Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Inventores de Portugal, por onde andam vocês?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Inventores de Portugal, por onde andam vocês?

    Do que conhecemos do nosso povo sabemos que o que não falta por esse Portugal fora é engenho e arte, capacidade inventiva e imaginação.

    É certo que em termos de capacidade destrutiva de novas ideias também estamos muito "à frente" (até parece que também co-inventámos a estupidez), pois em vez de sempre que surge uma nova ideia irmos ver se funciona, procurar apurar a respectiva exequibilidade, a primeira coisa que procuramos é por onde atacá-la para que não funcione...

    Mas, pergunto, será por isso que quase se não ouve falar de inventos / inventores portugueses? Por onde andam os nossos inventores, dignos descendentes dos que inventaram o astrolábio, a vela triangular?...

    O que se encontra por essa net fora são lamentos e, de novo, falta de apoio...:

    Portugueses podem não voltar a participar no Salão Internacional de Invenções de Genebra

    PORTUGAL FORA DO SALÃO DE INVENÇÕES DE GENÉVE - 2006

    ...

    Ao invés...:
    Inovação e criatividade na Suíça



    Legenda da foto: Vista parcial do Salão Internacional das Invenções de Genebra, em 2007. (Keystone)



    Cada dia a caixa de entrada de meu e-mail recebe anúncios de "réplicas perfeitas" de relógios suíços como Rolex, Omega e outras marcas famosas, a um preço até cem vezes inferior ao valor dos relógios autênticos.

    A pirataria hoje é tão agressiva e tão global que a Suíça precisa criar desenhos industriais e inventar produtos cada vez mais atrativos e em menor espaço de tempo, para satisfazer seu mercado consumidor, pelo menos durante alguns meses, até os piratas conseguirem imitar o novo produto. Por Paul Ammann, Natal, Brasil

    Os escassos recursos naturais e o clima forçam os suíços a serem constantemente criativos e inovativos. Os cidadãos, por exemplo, das cidades cercadas por montanhas de 3.000 metros, onde cada inverno há perigo de avalanches, tinham que optar: ou fugir da neve e das avalanches e mudar-se para uma região sem neve, ou inventar um sistema de estabilização da neve nas encostas mais íngremes das montanhas.
    Conseguiram então criar um complexo sistema de cercas de madeira ou metálicas tão altas e tão robustas que podem reter toneladas de neve, evitando seu deslizamento em forma de avalanches. Com a neve estabilizada e permanentemente monitorada por um instituto especializado em pesquisa da neve e das avalanchas, os habitantes se sentem seguros.

    Em seguida surgiu a pergunta: como aproveitar a neve, único recurso abundante na região? Inventaram, então, o trenó, o esqui e os patins e uma imensa variedade de esportes de inverno. Estes esportes e equipamentos, cada ano mais sofisticados, atraem milhões de turistas. A receita do turismo de inverno contribui muito para a renda do país, porque o esporte de inverno é caríssimo. Em Davos um mestre em marcenaria criou o "trenó de Davos" que se tornou mundialmente conhecido e com o qual ganhou inúmeros campeonatos.

    Inovação acelerada nas indústrias de equipamento de precisão e de alimentação

    Mais conhecidas são as inovações suíças no setor industrial. Para ser competitiva com os piratas que imitam os relógios suíços e os vendem a preços até cem vezes abaixo do preço do relógio autêntico, a indústria suíça investe maciçamente na pesquisa e inovação.

    Para ser melhor e sempre diferente dos relógios imitados pelos piratas, as empresas suíças avançaram muito no desenho industrial. Somente a marca Swatch fabricou 2.500 diferentes modelos nos últimos 21 anos. Graças à inovação, a indústria relojoeira suíça exportou em 2006 25 milhões de relógios no valor de 14 bilhões de francos, 12% mais do que em 2005 e 20% mais do que em 2004.

    Um setor onde a imitação não deu certo até hoje é o de alimentação. No século IXX, três suíços inventaram processos que possibilitaram a produção do chocolate de leite. Conforme a empresa brasileira CEPLAC (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira) "o chocolate é o alimento melhor balanceado que existe".

