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Escolha de um carro novo: segmento B ou C?

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    Escolha de um carro novo: segmento B ou C?

    Olá amigos. Desculpem estar a ser chato, mas preciso da vossa ajuda. Chegou o momento de comprar um carro novo. Não queria gastar mais de 23 mil euros e pretendia um automóvel do segmento C, bem equipado, seguro, económico e confortável. Porque também dou muito valor à fiabilidade surgiram-me estas duas opções, o mazda 3 high series com o motor 1.6 de 110 cv e o toyota auris 1.4 d4d de 90cv gold edition, também diesel. Como faço mais de 30 mil Km por ano e tenciono manter o carro por mais de 6 anos, prefiro um carro a gasóleo.

    O auris é mais caro 800 euros e traz menos 20 cv, menos o ESP, mas mais airbags de cortina para os joelhos, bluetooth e mais 4 anos de garantia. O mazda 3 é na minha opinião, menos bonito, mais potente, tem os interiores de melhor qualidade, mais espaçoso, mas com "menos vida". Penso que em termos de desvalorização o toyota seja um carro mais valorizado no futuro, visto que o novo mazda 3 sai para o próximo ano.

    Já fiz test-drive ao auris e gostei muito, mas na mazda não têm carros de serviço para eu experimentar. Por isso meus amigos, venho pedir-vos ajuda. Dos dois qual comprariam e porquê? Estou aberto a todo o tipo de sugestão! Desde já obrigado!

    Edit: Estou agora a considerar também a possibilidade de um automóvel do segmento B, bem equipado. Ex.º Clio, 207, novo Ibiza.
    Editado pela última vez por sleepl; 11 September 2008, 11:29.

    #2
    Se fosse outra altura, dizia de caras: Mazda 3.

    Mas com o novo ai a aparecer, e neste momento, vais mais bem servido com o Auris...

    Eu, digo-te muito sinceramente, é uma péssima altura para se ser comprador de carro novo neste segmento!

    Estão para aparecer muitas novidades em poucos meses!

    Se puderes esperar, espera.

    Comentário


      #3
      Escolheria o Mazda 3 sem qualquer sombra de dúvida. Mais potência, mais qualidade interior, mais segurança, mais bonito. No entanto, o Auris talvez tenha manutenção mais barata.

      Comentário


        #4
        Eu tenho um Mazda 3 e neste momento não o comprava porque está a mudar de modelo e porque agora existe o Kia Ceed.

        O Auris tem um bom motor, é mais barato e é um modelo mais recente. Como defeitos vejo apenas a estéctica.

        Se só tens a escolher esses 2, eu escolhia o Mazda 3.

        Comentário


          #5
          Entre esses dois, considero o Mazda 3 superior e a melhor escolha


          No entanto como disseram, o Segmento C está em ebulição e o ideal é esperar uns meses, repara:

          Mazda 3 novo
          Golf VI
          Scirocco
          Opel Astra
          Megane III

          Comentário


            #6
            Escolhia o Toyota.

            Antes de eu comprar o C4 ainda experimentei o Mazda 3.
            Aquilo que achei é que tem muitos genes japoneses, ao ter uma condução menos envolvente (que os europeus) e globalmente mais ruídoso, desde o ruído da estrada ao motor.

            Sem desprimor para a PSA, se fosse comprar um carro japonês a pensar na fiabilidade, então escolheria um completamente japonês, e não um francês/japonês.

            Ando com um carro com esse motor PSA sem problemas, falo apenas em termos gerais.

            Em qualquer dos casos, o facto do Mazda ser substituido brevemente não ajuda.

            Comentário


              #7
              O toyota é muito confortável, tem o senão de ser um carro com suspensão um bocado mole, uma posição de condução assim para o elevado, tipo monovolume e com uns bancos moles também. Mas o motor até é jeitoso, apesar de ser um carro lento, tem força suficiente para o uso que lhe vou dar, sendo agradável de conduzir mesmo em baixas rotações. Basicamente vai ser um carro para andar em autoestrada em velocidades dentro dos 120/140. Mais uma coisa, gosto muito de motores suaves e lineares.

              Concordo quando dizem que é má altura para comprar. O astra novo será que vai estar para estes preços?

              Acerca de outras alternativas, para este preço, será que consigo arranjar alguma coisa melhor?

