Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Hidradenite (hidrosadenite) "Doença de pele" tipo Furúnculo, Será uma Doença rara??

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Hidradenite (hidrosadenite) "Doença de pele" tipo Furúnculo, Será uma Doença rara??

    Olá a todos os membros do nosso querido forum.
    Abri este tópico para falar de uma doença que é tabu para muitas pessoas que até pode ser considerada rara mas a maior parte das vezes acaba por ser abafada pelos médicos. No meu caso (apesar de estar a sofrer na pele neste momento com esta doença) fiquei hoje a saber um pouco mais desta doença que me atormenta as minha axilas (no meu caso a axila direita é a mais afectada, apesar de só me aparecer de tempos a tempos). Normalmente tudo começa por aquilo que parece ser uma simple borbulha porvocada por um pelo, mas acaba por se dar uma inflamação nas glandulas das maxilas e acaba por ser muito doloroso. No meu caso pessoal ja a tenho a cerca de 13 anos, começou na axila esquerda mas á cerca de 9 anos passou para a direita e é esta que me tem dado umas boas dores de cabeça
    Mostro-vos aqui em promenor no que consiste esta doença de pele.

    --------------------------------------------------------------------------

    Hidradenite (hidrosadenite)

    O que é?

    É uma infecção bacteriana das glândulas sudoríparas apócrinas. A obstrução do ducto glandular com retenção de suor pode ser o fator facilitador da infecção.

    Manifestações clínicas

    A doença ocorre nas axilas, regiões perianal e pubiana, virilhas e mamas, locais onde são encontradas as glândulas apócrinas. Caracteriza-se por um nódulo avermelhado e doloroso, semelhante a um furúnculo. Pode ser pequeno e pouco inflamatório ou grande com muita inflamação, vermelhidão e dor. A ruptura da lesão deixa sair pus mas, nem sempre, isto é suficiente para a sua regressão.

    Podem ser uma ou várias lesões e a evolução varia, podendo ocorrer um único episódio ou vários, se repetindo ao longo da vida. Nestes casos, as lesões que se rompem acabam deixando cicatrizes fibrosas nos locais afetados (foto abaixo).



    Tratamento

    Como a obstrução do ducto glandular pode estar associada ao surgimento da hidradenite, deve-se evitar o uso de desodorantes anti-transpirantes, depilação e raspagem dos pêlos com gilete. No caso das mulheres, deve-se apenas cortar os pêlos bem rente à pele. O tratamento é feito com antibióticos locais e sistêmicos. Nas lesões maiores, geralmente muito dolorosas, pode ser feita a drenagem da lesão, facilitando a saída do pus e diminuindo a dor.

    Quando a doença apresenta episódios de repetição, pode ser realizado tratamento cirúrgico, com o esvaziamento glandular, quando as glândulas sudoríparas da região afetada são retiradas. O médico dermatologista é o profissional qualificado para indicar o melhor tratamento para cada caso.

    --------------------------------Fonte:dermatologia.net



    este é o aspecto em que fica a zona onde já dernou (pus) na bolsa formada acaba por ficar poquenas crateras

    Esta é a que me atinge mas tb descubri uma derivada desta doença (essa sim parece-me ser mais rara) que deve de ser dolorosa
    Fica aqui a explicação também.


    --------------------------------------------------------------------------

    HIDROSADENITE SUPURATIVA


    É uma infecção bacteriana das glândulas sudoríparas apócrinas. A obstrução do ducto glandular com retenção de suor pode ser o factor facilitador da infecção. A doença ocorre nas axilas, regiões perianal e pubiana, virilhas e mamas, locais onde são encontradas as glândulas apócrinas. Caracteriza-se por um nódulo avermelhado e doloroso, semelhante a um furúnculo. Pode ser pequeno e pouco inflamatório ou grande com muita inflamação, vermelhidão e dor. A ruptura da lesão deixa sair pus, sangue, líquidos amarelados, mas, nem sempre, isto é suficiente para a sua regressão. Podem ser uma ou várias lesões e a evolução varia, podendo ocorrer um único episódio ou vários, se repetindo ao longo da vida. Nestes casos, as lesões que se rompem acabam deixando cicatrizes fibrosas nos locais afectados.

    nomes correctos para esta doença:

    Hidradenitis Suppurativa
    Hidrosadenite Supurativa
    Acne Inversa
    Acne Conglobata
    Doença de Verneuil



    Porquê chamar à Hidrosadenite Supurativa de Acne Inversa.


