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Testes das marcas em condições extremas

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    Testes das marcas em condições extremas

    Uma das coisas que acho fascinante no processo de desenvolvimento dos automóveis, são os seus testes já em fase de pré-produção em condições extremas para garantir que há margens de segurança depois numa utilização normal.

    Aquelas margens de segurança que os reprogramadores e chipadeiros fazem questão de diminuir ou até eliminar como se nada fosse ...

    Lembrei-me então de criar um tópico de partilha sobre este tema. Começo eu !

    Estas são fotografias de Junho de 2003 em Badwather - Death Valley a 3 protótipos com ligeiras diferenças entre eles, a curiosidade é que andavam a ser testados com uma temperatura de 52º





    Editado pela última vez por v7; 13 September 2008, 14:36.

    #2
    A Nissan tem a sua própria pista de testes +ara Todo o terreno em Motegi.


    Nissan has completed construction of a new off-road test track at its Motegi test facility in eastern Japan. The 5.68-acre track is equipped with a number of courses that replicate real driving environments including a desert road, a 30-degree incline slope, and a rocky section with conditions similar to mountainous terrain.
    The controlled conditions at the track will allow engineers to develop better test plans during SUV development. The ensuing result will be more refined, more durable, and better performing vehicles.
    This should come as good news to fans of Nissan's more off-road capable vehicles, such as the Xterra, the world market Patrol, and early generations of the Pathfinder.

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      #3
      Fantástico !!!

      deve ser espetacular fazer parte activa destes testes

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        #4
        A Nissan também tem a maior pista de velocidade do Japão, construída exclusivamente para a marca.
        Tem 8,1Km de extensão.



        Nissan Motor Co., Ltd., announced the completion of an 8.1 km high-speed test track at its Hokkaido Proving Ground in Rikubetsu, Ashoro, making it the company’s longest high-speed circuit in Japan. The track, which was built at a cost of 3.2 billion yen ($27.52 million), is designed to allow speeds of more than 300 kilometers per hour (about 187.5 miles per hour). The Hokkaido Proving Ground in Hokkaido, Japan’s northern most island, already consists of a 7.2 km track that mirrors driving conditions on suburban roads and circuit courses in Europe. “With this new high-speed track, Nissan will be able to conduct comprehensive vehicle testing, from ordinary road driving to ultra high-speed driving. This will allow us to further improve on the quality and performance of our vehicles,” said Mitsuhiko Yamashita, executive vice president and head of research and development at Nissan


        The high-speed track is modeled after the German Autobahn with continuous slopes and curves, as well as various road surfaces. In addition to research into vehicle behavior at high and ultra-high speeds, Nissan will use the track to research driver behavior, intelligent transportation systems (ITS) and other driver support systems.

        The Hokkaido Proving Ground is Nissan’s largest vehicle testing facility in Japan with a land area of 7.05 million square meters. Its location in Rikubetsu, the coldest municipality in Japan, also makes the sprawling test track ideal for cold-weather testing. In winter, temperatures drop to an average minus 15 degrees centigrade.

        Nissan has three other testing facilities in Japan, two in Tochigi prefecture and one in Kanagawa prefecture. The Tochigi Proving Ground in Tochigi prefecture has a 6.5 km high-speed circuit. The Motegi Proving Ground, also in Tochigi, has a 3.3 km circuit. The Oppama Proving Ground in Kanagawa is 2.4 km long. The company’s only major overseas testing facility – the 12.34 million square meter Arizona Test Center in the US – has a 9.1 km high-speed circuit.

        Note: Amount in dollars are translated for the convenience of the reader only at the foreign exchange rate of 116.28 yen/dollar, based on the rate in effect as of Sept. 8, 2006.
        Editado pela última vez por MadDragon; 13 September 2008, 14:51.

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          #5
          Imagino a quantidade de voltinhas que o GTR deu aí na sua fase de desenvolvimento

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
            Imagino a quantidade de voltinhas que o GTR deu aí na sua fase de desenvolvimento
            E não só!
            também correu numa das outras 2 pistas que também são da Nissan no Japão!
            Quem me dera ser piloto de testes!
            Tenho um fraquinho pela Ferrari no que toca a esta profissão.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
              Uma das coisas que acho fascinante no processo de desenvolvimento dos automóveis, são os seus testes já em fase de pré-produção em condições extremas para garantir que há margens de segurança depois numa utilização normal.

              Aquelas margens de segurança que os reprogramadores e chipadeiros fazem questão de diminuir ou até eliminar como se nada fosse ...