    Com a produção do chocolate, a Suíça conseguiu melhorar e diversificar a alimentação da população. Ao lado dos produtos leiteiros clássicos como o queijo e a manteiga, alinhou-se o chocolate de leite, tão nutritivo que o governo suíço recomenda aos fabricantes de chocolate a manterem sempre um estoque de um ano da matéria prima para a produção do chocolate, para terem reservas em caso de graves crises.

    Uma das mais antigas marcas de chocolate é a Toblerone, criado em 1867 por Jean Tobler e patenteada em 1909. Embora os piratas não respeitem patentes, não foi possível, em 140 anos, imitar a qualidade desta marca, nem das demais marcas famosas como Lindt, Cailler e Suchard.

    O governo incentiva a criatividade e a inovação

    Sabendo que a competitividade do país, num mercado cada vez mais globalizado e sujeito à pirataria, depende da criatividade de seu povo e da força de inovação de suas empresas, o governo incentiva as qualidades da criação e inovação.

    O Instituto Federal da Propriedade Intelectual oferece um "Guia para pessoas inovadoras e criativas" pelo qual ajuda a "concretizar idéias inovadoras e assegurar seu sucesso comercial". O Instituto recebe em torno de 1.600 pedidos de registro de invenções por ano e concede 800 patentes. A Suíça revela o maior número de inventores em relação à população total, a Suécia segue em 2º e a Alemanha em 3º lugar. Entre as invenções destacam-se o zíper criado em 1923 e o computer-mouse inventado em 1981.

    Em Genebra é organizado cada ano um Congresso das Invenções, no qual são apresentadas em torno de mil invenções. Uma parte delas é negociada para testes e para posterior comercialização movimentando durante os cinco dias do congresso em torno de 30 milhões de dólares. Em 2007 participaram do Congresso 775 expositores, apresentando 1.000 invenções, 75.000 visitantes, 650 jornalistas bem como representantes dos governos federal, da cidade e do estado de Genebra.

    Universidades inovativas

    Os estabelecimentos de ensino de todos os níveis propiciam a criatividade e inovação dos alunos. Por isso há suíços campeões mundiais nas profissões que exigem muita criatividade, como por exemplo a profissão do cozinheiro.

    Evidentemente as universidades são as principais incubadoras de inovação. O poder de inovação do ensino universitário se reflete, entre outros, no número de Prêmios Nobel recebidos pelos pesquisadores nas universidades. Somente na Escola Politécnica Federal de Zurich, um total de 21 cientistas (suíços e estrangeiros) que estudavam, lecionavam ou pesquisavam naquela Escola, receberam o Prêmio Nobel, a maioria na física, química e medicina.
    http://www.swissinfo.ch/por/swissinf...43&sid=8119069

    Valham-nos as raras mas excelsas excepções...:
    A Confiança e o Salão Internacional de Inventores de Genebra 2008

    * por Fortunato Da COSTA

    Entre 2 a 6 de Abril de 2008 participei, com uma das minhas invenções, no Salão Internacional de Inventores de Genebra 2008 – com a Almofada, Ortopédica, Anti-Apneia e Anti-Ressono da Fitini.com – que acabou por ganhar a medalha de Prata do Salão de Genebra 2008, na Classe Médica.

    Portugal estava representado por três inventores Lusos: O Manuel Londreira do Porto que inventou uma magnífica Porta Blindada Inteligente, o Engenheiro Virgílio Cardoso da Amadora que inventou uma fabulosa Caixa-de-Velocidades Automática com Diferencial Integrado e eu de Linda-a-Velha, com a minha Almofada, Ortopédica, Anti-Apneia e Anti-Ressono da Fitini.com.

    O Manuel Londreira ganhou a medalha de prata na classe de segurança, o engenheiro Virgílio Cardoso ganhou a medalha de bronze na classe de mecânica e eu, com a minha Almofada, ganhei a medalha de prata na classe médica. Portugal ganhou, assim, duas medalhas de prata e uma de bronze.

    Infelizmente, entre os quase mil inventores presentes, só três eram Portugueses. A Espanha, por exemplo, tinha TRINTA participantes no Salão de Genebra.

    Será a Espanha dez vezes maior do que Portugal? Não! Terá a Espanha 100 milhões de habitantes? Também não! Mas em termos de capacidade inventiva, em 2008, a Espanha foi DEZ vezes superior a Portugal.