              Obrigado pelos vossos comentários. Podem fazer-me uma lavagem que eu gosto de ouvir opiniões diferentes, mesmo que me falem de carros do segmento inferior. Aliás, inicialmente estava a pensar num 207!

              Comentário


                #8
                Não descartes o M3 sem o testar. Se há um stand que não te arranja um para TD, procura outro. Quando andei comprador, ambos os stands Mazda que contactei se disponibilizaram para um TD. Num deles só me pediram que ligasse com umas horas de antecedência.
                E nunca, mas nunca, compres um carro sem andares uns bons kms com ele.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por sleepl Ver Post
                  O toyota é muito confortável, tem o senão de ser um carro com suspensão um bocado mole, uma posição de condução assim para o elevado, tipo monovolume e com uns bancos moles também. Mas o motor até é jeitoso, apesar de ser um carro lento, tem força suficiente para o uso que lhe vou dar, sendo agradável de conduzir mesmo em baixas rotações. Basicamente vai ser um carro para andar em autoestrada em velocidades dentro dos 120/140. Mais uma coisa, gosto muito de motores suaves e lineares.

                  Concordo quando dizem que é má altura para comprar. O astra novo será que vai estar para estes preços?

                  Acerca de outras alternativas, para este preço, será que consigo arranjar alguma coisa melhor?

                  Obrigado pelos vossos comentários. Podem fazer-me uma lavagem que eu gosto de ouvir opiniões diferentes, mesmo que me falem de carros do segmento inferior. Aliás, inicialmente estava a pensar num 207!
                  Kia Ceed 1.6 CRDi 115cv

                  Era a minha opção.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                    Kia Ceed 1.6 CRDi 115cv

                    Era a minha opção.
                    Éra a minha tambem.

                    Quer queiram quer não é uma das melhores opções do segmento

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por antoniop Ver Post
                      Não descartes o M3 sem o testar. Se há um stand que não te arranja um para TD, procura outro. Quando andei comprador, ambos os stands Mazda que contactei se disponibilizaram para um TD. Num deles só me pediram que ligasse com umas horas de antecedência.
                      E nunca, mas nunca, compres um carro sem andares uns bons kms com ele.

                      Tanto no Santos da Cunha em Braga como no Meneses da Costa em Barcelos não têm o M3 versão diesel para test-drive. Azar o deles, eu é que vou gastar o dinheiro e eles é que o querem vender, por isso... Também acho que é um erro comprar um carro sem experimentar.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por sleepl Ver Post
                        O auris é mais caro 800 euros e traz menos 20 cv, menos o ESP, mas mais airbags de cortina para os joelhos, bluetooth e mais 4 anos de garantia. O mazda 3 é na minha opinião, menos bonito, mais potente, tem os interiores de melhor qualidade, mais espaçoso, mas com "menos vida". Penso que em termos de desvalorização o toyota seja um carro mais valorizado no futuro, visto que o novo mazda 3 sai para o próximo ano.

                        Já fiz test-drive ao auris e gostei muito, mas na mazda não têm carros de serviço para eu experimentar. Por isso meus amigos, venho pedir-vos ajuda. Dos dois qual comprariam e porquê? Estou aberto a todo o tipo de sugestão! Desde já obrigado!
                        Nao conheço o Mazda em detalhe mas tenho um Auris e andei de olho num Mazda 3 antes de o comprar.

                        O que te posso dizer que é acho o motor do meu Auris (D4D 1.4) curto para o peso do carro, mas nao creio que o Mazda seja muito melhor (a diferença é minima), nem o Ceed.

                        Em termos de interior estou muito satisfeito com o Auris, nao estou a ver como é que o M3 é mais espaçoso. A ergonomia é muito boa (especialmente a consola central, a posição da caixa e o quadrante) e apesar de alguns plasticos laterais das portas nao serem bonitos e se sujarem facilmente como o povo apregoa, é um carro muito bem montado (o meu tem 15.000km sem ruidos parasitas, folgas ou outros fenomenos estranhos).

                        É seguro, silencioso, confortável, super suave e no geral muito bom em AE (vai-se a 160 facilmente com silencio interior, sem vibrações e com conforto) e o motor parece ter mais potencia do que tem... mas em cidade acho-o pastoso e algo entediante. Por acaso vou vender o meu agora, mas quase exclusivamente devido à performance do D4D 1.4 naquele segmento.

                        Acho que o importante será fazeres test-drives cuidados aos dois.