              Lembrei-me então de criar um tópico de partilha sobre este tema. Começo eu !

              Estas são fotografias de Junho de 2003 em Badwather - Death Valley a 3 protótipos com ligeiras diferenças entre eles, a curiosidade é que andavam a ser testados com uma temperatura de 52º




              "Where did this come from"??

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                #8
                Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                "Where did this come from"??
                Não entrando muito por essa parte, quando se metem mais 40 ou 50 cv num carro com apenas uma reprogramação, estás obviamente a diminuir as margens de segurança do motor e a potenciar problemas, nomeadamente se depois não fizeres uma utilização muito cuidada.

                Em termos práticos um A4 tdi de 170 cv provavelmente pode rodar a 50º a fundo durante uma hora, se tiver sido reprogramado para 210 cv provavelmente deixa de poder

                Comentário


                  #9
                  Conheço o caso de uma reprogramação (não sei números, mas foi num 1.9TDI) em que em plena autoestrada o motor descomandou-se devido a erros na centralina.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                    Não entrando muito por essa parte, quando se metem mais 40 ou 50 cv num carro com apenas uma reprogramação, estás obviamente a diminuir as margens de segurança do motor e a potenciar problemas, nomeadamente se depois não fizeres uma utilização muito cuidada.

                    Em termos práticos um A4 tdi de 170 cv provavelmente pode rodar a 50º a fundo durante uma hora, se tiver sido reprogramado para 210 cv provavelmente deixa de poder
                    Sim eu sei,mas achei desnecessária essa agressividade toda com chispadeiros...Eles não fazem nada que o dono não queira.Mas é O/T,portanto não é assunto para aqui.

                    Quanto a esses testes,também não me importava de os fazer,mesmo a 52º

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                      Sim eu sei,mas achei desnecessária essa agressividade toda com chispadeiros...Eles não fazem nada que o dono não queira.Mas é O/T,portanto não é assunto para aqui.

                      Quanto a esses testes,também não me importava de os fazer,mesmo a 52º
                      Não tenho qualquer agressividade em relação às repros ou a quem ganha dinheiro com isso. Mesmo tendo a noção de que boa parte de quem as faz não tem bem ideia do que está em causa (isto do lado do cliente e do lado do fornecedor).

                      Como tu disseste e muito bem só faz quem quer é como consumir droga ou beber bebidas alcoolicas ou a prostituição, também só recorre a elas quem quer e são negócios perfeitamente "normais" em minha opinião.

                      Comentário


                        #12
                        As pistas de testes da Nissan são fabulosas!


                        De facto testar carros, qualquer que seja, seria para mim um prazer quase total (pode-se incluir carros do segmento A, etc. Adoro todos os carros)

                        Comentário


                          #13
                          Um caso curioso foi o da BMW que fez duas edições do Dakar com o motor 35d antes de o começar a comercializar.

                          Foram excelentes testes em condições bastante extremas.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                            Não entrando muito por essa parte, quando se metem mais 40 ou 50 cv num carro com apenas uma reprogramação, estás obviamente a diminuir as margens de segurança do motor e a potenciar problemas, nomeadamente se depois não fizeres uma utilização muito cuidada.

                            Em termos práticos um A4 tdi de 170 cv provavelmente pode rodar a 50º a fundo durante uma hora, se tiver sido reprogramado para 210 cv provavelmente deixa de poder
                            QUANDO se faz repros tem que se alterar sistema de refrigeração por exemplo, e muita gente nem liga a isso..

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                              Como tu disseste e muito bem só faz quem quer é como consumir droga ou beber bebidas alcoolicas ou a prostituição, também só recorre a elas quem quer e são negócios perfeitamente "normais" em minha opinião.
                              Lá estás tu e o sexo, again...

                              É normal as marcas testarem em condições extremas. O que é improvável, é veres os resultados desses testes.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PPK Ver Post
                                QUANDO se faz repros tem que se alterar sistema de refrigeração por exemplo, e muita gente nem liga a isso..
                                Eu diria que não conheço nenhum caso mesmo de alguém que tenha alterado.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                  Lá estás tu e o sexo, again...

                                  É normal as marcas testarem em condições extremas. O que é improvável, é veres os resultados desses testes.
                                  Como assim ? não percebi o que quiseste dizer

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                    Eu diria que não conheço nenhum caso mesmo de alguém que tenha alterado.
                                    E depois é ver o ponteiro da temperatura da água sempre a subir

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                      Como assim ? não percebi o que quiseste dizer
                                      Simples, os resultados não são públicos.