    Qualquer ministro da economia ou primeiro-ministro, minimamente competentes, sabem, perfeitamente, que o motor de uma economia reside na capacidade inventiva do seu Povo e na, respectiva, dinâmica empresarial em desenvolverem comercialmente essas invenções, por esse Mundo fora. Basta olhar para as estatísticas e facilmente se percebe que os Países mais ricos são os que têm mais Patentes de Invenção e os mais pobres são os que têm menos. E, Portugal... em termos de capacidade inventiva, infelizmente, está ao nível do terceiro Mundo.

    E de quem é a culpa? Dos Políticos? Não! Dos Governantes? Não, totalmente.

    A culpa, meus caros leitores, é: A FALTA DE CONFIANÇA EM NÓS PROPRIOS.

    Somos um Povo que não acredita no que pensa, no que diz, no que faz e no que podia e devia fazer. A verdade, é nua e crua, duvidamos de nós, de tudo e de todos.

    “Ah é Português?! Então não presta... Levo Chinês, ou Senegalês pois é estrangeiro!”

    Curiosamente a mentalidade dos Japoneses, Alemães, Franceses, ... é exactamente o contrário e isso faz deles grandes potências.

    ...
    http://lusonews.blogspot.com/2008/04...cional-de.html

    #2
    Mas, pergunto, será por isso que quase se não ouve falar de inventos / inventores portugueses? Por onde andam os nossos inventores, dignos descendentes dos que inventaram o astrolábio, a vela triangular?...
    Entre tantos outros objectos!, ou no desenvolvimento/aperfeiçoamento de outros sistemas/conceitos por outros inventados inicialmente.

    Sistema anti-cheias português foi premiado mas não desenvolvido ( 12)
    Pé Leve

    Comentário


      #3
      O artigo sobre a Suíça está muito bom, gostei.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
        Entre tantos outros objectos!, ou no desenvolvimento/aperfeiçoamento de outros sistemas/conceitos por outros inventados inicialmente.

        Sistema anti-cheias português foi premiado mas não desenvolvido ( 12)
        Pé Leve
        Sim, lendo esse tópico descortina-se algumas das razões pelas quais o espírito criativo em Portugal nunca fará sentido, nem terá acolhimento...

        Comentário


          #5
          Eu sempre achei piada às "invenções" que frequentemente aparecem nas TVs...

          Na maior parte dos casos trata-se de "invenções" que não têm qualquer viabilidade prática...

          Por isso é que os inventores se queixam que as suas invenções não são desenvolvidas: na maior partes das vezes não têm viabilidade económica ou existem alternativas mais eficazes...

          As verdadeiras invenções são quase todas feitas nas Universidades e centros de investigação. Como por exemplo o transístor de papel.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
            Do que conhecemos do nosso povo sabemos que o que não falta por esse Portugal fora é engenho e arte, capacidade inventiva e imaginação.
            Portugal é feito de muita mitologia, passado grandioso, nevoeiros do Sebastião e coisas assim. Há o mito de que somos muito inventores e inovadores, tal como existem muitos outros mitos. A lista é infindável, a PJ é a melhor polícia do mundo, os GOE são a melhor força de intervenção do mundo, a TAP e a FAP tem dos melhores pilotos do mundo, blablablabla.

            Tudo sintomas de pequeno país e de gente que a maioria nunca pôs sequer os pés noutros países. Em Portugal há tantos bons e maus como em qualquer outro lugar, precisamos é de fazer mais, trabalhar melhor e deixarmos de lado a mitologia. E sobre os inventores, não esquecer nunca que um bom produto é 99% de suor e 1% de ideia. Em Portugal, como em todo o lado, ideias não faltam, mas o suor, sacrifício e risco não abunda assim tanto por estes lados.
            Editado pela última vez por Liberal; 15 September 2008, 18:40.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por eu Ver Post
              Eu sempre achei piada às "invenções" que frequentemente aparecem nas TVs...

              Na maior parte dos casos trata-se de "invenções" que não têm qualquer viabilidade prática...

              Por isso é que os inventores se queixam que as suas invenções não são desenvolvidas: na maior partes das vezes não têm viabilidade económica ou existem alternativas mais eficazes...