                        E mais uma nota.. hoje em dia eu nao compraria um carro sem ESP, especialmente a fazer muita AE.
                        A ir para o Auris (que é realmente um verdadeiro japonês com um motor com provas dadas) acho que devias apostar no Sol (VSC+TRC). Informa-te bem sobre o VSC porque apesar do que muita gente diz, não é "mais uma mariquice" e pode valer bem o que custa. http://www.youtube.com/watch?v=bq2Gh_LnBx0

                        Como disse vou troca-lo ainda este mês, mas para o que queria na altura (conforto em AE, fiabilidade total, equipamento, segurança) nao desapontou minimamente. Se fosse um Auris DCat ficava com ele de certeza.



                        Ah, e para informação especifica sobre o Auris estarás melhor em www.toyotistas.com. Há lá diarios de bordo com fartura...
                        Editado pela última vez por beowulf; 09 September 2008, 20:09.

                        Comentário


                          #13
                          Aconselho-te o Kia ceed ou o Hyundai i30. Um destes seria a minha opção. São carros excelentes a todos os níveis, ficas com um motor + potente e ainda com uns cobres no bolso.

                          Comentário


                            #14
                            A propósito do Mazda 3 high series:



                            É um carro que esteticamente não apaixona, apesar de ter personalidade. Esta versão high series traz jante de 16", aquele plástico na grelha frontal, farois de nevoeiro rectangulares, led's nas luzes de trás e aileron traseiro, que lhe dão um ar mais desportivo. O carro parece ser comprido e largo.



                            Já o interior é mais interessante (imho), com materiais que aparentam ser de qualidade ligeiramente superior à média e bem montados. O carro tem imenso equipamento para o preço, rádio com leitor de mp3 e entrada aux, 2ª tomada 12v, esp, controlo de tracção, cruise control, sensor de chuva e luminosidade, 6 airbags, volante revestido a couro, comandos no volante, apoio de braço, ar condicionado automático, computador de bordo, sensores de luz e de chuva.

                            Para além disto, pelo que eu já experimentei, o 3 tem uns estofos realmente confortáveis, assim para o rijo como eu gosto e tudo lá dentro é maior que o toyota auris.

                            Pelo que me informaram muda a correia aos 90 mil e faz revisões de 20 em 20, com garantia de 3 anos ou 100 mil km.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por beowulf Ver Post


                              ...E mais uma nota.. hoje em dia eu nao compraria um carro sem ESP, especialmente a fazer muita AE.
                              Também acho que é muito importante o ESP, principalmente nestes dias de chuva.
                              O auris sol 1.4 d4d fica por mais 1000 euros. Traz também os sensores de luz e chuva, mas menos o Bluetooth.

                              Estaremos a falar de valores desta ordem:

                              M3 high series: 21.500/22.000

                              auris gold edition: 22.300
                              auris sol: 23.300
                              Editado pela última vez por sleepl; 10 September 2008, 23:18.

                              Comentário


                                #16
                                Quanto aos amigos que me sugerem o Kia Cee'd ou o I30, é uma opção a ter em conta. Eu ainda não tenho preços, mas depois de ter visto os preços de tabela na net, parece-me que a diferença de preços para os carros que eu referi não é muita. Apenas para o hyundai na versão de 90 cv.

                                O kia está muito porreiro, mas será que a desvalorização dele, logo à partida, compensa o que eventualmente vou poupar em relação aos outros?

                                Amanhã se tiver tempo vou ver o cee'd e digo alguma coisa.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por sleepl Ver Post
                                  Quanto aos amigos que me sugerem o Kia Cee'd ou o I30, é uma opção a ter em conta. Eu ainda não tenho preços, mas depois de ter visto os preços de tabela na net, parece-me que a diferença de preços para os carros que eu referi não é muita. Apenas para o hyundai na versão de 90 cv.

                                  O kia está muito porreiro, mas será que a desvalorização dele, logo à partida, compensa o que eventualmente vou poupar em relação aos outros?

                                  Amanhã se tiver tempo vou ver o cee'd e digo alguma coisa.



                                  Se a intenção for ficar com o carro 6 ou 7 anos então o Ceed é uma excelente opção!

                                  Já imaginaste o descanso de ter uma garantia de fábrica de 7 anos?