    * As glândulas sudoríparas produzem o suor e têm grande importância na regulação da temperatura corporal. São de dois tipos: as écrinas, que são mais numerosas, existindo por todo o corpo e produzem o suor eliminando-o directamente na pele. E as apócrinas, existentes principalmente nas axilas, regiões genitais e ao redor dos mamilos. São as responsáveis pelo odor característico do suor, quando a sua secreção sofre decomposição por bactérias.

    * As glândulas sebáceas produzem a oleosidade ou o sebo da pele. Mais numerosas e maiores na face, couro cabeludo e porção superior do tronco, não existem nas palmas das mãos e plantas dos pés. Estas glândulas eliminam sua secreção no folículo pilo-sebáceo.



    A minha ideia e por o que me dá a entender;

    A doença envolve as glândulas apócrinas do suor, o óleo das glândulas sebáceas e os folículos do cabelo embora haja algum discrepância a este respeito, se a infecção começa nos folículos e se espalha às glândulas do suor e do óleo, ou vice-versa.





    Sobre a Hidrosadenite Supurativa:



    HIDROSADENITE foi descrita primeiramente em 1839 pelo médico Francês Velpeau. Verneuil em 1854 estudando o trabalho de Velpeau confirmou que a hidrosadenite representa uma doença das glândulas apócrinas.


    HIDROSADENITE pode ser hereditária, mas isto não significa que os seus filhos ou outros parentes desenvolverão definitivamente a doença.

    HIDROSADENITE não é só uma doença da pele, é uma doença do espírito. Para uma pessoa com HS, o corpo transforma-se em algo que é desconectado, doloroso e odiado.

    HIDROSADENITE pode ocorrer com qualquer idade, tanto pode aparecer aos 10 anos de idade como aos 50.

    HIDROSADENITE não é causado pela má higiene.

    HIDROSADENITE não é contagioso. Também não é transmissível pelo sexo.

    HIDROSADENITE é mais comum nas mulheres do que nos homens, embora as diferenças do sexo para a ocorrência sejam insignificantes.

    HIDROSADENITE é uma "inabilidade" que não permite que os doentes executem funções normais do trabalho em muitos casos e tenha alguns efeitos drásticos em actividades sociais normais.

    HIDROSADENITE é relacionada directamente ao stress.

    HIDROSADENITE pode ser fatal. Todos os casos devem ser revistos por dermatologistas competentes.
    É geralmente devido à fissura anal e ou ás infecções associadas. (Estes casos de morte são raros, mas existem)

    HIDROSADENITE pode ser controlada, mas não curada.

    HIDROSADENITE não tem nenhuma causa sabida.

    Há um certo número de tratamentos que estão sendo usados para HS incluindo: os antibióticos, cirurgia laser, cirurgia geral, agentes tópicos, vitaminas, radiação, perda de peso, dieta, e diversas outras coisas, mas nenhuma delas cura a doença.

    -------------------------------Fonte:http://www.picao-hidrosadenitesupurativa.com



    só posto esta imagem por que as outras que tem no site podem ferir a suspetiblidade de alguns foristas.


    Espero os vossos comentarios e já agora se for o caso de tb terem esta doença que deixem aqi o vosso relato ou opinião em relação a como conseguiram superar esta dor e como é viver assim.

    Cá espero a vossa opinião e participação neste topico
    Editado pela última vez por peras777; 16 September 2008, 14:56.

    #2
    Gostaria muito que deixassem um comentario sobre esta doença

    Comentário


      #3
      Um up para o tópico!

      Tive ontem a confirmação que sofro do mesmo mal (Já suspeitava). O tratamento que me foi aconselhado é isotretinoina, 20mg por dia...mas que sinceramente não estou com muita vontade de voltar a tomar isotretinoina durante 4 meses sem ter certezas que alivia, já que cura não existe.

      A outra solução passa pela cirurgia.

      Comentário


        #4
        Malta, não percebo muito mas cá ficam alguns casos. Conheço porque seguia na net o programa e é realmente chata a doença. Daí me lembrar.


        Hidradenitis Suppurativa - Embarrassing Bodies - YouTube

        Comentário


          #5
          Esse é sem dúvida um caso gravissímo!!

          O video até mete impressão!!

          Comentário

          AD fim dos posts Desktop

          Collapse

          Ad Fim dos Posts Mobile

          Collapse
          Working...
          X