              As verdadeiras invenções são quase todas feitas nas Universidades e centros de investigação. Como por exemplo o transístor de papel.
              Como esta?

              Comentário


                #8
                Em Portugal, tal como noutros países, não falta gente com ideias fantásticas, com excelente capacidade de trabalho, com motivação para mudar as coisas....pessoalmente conheço alguns casos, e que acabam por ficar na prateleira ou por mudar de pais porque:

                Em Portugal não existe capital de risco, não existem empresas que financiem ideias á confiança.....

                Se um jovem empreendedor quer iniciar a sua carreia, implantando comercialmente a sua ideia, vai ao banco e ou hipoteca a casa dos pais e restantes familiar ou não recebe apoio nenhum.

                É mais fácil para esse jovem ir ao banco e pedir empréstimo para um carro do que para abrir uma pequena empresa ou para capital inicial par desenvolver a ideia....

                De que adianta a ideia, se não se tem meios técnicos e económicos para a desenvolver??? Para tudo é preciso dinheiro, e quem tem ideia mas não tem dinheiro acaba por não ter nada...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                  Como esta?
                  Como essa, dizes bem...

                  Chegou a receber contactos de "indústrias de moldes de plático, interessadas em produzir o sistema em série, mas isto é um produto que tem que ser feito por medida para cada porta". "Não pode ser fabricado em série", o que inviabilizou que os contactos avançassem.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Liberal Ver Post
                    Portugal é feito de muita mitologia, passado grandioso, nevoeiros do Sebastião e coisas assim. Há o mito de que somos muito inventores e inovadores, tal como existem muitos outros mitos. A lista é infindável, a PJ é a melhor polícia do mundo, os GOE são a melhor força de intervenção do mundo, a TAP e a FAP tem dos melhores pilotos do mundo, blablablabla.

                    Tudo sintomas de pequeno país e de gente que a maioria nunca pôs sequer os pés noutros países. Em Portugal há tantos bons e maus como em qualquer outro lugar, precisamos é de fazer mais, trabalhar melhor e deixarmos de lado a mitologia. E sobre os inventores, não esquecer nunca que um bom produto é 99% de suor e 1% de ideia. Em Portugal, como em todo o lado, ideias não faltam, mas o suor e sacrifício não abunda assim tanto por estes lados.
                    Sim, Portugal ainda vive em parte do passado, da sua glória e história, mas já muito pouco... Aliás basta ver a quantidade de pessoas que dizem preferir ser espanhóis, ou a não saber (nem querer) escrever bem português, para se perceber isso!

                    Isso dos portugueses não trabalharem tanto como os outros, vingarem, não serem capazes é fado, bairrismo, demagogia barata. Se assim não fosse os portugueses não saíam das suas terrinhas, sejam elas lá onde forem desde norte a sul deste país, e não ganhariam o prestígio que têm ganho por esse mundo fora.

                    O problema é outro: O bota abaixo.

                    Ao pessoal céptico propunha uma experiência simples:

                    Não já, porque isso iria condicionar as participações, mas pensem e elaborem uma ideia, um projecto, ou, então, se lhe quiserem chamar, uma pequena invenção e coloquem-na aqui, para debate, daqui a algumas semanas...

                    Vão perceber o que eu quero dizer nas participações que vão ver surgir!...

                    Vale?

                    Comentário


                      #11
                      Não sei a que "inventores" é que este tópico tenta chegar, mas se forem os inventores "professor pardal" de Portugal, penso que andam todos muito ocupados a tentar inventar o motor que funciona com urina ou com gases intestinais...

                      Comentário


                        #12
                        Não há nenhum organismo que apoie projectos, inventos ou inventores. (e tanto dinheirinho que é /foi mal gasto no IAPMEI)

                        Até para um simples registo da propriedade intelectual é uma "burrocracia" pegada, e muitas vezes só em válida em Portugal depois vão aum evento ou exibição e roubam o conceito.

                        Era criarem uma espécie de bolsa ou apoio para inventos com pernas para andar.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                          Não há nenhum organismo que apoie projectos, inventos ou inventores. (e tanto dinheirinho que é /foi mal gasto no IAPMEI)

                          Até para um simples registo da propriedade intelectual é uma "burrocracia" pegada, e muitas vezes só em válida em Portugal depois vão aum evento ou exibição e roubam o conceito.