                                  Caso seja para 2/3 anos e tendo em conta a "previsível" desvalorização, então poderás apostar num valor mais seguro tipo "Golf", que é o carro amado do povo, pelo menos olha prós preços deles nos usados e percebes

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por sleepl Ver Post
                                    Tanto no Santos da Cunha em Braga como no Meneses da Costa em Barcelos não têm o M3 versão diesel para test-drive. Azar o deles, eu é que vou gastar o dinheiro e eles é que o querem vender, por isso... Também acho que é um erro comprar um carro sem experimentar.
                                    Diz-lhes isso de caras... é que eles podem sempre recorrer ao parque de viaturas da Mazda Motor Portugal para algumas urgências

                                    PS- eu comprava o 3 high series agora... nunca fui muito de ligar a se tá a sair um novo modelo ou não porque fico com os carros muito tempo...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por sleepl Ver Post
                                      A propósito do Mazda 3 high series:



                                      É um carro que esteticamente não apaixona, apesar de ter personalidade. Esta versão high series traz jante de 16", aquele plástico na grelha frontal, farois de nevoeiro rectangulares, led's nas luzes de trás e aileron traseiro, que lhe dão um ar mais desportivo. O carro parece ser comprido e largo.
                                      Atenção que tenho ideia que os faróis de nevoeiro ou assim agora são em Led tmb...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                        Kia Ceed 1.6 CRDi 115cv

                                        Era a minha opção.
                                        Subscrevo

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                                          #21
                                          Bom dia,

                                          Eu sem duvidas nenhumas voltaria a comprar o Auris. Não concordo com o que dizem em relação à falta de qualidade. É perfeitamente normal... Ser duro não é sinonimo de ser mau e nem sequer é diferente dos outros, cada vez mais estão a aparecer todos os carros com plasticos semelhantes.

                                          O meu já conta com 12 500 KM desde janeiro e nada de barulhos parasitas.
                                          Estou contente com os consumos do carro (Média global de 5,9) conforto e apesar de o motor ser 1.4 D4D até fiquei surpreendido pela positiva.

                                          Resumindo voltaria a comprar sem pensar duas vezes, na altura que comprei não foi o unico que fui ver, mas foi o unico que me deu vontade de comprar, por ter plena confiança na qualidade da marca e porque no geral foi o que me agradou mais em todos os aspectos.

                                          Mas não compraria do carro deste segmento sem (VSC+TRC), as outras "paneleirices" que equipam o Sol tambem são muito uteis! É pena nao ter bluetooth mas ha sempre como opcional. No fundo acho que a diferenca de preço do GE para Sol é bem merecida.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por figon Ver Post
                                            Aconselho-te o Kia ceed ou o Hyundai i30. Um destes seria a minha opção. São carros excelentes a todos os níveis, ficas com um motor + potente e ainda com uns cobres no bolso.
                                            Já fui visitar o Kia Ceed.. Exteriormente agrada, interiormente desiludiu-me. A manete da caixa por exemplo parece a de um chevrolet Kalos. Não é mau carro, já o recomendei a muita gente pelo factor preço! Mas para mim não compraria.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Compra de carro novo

                                              Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
                                              Já fui visitar o Kia Ceed.. Exteriormente agrada, interiormente desiludiu-me. A manete da caixa por exemplo parece a de um chevrolet Kalos. Não é mau carro, já o recomendei a muita gente pelo factor preço! Mas para mim não compraria.
                                              Hoje de manhã fui ver o Ceed. Aquilo já não parece um Kia, mas não me convenceu. Está muito engraçado, mas ao mesmo tempo falta-lhe uma pitada de sal e de "personalidade". Para mim, o factor desvalorização é muito importante. O Kia seria um carro muito bom para ficar com ele até nascerem cogumelos. Tem bom equipamento e um preço jeitoso, apesar de andar a par do preço do Mazda 3 (aproximadamente 21500). Entre Mazda 3 e Kia Ceed, eu prefiro o Mazda, sem dúvida.

                                              Ora bem, também passei na Renault, numa de ver carros e aproveitei para ver os clios. Achei este carro muito bom, com um interior muito robusto e interessante. Digamos que um dynamic S fica mais caro que o mazda 3 (segmento superior!!). No entanto estão com uma campanha de 0% de juros e oferecem o primeiro ano de seguro contra danos próprios. Os megane estão muito caros ainda para o carro que é.

                                              Num passo muito rápido, fui ver o fiat bravo, só por curiosidade. Encontrei lá um sport... Bem, aquilo está um carro à maneira! Tem um interior 5 estrelas. Surpreendeu-me pela positiva. Tenho uma tara por carros italianos, confesso!

