6 a -0.8bars (a -0.5 ja funciona mal) ou é mesmo a geometria.

                                          Acreditem k é mais simples do k parece mexer nisso tudo.

                                          Cumps
                                          Já agora, se for na N75, não dará erro com o VAG?
                                          Não.
                                          Se for uma avaria mecanica, tipo entupimento, não dá avaria.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Mede o vacuo dps da N75.... ja ficas a saber qq coisa.
                                            Eu cm uma N75 cm -0.5bars notava nas trocas de caixa mto lag... cm a minha stock cm -0.7bars tava impecavel...

                                            Cumps

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Jtd_Zep

                                              CLAro que n dá

                                              na geometria varável tens 2 condutas cujas entradas são abertas consoante o regime do motor e consoante solicites a pressão do turbo
                                              Das das uma... ou estás a dormir... ou estás a precisar de rever as aulas de Motores com o Dias Leite. E as aulas de fluxos com o "turbopreto"! Escolhe! :D

                                              ACORDA!!!!

                                              Turbo, geometria variável, alhetas? Ring a bell?? :D

                                              Comentário


                                                #24
                                                Boas,

                                                No meu Passat (1.9 TDI 110cv) tenho um problema semelhante á já muito tempo.
                                                Como é a "maria" que anda com ele, nem sequer dá pelo problema eh eh
                                                O problema é que, em determinadas situações (nem sempre) quando puxo pelas rotações, o carro parece que desliga o turbo.
                                                Levei-o a um mec. e disse-me que seria o turbo sujo com carvão, uma vez que a condução normal do carro (AE a 100/100km/h sem passar nunca das 2500rpm) levaria a uma acumulação na geometria.
                                                Depois de feita essa limpeza, a frequência com que o corte se dava baixou, verificando-se menos vezes.
                                                Ainda assim, acontece.
                                                Levei-o a outro mecânico e depois de explicar o historial, e de ele ver o carro, disse-me que seria uma haste suja (?) e pôs lá um liquido para melhorar.
                                                Melhorou lig. mas continua a fazer o corte do turbo quando sujeito a maiores solicitações.

                                                Como nunca ou quase nunca pego no carro e a "maria" não se queixa, deixo andar...

                                                Não sendo as duas situações que mencionei com o possiveis causas, o que poderá ser?

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                                                  #25
                                                  Boa tarde,
                                                  Mais um fantástico desenterranço.
                                                  A geometria do turbo do meu carro (Audi A6 2.5 tdi) aparenta estar presa.
                                                  O carro não está a andar nada.
                                                  Já se descarbonizou o turbo, mudou-se tubagens do sistema de vácuo, ou algo do género e nada. Na oficina, onde está faz amanhã 2 semanas, chegaram à conclusão que é a geometria que está presa e vão contactar empresas especializadas, para pedir orçamentos.
                                                  Alguém percebe alguma coisa disto, o que possa ser, tem arranjo e ideia de valores?
                                                  Obrigado

                                                  Enviado do meu 2013023 através de Tapatalk

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                                                    #26
                                                    Se te descarbonizaram o turbo não viram como estava a geometria, se esta fazia o percurso todo? Porque é uma coisa que deveria ser feita aquando duma descarbonização...digo eu...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eles disseram que logo após a descarvonização, foram testar o carro e estava como novo. Foi então que me ligaram para vir dar uma volta e constatei que estava tudo como antes. Então eles dizem que é a geometria que está a prender. Eu já tenho a EGR desactivada, mas não deveria dar algum tipo de erro no software?

                                                      Enviado do meu 2013023 através de Tapatalk

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por pjovp Ver Post
                                                        Eles disseram que logo após a descarvonização, foram testar o carro e estava como novo. Foi então que me ligaram para vir dar uma volta e constatei que estava tudo como antes. Então eles dizem que é a geometria que está a prender. Eu já tenho a EGR desactivada, mas não deveria dar algum tipo de erro no software?

                                                        Enviado do meu 2013023 através de Tapatalk
                                                        Claro que deve dar erro, pois não vai fazer a pressão correcta e o mais certo é entrar em "safe-mode"...

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                                                          #29
                                                          exactamente, mas eles dizem que já ligaram várias vezes à máquina e que não acusa erro nenhum, vá-se lá entender.
                                                          é que como já disse, já levou tubagens novas, já descarbonizaram o turbo e nada, agora recomendam mandar reparar o Turbo e se não for. É um dilema do caneco, não percebermos nada disto e não sentirmos confiança em quem diz ser técnico

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por pjovp Ver Post
                                                            exactamente, mas eles dizem que já ligaram várias vezes à máquina e que não acusa erro nenhum, vá-se lá entender.
                                                            é que como já disse, já levou tubagens novas, já descarbonizaram o turbo e nada, agora recomendam mandar reparar o Turbo e se não for. É um dilema do caneco, não percebermos nada disto e não sentirmos confiança em quem diz ser técnico
                                                            isso deveria aparecer no VAG-COM.. já tentaste outras abordagens? MAF, filtro combustivel, injectores.. ??

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