                          Era criarem uma espécie de bolsa ou apoio para inventos com pernas para andar.

                          Exactamente.

                          Comentário


                            #14
                            Bem, comecemos pela Vela Triangular (ou vela latina), usada no Mediterrâneo em 200ac.

                            Depois, o Astrolábio inventado por Hiparco, o pai da astronomia e trigonometria.

                            Muito, mas mesmo muito antes de existirem portugueses. Ou será que já existiam?

                            Mas pronto, não era minha intenção estar a chamar a atenção de ninguém, apenas vinha aqui falar da almofada mágica que cura muitas coisas, entre elas a apneia.

                            É preciso estes srs. terem cuidado com aquilo que apregoam, porque não é apenas a credibilidade das pessoas que ficam em causa, mas também o absuso sobre quem sofre de algumas perturbações clínicas, e uma muito grave, a apneia.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                              Bem, comecemos pela Vela Triangular (ou vela latina), usada no Mediterrâneo em 200ac.
                              Não se sabe ao certo quem a inventou, mas sabe-se que aquando da criação da Caravela Portuguesa a vela triangular foi bastante desenvolvida e aplicada à referida embarcação!

                              Depois, o Astrolábio inventado por Hiparco, o pai da astronomia e trigonometria.

                              Muito, mas mesmo muito antes de existirem portugueses. Ou será que já existiam?
                              Tens razão, tenho de concretizar que se trata do astrolábio náutico:
                              O astrolábio náutico
                              Quando os navegadores portugueses começaram a se afastar da costa, nos finais do século XIV, e deixaram de ter pontos de referência na topografia costeira, sentiram necessidade de recorrerem a métodos astronômicos para a determinação da sua latitude.


                              Em primeiro lugar, simplificaram de tal modo o astrolábio planisférico que o instrumento então criado adaptou o nome de quadrante náutico. Como o próprio nome indica, esta ajuda à navegação é constituída por um quarto de circulo em madeira que tem, em cada uma das suas arestas, duas pínulas. Cada uma delas tem um orifício, que permite visar o astro que está a ser observado e um fio de prumo que indica, numa escala que vai de 0º a 90º, a distância zenital desse mesmo astro.


                              A mais antiga representação de um quadrante náutico conhecida foi executada, em 1525, pelo cartógrafo português Diogo Ribeiro, que trabalhou para o rei de Espanha.


                              A mais antiga referência documental, feita pelo navegador Diogo Gomes, data de 1460. O quadrante, usado até ao século XVIII, foi considerado obsoleto a partir da introdução de um novo tipo de instrumento de navegação, o astrolábio náutico, que do astrolábio planisférico apenas retinha a capacidade de medir ângulos no plano vertical.
                              http://www.escolanautica.com.br/cultura/astrolabio.htm


                              Mas pronto, não era minha intenção estar a chamar a atenção de ninguém, apenas vinha aqui falar da almofada mágica que cura muitas coisas, entre elas a apneia.

                              É preciso estes srs. terem cuidado com aquilo que apregoam, porque não é apenas a credibilidade das pessoas que ficam em causa, mas também o abuso sobre quem sofre de algumas perturbações clínicas, e uma muito grave, a apneia.
                              Mas a referida almofada é perigosa?

                              Onde é que isso está referido?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                Não se sabe ao certo quem a inventou, mas sabe-se que aquando da criação da Caravela Portuguesa a vela triangular foi bastante desenvolvida e aplicada à referida embarcação!

                                Tens razão, tenho de concretizar que se trata do astrolábio náutico:
                                http://www.escolanautica.com.br/cultura/astrolabio.htm


                                Mas a referida almofada é perigosa?

                                Onde é que isso está referido?
                                Pé Leve, isto hoje, entre este tópico e o do acesso à licenciatura em Medicina, não te correu muito bem... é cada tiro, cada melro...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                  Mas a referida almofada é perigosa?

                                  Onde é que isso está referido?
                                  Mania de levar as coisas à letra...

                                  Quem sofre de apneia de sono deve procurar tratamento médico e não almofadas 'milagrosas'.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                    Bem, comecemos pela Vela Triangular (ou vela latina), usada no Mediterrâneo em 200ac.
                                    Fico espantado contigo, conseguinte mesmo copiar a expressão vela latina e colar no Google para clicar no 5º resultado?

