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Desalfandegamento - ajuda

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    Desalfandegamento - ajuda

    Eu recebi ontem uma carta dos CTT onde me informam que "o objecto postal foi sujeito a controlo aduaneiro" e que tenho que enviar documentos para os serviços aduaneiros procederem ao seu desalfandegamento.

    O documento é
    4 - Factura Comercial ou Documento comprovativo de Pagamento

    O problema é que eu não paguei nada, pois a encomenda é uma oferta, logo não tenho qualquer factura ou documento.

    Da parte dos CTT após eu os ter contactado enviaram-me um modelo para preencher "uma declaração de honra"... em que eu tenho que descrever o que está no objecto postal, incluindo o valor aduaneiro...

    Pelo que li, eu pagarei taxas/impostos pelo desalfandegamento. Os CTT deram-me um email de contacto da direcção geral de alfândegas para obter informação sobre essas taxas e impostos.

    Eu já recebi dezenas de encomendas do género e nunca me foram pedidos documentos, tendo os CTT entregue as encomendas normalmente na minha morada... tentei perguntar-lhes sobre o porquê de agora me ser pedida documentação e pelos vistos ter de pagar algo por uma oferta em que o remetente pagou todos os portes.

    A encomenda vem dos EUA e contém cds, contactei o remetente que já me enviou encomendas similares anteriormente e disse que enviou como normalmente. Fico preocupado pois disse-me que o valor comercial dos cds é cerca de 150 dólares (mais cerca de 40 de custos de envio). Ou seja, se tiver de pagar taxas e impostos baseados nesse valor ainda será um valor considerável e bastante desagradável já que não estava à espera.

    Alguém tem experiência de situações do género? Ou saberá alguém explicar o porquê de isto acontecer?

    Desculpem o texto longo e obrigado desde já

    #2
    O ideal era ires lá ou ligares e explicar a situação.

    A alfandega é um bocado complexa.

    Estive lá esta semana a levantar um artigo vindo da china que custou lá 16 euros e depois teve mais valor de transporte, sendo o total de 58 euros.

    Acabei por pagar iva e taxas aduaneiras sobre o artigo e sobre o transporte (?) o que me parece absurdo.

    Comentário


      #3
      Todos os porductos que vêm de fora da UE podem ficar retidos na alfandega para pagamento de taxas.

      Neste caso foste apanhado!

      Vais ter de pagar 20% de iva sobre o valor da encomenda e ainda mais uns 7% de taxas sobres os produtos.

      Agora ou arranjas uma factura do que vem lá dentro e eles cobram as taxas sobre essa factura ou arriscas-te que eles abram a encomenda e cobrem segundo valores de mercado nacionais!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
        O ideal era ires lá ou ligares e explicar a situação.

        A alfandega é um bocado complexa.

        Estive lá esta semana a levantar um artigo vindo da china que custou lá 16 euros e depois teve mais valor de transporte, sendo o total de 58 euros.

        Acabei por pagar iva e taxas aduaneiras sobre o artigo e sobre o transporte (?) o que me parece absurdo.
        Os tempos em que a alfandega eram um conjunto de gajos sonsos que não entendiam nada de compras on-line já passou.

        Antigamente uma encomenda embruklhada em papel de presente e com a descrição de GIFT nunca pagava. Até ao dia que todos os gajos que compram on-line começaram a pedir aos vendedores para dizer GIFT para não pagarem!

        O caso com os gastos de envio é semelhante. Há coisas que custam 50€ e com 10€ de envio certo. Há outras iguais que custam 1€ com 59€ de envio! Ou seja o preço final é o mesmo. Esta é uma técnica muito usada no ebay para "enganar" clientes e é uma técnica usada para pagar menos taxas.
        Por isso agora todos pagam taxas sobre o valor total! (ainda para mais em casos desses teus 16€ + 42€ de portes...)

        Comentário


          #5
          Ha um ano atrás mandei vir uns CDs da Checkpoint, gratuitos, demos e updates...

          Chegaram-me o mês passado, também recebi um carta para os ir desalfandegar...


          Ainda lá devem estar, pagar é que não pago, e além disso acabei por na altura fazer os downloads do que necessitava...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
            Os tempos em que a alfandega eram um conjunto de gajos sonsos que não entendiam nada de compras on-line já passou.

            Antigamente uma encomenda embruklhada em papel de presente e com a descrição de GIFT nunca pagava. Até ao dia que todos os gajos que compram on-line começaram a pedir aos vendedores para dizer GIFT para não pagarem!

            O caso com os gastos de envio é semelhante. Há coisas que custam 50€ e com 10€ de envio certo. Há outras iguais que custam 1€ com 59€ de envio! Ou seja o preço final é o mesmo. Esta é uma técnica muito usada no ebay para "enganar" clientes e é uma técnica usada para pagar menos taxas.
            Por isso agora todos pagam taxas sobre o valor total! (ainda para mais em casos desses teus 16€ + 42€ de portes...)