                                      Há algo a que eu deva prestar atenção?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                        Eu diria que não conheço nenhum caso mesmo de alguém que tenha alterado.
                                        Mas eu posso dar-te alguns exemplos de carros que depois de mexidos até aquecem menos...como?...é claro que não é só com electrónica mas também não é necessário gastar muito para tal...de resto o problema da tua afirmação é que coloca no mesmo saco todos os xispadeiros e todos os que a eles recorrerem, e se existe gato por lebre, existe também quem de facto sabe mesmo muito bem no que está a mexer e o que pode ou não potenciar...a tua afirmação, e logo neste fórum, só serve para colocar ainda mais descrédito nas repros...e já agora, o 35d começou com 272, e já tem 286...(mas tudo bem, foi apenas repro da marca)...Desculpa lá o jeito hoje V7 mas neste forúm fala-se muito sobre repros conhecendo muito pouco o mundo das mesmas, quer o mundo do gato por lebre, quer o mundo dos poucos que de facto são profissionais e em alguns casos até com mais reconhecimento no estrangeiro do que cá...

                                        quanto a fazeres uma hora a fundo a 50 graus, num TDI 170, não faz bem à saúde do mesmo stock ou com repro e tanto pode partir como aguentar...mas certamente que mesmo stock vai deixar marcas para o futuro...mas como o pessoal até costuma vender antes ou pouco depois dos 100.000, o próximo é que fica com a rifa. De resto os safe modes estão lá mesmo para que e se o carro os atingir, não provocar estrago...bom, fico por aqui porque sei que não é fácil expor o assunto num fórum e muito menos esperar ser entendido ou pelo menos conseguir debater o assunto...(e isto não é para ti em particular)...

                                        ...quanto ao tema é muito bom esta abordagem por parte das marcas.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                          Simples, os resultados não são públicos.

                                          Há algo a que eu deva prestar atenção?
                                          aahhh sim !!

                                          mas mesmo os resultados não sendo públicos hoje em dia muitas vezes já se vai deixando cair uma ou outra informação ou imagem e isso ajuda a criar expectativa e aptência pelos produtos.

                                          A Porsche é especialista em andar anos a testar os carros antes de os lançar, agora está a acontecer com o Panamera e anteriormente aconteceu com o Cayenne que foi testado nas regiões mais extremas do globo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                            aahhh sim !!

                                            mas mesmo os resultados não sendo públicos hoje em dia muitas vezes já se vai deixando cair uma ou outra informação ou imagem e isso ajuda a criar expectativa e aptência pelos produtos.

                                            A Porsche é especialista em andar anos a testar os carros antes de os lançar, agora está a acontecer com o Panamera e anteriormente aconteceu com o Cayenne que foi testado nas regiões mais extremas do globo.


                                            V7, lá por se verem muitas fotos de porsches em testes não quer dizer que outros não façam o mesmo.


                                            aliás, hoje em dia todas as marcas testam intensivamente tanto no frio,como com tempo muito quente.

                                            cumprimentos

                                            Comentário


                                              #23
                                              Um largo no. de fabricantes, testa os seus veículos em ambientes extremos.

                                              Claro que o pessoal só se dá conta dos carros mais exóticos...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Mal vi o tópico e o autor pensei logo que seriam Porsches

                                                A Porsche em Leipzig também tem uma pista de "obstáculos" onde são testados os cayennes que acabam de sair da produção.

                                                Têm também uma pista offroad com cerca de 6km onde apenas são testados caso o cliente pretenda, uma vez que ficam completamente enlameados lol

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por don.juan Ver Post
                                                  Mas eu posso dar-te alguns exemplos de carros que depois de mexidos até aquecem menos...como?...é claro que não é só com electrónica mas também não é necessário gastar muito para tal...de resto o problema da tua afirmação é que coloca no mesmo saco todos os xispadeiros e todos os que a eles recorrerem, e se existe gato por lebre, existe também quem de facto sabe mesmo muito bem no que está a mexer e o que pode ou não potenciar...a tua afirmação, e logo neste fórum, só serve para colocar ainda mais descrédito nas repros...e já agora, o 35d começou com 272, e já tem 286...(mas tudo bem, foi apenas repro da marca)...Desculpa lá o jeito hoje V7 mas neste forúm fala-se muito sobre repros conhecendo muito pouco o mundo das mesmas, quer o mundo do gato por lebre, quer o mundo dos poucos que de facto são profissionais e em alguns casos até com mais reconhecimento no estrangeiro do que cá...