                                              À noite fui ver seat's. O Leon é para mim um dos carros mais bem conseguidos esteticamente. Até nem é nada de especial, como carro,mas gosto muito. Os interiores são fraquitos, muito simples, mas não desgosto. O preço é que já está acima dos 23 mil. Será que compensa? É um carro que desvaloriza relativamente pouco e tem muita procura. O motor 1.9 é um valor seguro e isso para mim também é importante.
                                              Também estou à espera de saber os preços dos seat ibiza novos, versão 1.9 tdi e 1.4 tdi. Como também gostei do carro, poderá ser uma solução, com um grande compromisso, mas mais económica.

                                              A minha grande dúvida agora. Qual o melhor, um carro de segmento superior mal equipado ou um de segmento inferior equipado recheado de equipamento? Bem, penso que a resposta andará pelo "carro de segmento superior bem equipado"

                                              Uma nota sobre os vendedores:

                                              O vendedor da toyota foi espectacular, demonstrou profissionalismo e nunca me pressionou ou disse mal de algum carro. Demonstrou total conhecimento sobre o produto e foi muito prestável e educado. Penso que é aqui que as marcas devem investir. O da Renault também foi muito prestável e via-se que percebia do assunto. Pelo contrário, as outras visitas a stands foram tipo entrevista de emprego, com um ambiente muito formal e com conversinha de chacha. Não sei como é que algumas marcas não apostam sériamente na qualidade dos vendedores. Um tipo como eu, leva mais depressa o carro a um vendedor simpático do que a um antipático que faz bom preço.

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                                                #24
                                                São os 2 interessantes, mas o Mazda 3 está em fim de carreira ....

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                                                  #25
                                                  Ia sugerir precisamente o Bravo mas parece que já o viste

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Suarez Ver Post
                                                    Ia sugerir precisamente o Bravo mas parece que já o viste
                                                    O Sport está . Ainda por cima o que eu vi tinha vários extras. Sei que o preço final do carro estava acima dos 26 mil. Já estava vendido! Grande máquina.

                                                    O mal é que tanto quem vai financiar parte do carro, como a minha riqueza não vão muito à bola com Fiat. Enfim... Coitados! Também não devemos contrariar as mulheres, é um bom investimento

                                                    O Leon entra também em jogo, na versão sport limited, motor 1.9 de 105cv. Ainda não tenho preços, mas anda entre os 23 e os 24 mil. Preço que já passa o limite um pedaço.

                                                    Vou agora fazer TD a um clio rip curl 1.5 de 85 cv, versão carrinha (foi o que se arranjou!). Quero ter noção do que o segmento B evoluiu de há uns anos para cá, para saber se vai valer a pena o esforço financeiro. Já conduzi o megane, por isso vou ficar com as ideias mais claras. Continuo com aquela pulga atrás da orelha, será que segmento B chega para mim? O clio com ESP fica a um preço estúpido!

                                                    O meu obrigado a todos!

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                                                      #27
                                                      Ontem estive com um ex-agente e mecânico da mazda que me disse que a mazda tem peças muito caras. Disse-me que são carros excelentes, mas quando é preciso substituir peças.... Aliás, ele continua a prestar assistência aos mazda dos seus clientes, por isso penso que está bem dentro do assunto. Falou-me também que os mazda sofrem uma desvalorização muito acima da média. Que acham? Confirma-se?

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                                                        #28
                                                        Boas, cheguei agora do TD ao clio Break versão dynamic 1.5 dci de 85cv e 30000km.
                                                        Quando me aproximei do carro, reparei que era um vulgar clio com uma traseira de "carrinha" colada. Algo assim para o desproporcional e com uma estética que faz lembrar alguns modelos coreanos. Abro a porta e... um clio. Nada de diferente até aqui! O tablier com material "rubber touch", que sinceramente não me diz nada marca a diferença mais assinalável, imho, para os Rip Curl e Fairway. Puz o motor a trabalhar e ao arrancar senti que estou perante um motor completamente diferente da concorrência (1.4 tdi, 1.4 hdi e mesmo o 1.4 d4d, se é que podemos comparar uma vez que apenas o experimentei num auris). Não quero gerar conflitos, mas este motor da Renault é muito interessante, não se sentindo o típico fosso até às 2000 rpm. Anda mais que o que eu preciso, sendo bastante económico (é fácil pô-lo a fazer médias abaixo de 5 neste carro).