            Obrigado pela explicação. Ainda não tinha encontrado nenhuma razão lógica para pagar iva sobre o transporte, agora entendi.

            Ainda assim, eu comprei um produto de 16 euros e paguei quase 30 de taxas, o que me parece errado.

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              #7
              Eu compreendo que vá ter de pagar taxas/impostos/custos de transporte, pelo que li parece que não escapo.

              No entanto, o que eu estranho é que tenho recebido imensas encomendas, pacotes, alguns maiores, outros com maior valor e nunca tinha ouvido falar destas questões da alfândega, sempre tinha recebido as encomendas em casa sem problema. Até me interroguei se o individuo que me enviou esta encomenda se tinha enganado a preencher a mesma, ele garantiu-me que não, que enviou da forma normal, é uma editora independente americana que envia para todo o mundo.

              E não se trata de qualquer compra, os cds que é o que a tal encomenda tem, são mesmo oferta... portanto não é esquema da minha parte em fugir a taxas ou impostos.

              Será que isto será sempre assim agora? É que nas embalagens costuma ter um autoclante com os itens e valor dos mesmos preenchidos por quem envia, numa declaração para os "customs" americanos... e claro vem como "gift".

              Salvo erro ainda o mês passado recebi uma encomenda similar a esta que está nos serviços aduaneiros e não me foi enviada nenhuma notificação do género.

              Estas notificações são aleatórias, pegam em algumas caixas e vai disto vamos pedir facturas? É nova norma? Tenho curiosidade em saber se daqui para a frente será sempre assim... É que no meu caso pessoal eu faço trabalho gráfico para bandas/editoras e normalmente recebo exemplares do que faço, cds/tshirts... ou seja, são mesmo oferta! E para cobrar a quem me envia o valor que eu terei de pagar, como posso saber esse valor em antecipação? Seria desagradável andar a pagar balurdios por ofertas.
              Editado pela última vez por Callisto; 12 September 2008, 20:30.

              Comentário


                #8
                Desenterrando isto, recebi hoje uma carta dos CTT que informa que "o objecto postal foi sujeito a controlo aduaneiro" e que tenho que enviar documentos para os serviços aduaneiros procederem ao seu desalfandegamento. A carta é semelhante a esta.

                O documento pedido é:

                4 - Factura Comercial ou Documento comprovativo de Pagamento com descrição detalhada da mefcadoria e respectivo valor.

                Basta enviar para o mail que dizem, o recibo que o paypal me enviou para o mail juntamente com a carta que recebi assinada?

                Comentário


                  #9
                  Tb recebi pela 1 vez uma carta.
                  Pedem Contribuinte e Fatura, comprei uma camara video prova água no ebay, como tenho acesso à fatura?
                  Basta enviar por email os documentos?

                  Comentário


                    #10
                    podes enviar a fatura do paypal.

                    Comentário


                      #11
                      Um print screen da página onde mostra o pagamento serve?
                      Dá para enviar por email?

                      Comentário


                        #12
                        Sim, podes enviar por mail a fatura(comprovativo de pagamento Paypal), CC e o formulário preenchido, para Internacional@ctt.pt

                        Se o valor da compra foi superior a 36€ prepara a carteira, +23% IVA, +8€ taxa de apresentação à alfândega, etc.

                        Comentário


                          #13
                          Compras dessas são sempre no uk .. nem vai á alfandega.

                          Perdes menos tempo a ir a cabo ruivo ( caso sejas de lx), em 5 minutos estas despachado.

                          O que tem piada é que o mesmo artigo que recebi em 3x diferentes, 2x não paguei taxas e na outra paguei

                          Comentário


                            #14
                            custou 50€

                            Comentário


                              #15
                              É necessário sempre ir ao local de desalfandegamento? Lisboa ou Porto, ou mandando os documentos solicitados enviam a encomenda para os ctt da minha zona e pago lá o mesmo?

                              Comentário


                                #16
                                Envio sempre a documentação por mail.

                                A alfândega está uma vergonha, encomendas a demorar 2 meses...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Farang Ver Post
                                  Envio sempre a documentação por mail.