                                                  quanto a fazeres uma hora a fundo a 50 graus, num TDI 170, não faz bem à saúde do mesmo stock ou com repro e tanto pode partir como aguentar...mas certamente que mesmo stock vai deixar marcas para o futuro...mas como o pessoal até costuma vender antes ou pouco depois dos 100.000, o próximo é que fica com a rifa. De resto os safe modes estão lá mesmo para que e se o carro os atingir, não provocar estrago...bom, fico por aqui porque sei que não é fácil expor o assunto num fórum e muito menos esperar ser entendido ou pelo menos conseguir debater o assunto...(e isto não é para ti em particular)...

                                                  ...quanto ao tema é muito bom esta abordagem por parte das marcas.
                                                  Eu em relação a repros sei que há vários níveis de qualidade e profissionalismo, mas parece-me que se doura muito a pílula e há muita gente que pensa que é um processo incólume.

                                                  No fundo estamos a viver num período em que ainda há relativamente pouca informação sobre o assunto e a teoria que não se compromete a fiabilidade ainda vai colando, é um excelente negócio.

                                                  Mas parece-me estranho que qualquer oficina da esquina possa fazer melhor do que enormes equipas que trabalham nas marcas. Obviamente que há um preço a pagar por isso e muita gente não tem essa noção.

                                                  p.s.: como disse anteriormente há os que sabem os riscos que correm e que os minimizam, mas ainda há mais que é meia bola e força

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    V7, isso das repros é mesmo assim.

                                                    mas é um fenomeno que existe há decadas.

                                                    nas gerações anteriores também havia quem rebaixasse cabeças, etc...

                                                    também alterava as margens dos fabricantes para aumentar a performance.

                                                    não havia era electronica.


                                                    cumprimentos

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                                      não havia era electronica.
                                                      E Internet.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                                        E Internet.

                                                        e isso


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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                                          V7, isso das repros é mesmo assim.

                                                          mas é um fenomeno que existe há decadas.

                                                          nas gerações anteriores também havia quem rebaixasse cabeças, etc...

                                                          também alterava as margens dos fabricantes para aumentar a performance.

                                                          não havia era electronica.


                                                          cumprimentos
                                                          As repros não existem há decadas, estão mais associadas aos modernos dieseis.

                                                          Claro que sempre houve formas de tentar tirar mais rendimento dos carros, mas creio que hoje a % de pessoas que faz repros supera e em muito as que faziam alterações de hardware no passado. É que mexer no software é aparentemente muito mais simples e limpo.

                                                          Mas eu não tenho nada contra repros, desde que sejam feitas por pessoas que não acreditem no Pai Natal (If you know what i mean)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                            Eu em relação a repros sei que há vários níveis de qualidade e profissionalismo, mas parece-me que se doura muito a pílula e há muita gente que pensa que é um processo incólume.

                                                            No fundo estamos a viver num período em que ainda há relativamente pouca informação sobre o assunto e a teoria que não se compromete a fiabilidade ainda vai colando, é um excelente negócio.

                                                            Mas parece-me estranho que qualquer oficina da esquina possa fazer melhor do que enormes equipas que trabalham nas marcas. Obviamente que há um preço a pagar por isso e muita gente não tem essa noção.

                                                            p.s.: como disse anteriormente há os que sabem os riscos que correm e que os minimizam, mas ainda há mais que é meia bola e força
                                                            Concordo, muitos não estão informados e vão pelo disse que disse, pelo amigo, pelo preço, pela tentação de ter um carro mais potente, etc. Também é verdade que é maior a quantidade de gato por lebre.

                                                            Agora que se entenda que apenas a marca sabe tudo ou que a marca não coloca mais porque não sabe é que já não concordo. Não é difícil compreender porque é que a marca não coloca mais (mas por vezes até o vai fazendo como o caso que dei do 35d e mais, na altura em que comprei o Leon, era possível recorrer à ABT para uma repro e manter a garantia da marca, assim como à ACS na BMW, etc etc...na merc etc etc...por cá a Toyota mexia no 2.0d e vendia os carros com mais potência logo de fábrica...)...

                                                            ...isto já me faz lembrar o Bill Gates...se não tivessemos os "xispadores" dos sistemas operativos, quer os internos à microsoft, quer os externos, os OS da microsoft nunca eram melhorados nem corrigidos...isto em electrónica, informática, etc, dizer que só a marca é que sabe, nem sempre é bem assim.

                                                            e desculpa lá o OT.

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