                                    Já é um progresso, incipiente, mas alguma coisita e podes agradecer aqui à malta sem medos de parecer agradecido.

                                    Mas se tivesses estudado, como o resto da malta faz, saberias que a vela que permite bolinar é uma vela trazida pela cultura Árabe e muito provavelmente do Século IX (carlos isto quer dizer nono (9º) em numeração Romana).

                                    Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                    Depois, o Astrolábio inventado por Hiparco, o pai da astronomia e trigonometria.
                                    Bem desta vez, tiveste resultados logo no 4º link, sempre ajuda, mas não chega, novamente e infelizmente para ti (devias ter seguido essa vozinha do colega de escola que te dizia para estudares).

                                    O astrolábio (uma versão dele, pelo menos) já era usado no Egipto durante a construção das pirâmides, as sua difusão pelo mundo conhecido da antiguidade (estuda este conceito que apostos vais ficar deliciado pela aquisição de conhecimento) deve-se provavelmente a Alexandre que o devolveu da Ásia a África e à Europa.


                                    Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                    Muito, mas mesmo muito antes de existirem portugueses. Ou será que já existiam?
                                    Bem depende, sabemos que Portugal é o país com as fronteiras mais antigas da Europa, mas isso tb já depende se estiveste no ensino privado ou publico.


                                    Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                    Mas pronto, não era minha intenção estar a chamar a atenção de ninguém, apenas vinha aqui falar da almofada mágica que cura muitas coisas, entre elas a apneia.

                                    É preciso estes srs. terem cuidado com aquilo que apregoam, porque não é apenas a credibilidade das pessoas que ficam em causa, mas também o absuso sobre quem sofre de algumas perturbações clínicas, e uma muito grave, a apneia.
                                    Descobriste o que é a apnéia ou só a apnéia do sono, são coisas diferentes sabes?

                                    Falta-te tomar atenção ao passo 3 "gafanhoto"

                                    "Passo 3 da utilização do Google - Procurar num dicionário as palavras das quais não conhecemos o significado"

                                    Assim nunca deixaras de ser um filhote...

                                    Mas já sei, seguiste o meu aviso e foste procurar que problemas o chumbo provoca nos cérebros das pessoas, aposto que deve ter ficado preocupado, mas não fiques não é hereditário, mas passará para a segunda geração se, e apenas se, encontrares uma filhota...

                                    Não precisas de agradecer, a lição gafanhoto, basta que te esforces mais um pouco, ainda havemos de fazer de ti uma pessoa cheia de experiência de vida (o próximo passo é trabalhar a sério) e conhecimentos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Português desenvolve sensor que previne acidentes



                                      Um estudante da Universidade de Coimbra está a desenvolver um sistema que pode ajudar na prevenção de acidentes rodoviários. A nova tecnologia inclui um sensor que detecta peões e outros automóveis que passem em frente ao veículo e alerta o condutor para os perigos.

                                      Este sistema de prevenção rodoviária está ainda em fase de testes e o seu criador já garantiu que esta tecnologia pode ser adaptada a qualquer veículo.
                                      Em http://www.autohoje.com/index.php?option=com_content&task=view&id=74372&It emid=54

                                      Comentário


                                        #20
                                        Excelente!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                          ...
                                          Até para um simples registo da propriedade intelectual é uma "burrocracia" pegada, e muitas vezes só em válida em Portugal depois vão aum evento ou exibição e roubam o conceito.

                                          ...
                                          Notícias e Eventos

                                          Está agora disponível uma nova forma de apresentar pedidos de patente, mais simples e mais acessível.

                                          O novo pedido provisório de patente permite fixar a prioridade de uma invenção, com um mínimo de formalidades e a um custo mínimo (apenas 10 €). Basta que seja apresentado, em português ou inglês, um documento que descreva a invenção (por exemplo, um paper científico).

                                          Através deste novo mecanismo, possibilita-se, assim, a divulgação de uma invenção em simultâneo com a apresentação de um pedido de patente, que depois deverá ser convertido num pedido definitivo.

                                          Para mais informações aceda aqui.
                                          Em http://www.marcasepatentes.pt/index.php?action=view&id=93&module=newsmodule

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X