                                  A alfândega está uma vergonha, encomendas a demorar 2 meses...
                                  Farang és obrigado mesmo a deslocar a um dos locais de desalfandegamento (Lisboa, Porto) além do mail para pagar ou basta enviar a documentação por mail?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Comprei uns ténis da Adidas pelo ebay, de oferta para uma pessoa. Aconteceu que o destinatário recebeu uma carta, registada, da alfândega, a informar que haveria suspeita de serem uns ténis adidas contrafeitos, e que iriam requerer perícia de um representante da marca. Assim que soube liguei para lá, e disseram que o processo poderia demorar uma semana. No dia seguinte o destinatário recebe outra carta, registada, do advogado com o assunto : suspensão de desalfandegamento de artigos contrafeitos da marca adidas.
                                    Neste momento tenho a alfandega à espera de uma resposta, assinado, a dizer que se concorda que é material contrafeito, e que o poderão destruir, e tenho o advogado à espera de uma transferência para um IBAN de 50€ por custas processuais, de modo a cancelarem o seguimento para procedimentos judiciais.
                                    Ora será que isto segue mesmo para tribunal?
                                    Já li umas coisas, que o importador é responsável pelo que importa, mas neste caso, eu comprei e enviei para outra morada. É possível criar um processo judicial com o nome e morada sem terem acesso a nif/BI?
                                    Alguém já pagou ou não pagou?
                                    obrigado

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boa tarde, a minha encomenda ficou retida para apresentação à alfândega no dia 6 de Junho e entrou no armazém para aplicação da legislação a dia 20/06.
                                      Hoje são 10 de agosto enho trocado emails com a alfândega, providenciei a informação necessária para desalfandegar a no dia 30 de Junho e o NIF exigido por eles no dia 4 /07. Até lá muitos emails foram trocados para saber o que podia fazer para acelerar o processo e nada. Não chega cá nada e tenho o que preciso parado.
                                      Acho que o departamento tão incompetente que chegaram a dar-me um trakcing de uma encomenda que não a minha que já se encontra entregue quando pedi para me darem informações sobre os progressos da minha encomenda.

                                      O que posso fazer? É que estou a ver que irei pagar custos de armazenagem graças à boa incompetência da alfândega. Quanto às taxas alfandegárias sei que não me escapo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        A alfândega está um caos...

                                        Tenho uma encomenda enviada em Maio dos EUA, está na alfândega, hoje recebi uma de 27 de Julho da mesma loja, não paguei taxas, mesmo com um valor declarado muito superior a 22€(limite de isenção)

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                          Boa tarde, a minha encomenda ficou retida para apresentação à alfândega no dia 6 de Junho e entrou no armazém para aplicação da legislação a dia 20/06.
                                          Hoje são 10 de agosto enho trocado emails com a alfândega, providenciei a informação necessária para desalfandegar a no dia 30 de Junho e o NIF exigido por eles no dia 4 /07. Até lá muitos emails foram trocados para saber o que podia fazer para acelerar o processo e nada. Não chega cá nada e tenho o que preciso parado.
                                          Acho que o departamento tão incompetente que chegaram a dar-me um trakcing de uma encomenda que não a minha que já se encontra entregue quando pedi para me darem informações sobre os progressos da minha encomenda.

                                          O que posso fazer? É que estou a ver que irei pagar custos de armazenagem graças à boa incompetência da alfândega. Quanto às taxas alfandegárias sei que não me escapo.
                                          Idem aspas aqui. Entra na alfandega a 1 de Junho, "Entrada em armazem para aplicação de legislação" a 16 de Junho, recebo os papeis para preencher a 23 de junho, envio a 24, a 28 de JULHO passa para "Autorização de saída pela alfândega", e até a data, mais nenhuma alteração. Estou farto de trocar mails com os CTT, sem sucesso.

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                                            #22
                                            Eu tenho uma encomenda para desalfandegar desde o inicio de Julho. A meados do mês enviei o último documento que me pediram, e ainda estou à espera...

                                            Mandei e-mail directamente para a AT, com nº de local e nº de origem... lá para o ano devo ter uma resposta.

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                                              #23
                                              Quem não é de Lisboa e tem disponibilidade para ir à Alfandega levantar as encomendas está bem lixado. Já tentei uma vez enviar a documentação necessária por mail mas tive de desistir. Acabei por ir lá levantar e perder 1h de trabalho.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Desalfandegado dia 10 e deve chegar está próxima semana...
                                                Uns 35€ de taxas.. 25 aduaneiras e 10€ de armazenagem. Os 10€ foi-me dito que os iria receber porque isto foi atraso da alfândega e está já aberta a reclamação. a sr dos ctt que me ligou foi impecável

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  E eis que chegou ontem a casa. Após quase 3 meses de ter feito a encomenda!!!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LiveFlesh Ver Post
                                                    Quem não é de Lisboa e tem disponibilidade para ir à Alfandega levantar as encomendas está bem lixado. Já tentei uma vez enviar a documentação necessária por mail mas tive de desistir. Acabei por ir lá levantar e perder 1h de trabalho.
                                                    Já por aqui, enviei por email e não tive qualquer problema, a não ser o tempo de espera (depois da documentação enviada foi relativamente rápido).

                                                    Comentário

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