                                                        A condução do clio é muito boa, sendo a meu ver superior à do toyota auris, apesar da diferença de segmento. Se eu esquecer o preço, as dimensões e o equipamento, não teria difuldade nenhuma em dizer que preferia conduzir um clio 1.5 dci de 85cv que um auris 1.4d4d de 90cv no meu dia a dia. A diferença de segmento não me deu a entender melhoras a nível de conforto, sensação de segurança, comportamento, insonorização e prazer de condução. O escalonamento da caixa de 5vel do clio está muito bom. Claro que isto é só a minha opinião e ainda estou numa fase inicial da minha decisão. Talvez o auris DCAT com uma suspensão mais desportiva e uns pneus de perfil mais baixo sejam algo sublime.

                                                        Aumentei assim a minha dúvida: será que preciso de um automóvel do segmento C? Em termos de espaço não certamente. Ideias precisam-se!

                                                        E o novo seat ibiza?

                                                        Vou mudar o título do tópico para: "Escolha de um carro novo: segmento B ou C?"
                                                        Editado pela última vez por sleepl; 11 September 2008, 11:27.

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                                                          #29
                                                          Eu só pelos dois que mencionas-tes ao inicio escolheria o Mazda, visto como já foi dito e na minha opinião é um carro que aparenta ter um interior mais agradável e mais involvente! Além que tem um motor superior e na minha opinião mais elástico que o da toyota!

                                                          Agora não tendo feito TD, não optava por ele!

                                                          Agora entre escolheres entre um segmento B e C optava pelo segmento C, porque são superiores em quase todos os aspectos embora possas como é obvio trazer um segmento B todo equipado e um C meio equipado!

                                                          Com o teu orçamento juntaria à tua lista o I30, Cee'd, C4. Se fosse do segmento B o unico que acho que se aproxima do C eh o 207!

                                                          Cumps e boa escolha

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por sleepl Ver Post
                                                            Boas, cheguei agora do TD ao clio Break versão dynamic 1.5 dci de 85cv e 30000km.
                                                            Quando me aproximei do carro, reparei que era um vulgar clio com uma traseira de "carrinha" colada. Algo assim para o desproporcional e com uma estética que faz lembrar alguns modelos coreanos. Abro a porta e... um clio. Nada de diferente até aqui! O tablier com material "rubber touch", que sinceramente não me diz nada marca a diferença mais assinalável, imho, para os Rip Curl e Fairway. Puz o motor a trabalhar e ao arrancar senti que estou perante um motor completamente diferente da concorrência (1.4 tdi, 1.4 hdi e mesmo o 1.4 d4d, se é que podemos comparar uma vez que apenas o experimentei num auris). Não quero gerar conflitos, mas este motor da Renault é muito interessante, não se sentindo o típico fosso até às 2000 rpm. Anda mais que o que eu preciso, sendo bastante económico (é fácil pô-lo a fazer médias abaixo de 5 neste carro).

                                                            A condução do clio é muito boa, sendo a meu ver superior à do toyota auris, apesar da diferença de segmento. Se eu esquecer o preço, as dimensões e o equipamento, não teria difuldade nenhuma em dizer que preferia conduzir um clio 1.5 dci de 85cv que um auris 1.4d4d de 90cv no meu dia a dia. A diferença de segmento não me deu a entender melhoras a nível de conforto, sensação de segurança, comportamento, insonorização e prazer de condução. O escalonamento da caixa de 5vel do clio está muito bom. Claro que isto é só a minha opinião e ainda estou numa fase inicial da minha decisão. Talvez o auris DCAT com uma suspensão mais desportiva e uns pneus de perfil mais baixo sejam algo sublime.

                                                            Aumentei assim a minha dúvida: será que preciso de um automóvel do segmento C? Em termos de espaço não certamente. Ideias precisam-se!

                                                            E o novo seat ibiza?

                                                            Vou mudar o título do tópico para: "Escolha de um carro novo: segmento B ou C?"
                                                            Isso só tu é que podes respponder ...

                                                            Mas vâ as coisas desta forma, se pensas ficar com o carro 6 anos, será que nesses 6 anos vais precisar do espaço ?? Será que um carro do segmento B te serve até teres dinheiro para outro ? Se sim, então compra um B vitaminado, senão compra um C

                                                            Cumps

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